10 May 2007
12 comentários

Coisas que mais gosto na Inglaterra.

Dia a dia, Vida na Inglaterra

Eu escrevi esse mesmo post umas semanas depois que cheguei na Italia, e outro post com o mesmo tema, uns meses depois que cheguei na Espanha, e hoje me dei conta que nunca cheguei a escrever esse post sobre a Inglaterra.Entao lah vai, as coisas que mais gosto e menos gosto!

As TOP:

– Na Inglaterra todos sao iguais. A mentalidade eh tao aberta e livre, e eles estao tao acostumados com a liberdade de expressao, extrangeiros etc, que ninguem ta nem ai da onde vc eh, que cor tem, que religiao pratica. Em Londres, todos somos Londrinos.

– O clima. Dificil de acreditar, mas o clima realmente eh uma das minhas coisas preferidas. Apesar de ser sinonimo de tempo “ruim”, na verdade o clima em Londres eh bem ameno… nunca esta muito frio ou muito calor… as temperaturas sempre sao amenas e suportaveis, e apesar do sol brilhante ser escaco, tb nao chove muito… e quando chova eh aquela garoazinha.. Que nem incomoda ninguem…

– Coisas pra fazer! Londres tem tudo, e tem muito. As opcoes de coisas pra fazer, lugares pra conhecer, parques pra passear, museus, galerias, restaurantes, bares, etc, etc, sao lireralmente inesgotaveis. Aquwla sensacao de “nao tem nada pra fazer hoje” 9que geralmente os cariocas sentem quando esta chovendo) nao existe aqui. Chova ou faca sol, Londres sempre tem uma atividade. E o melhor eh que vc realmente ve as pessoas aproveitando e valorizando tudo isso.

– Facilidade de ir e vir. O metro de Londres cobre a cidade praticamente inteira, onde quer que vc esteja indo, tem um Tube Station la perto. Se nao tiver tem trem. Se nao tiver tem onibus. E nao soh dentro da cidade, mas qualquer lugar do pais (ou do Reino se incluirmos Escocia e Irlanda) esta a poucas horas de voce. A Inglaterra tem uma das estruturas ferroviarias mais antigas e completas do mundo, e eh a pioneira nas empresas aereas de baixo custo. Em Londres se tem a impressao que estamos no centro do universo, e nada eh longe demais ou dificil de mais. Todos os caminhos levam a Londres.

– A maneira como os Ingleses sao tao caricatos. Os tracos tipicos, o sotaque, o vocabulario, o jeito lord/lady de ser.

– Respeito. No geral os Ingleses sao super educados. E nao soh no quesito “porfavor-obrigada” nao.. Em tudo. Eles partem do principio que a sua liberdade termina onde comeca a do proximo. As pessoas sao muito concientes em seus atos, e sabem que se fizerem alguma coisa errada, isso trara consequencias; a eles ou a outra pessoa. Ou seja, nao existe o “jeitinho” Ingles. Oque pode pode. Oque nao pode, paciencia.

– Natureza. Apesar de que Londres eh uma selva de pedra, o pais no geral eh muito verde e vivo. E dentro da propria cidade, nao tem um bairro que nao tenha seu “parque”… um lugar cheio de arvores, flores, gramado, parquinho pras criancas, etc…

– Culinaria. Outro ponto dificil de acreditar. Os ingleses sao famosos por sua culinaria esquisita (tipo torta de rins com pure de babata ou coisas do genero) e sem sofisticacao, mas a verdade eh que a comida aqui eh bem “caseira”, e acho que hoje em dia, eh dificil afirmar oque eh de fato a culinaria Inglesa. O pais jah se fundiu tanto com outras culturas, que voce pode comer oque quiser, de onde quiser. De churrasco brasileiro, a alta cusinha Somaliana.

Oque menos gosto:

– Distancias. Um pouco contraditorio, jah que acabei de falar que uma das minhas coisas preferidas eh a facilidade de ir e vir. Dentro de Londres pelo menos, eh facil ir e vir, mas nao falei que eh rapido. A cidade eh enorme, que qualquer “passadinha na esquina” pode demorar horas… mesmo tendo o etro pra todo canto, o metro quebrar, atrasa, ou vc tem que trocar de linha, de estacao, etc. O tempo aqui literalmente voa. E a maioria das pessoas passa uma media de 2 horas de seu dia dentro do metro.

– Correria. As vezes a sensacao de que tem muita coisa pra fazer tem seus efeitos colaterias. A filosofia de quem mora em Londres eh “Work hard, play hard”. Voce tem que aproveitar muito tudo, o tempo todo. Nao tem descanso… nao se pode desperdicar a cidade. Passar uma tarde em casa eh um crime se vc pensar na quantidade de coisas que vc tem pra fazer ao mesmo tempo. As vezes faz falta passar um tempo com nos mesmos… e Londres e crowded demais pra isso…

– Precos. Uma das cidades mais caras do mundo. E ponto. Nem tem oque discutir. Tudo eh caro, muito caro. Mas fazer oque, a gente paga. E por isso mesmo eh caro. Sempre rola aquele papo “mas vcs ganham em Libras bla bla bla”, mas o buraco eh mais embaixo. Certas coisas sao simplesmente impossiveis de se fazer aqui, como comprar uma casa por exemplo. Um apartamento medio de 2 quartos no centro de Londres custa quase 500 mil libras (mais de 2 milhoes de Reais!!!), entao todo mundo aluga. O mercado imobiliario aqui eh tao maluco que chega a ser tratado como problema social… tudo rh tao caro e tao velho (logo muitas vezes nao vale o preco) que a populacao jovem passa a vida toda sem a esperanca de ter uma casa propria um dia, e jah virou ponto de preocupacao do Primeiro Ministro.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. nao te interessa - 10/05/07 - 12h05

    Voce deveria aprender a escrever direito antes de querer dar dicas sobre alguma coisa, garota.

    Responder
  2. Adriana - 10/05/07 - 12h45

    Se enxerga pessoa. Se nao gostou vai embora!

    Responder
  3. catita - 10/05/07 - 14h59

    Eu conehci um cara super gente fina da Ingla. super simpatico e ele e faou de lougares, costumes.. adorei o sotaque dele

    Responder
  4. Flávia - 10/05/07 - 17h21

    Muito fácil ir embora de seu país e ficar de longe, criticando! As vezes acesso seu site, pois gosto das suas dicas de viagem. Mas me incomoda as várias vezes que li algum comentário pejorativo sobre o nosso país! Se aqui no Brasil existe o tão propagado “jeitinho brasileiro” é porque os próprios brasileiros (alguns, porque existe muita gente honesta aqui no)não fazem nada para mudar o país, muito pelo contrário, preferem ir embora e ficar criticando de longe! Já estudei nos Estados Unidos, o famoso país de primeiro mundo e vi muuuita coisa errada acontecer! Ja estive em alguns países da Europa e vou te contar: ô continente de gente mal educada! É claro que não podemos generalizar (o pessoal do Leste Europeu é encantador), mas me decepcionei na maioria dos lugares por onde passei. A famosa Itália, de gente alegre, comunicativa foi um dos lugares onde mais me decepcionei com a falta de educação do pessoal, com a má vontade e mau humor! E a Inglaterra então? Eles só faltam nos baterem, de tão rudes e ignorantes que são! E olha que eu não faço o tipo “menina desmiolada”, que não sabe se comportar nos lugares aonde vai. Então, que tal falar das qualidades de nosso país, de nosso povo, ao invés de exaltar apenas os defeitos de uns poucos?

    Responder
  5. Anathalia - 10/05/07 - 19h19

    Menina, meu sonho era morar por aí! Fiquei encantanda com Londres, que foi o único lugar da Inglaterra que conheci. Eu e minha família ficamos numa guest house porque na época os hotéis estavam lotados. O casal que nos recebeu era um amor e a casa deles igualzinho àquelas de filme. Por agora o sonho está “engavetado”, mas quem sabe um dia?
    Beijinhos.

    Responder
  6. Isaque Cortez - 10/05/07 - 19h21

    post legal! =)
    tah gerando ateh polêmica, neh? hehe

    Responder
  7. Adriana - 11/05/07 - 16h22

    Eh impressionante como esse post sempre gera polemica… heheheheh

    Responder
  8. Flavia - 12/05/07 - 03h26

    Dri,

    Eh a sua opniao e ninguem tem nada com isso. Eh o que eu digo, a gente mora aqui ou la, paga impostos e tem o direito de concordar com as coisas ou criticar. Adorei o post, ficou otimo.

    Responder
  9. Visitante de passagem - 12/05/07 - 10h53

    Também sou brasileiro, também moro em Londres e concordo com quase tudo, tirando a parte do respeito. Talvez os ingleses sejam educados, mas em Londres acho que tem mais estrangeiro do que inglês propriamente dito. E tem cada tipinho estrangeiro aqui que certamente não sabe o que é respeito.

    Responder
  10. Adriana - 14/05/07 - 13h51

    Isso eh verdade… Como boa cidade grande, Londres tem de tudo e realmente aqui tb tem muita gente mal educada…!

    Responder
  11. Amanda Sanfelice - 14/05/07 - 19h23

    Adriana, seu post é bem legal e como sempre útil, se a sua opnião é esta isso é pq este é o país que vc vive e q bom q vc gosta e se sente bem nele quem dera todos se sentissem bem no lugar onde moram mesmo tento seus defeitos. Essa história deser bem recebido ou não depende de sorte, eu acho.

    Responder
  12. Liliana - 15/05/07 - 11h58

    Oi Adriana, não tem nada a ver com o assunto do post, queria saber quais são os supermercados e fast food’s menos caros em Londres :)

    Obrigada!
    Bisous

    Responder