28 Jul 2005
1 Comentário

“Tolice é viver a vida assim, sem aventura…”

Trabalho, Vida no Exterior

Aviso aos navegantes:

Estou de mudança…

 
Desde que acabou meu master estou ruminando as possibilidades do futuro…

Numa das visitas à secretaría de Relaçoes internacionais da Universidade tive a brilhante ideia de fazer um estagio.

A essa altura do campeonato, minha carreira já esta muito além dessa fase de estagiaria, mas como estava acabando um curso que nao tinha nada a ver com minha experiencia profissional, e sabia que eventualmente poderia ter alguma dificuldade de encontrar um outro emprego, achei que essa seria a melhor soluçao.

 
Além disso, estava afim de sair da Espanha.

Amei (e AMO) morar aqui, vou eternamente sentir saudades desse lugar e de cada segundo que passei aqui, mas definitivamente nao é o tipo de lugar que passaria minha vida, nem construiria minha carreira.

Aqui os salarios sao baixos, o respeito aos trabalhadores em geral é fraca, a burocracia é enlouquecedora, ninguem respeita nenhuma regra e/ou lei (o famoso “jeitinho” Brasileiro tem um fortissimo competidor… o “jeitinho” Español… ME VUELVE LOCA!!!), as pessoas sao mal educadas (com suas excessoes, claro), as ruas sao sujas, os politicos sao corruptos, os semi-famosos dos programas de audotorio e reality shows sao as estrelas maior do pais…

Já viu esse filme antes? Pois é, eu também… E cheguei a conclusao que se era pra morar num lugar assim, eu ainda sou mais o Brasil.

 
Entao, depois de falar com professores, coma secretaría da Universidade, e pesquisar na Internet, me inscrevi num programa europeu de estagio e intercambio profissional.

A comunidade europeia é cheia desses programinhas, que incentiva os estudantes e jovens profissionais a viajar, conhecer novas culturas e adquirir novos conhecimentos.

Resumidamente, o programa funciona na base da seleçao.

Sendo europeu e aluno de uma unversidade europeia vc já pode se inscrever. Escolhe qual area professional vc quer “adquirir experiencia” e quais paises vc tem preferencia.

Uns dias depois (isso ainda era fevereiro) recebi uma resposta que minha inscriçao tinha sido aceita e eu tinha sido “pré selecionada” pela Finalandia, Grecia, Belgica e Inglaterra.

Quando eu li Finalandia meus olhos creceram! Era o lugar mais inusitado possivel, totalmente diferente que tudo que já tinha vivido na vida e isso me eriçou! Comecei a pesquisar sobre o pais, sobre o estilo de vida, e o fato de ter amigas aí me animou (quer dizer, elas me animaram…) mais ainda. Acabei me interessando tanto que acabei usando a Finalandia como business case pra minha tese, e descobri o site da Ana, que sou fã até hoje. Durante muitas semanas eu achava que iria passar uma temporada por lá. A secretaria da Universidade de Helsinki paraceia exageradamente interessada em mim, acho que mais devido ao fato de que poucos alunos devem se interessar em ir pra Finalandia, doque pelo meu perfil aluna/jovem profissional propriamente dito, mas enfim… estava gostando da atençao…

Porém o tempo foi passando, passando, e nada dos Finalandeses encontrarem uma empresa que se encaixasse nas minhas exigencias, e eu nas deles…

E dos outros paises, silencio total…

Já tinha praticamente perdido as esperanças,quando recebi um outro e-mail:

Adriana, ainda nao recebemos a resposta definitiva da Finlandia, mas temos uma proposta pra Inglaterra. Isso te interessa?

SIM!!!

 
Isso era meio segredo de estado, mas o plano era passar o verao fazendo um estagio na Finlandia, e depois ir pra Londres. Entao, me animei tudo outra vez.

 
Nesse meio tempo fui viajar, relaxei e esqueci da vida.

Quando eu voltei, justo no dia seguinte, recebi a resposta final: Vc foi aceita pela secretaría de Londres. Pode marcar sua passagem e te enviaremos os detalhes finais.

 
Acerto de ultimos detalhes, muuuuuitas perguntas a serem respondidas…. um frio na barriga que chegava a ser congelante…

Lembrava da mítica frase da minha avó: “Cuidado com seus sonhos… eles podem acabar virando realidade.”

 
Abstraí. Afinal consegui oque queria. Li tudo que me mandaram, preenchi muitas fichas, enviei documentos, e marquei a passagem.

 
Mas os fantasmas permanecem…

Será que vai dar certo?

Será que estou fazendo a maior burrada da minha vida?

Será que vale a pena sair da Espanha, deixar um bom emprego numa boa empresa, cheio de mamatas e mordomias…?

 
As poucas pessaos que sabiam da minha decisao só faziam com que as duvidas (melhor falando, o medo) aumentessem ainda mais.

Uns me lembravam de como a vida na inglaterra, e principalmente em Londres é cara. Depois vinham outros que me lembravam que em compensaçao, eu estaria ganhando eu Libras.

Uns me lembravam de como o tempo na inglaterra é uma merda, o frio e a chuva. Depois vinham outros que me lembravam de como Londres é uma das maiores e mais excitantes metropoles do mundo.

Uns me diziam de como a vida social na Inglaterra podia ser tediosa pra uma pessoa como eu, com pubs que fecham as 11 da noite e discotecas que fecham as 2 da madrugada. Depois vinham outros que me lembravam que desde Londres se pode viajar a Europa e o mundo todo por poucas Libras, só fica em casa sem fazer nada fim de semana quem quer.

Etecetera…

 
Além disso tinha o fato de que eu estaria deixando um emprego bom e estavel pra “brincar” de estagiaria.

Isso é oque me dá mais calafrios… A prorpia secretaría disse que nao podem assegurar que tipo de estagio vou fazer, principalmente na area de turismo.

As chaces de virar “fazedora de xerox-servir cafezinho-desentortar clipes” é muito grande, se nao for pior… Só vou descobrir quando chegar lá e fizer todas as entrevistas que estao agendadas pra mim… A minha unica e grande vantagem é que já sou fluente em ingles e já tenho uma resoavel experiencia profissional, entao esatrei disputando vagas relativamente boas, e nao extamente empregos pra recen formados que nao falam ingles acharem que estao aprendendo alguma coisa e de quebra voltar pra casa falando “the book is on the table”.

 
Estou com medo, estou com duvidas.

Tenho certeza que nao vou me arrepender, e se me arrepender, sempre surgirá uma nova oportunidade. Mas é inevitavel todos os “porques” que vagam pela minha mente nesse momento.

 
Mas agora já era. Minha passagem já esta comprada, e a fiança do apartamento já esta paga. Assim que a chefa voltar de ferias (e eu tb), ela será devidamente comunicada da minha dabandada.

 
Portanto, quando voltar da Italia, terei 2 semanas pra arrumar minhas trouxas, empacotar tudo, e finalmente, dia 6 de setembro desembarco na terra da Rainha.

 
God Save the Queen…
 
**************************************

 
SE É LOUCURA ENTAO MELHOR NAO TER RAZAO…

 
*************************************

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
1 Comentário
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
1 Comentário
  1. Daiane - 17/02/13 - 12h29

    Dri,
    leio seu blogue ha alguns anos e de vez em quando escolho um mes aleatório e leio sobre ele. Hoje vim parar neste post, o que é uma grande coincidencia!
    Minha vida hoje está exatamente como sua vida estava neste dia: Deixei um emprego otimo e vim brincar de estagiária na Espanha ao abrigo de um programa de estagios de Portugal.
    Antes de vir as minhas duvidas eram as mesmas das suas e acho legal ver que, olhando para trás, você fez a escolha certa em ir para Londres!
    Dri, você é uma grande inspiração para mim, nossas vidas se parecem muito,eu também sou brasileira, moro (ou morava) em Portugal, compartilho de muitos dos seus pensamentos e ver como está a sua vida hoje me faz ter fé no futuro, ter fé de que com algum esforço e muita coragem nós vamos muito mais longe do que alguma vez sonhamos.
    Um beijo gigante e muito, muito obrigada por partilhar sua vida e mostrar que tudo é possível sim, só depende de nós.

    Responder