31 Dec 2006
11 comentários

Estocolmo

Ano novo e resoluções, Dicas de Viagens, Estocolmo, Suecia

A viagem comecou mesmo na sexta feira. Depois de esperar minha mala por horas e horas. Fui encontrar com a Laurem e a Carol na casa da Carol, pq ela mora perto do aeroporto; Ficamos de papo e fofoca ateh tarde da noite (elas nem dormiram!) e saimos cedo no sabado pra pegar o aviao.

Um dos unicos problemas de viajar essas companias aereas de Low Cost na Europa eh que todos os aeroportos sao muito mal localizados, e vc acaba perdendo tanto tempo (e dinheiro) pra chegar lah, que no final nem vale tanto a pena assim… (voamos Ryanair)

E foi oque aconteceu em Estocolmo. O voo foi tudo bem, e na hora, mas o aeroporto Skavsta eh TAO longe da Estocolmo que ficamos hoooooras num onibus, e o coitado do Aaron levando cha de cadeira no hotel esperando a gente chegar (ele voou diretamente de Frankfurt).

Quando finalmente chegamos lah, jah eram umas 2 da tarde e jah estava comecando a escurecer. Resolvemos descansar um pouco (jah que o “dia” jah estava perdido) e soh depois saimos pra passear.

O nosso hotel era super bem localizado, em Slussen que fica bem de frente pra Gamla Stan (Cidade Antiga), que eh lindissima, e com uma vista da baia do Baltico incrivel!!

Do hotel viamos quase a cidade toda! Entao cruzamos a ponte e fomos passeando por Gamla Stan, vendo as lojinhas (me acabei nas promocoes de enfeites de natal!) e procurando um lugar pra comer, ateh que comecou a chover!!! Primeiro foi uma chuvinha fina que resolvemos encarar, mas depois a coisa comecou a ficar feia e entramos num café pra esquentar…

Ficamos lah um tempinho, e quando a chuva afinou de novo, fomos andando na direcao da Central Station pq queriamos ir no Ice Bar. Logicamente chegamos lah e estava lotado, mas o carinha da porta falou pra gente voltar umas 9.30 da noite.

Acabamos indo pra outro bar e ficamos lah bebendo e conversando ateh nao poder mais!! Eh impressionante como as vezes vc nao precisa de nada pra se sentir MUITO feliz. Estavamos, provavelmente, no pior bar possivel numa cidade como Estocolmo, mas estando com as companias certas, tudo estava maravilhoso!!Quando finalmente nos lembramos do Ice Bar, voltamos pra lah e a fila jah estava enorme… entao voltamos pro mesmo bar que estavamos antes e ficamos lah ateh a hora de fechar! Melhor impossivel.

No domingo decidimos que tinhamos que acordar BEM cedo, pra poder aproveitar bem as poucas horas de luz do dia.Eh um tempo muito estranho, pq amanhece por volta das 10 da manha e escurece de novo por volta das 3 da tarde, e mesmo durante o dia nao eh uma luz “clara”… Um ar meio sombrio… um fim de tarde constante. Quando finalmente saimos pra desbravar a cidade, estava chovendo de novo. Nao queria nem saber! Quem tah na chuva eh pra se molhar, literalmente!!Comecamos por Slussen mesmo, subimos no elevador onde se tem uma vista maravilhosa da cidade, e depois cruzamos a ponte e fomos pra Gamla Stan. Essa parte da cidade, a Old Town eh impressionantemente linda e charmosa, com as ruas super estreitas, os predios de arquitetura tipica Escandinava, e as vistas das ilhas.Essa parte da cidade, a Old Town eh impressionantemente linda e charmosa, com as ruas super estreitas, os predios de arquitetura tipica Escandinava, e as vistas das ilhas.Estocolmo eh na verdade um arquipelago, cada bairro da cidade eh uma ilha diferente, interligadas por pontes, oque dah uma ar meio romantico, uma coisa assim… Veneza do Baltico…
Passamos horas andando pelas ruazinhas e cruzando as pontes, viajando, imaginando os Navios Vickings voltando as guerras, as invasoes, os guerreiros de chapeu de chifres e com casacos de peles… O maximo!

Fomos andando, andando ateh o predio da Prefeitura de Estocolmo, que eh onde acontece a cerimonia do Premio Nobel. Infelizmente estava fechado (como todos os outros museus da cidade), mas o predio tem um patio interno bem legal, e uma vista linda do outro lado da cidade. Apesar de que escurece super cedo, o tempo estava meio que limpando e o por do sol foi incrivel!

Como nao sabiamos que os museus estavam fechados, fomos andando ateh a ilha de Skansen. Supostamente era ali que iamos passar o revellion, mas acabamos descobrindo que a ilha estava praticamente deserta, com tudo fechado (inclusive os museus que queriamos ver) e voltamos pro hotel, decepcionados.

Fizemos uma pausa pra recuperar as energias, jantamos e apos pedir umas informacoes, resolvemos que iamos ficar no Hotel mesmo. O bar ficaria aberto ateh tarde e a vista era incrivel, nao tinha como perder a meia noite, nem os fogos de artificio.

Mais uma vez a noite foi incrivel. Realmente nao foi nenhuma “wild party” como tinhamos planejado, muito pelo contrario… um bar tranquila, com uma musica de gosto duvidoso tocando no fundo. Mas nada como boas companias e um bom vinho pra salvar qualquer noite.

Estavamos vestindo roupa branca (bem, por baixo dos casacos) e a medida que o tempo ia passando iamos acompanhando pelo telao o ano virando em diferentes lugares do mundo: Australia, Japao, India, Russia, Bulgaria, etc… 3 minutos antes da meia noite, saimos do hotel e a rua estava LOTADA!!!!

No elevador Panoramico de Slussen tinha um relogio enorme e fomos fazendo a contagem regressiva. Quando o relogio marcos 00:00 todo mundo comecou a gritar e pular e fogos de artificio mil pela cidade toda! Nem sentimos frio!!!

Depois a festa continuo no hotel, onde continuamos conversando, bebendo e acompanhando a virada nos outros lugares do mundo… Londres, Paris, Nova Iorque e claro, Rio de Janeiro.

O dia seguinte (dia 1)for sem compromisso…Dormir ateh acordar, sem pressa. Almoco/café da manha perto da estacao e de lah cada um seguiu seu caminho pro diferentes aeroportos.

E pra completar a virada, quando cheguei em casa, minha mala estava no corredor me esperando!!! Inteirinha, com todos os meus presentes dentro!!!!Isso sim eh um feliz ano novo!!!

FELIZ 2007 PRA VOCES!!!!!!!!!!!!!!!!! As fotos estao aqui (meio fora de ordem…)

(Mais tarde corrijo o tamanho das fotos do post, que ficaram muito pequenas!)   

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Tati - 02/01/07 - 14h52

    Ai….e so me deu mais vontade de ir para la!!
    Apesar do friiiio e de dia nem praticamente existir…eheheh
    Dri…da uma olhada, q tem mtas partes repitidas.
    ehehe
    Feliz Ano novo.
    beijosss

    Responder
  2. Adriana - 02/01/07 - 16h00

    Corrigido!
    To vejo hoje a noite!
    Beijos!
    Dri

    Responder
  3. Anathalia - 02/01/07 - 23h37

    Adriana, tudo de bom para você em 2007! Que seja um ano de muitas realizações! Um abraço.

    Responder
  4. Gi - 03/01/07 - 06h21

    adorei os relatos das andanças, miguxa-zen!
    olha, eu sabia que sua mala ia aparecer. hehehe
    te contar uma: fui pra casa da minha mãe no dia 25, comprei uma passagem pra friburgo num ônibus que ia até são fidélis. desci na estrada e meu mochilão ficou no bagageiro. imagine meu desespero tentando ligar de celular pro atendimento ao cliente da 1001!
    bem, no dia seguinte consegui o telefone da pessoa responsável pelo achado e perdidos da empresa. fiquei me imaginando ligando pra eurolines da holanda. provavelmente um holandês berraria impropérios no meu ouvido, pra eu deixar de ser mané. mas, como eu estou no brasil, e aqui tem suas coisas boas, a mulher da 1001 disse que me retornava a ligação dali a uma hora. e ligou, pra me dizer que ainda não havia localizado minha mochila, quando localizou me ligou pra avisar o horário que a mochila chegaria no dia seguinte, num ônibus de são fidélis, mas que ela me confirmaria qdo estivesse com ela em mãos. deu um problema, o ônibus atrasou por causa das chuvas fortes, a mulher me liga pedindo desculpas mais uma vez. por fim, quando a mala chega, ela deixa recado na minha casa e, não contente, ainda liga pro meu celular, pra se certificar de que eu recebi o recado. tá boba?
    beijos, miguxinha

    Responder
  5. Laurinha - Tati - 03/01/07 - 14h32

    Designer novo…uiiii
    gostei.

    Responder
  6. Grace OLsson - 01/07/10 - 08h28

    Adriana, o melhor da Suecia está longe de Estocolmo…O itnerior da Suecia é uma coisa de doido…A naturezaé esplendorosa…Bela, majestosa…
    .-= Grace OLsson´s last blog ..Esther and Ove – the first baby =-.

    Responder
  7. Celia - 16/05/13 - 20h32

    Olá Adriana, adoro ler as suas dicas! parab;nes pelo blog! Gostaria de saber como funciona esses Barco/Sauna. Estamos indo em Junho/2013. Onde podemos ver, ler, escolher ou saber preços???? Super obrigada.
    Abçs Célia

    Responder
  8. Karine - 02/01/14 - 00h46

    Oi Adriana! Qual o nome do hotel que voce ficou em Estocolmo? Bjs!

    Responder
  9. Karine - 12/01/14 - 14h40

    Adriana, eu de novo por aqui! Estamos programando para início de maio Copenhagen, Estocolmo e Oslo. As temperaturas estarão entre 6 a mínima e 16 a máxima. O que levar de roupas (quente ou frio)? Pois, acredito que seja diferente das mesmas temperaturas aqui no Brasil. Terei que levar pouca coisa, pois faremos os trajetos curtos de avião (mala pequena e poucos kilos). Agradeço desde já. Bjs! :)

    Responder
    • Adriana Miller - 12/01/14 - 15h04

      Prepare-se pra pegar frio sim. Não aquela coisa extrema de doer, mas bem frio. mas como nessa época do ano o clima é meio temperamental, voce tem que se vestir naquele esquema em camadas, e assim vai colocando ou tirando peças ao longo do dia (jaqueta mais leve, ou um casaco mais pesado, cachecol, etc) de acordo com o vento, se o sol esquentou, se a noite estiver mais gelada, etc.

      Responder