18 May 2005
0 Comentários

O verao e a lei espanhola

Trabalho, Vida na Espanha

Os trabalhadores espanhois, assim como em todos os paises europeus, tem direito a varias regalias e mordomias de cunho social. Aqui se pagam os impostos mais altos do mundo (nem me lembra!), mas em compensaçao todo mundo tem direito a saude, educaçao, bons transportes, lazer, segurança, e por ai em diante…

No entanto, na Espanha existem algumas regalias que nao existem em nenhum outro lugar do continente, e que contribiu pra fama que o espanhol tem de fanfarrao e um tanto quanto vagabundo…

Pra começar que a grande maioria das empresas espanholas nao funcionam 6ª feira a tarde. No mundo todo existe casual Friday, aqui existe Friday off.

Eu achava que era uma coisa meio mitologica, mas nao é… A prova disso é que 6ª feira todos os restaurantes estao super vazios (e a comida sempre é ruim as 6ª), e eu fico só vendo o engarrafamento nas ruas pela janela… A hora do rush é as 14:00…

Isso sem mencionar a famosa “siesta”, que eu acho que um dos aspectos mais famosos da cultura espanhola. Hoje em dia já nao é tao comum, pelo menos as grandes corporaçoes nao usam mais (principalmente as multinacionais, como é o meu caso), mas basta vc sair pela rua e tentar achar algum comercio aberto entre as 14:00 e 17:00 horas… Boa sorte!

Mas como se isso nao bastasse, a lei espanhola ainda garante que durante o periodo de verao, os trabalhadores tenham direito a uma “Jornada intensiva”, ou seja, todo mundo trabalha 2 horas a menos por dia (sem mudar nada no salario, logico) e num horario diferente, assim vc pode escolher se quer trabalhar no turno da manha ou da tarde, e assim aproveitar o seu verao, mesmo se vc nao estiver de ferias. No total sao 13 semanas de jornada intensiva por ano.

E pra completar ainda tem as empresas que dao um 14ª salario, no mes de julho, que é o salario ferias; afinal chegou o verao, vc vai tirar ferias e precisa de dinheiro pra poder levar a familia pra praia!

   

 

Aqui na IBM o buraco é mais em baixo… Empresa Americana que se limita a conceder aos funcionarios apenas oque esta explicito na lei, nada de mordomias de graça…

Entao, trabalhamos todas as sextas feiras, nao temos siesta nem salario de verao, mas pelo menos desde o inicio de maio estamos trabalhando em jornada intensiva, nos revesando entre o turno da manha e da tarde. Uma delicia… nao sei oque é melhor: chegar pra trabalhar as 11 da manha, ou sair do trabalho as 4 da tarde… e ainda ter sol e luz até as 10 da noite…

      

 

P.S: A jornada intensiva já começou, mas o verao que é bom, nada!!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!