08 Mar 2005
1 Comentário

Granada: Parte II

Dicas de Viagens, Granada, Viagens pela Espanha

Depois de uma péssima, fria e curta noite de sono, nos acordaram as 10:00 da manha para ir passear pela cidade.
O hotel por si só mereceria um capitulo a parte. E olha que esse nem era dos piores. Era um hostal, mas nao no estilo albergue mochileiro. Pagamos um pouco mais porque queriamos ficar bem no centro da cidade e queriamos banheiro no quarto.
Como eu cheguei de madrugada na cidade e quando voltei pro hotel chumbei na cama imediatamente, ainda nao tinha dado uma olhada pelo recinto. O quarto nao era tao ruim. Tinha ar condicionado (pro verao) e aquecedor (inverno) e televisao. Ah! E tb tinha banheiro. Bem… depende do seu ponto de vista… Tinha uma porta, com um chuveiro e uma pia. E privada? Nao tem… Numero 1 e numero 2 só no corredor. Pelo menos podíamos tomar banho no proprio quarto. Banho contorcionista. Primeiro porque o espaço destinado ao chuveiro nao era muito apropriado para caber um adulto. Segundo porque o chuveiro nao era uma ducha, e sim um chuveirinho. Entao como vc faz para tomar banho, lavar o cabelo, segurar o chuveirinho num cubibulo onde vc nao pode nem levantar os braços? Um dia ainda vou pedir pra alguem (um europeu, claro) me explicar como funciona a dinamica desses banheiros, pq eu ainda nao entendi.

Banho tomado, cafe tomado, cara de ressaca devidamente disfarçada, e saimos em exploraçao à cidade de Granada.

Granada era a capital do imperio Arabe na Penisula Iberica, e foi a ultima cidade a ser conquistada pelos Reis Catolicos, por volta do sec 12/13. Até hoje a influencia Arabe é muito grande em toda a regiao. As placas de rua sao escritas em Espanhol e Arabe, a arquitetura da parte (mais) antiga da cidade é bem arabe. Dependendo do bairro que vc estiver andando, nem parece que esta na europa. As casinhas brancas, as lojas de chá, restaurante de Kebab, mulheres com lenço nos cabelos e homens de tunicas.

A principal atraçao de Granada é a Alhambra (que quando eu estive na cidade durante o verao, nao consegui visitar…), um complexo Arabe impressionante que é composto por um castelo, uma fortaleza e as ruinas de uma cidade, e é o maior edifico arábico construido fora do mundo arabe. O estilo arquitetonico e artistico da Alhambra é bem mouro, mas me surpreendi ao saber que é um estilo que na verdade só existe na Espanha, uma coisa meio Hispano-arábico, nao encontrado em nenhum outro lugar do mundo.

Dentro do castelo, além dos jardins e fontes maravilhosos oque mais impressiona sao as paredes. Cada Ala e cada sala do castelo tem um tema, de acordo com o corão. Entao nas paredes de cada ala estao entalhados na pedra bruta os ensinamentos do corão em arabe. Realmente nao se fazem mais artistas como antigamente…
Outro ponto importante da região é a Sierra Nevada, um dos mais altos pontos da penisula, que hoje em dia virou uma badalada estaçao de esqui, mas que servia como proteçao natural à capital (a Sierra esta geograficamente posicionada entre Granada e a Africa), ou seja, quem quisesse chegar até o castelo do Imperador, teria que atravessar as montanhas e enfrentar o tempo inóspito da regiao. E que tambem ajudam a criar um ambiente de beleza natural inacreditavel.

Voltando para o hotel estava na hora de uma seçao de “cañas y tapas” tipicas, e como nao podia deixar de ser, um “botellón” (quando todo mundo se junta pra beber e jogar antes de sair pra night de fato) pra já ir se preparando para a night. Tambem ficamos sabendo que estavam outros dois grupos de universidades em Granada, da Universidade Juan Carlos III de Madrid e da Universidade de Murcia, e foi combinado que os 3 grupos iram se encontrar e iamos pra mesma discoteca. O povo ficou empolgado, mas obviamente nao rolou. Imagina cordenar mais de 100 estudantes universitarios (os 3 grupos juntos) já devidamente alcolizados caminhando pelas ruelas de Granada. Missao impossivel. Acabamos juntando a galera mais chegada e fomos à procura de outro destino final. Nao rolava ficar numa fila gigante no meio da rua as 2 da manha num frio de -3 graus.
Só a nossa presença já praticamente lotou o recinto. Muito legal, como sempre. Impossivel nao se divertir com esse povo todo junto. Muita dança, muita palhaçada e muitas caras e bocas pras cameras.
Nao sei ao certo que horas cheguei no hotel, mas como no dia seguinte tinha mais passeio pra fazer, nos restaram mais algumas miseras horas de sono…

To be Continued…
 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
1 Comentário
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
1 Comentário
  1. […] @drimiller | granada e sua influência árabe | LINK 173. @gusbelli | granada – além dá alhambra | LINK 174. @gusbelli | almoço do califa na […]

    Responder