25 May 2007
11 comentários

Detalhes sordidos

Trabalho, Vida na Inglaterra

Conforme prometido, darei mais detalhes do que tem acontecido nas ultimas semanas aqui no trabalho, e por isso dei uma leve sumidinha do blog.

Bem, nao eh de hoje que reclamo da chefa. Sabe aquela pessoa chatinha, metidinha, que te olha de rabo de olho e parece estar sempre de mau com a vida? Sempre quer mostrar que eh melhor que os outros, gosta de mostrar que “ela quem manda”, e ainda por cima sempre leva os louros do MEU trabalho. Eu ralo, e ela colhe os frutos. Pois eh, essa eh a pessoa.

Mas tudo bem, afinal eu estou aqui pra trabalhar com ela, e nao tentando ser sua melhor amiga, entao isso nao me afetava tanto.

Ia levando feliz e contente. Gosto do meu trabalho, gosto da empresa, salario, localizacao, prespectivas pro futuro, etc, etc.

Mas ai, de uns tempos pra cah a implicancia comecou a aumentar, e em vez da cara de C* nosso de cada dia, a coisa comecou a ficar mais personalisada. Toda e qualquer coisa que nao estivesse boa, a culpa era minha. Era um tal de me chamar pra “uma reuniao” e descascar em cima de mim que nunca vi igual!

Tava ficando de saco cheio, mas deixava pra lah.

E ai comecou a piorar mais ainda! Chegando a cumulos como (alguns exemplos): Ela reclamou que eu chegava “em ponto” todo dia, mas que eu deveria chegar pelo menos uns 15 min mais cedo, pra “show that I care”. Depois reclamou das mensagens do meu telefone. Depois reclamou do tempo que levo pra responder alguns e-mails, depois comecou a querer revisar absolutamente tudo que eu faco; Tipo, nao posso mandar um e-mail, um relatorio, uma apresentacao sem que ela veja antes. Ai depois comecou a querer relatorios diarios contando tudo oque eu fiz durante aquele dia. Ai de uns tempos pra ca ela comecou a pegar pesado mesmo, reclamando que eu nao sabia escrever ingles direito, que eu nao sabia falar com as pessoas, etc, etc.

Um belo dia, 2 semanas atras, tivemos um pega-pra-capar federal. Ela me chama pra uma reuniao, sem dizer pra que era, e inclusive botou como “assunto” da reuniao uma coisa nada ver, pra poder me pegar desprevenida.

Me falou um monte de barbaridades (inclusive as que eu jah falei ai em cima), inventando desculpas e botando a culpa em mim de um monte de coisas que ela tinha feito, ou simplesmente inventando desculpas e falando coisa do tipo “outras pessoas de RH me disseram bla bla bla”. Quem, cara palida?! Ah.. Feedback confidencial. Mas como conheco ela muito bem, sei que ela dah a opiniao dela e poe a culpa nos outros.

Mas enfim…

Pra terminar a reuniao completou dizendo que eu nao era boa suficiente pra ela, e que se eu nao melhorasse em 4 semanas iria me demitir.

Isso foi numa sexta feira, e nem preciso dizer que arrasou meu fim de semana. Nao sai de casa nem um segundo, chorei copiosamente a noite toda. Perdida.

Passando o trauma inicial, conversando com algumas pessoas, etc, comecei a organizar meu pensamento, ponderar tudo oque ela me falou, e resolvi nao ficar parada. Ela quer ter esse poder, mas eu nao vou dar isso pra ela.

No mesmo fim de semana comecei a mandar alguns curriculos. No dia seguinte jah comecei a receber varios telefonemas. Jah fiz uma entrevista sexta passada, hj tenho mais uma, e semana que vem tenho outra.

Oque ajudou a me recuperar um pouco, afinal me provou que se ela acha que nao sou boa suficiente pra ela, nao tem problema, arrumo outro emprego facil, facil.

Mas depois desse fim de semana turbulento, jah com minhas ideias em ordem, sentei no meu computador e escrevi nada mais, nada menos que 5 paginas de coisas que estavam intaladas na minha garganta. 5 paginas. Nao eh brincadeira. Nao queria ser ofensiva nem atacar ninguem (como ela faz comigo), mas nao ia deixar ela sair por cima nessa historia.

Chamei ela e a chefa dela pra uma reuniao, e falei tudo! TUDO! Uma hora inteirinha falando sem parar. Disse varias verdades, desmenti muitas coisas que ela me atacou, e ainda joguei sujo, e disse que ela estava sendo racista e se aproveitando do fato de que ingles nao eh minha primeira lingua e usando isso como desculpa na minha “performance”. Na hora que eu falei isso, soh vi os olhos da chefe dela se arregalarem.

Nao que eu realmente esteja sendo vitima de “racismo” propriamanete dito, mas sei que isso ia pesar MUITO, pq se uma coisa que as pessoas que trabalham em RH (principalmente na inglaterra) sabem muito bem eh que esse tipo de coisa NUNCA deve ser dito, e muito menos documentado. Ela pode ateh pensar isso, esta no direito de FDP dela, mas me falar isso e ainda por cima escrever num e-mail, JAMAIS.

Mas tudo bem. Lah estava eu, falando sem parar por 1 hora e elas em silencio, ouvindo tudo.

No final a chefa dela me agradeceu por ter sido tao franca, e por ter sido tao corajosa a esse ponto.

E ficou por ai.

Como minha chefa eh uma duas caras mesmo, tudo seguiu como se nada tivesse acontecido.

Uns dias depos ela me chamou pra outra reuniao…

A cara de C* continua a mesma, mas a atitude, quanta diferenca!! Ela continua uma falsa, mas admitiu que eu tinha razao em varios pontos levantados, que apreciava muito meu trabalho e minha contribuicao pro time, bla bla bla.

E ficamos nessa.

Eu estou puxando o saco dela mais que nunca, afinal tenho que garantir oque eh meu, mas mal sabe ela que meu CV jah esta voando por ai!

Nao sei oque vai acontecer no final disso tudo. Pode ser que eu me de muito mal, mas prefiro acretidar no meu potencial e pensar que ha males que vem pra bem, e quem sabe eu ainda nao me dou melhor ainda nessa historia toda?

Aguardem as cenas dos proximos capitulos!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Liliana - 25/05/07 - 12h58

    Oi querida, que situação + chata, mas isso tudo vai se resolver, pelo menos vc viu que podera conseguir outro emprego se for necessario, que vc é capacitada pra isso!
    Vc foi corajosa,parabens, mas com certeza vc se sentiu melhor depois disso.
    Beijocas e sucesso

    Responder
  2. Patrícia - 25/05/07 - 16h14

    Credo, Adriana, acho que o Diabo chega a ser bonzinho perto da sua chefe, hein! Boa sorte na busca pelo novo emprego! Estou aqui na torcida!

    Responder
  3. Anathalia - 25/05/07 - 18h10

    Mas que chefe mala, hein! Isso mesmo, acho que você agiu muito bem.
    Beijinhos e boa sorte!

    Responder
  4. Ricarda - 25/05/07 - 19h03

    Liga não. Vc tira isto de letra.COmo seu marido é lindo!!!Parece artista de seriado americano…Vcs formam um casal
    maravilhoso e a felicidade em seus olhos deve incomodar a “chefona”.
    beijos

    Responder
  5. Isaque Cortez - 25/05/07 - 22h43

    fez mto bem!
    vai acabar dando td certo…

    Responder
  6. Flavia - 26/05/07 - 02h27

    Meu, tem gente tao miseravel nesse mundo!!! Sei que nao tem nada a ver, mas antes desse meu ultimo emprego trabalhei num restaurante por 4 anos e assim que eu contei que estava gravida eles comecaram com essas conversas e cortaram meu salario pela metade. Fiz a mesma coisa, consegui um emprego bem rapido e entreguei minha carta de demissao falando poucas e boas pra eles, mas bem sinica e no mesmo dia me mandei de la.

    Boa sorte e como vc disse ha males q vem pro bem, o meu veio, um emprego que amei e pena que nao poderei voltar pra la.

    Bjs!

    Responder
  7. Patricia - 27/05/07 - 19h10

    Estou orgulhosa de vc Dri! Muita coragem pra fazer o que fez! E fez muito bem! Ja passei por uma situação parecida e ficar calada é que nao dá. Seja qual for o final dessa historia a sua parte foi feita!

    Mas ca pra nos, so de ler sobre a sua chefinha da uma vontade de torcer o pescoçinho dela viu!

    Boa sorte!

    Bjux

    Responder
  8. Diego - 28/05/07 - 13h41

    Cara Adriana,
    sou professor de administração de uma Universidade em Salvador na Bahia, gostaria de lhe dar os parabéns pela sua atitude em enfrentar o problema de frente mas com muito profissionalismo.
    Ensino Liderança organizacional e gostaria de usar seu caso em sala de aula, espero que não se incomode.

    Qualquer objeção me comunique.

    Um abraço

    Diego

    Responder
  9. Dona Minhoca - 28/05/07 - 16h53

    Cara, esse é o pior tipo de pessoa pra se ter como chefe. Credo! Tem mais é que mandar currículo pra todo mundo mesmo. E mandar a bruxa às favas as soon as you can.

    Responder
  10. - 11/08/11 - 09h30

    Oi Dri,
    Quando você fez o mestrado foi através dessa empresa ou banco (Barclays) onde está falando neste post, certo? Ou já estou perdida? Não problema você ter-se demitido e mudado de empresa mesmo tendo feito o mestrado sendo a empresa a pagar? Ou seja, eu pensei que quando uma empresa aceita pagar o seu mestrado, você teria que ficar trabalhando para essa empresa durante mais X anos. Ou isso não se aplica?
    Beijo

    Responder
    • Adriana Miller - 11/08/11 - 09h49

      Quem pagou meu mestrado foi a empresa que trabalhei depois do Barclays, e fiquei lá por cerca de 3 anos, que foi justamente o tempo de “cobrir” o gasto do curso.
      Mas sim, quando uma empresa paga seu curso, vc assina um contrato se comprometendo a trabalhar X anos (que varia de empresa pra empresa) e se sair antes, te que pagar o dinheiro de volta.

      Responder