24 Nov 2004
3 comentários

Volta as aulas!

Estudos, Vida na Espanha

Começou!! Finalmente começou meu master!!!

Depois de 7 meses longe de casa, finalmente comecei a fazer a coisa que me trouxe pra tão longe. Pois é… As vezes me dava uma sentimento de “kê-ko-tô”: oque que eu to fazendo aqui?! Afinal já fiz de tudo um pouco, mas estudar que é bom, por enquanto nada… É galera… a vida é muito mais que horas a fio passadas na frente de um computador na IBM e a vadiagem nossa de cada dia (ou noite).

Sem falar na realizaçao: Até que enfim estarei fazendo uma coisa que realmente GOSTO! Como eu esperei, como eu sonhei com esse momento… Estou numa empolgaçao sem fim! Chego cedo na aula (eu?!?!? Cedo?!?!?), anoto cada espirro dos profs, anoto tudo, faço perguntas, etc… O curso mal começou e eu já tenho altas ideias pra tese, já comecei a pesquisar e tudo! hehehehehe

Nessa segunda feira foi meu primeiro dia de aula do curso de Turismo, Ocio e Tempo Livre na Universidad Complutense de Madrid.

A senseçao de voltar pra “escola” é muito legal… Comprar caderno novo, canetinhas coloridas, como serão as pessoas da sua sala, seus professores, etc…


Ontem a aula teve uma cara bem de introduçao mesmo… discussao de conceitos etc…

E como estudar Turismo sem ser vc mesmo um grande turista nessa vida?

O professor começou bem basico: oque é turismo? Oque é um turista? Além das coisas basicas do tipo “turismo é um negocio, uma industria” (responsavel por 1/3 do PIB espanhol), “uma prestaçao de serviços” etc… Ele fez uma observaçao que me fez pensar sobre a minha propria vida:

Turista X Viajante.
Turista é aquele que vai onde o levam, e viajante é aquele que vai onde quer.

Turista originou do ingles Tourist, que originou da palavra Tour que vem do latin Torno, que significa voltar.

Ou seja, ser um turista implica que vc sai do seu habitat natural, vai a algum lugar, mas no final sempre volta pro ponto de onde saiu.

Entao eu comecei a pensar: Voltar pro ponto de onde saí??!?!

Muito mais que um questionamento geografico, um questionamento socio-cultural e principalmente psicologico.

Viajar, sempre, em todas as ocasioes faz com que vc volte pra um ponto totalmente diferente daquele de onde vc saiu. Nao importa se vc vai passar o seu aniversario de 15 anos na Disney com a Tia Estela Barros, se vai mochilar sozinho pela Asia, intercambio no interior do Texas, ou se como eu, veio se aventurar sozinho num país desconhecido.

Sempre que vc vê coisas diferentes, entra em contato com culturas diferentes, voce muda sua maneira de ver o mundo e ver a vida. E se voce mudou, logo nao voltará nunca mais para o ponto de onde saiu.

Eu sei que EU nao voltarei nunca mais pro mesmo ponto…


O fim de semana foi bem legal.

Sabado teve festinha na casa de um amigo, do amigo, do amigo, do primo, do vizinho do amigo basico….), que foi uma diversão sem fim! Uma zona total! Com direito a galera pulando em cima da cama e concurso de dança “mentaly chalanged”. E no domingo showzinho alternativo de percussão no parque do Retiro.

Eu teria o maior prazer de postar as fotos, mas infelizmente fui roubada e a maquina SUMIU!!!!

Pois é…. além da revolta normal do tipo “nao saí do Rio de Janeiro pra ser assaltada em Madrid!” e o desconsolo habitual de ter perdido mais uma maquina no mesmo ano comercial…. Eu devo ter a palavra TROUXA escrita em letras garrafais no meio da minha testa… Tipo, pode roubar essa garota por que ela é uma idiota…. é como roubar doce de criança… Me roubaram dentro de um restaurante (nunca mais como comida Turca na minah vida!!!) e eu só me dei conta quando já estava chegando em casa.


Porém depois de uma bronquinha basica do papai e a lembrança de que os proximos fins de semana serão bem agitados, eu sai caçando uma nova maquina, e em breve teremos mais fotinhos….

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
3 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
3 comentários
  1. marcelao - 09/01/10 - 14h55

    2004 vc em Madrid….q delicia era o Retiro, saudade de lah.
    Vida q muda….eh como o slogan da IKEA: Travel means only one end: HOME!!!
    bj

    Responder
  2. Alessandra - 24/10/17 - 04h27

    Olá Dry! Td bem? Tô adorando ler o seu “diário”. Eu me formei em turismo, me tornei instrutora de capacitação profissional na área de turismo e hospitalidade e acabei pousando no RH, na área de Treinamento e Desenvolvimento e estou amando. Estou querendo fazer um mestrado na Espanha ou em Portugal na área de RH, gostaria de conseguir uma bolsa de estudos. Vc tem informações sobre como conseguir as tão sonhadas becas? Tenho olhado muito a Fundación Carolina, Universia e Santander , mas parece algo tão difícil de ser alcançado… Vc poderia me ajudar com alguma orientação? Agradeço desde já. Vc é sua família são lindas. Parabéns e muito êxito pra vc. Bjoks

    Responder
    • Adriana Miller - 24/10/17 - 08h54

      Nao sei… estou tao por fora disso…
      Mas mesmo quando eu estudei na Espanha essas “Becas” oficiais eram impossiveis de conseguir, agora entao nem imagino.
      Pra mim o que deu certo foi entrar em contato com as universidades individualmente e apresentar meu “caso” para pedido de bolsa/desconto.
      Algumas me ignoraram solenemente, mas algumas responderam e acabei recebendo bolsas/descontos da Universidade de Valencia e da Complutense de Madrid (onde acabei estudando).

      Responder