22 Jan 2007
2 comentários

Fiz

Amigos, Dia a dia, Estudos

Fiz a prova.

Foi tudo bem, nenhum bicho de sete cabecas e acho que mandei muito bem.

Mas nunca se sabe, e tenho que esperar ateh dia 5 de fevereiro pra receber meu resultado por correio.

A prova realmente foi facil, mas eh tanta pressao, eles fazem parecer que a coisa eh tao pior doque realmente eh, que dah pra sentir as pulsacoes por minuto aumentarem de leve…

O grade problema dddo IELTS eh que cada uma das secoes da prova tem um tempo cronometrado, entao vc tem uma unica chance de escutar cada pergunta, ler cada texto e reponder cada questao… Nao da tempo pra pensar duas vezes, ou de revisar suas respostas. Eh aquilo e acabou. Oque pode ser uma grande armadilha…

Eu acho que me dei bem, ou que consiguirei tirar pelo menos a nota minima pra admissao nas universidades que quero (que exigem 7.5 de 9 pontos), mas nunca se sabe, porque qualquer deslize nao revisado poder virar um desastre.

Mas dificil nao foi, isso com certeza.

A prova comeca com a prova de Listening, dura uma hora, e vc ouve, apenas uma vez, uns dialogos e tem que ir respondendo as pergutnas de multipla escolha enquanto presta atencao nas historinhas… nada de outro mundo, uns dialogos sobre academia de ginastica e pacotes turisticos, mas dependendo do seu nivel de ingles, lera pergunta, ouvir o dialogo e responder a pergutna, tudo ao memso tempo, pode ser bem dificil… tem que se concentrar mesmo…

Depois vem a prova de Reading, que tambem dura 1 hora, e vc tem que ler 3 textos (enormes!) e responder uma media de 6 perguntas por texto. O primeiro e o segundo foram bem facinhos, mas o ultimo era sobre agricultura, e tinham muitos nomes biologicos (em latim) de plantas, animais e pestes, oque tornou tudo um pouco mais complicado… mas nao tive grandes dificuldades. Nessa prova o grande truque eh nao ler absolutamente tudo, pra nao se gastar muito tempo com a leitura propriamente dita. Vc tem que dar uma lida bem dinamica no texto, sublinhando os dados que parecem mais importantes ou chaves do assunto, ler as pergutnas e depois voltar no texto soh pra catar as respostas. Nada dificil, mas tem que saber manter um ritmo super ascelerado e dinamico, se nao nao da tempo de responder nem metade!

Depois vem a prova de Writing. Essa era aque eu estava com mais medo. Nao pela escrita, mas eh o tipo de cosia que, seja lah qual lingua for, se vc pegar um tema chato, ou sobre uma ssunto que vc nao sabe nada, ou nao tem uma opiniao formada, fica bem dificil de desenvolver um tema. Mas ateh que dei sorte. A primeira redacao era pra descrever um grafico sobre numero de filhos por familia, comparando a Espanha, Alemanah e EUA. Eu dei um certo mole pq apesar de ser mais simples de fazer (pq eh apenas descritivo), eu dei mole de comecar a fazer tipo um rascunho… e acabei perdendo tempo demais pra passar a limpo. A segunda redacao foi sobre o custo do petroleo e os impactos no meio ambiente e na economia. Eu gostei do tema, e achei que a minha redacao ficou boa. Mas na verdade ninguem esta ali pra avaliar sua opiniao, e sim sua concordancia gramatical, uso de vocabulario, organizacao de frases, etc…

Ai, por fim tinha que fazer a prova de speaking, que na minha cabeca seria a mais facil.

Pra comecar que me botaram no ULTIMO horario!!! Fiquei lah PLANTADA, sem NADA pra fazer de 1 da tarde ateh as 5 da tarde quando finalmente me chamaram… Que ODIO! Quando finalmente chegou minha vez, estava TAO de saco cheio, mas TAO de mau humor que acho que estava escrito n minha testa que eu estava a ponto de matar alguem… mas tudo bem, com o examinador eu tinha que ser simpatica. Fiz umas piadinhas, tentei puxar papo, mas nada. Sentamos na salinha, ele ligou o gravador, pedir pra eu falar meu nomo, conferiu meu passaporte e comecou: Let’s talk about flowers (vamos falar sobre flores). Soltei uma gargalhada! Como assim querido? “falar de flores?! Oque eh isso Uma musica dos Titas?!??!!

Resumindo, a prova foi tao IDIOTA, uns temas tao IMBECIS que seja ah qual for a lingua que me perguntarem a mesma coisa, eu nao teria nada pra falar… Sai de lah me sentindo o o-do-borogodo porque nao sei se irao confundir meu mau humor e cansaco, misturado com temas idiotas (flores, mercados, apartamentos) com “ela nao sabe falar ingles”. Entao soh o tempo dira que nota terei nessa porcaria…

Mas pelo menos o resto do finde foi muito bom!


Sabado de noite sai com a Carol, Andrea e Michael e fomos no Big Chill de Bricklane. Fiacamos lah ateh altas horas, e depois fomos comer Kebab em Old Street. Com direito a bater boca com o turco mau humorado e tudo. Como o cansaco, a cidra, a fome, o vento e o frio nao colaboraram, acabamos dormindo todas na casa da Andrea, que jah estava ali do lado…

O domingo comecou devagar e assim se mateve… acordamos as 10 e nao saimos do quarto ateh as 3 da tarde… 5 horas, 3 mulheres falando sem parar. Haja assunto. Almocamos num restaurante portugues em Shoredich MUITO bom (apesar do servico leeeento…) e de lah, morgamos ateh o fim do dia no bar esquisito de shisha de Bricklane… Quentinho, escurinho, capuccino e boas amigas… oque mais eu precisao pra ser feliz?!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
2 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
2 comentários
  1. Catita - 22/01/07 - 21h31

    ahahahah. flores… essa foi demais

    Responder
  2. tati - laurinha - 23/01/07 - 21h00

    Miguxa…
    tenho ctz q vc vai se dar bem…msm falando de flores…ahahhaaha
    diliça de fim de fds / despedida com amigas queridas e sheesha…msm eu estando pior q o shrek…eheh
    saudades.
    se cuida.
    beijos

    Responder