07 Nov 2006
3 comentários

Lei de Discriminacao de idade

Trabalho, Vida na Inglaterra

No mes passado o parlamento Britanico mudou algumas das leis trabalhistas da Gran Bretanha.

Como muita gente sabe, a Europa como um todo tem sofrido com altas taxas de desemprego, principalmente entre os jovens.

Os paises tem feito de tudo pra tentar melhorar a situacao, incentivar o aumento de empregos e tal, mas na maioria das vezes sao todas uma furada (ouviram falar nos protestos que aconteceram na Franca ano passado, quando o Governo Frances tentou passar uma lei que” permitia” que as empresas demitissem funcionarios de “primeiro emprego”, ou seja, todo mundo que tivesse ateh 2 anos de experiencia, poderia ser demitido sem garantias trabalhaistas), que tentam ajudar e incentivar as empresas, mas no final das contas acabam prejudicando os trabalhadores.

Principalmente entre os paises do norte, os “ricos” pq alem das dificuldades internas da economia dos paises, ainda sofrem com o alto indice de imigrantes igualmente ou mais bem qualificados vindos de outras partes da europa.

Pois bem, agora chegou a vez do Reino Unido.

Foi uma mudanca sutil, e que realmente pode vir a beneficiar a populacao, sem necessariamente prejudicar as empresas.

Eh a lei de “Age Discrimination” (discriminacao de idade).

Essa lei esta sendo tratada nas mesmas bases que uma discriminacao de sexo ou raca, entao proibe as empresas de por exemplo anunciarem vagas de emprego pedindo “X” anos de experiencia (pq discrimina pessoas jovens, com poucos anos de experiencia), ou que usem expressoes como “Dinamico, energetico” (pq discrimina quem ja nao eh tao jovem assim, portanto jah nao tem tante energia). Toda e qualquer referencia e idade dos funcionarios ou candidatos esta poibida. Assim como nao podem fazer referencia a sexo, cor ou religiao, etc.

Pra quem trabalha com RH como eu, essa lei esta dando muito mais trabalho doque parece. Estamos revendo e refazendo todas as politicas internas, programas de promocao, gratificacao, planos de pensao, indenizacoes, treinamentos etc. Agora, tudo tem que ser baseado em “Competencias”. A presidencia do Barclays definiu quais eram as areas de Competencia importantes para o Barclays, e tudo tem que ser baseado nisso, oque da muito mais trabalho.

O programa de treinee por exemplo nao pode mais ser exclusivo para recem formados, qualquer pessoa pode se inscrever, e potencialmente terao que ser pelo menos entrevistados.

Os contratos com agencias de recrutamento tb estao sendo reformulados.

O criterio para elegibilidade de promocao tb esta todo sendo refeito, e os treinamentos deverao ser abertos a todo mundo que quiser se inscrever.

Entao algumas dicas pra quem trabalha ou quer trabalhar na Inglaterra:

– Quando mandar seu curriculo pra alguma agencia de empregos, nao inclua data de nascimento, nem datas de graduacoes – as agencias estao proibidas (pelo menos pelo Barclays) a repassar qualquer curriculo que tenham dados “contra lei”

– Tente sempre fazer muito “marketing pessoal” de vc mesmo, usando palavras “dificeis” – coisas que mostrem o quao competente vc eh… Mesmo que vc tenha trabalhado 10 anos numa empresa nao quer dizer que vc tera a qualificacao necessaria. Mas pode ser que vc tenha trabalhado 6 meses numa area super interessante e tenha aprendido um monte de coisas. E eh isso que as empresas estao procurando agora.

A lei trabalhista na Inglaterra, como um todo, eh bem diferente do resto da Europa, e um ateh um pouco decepcionante pra quem esta acostumado a regalias da lei Brasileira.

Mas tem suas vantagens, afinal o reino Unido foi um doa primeiros paises a ter o Welfare State.

– Entao por exemplo, se vc trabalha legalmente no pais, tem o National Insurance Number (NIN) e paga as taxas em dia, se vc ficar desempregado depois de 6 meses de contribuicao, vc jah eh elegivel a solicitar o salario desemprego (Job seekers allowance). Nao eh nenhuma fortuna, e nao substitui o salario, mas eh calculado em bases socio-economica e teoricamente eh o sufuciente pra ninguem passar fome.

– Todos os trabalhadores (legais) tem direito ao uso integral do sistema de saude)

– Os filhos de todos os trabalhadores tem direito ao uso integral do sistema educativo

– Temos 25 dias (uteis!!!) de ferias pagas por ano

– As empresas sediadas no centro de Londres sao incentivadas a pagar salarios mais altos, ou pagar allowance (a traducao seria”mesada” ou “pensao”, mas eh uma ajuda de custo) para compensar o custo de vida na cidade. Os valores dependem da empresa e do cargo, mas muitas pagam por exemplo Car Allowance (ajuda de custo do carro) ou o Housing Allowance (ajuda de custo de moradia, que eh oque o Barclays paga pra todo mundo que mora no centro de londres).

– A jornada semanal de trabalho eh de 37.5 horas – 7.5 por dia, e raramente as pessas efetivamente trabalham mais que isso!

Mas em compensacao, nao temos algumas mamatas:

– Nao existe 13o salario.

– Nao existe pagamento de Vale Refeircao ou afins

– Nao existe pagamento de transporte ou afins

– Nao existe pagaento de indenizacao por demissao

– Nao existe nada que se assemelhe ao FGTS

Na verdade o conceito do Welfare State eh garantir o bem estar dos trabalhadores, sem ferir as contas dos empregadores. Logo todos as “vanatagens” sao de cunho “beneficio” e bem estar, e nao tem nada garantido pelo governo que seja de cunho monetario.

Mais informacoes: www.efa.org.uk

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
3 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
3 comentários
  1. Ismael - 15/12/06 - 13h36

    Parabéns Dri pelo blog
    Vc não precisaria estar dando todas estas informações poderia fazer como em outros blogs e somente contar de coisas legais que aconteceram em suas viagens, mas creio que se decidiu colocar tudo isto é para ajudar a outros que queiram trilhar caminhos similares e venham a passar por algumas difículdades que a dri já passou.

    Valeu

    Responder
  2. Andreia - 07/07/09 - 09h48

    Ola!
    Parabens pela explanacao e riqueza de informacoes.
    Muito Obrigado!
    Por gentileza, se puderes peco que me esclareca uma duvida que tenho em aos trabalhos at weekends em Londres. Eu, particularmente venho trabalhando desde fevereiro todos os sabados e domingos e recebendo o valor da hora normal, …funcionarios mais antigos comentam que, antes dessa crise a empresa pagava 50% a mais de incentivo para os que trabalhavam nos finais de semana. Legalmente,como funciona, please??
    Forte Abraco!
    Andreia

    Responder
  3. Adriana - 07/07/09 - 09h59

    OI Andreia,

    Que eu saiba, a legislacao Inglesa nao impoe pagamentos extras em fins de semana, a nao ser que vc trabalhe num feriado. Geralmente esse tipo de pagamento a mais para compensar fins de semana, turnos noturnos e etc sao politicas internas das empresas, que eram usada pra atrair candidatos, mas realmente agora com essa crise as empresas jah nao precisam mais fazer isso, e pagam oque o mercado impoe.

    Responder