02 May 2007
9 comentários

Diga-me onde vives, e direi quem es…

Aleatorios, Bairros, Dicas de Londres

Conversando sobre uma festa “tematica” que fomos convidadas, comecamos a imaginar com que diabos iriamos nos caracterizar. O tema da festa eh o metro de Londres.A primeira coisa que me veio a cabeca foi “como assim? Vou me fantasiar de trem?”, mas ai, passando uns minutos, comecei a pensar…Morar em Londres tem suas particularidades. A primeira delas eh que tudo eh grande, tudo eh longe e tudo eh complicado. As pessoas nao dirigem pq a cidade he antiga, ruas estreitas etc, e afinal vc tem o tao maravilhoso Tube.

Porem o Tube por si soh, eh um personagem omnipresente na vida de todos os Londrinos. Eh muito util, muito bom, mas HAJA paciencia.

Ta sempre quebrado, sempre atrasado, SEMPRE com signal failure (um dia ainda vou descobrir que RAIOS eh um signal failure na pratica)… Isso sem falar nas conexoes, nas trocas de trem, as plataformas, etc, etc.

O resultado? Bairrismo. Escolha onde vc quer viver sua vida, e fique por ali.

Trocando por miudos. As pessoas passam a viver na sua “zona”, trabalhar na sua “zona”, sair na sua “zona”, etc. ateh que vc passa a ser parte da ZONA (no sentido “bagunca” da palavra) toda.

Sem medo de retaliacoes, posso afirmar que mais que em qualquer outro lugar da galaxia, por dizer onde vc mora, as pessoas podem ter uma boa ideia de quem vc eh: oque faz, quanto ganha, por onde trabalha, oque faz no tempo livre, etc, etc.

Entao lah vai: Manual “Conheca os Londrinos

Zona E1 ou E2: Bairros de Shoreditch, Old Street, Bricklane e afins (point das miguxas querendo tirar uma onda de gata-garota)

Pra se enturmar na area nao esqueca de usar seu colan espandex laranja, pra combinar com sua melissa verde limao, o vestidinho de lurex roxo, o casaco “bolerinho” dorado e o cabelo de cuia ou alpaca. Sempre. Se seu cabelo nao for estranho, o visu jah fica comprometido. O culos escuros (mesmo se nao estiver sol, e principalmente se for de noite) sao de pRastico colorido. Daqueles que vem di gratix no Christmas crackers, ou no ovo de pascoa (mas na verdade custou carissimo pq vc comprou na loja vintage da Commercial Street)

Se vc repararem em nenhum momento falei que esse eh o visu feminino. Eh unisex. Pois os gatinhos de E1 e E2 gostam de ser “unicos” e expressar sua arte atraves de suas roupas e sua titude.

Zona EC ou WC: o centro. Tambem conhecidos como West end. Ou conhecidos como “Pimp my London”. Tudo lah em Pimped’ out. Mostre que vc tem MUITO dinheiro, principalmente se vc nao tiver nem um puto. Sabe aquela camiseta falsificada com um D&G dourado-purpurinado estampado no peito? Eh esse mesmo que vc quer. Pra combinar com sua bolsa GuTCHI rosa, seus cilios posticos, o gloss rosa, as unhas falsas, o celular Motorola tb dourado da Dolce&Gabana (geeeeente pe-la-mor alguem tira essa coisa de circulacao!) cheio de pinduricalhos que fazem barulhos irritantes. Igualmente, o visu vale para ambos os generos. Se vc frequenta essa area, sao grandes as changes de que vc (ou sua familia) seja hindu, ou daquel area ali, e vc tem que mostrar que tem grana, pq na verdade vc quer ser melhor que os outros. Sempre.

Ou de repente vc frequenta essa area, mas nao eh tao exagerada assim. Vc eh uma simples menina inglesete, provavelmente nem mora no centro de Londres, mas faz de tudo pra estar na moda. Vc tera grandes changes de ser fotografada dormindo na fila da Top Shop soh pra comprar uma camiseta que foi desenhada pela Kate Moss (sim! Tem gente fazendo fila e dormindo na rua na porta da Top Shop!! Socorro!!!!). Vive endividada, e troca de guarda roupa, como quem muda de namorado. Sempre na ultima moda, memso que seu guarda roupa nao tenha custado mais que 20 Libras. Afinal semana que vem seu estilo (e de todas as suas 37 amigas) sera totalmente diferente. Aliais, grande traco do “estilo” de massa Ingles: anao tenha estilo. Use qualquer coisa que esteja na capa da revista de fofoca dessa semana, e tudo que estiver a venda na Primark, ou na New Look, e se vc for chique, tb vale uma TopShop. Soh pra mostrar que pode.

SE e suas variaveis. O East London ao sul do rio.

Uma area familiar, cheia de Council Estates, e as tao famosas familias white trash que inspiraram o programa Little Britain. O suburbio perto de voce.

Familias com muitos filhos e netos, jah que os adolescestes white trash de Londres consideram ter filho cedo uma carreira… assim vc pode passar a vida sugando o governo e nao tem que se estressar com coisas chatas como trabalho e estudos. Can’t be boVVerd (o sotaque caracterisco eh que eles falam o TH com som de V – “my brover can’t be bovered”….). Um olho roxo eleva seu status social, pois mostra que seu marido ainda mora com vc, e nao te abandonou, ou foi preso, ou morreu de cirrose alcoolatra. Um filho que esfaqueia o vizinho tira onda. Uma filha de 10 anos que sonha em ser como a Jordan e sair pelada na “page 3” do The Sun eh a esperanca da familia “se dar bem”. O visu tenta imitar a galera do West End, pois eles que sao “finos”… muito oro chapeado (quanto mais melhor), MUITA maquiagem, e todas as frases terminam com “YEAH” pro mostrar como vc eh cool. E no fundo ainda tiram onda, pois afinal moram no centro do Londres e nem sequer sao imigrantes.

NW o centro norte e as areas Posh.

Lah eh que a coisa fica boa. As ruas sao arborizadas, as casa sao bonitinhas, e volta e meia Hollywood filma alguma coisa por lah (Um lugar chmada Notting Hill, Bridget Jones, etc). A verdade eh: eh lah que a grana esta. Sao os bairros tradicionais, as lojas tradicionais. O Alto Leblon de Londres.

As lojas caras tb ficam aqui. Se vc quiser comprar um couture de designer, esse eh seu lugar.

Eu poderia ficar aqui horas e horas falando da mulherada torrando a grana de seus maridos advogados, medicos ou banqueiros em roupas, bolsas e joias, mas a verdade eh que o sonho dourado de qualquer pessoas que more em Londres eh morar por lah, pq os bairros sao uma graca… os grandes parques estao ali do lado… uma delicia.

Mas logicamente Londres tem muito mais bairros, e muitas outras zonas, e com certeza, cada uma delas pode ser igualmente caracterizadas.

Os casais moderninhos-executivos de Canary Wharf, os Jamaicanos e caribenhos em geral de Elephant&Castle, os Portugas e Espanhois de Stockwell, os indianos e bangladeshi de Bethnal Green e Whitechappel, os futebolistas de Essex (que jah nao eh mais Londres, mas esta ligada a rede de metro), os Australianos e Kiwis de North West e por ai vai.

Seja bem vindo a Londres!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
9 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
9 comentários
  1. Adriana - 03/05/07 - 16h49

    Teste!
    Agora funciona!

    Responder
  2. Mayte - 04/03/13 - 21h25

    Olá, td bem? Uma amiga me indicou seu blog pois eu reclamo e viajo,viajo e nunca vou nos lugares legais, parece que nao aproveito a cidade. Esse ano quero ir a Londres, Paris, Madri novamente e queria era indicações de bairros legais para me hospedar, onde eu pudesse andar a pé e aproveitar bem a cidade. Novembro do ano passado estive em Londres e fiquei no Hilton da Park Lane, era bom,mas nao tinha restaurantes nem lojas perto. Eu queria ficar perto da Harrods, de uma área bem servida de restaurantes, bares e lojas. Quais bairros vc recomenda? Aguardo ansiosa resposta e, desde já agradeço. Mayte.

    Responder
  3. Luciana - 05/04/14 - 11h15

    Oi Dri,
    Vou fazer intercâmbio em Londres , a escola me colocou numa casa estudantil nova em Bethnal green, dai vim aqui no seu site pra ver como é essa área e pelo jeito essa área não parece ser muito boa. O que você tem a falar dela? É segura? Vi que esse post é de 2007, alguma coisa mudou desde então ? Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 07/04/14 - 11h04

      Pra falar a verdade fazem ANOS que nao vou pra esses lados da cidade, entao nao tenho uma opiniao muito atualizada nao.
      Mas na verdade eu morei por la, foi meu primeiro apartamento em Londres, e durei menos de 2 meses, pois nao gostei da area. Deserta, escura, muitos conjuntos habitacionais, muitos imigrantes, e simplesmrnte nao me sentia a vontade pra ir e vir por la.
      Nao diria que eh uma area insegura, pois na verdade eh bem residencial e tal, mas de foram (bem) genralizada todo o leste de LOndres eh uma regiao mais “periferia” da cidade.

      Responder
  4. Cristiano - 01/04/15 - 06h04

    Olá, Adriana! Tenho acompanhado seu blog e utilizado suas dicas (sempre muito úteis) na programação de várias viagens.
    Irei com minha esposa a Londres em maio e, das 7 noites da viagem, passarei 4 em um hotel bem próximo à estação Earl’s Court e, como no Brasil esta é uma preocupação constante, gostaria de sua opinião… esta é uma área tranquila para circular até as 22h (incluindo o uso da estação Earl’s Court) ?
    Muito obrigado por sua atenção.

    Responder
    • Adriana Miller - 01/04/15 - 08h54

      Eu pessoalmente nao conheco Earl’s Court a fundo nao, mas eh uma area residencial e relativamente tranquila.
      Por ser mais afastada do centro, e com perfil mais residencial numa area meio “cross roads” de Londres (entre varios bairros – alguns otimos, outros pessimos), eh o tipo de lugar que eh bom ficar alerta, principalmente pois as ruas tendem a ficar desertas a noite (por nao ter muito comercio nem movimento mesmo).
      Nao eh que seja uma area perigosa, nao mesmo. Pelo menos nao nos padroes Brasileiros. mas Londres eh uma cidade grande, entao nunca eh bom dar mole.
      Se voce virou a esquina e achou que a rua esta muito deserta e esquisita, entao nao custa nada tentar outro caminho, sabe?

      Responder
  5. Cristiano - 01/04/15 - 17h19

    Entendi… Muito obrigado por sua opinião.
    Um abraço.

    Responder
  6. Andrea - 14/06/15 - 01h34

    Adriana, Adorando o seu blog! Viciada! Estamos indo passar 03 semanas em Londres (03 adultos e 04 crianças). Vamos ficar em Churchill Gardens em Pimlico, pois fica próximo a escola de inglês (em Grosvenor Gardens). Vc pode me ajudar informando se é uma área segura, pois estou com crianças ?

    Responder
    • Adriana Miller - 15/06/15 - 10h29

      Londres como um todo eh uma cidade, muito segura, principalmente em comparacao com os padroes das grandes cidades Brasileiras.
      Eh preciso ficar de olho em coisas normais de cidades grandes, nao dar mole com bolsa, carteiras etc em lugares lotados e turisticos, evitar certas areas da cidade a noites etc. Mas no geral Pimlico eh considerado bem residencial e seguro sim.

      Responder