21 Oct 2004
0 Comentários

Voltei

Dia a dia, Trabalho, Vida na Espanha

Depois de alguns dias de preguiça aguda e falta de assunto, resolví escrever alguna coisa.

Conforme pode ser conferido nas FOTOS, as ultimas semanas tiveram um ritmo intenso!!

Bem, mas de qualquer maneira me dei conta que ainda nao falei nada sobre a IBM aqui, e como na 3ª feira teve uma festinha de comemoraçao do aniversario do novo predio, resolvi aproveitar a deixa.

  

Aqui é o seguinte: A sede de Madrid, tb conhecida como IBM International Center, reune todos os paises da europa ocidental de lingua nao Inglesa e alemã; ou seja: Portugal, Espanha, Italia, França, Belgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suecia e Finlandia.

Os departamentos são divididos por paises e região geografica, como se fossem mini empresas. Entao, eu que trabalho para IBM Portugal, sou do grupo Iberia, junto com a Espanha; Os paises da Escandinavia sao os Nordics, e por aí vai…

  

Entao, como pode-se imaginar, isso aqui é a propria torre de babel… Gente de toda europa que veio trabalhar aqui. Mas a convivencia é extremamante pacifica, e todo mundo se dá muito bem, pois nos encontramos todos mais ou menos na mesma situaçao: longe de casa!

Mas como em qualquer lugar onde rola muita misturada de cultura, acontecem umas coisas engraçadas aqui no nosso dia a dia.

Por exemplo, no meu andar, as baias estao divididas por regiao geografica, e chega a ser comico ver o grupo dos Nordics sentando lado a lado com os Italianos; De um lado, os mais contidos e quietos da face da terra, e do outro os mais ruidosos e bagunceiros do mundo! Algum dia um Finlandes ainda vai dar uns tabafes pra fazer um italiano falar baixo… hahahaahah

  

No outro dia, lá estava eu, tranquilamente tomando um cafezinho, e um dito cujo se aproximou e me perguntou (em ingles, a lingua oficial aqui dentro…) se eu era a nova brasileira. Já olhei pra ele com cara de raiva… Pensei: esse gringo só pode estar de sacanagem! Já me rotulou como ¿a brasileira¿ e daqui a pouco via me pedir pra dançar um sanba no meio da cafeteria….! E antes de que eu pudesse esboçar qualquer reaçao antipatica, ele começou a falar comigo em PORTUGUES!!! Sim! Perfeito por sinal… Cada figura… O pobre coitado resoveu sair da Dinamarca aos 18 anos para fazer um intercambio. Qual pais escolhido? Brasil…. Segundo ele porque queria ir pra algum lugar totalmente diferente da Dinamarca, e nao queria ir pros EUA como todo mundo… Bem, acabou que mandaram ele pra Bragança Paulista, entao depois de 1 ano e meio lá, ela fala portugues perfeito e com sotaque do interior! Uma peça!

  

Tem também o Frances que fez Erasmus (interncambio universitario) em Portugal, em Coimbra, e fala portugues com sotaque de portugues misturado com frances. No inicio ele tinha um pouco de dificuldade de me entender, pois estava acostumado com o sotaque Lusitano, mas agora já se acostumou; mas é a coisa mais cômica ver um cara com um sotaque francesaço falando ¿ó pá?!¿! hahahahaahah

  

  

Bem, agora acabou a brincadeira…. O Frio chegou pra valer….. essa semana ainda nao parou do chover um segundo, e nao adianta usar guarda chuva, porque é só figuraçao… vc vai chegar em casa ensopada e nao tem nada que vc possa fazer para evitar isso… a nao ser que vc resolva comprar um carro! (que nao é meu caso…).

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!