14 Aug 2007
9 comentários

“O menino esta correndo”

Lar doce lar

O Aaron resolveu aprender portugues. Ele sempre falava nisso, mas acabava ficando pra depois… sempre um plano pro “futuro”. Depois que fomos no brasil em Junho, ele voltou na empolgacao total de aprender portugues! Memso sem ter grandes dificuldades quando estavamos lah, porque quase toda minha familia, e todos meus amigos falam ingles, ele ficou meio mal, achondo meio “ofensivo” o fato de que ele eh que era o extrangeiro, entao poruqe todo mundo tinha que falar a lingua dele, e nao o contrario? 

Pois bem. Voltamos e ele resolveu procurar um curso, entao em setembro ele vai comecar um curso de portugues da universidade de Westminster (mesma que vou fazer meu mestrado). Mas como elee estava muito empolgado e nao queria ter que esperar, ele resolveu comprar aqueles pacotes de curso on line, tipo DVD. 

Quando o troco chegou la hem casa, eu nao parava de rir! Parecia curso de portugues “Tabajara”, no mais puro estilo, “seus problemas acabaram!!”, mas na verdade eh um curso bem conhecido em bem conceituado (bem, pelo que ele me disse, neh…). 

Esse curso, eh o “Rosetta Stone” e o principio deles eh que a melhor maneira de aprender uma lingua, eh aprender como uma crianca. 

Eu ainda sou desconfiada… cada vez que ele faz uma licao, vejo que seria impossivel realmente aprender uma lingua (ainda mais o portugues, com nossa gramatica complicada…) usando esse metodo, mas eh um bom comeco. 

Ele todo dia passa uma hora trancado no escritorio fazendo a licao, que consiste em imagens de objetos e/ou acoes, a frase, uma voz falando oque eh aquilo, e ele repete. 

Ele jah aprendeu bastante coisa, mas que nem crianca. Aprendeu as cores, os numeros, a ver hora e alguma acoes basicas. 

Volta e meia estamos andando pela rua e ele grita do nada “O CARRO EH BRANCO!” “O MENINO ESTA CORRENDO!” “O PRATO EH AZUL!” sempre que ele ve alguma coisa que ele sabe falar em portugues! 

Eu acho muito engracado, e muito fofo! 

Mas agora que ele esta indo pra licoes mais avancadas no DVD ele esta se concientizando que realemente, pra aprender bem ele precisa de base… precisa aprender gramatica, conjugacao verbal, essas coisas… 

 

Uma outra grande dificuldade que ele tem eh conseguir escaper da pronuncia de espanhol. Nao que ele fale espanhol, mast eve aula de espanhol durante anos na escola, e pore star acostumado com o som da lingua em tudo quanto eh canto nos EUA. Entao sempre que ele le alguma coisa em portugues, a primeira reacao eh ler aquela palavra ou fase com sotaque portunhol, que convenhamos eh muito engracado, mas um pouco irritante… hahahahahahahah 

Mas esse curso nisso pelo menos eh bom, porque tem um voz com sotaque paulista repetindo a mesma frase mil vezes, e ele tem que repetir junto e aos poucos esta se costumando com os sons e pronucias do portugues. 

 

Mas e quem disse que ele consegue falar o NAO e os sons nasais?! HAHAHAHAHAHAHA 

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
9 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
9 comentários
  1. Cátia - 14/08/07 - 09h50

    O ruivo também não consegue falar os sons nasais. Sai “nau”, “mau” no lugar de não e mão.

    O que ajudou com a gente foi eu começar a falar mais em português com ele. Só algumas frases simples que eu acho importante. E repetí-las várias vezes, em todas as situações onde elas cabem. Ele acaba aprendendo quando falar casa coisa. É engraçado. :)

    Boa sorte pra ele!

    Responder
  2. Patrícia - 14/08/07 - 17h34

    Adriana,
    meu marido tambem tem o Rosetta Stone e para a minha surpresa, ele ate aprendeu muita coisa com os cds. E’ claro que quando ele chegou nos verbos eu tive que ajudar e explicar a conjugacao, mas no geral achei o curso interessante.
    Vai contando pra gente o desempenho do Aaron.
    Um abraco.

    Responder
  3. Flavia - 14/08/07 - 20h38

    Oi Adri, que engracado, o Paul comprou esse curso antes de sairmos dos States, ficou falando que a Nasa usa, dept de defesa e sei la mais quem… pergunta o que aconteceu? A primeira vez que ele instalou o laptop pifou ha, ha. Vamos ver se ele segue o caminho do Aaron, vou comentar com ele he, he.

    Beijos,

    Responder
  4. Adriana - 14/08/07 - 21h15

    Pois eh! Muito fofo!
    Mas nao adianta… ele nao consegue falar sons nasais nem diferenciar entre “velho” e “vermelho”!!
    HAHAHAHAHAH
    Mas ele defende o Rosetta Stone com unhas e dentes!Eu acho puro marketing americano… Mas quem sabe…
    Bjs
    Adri

    Responder
  5. Erika - 14/08/07 - 23h13

    Menina, mas parece q é bom mesmo… Ouvi muito falar desse curso qdo pretendia aprender dinamarquês, mas acabei q não comprei pq aprendia com muita facilidade só lendo umas coisas e ouvindo meu ex falar…
    Boa sorte pro Aaron! Outra coisa: vc recebeu meus mails? beijocas!

    Responder
  6. Elza - 17/08/07 - 02h27

    Olá!!
    Estou passando por aqui para dar meus parabéns
    pela sua indicação, ao prêmio blog 5 estrelas!
    Seu blog é muito original, parabéns 2x!
    rsrs…
    =]

    Responder
  7. Luiz - 18/09/14 - 13h39

    Oi Adriana! Estava relendo uns posts antigos e caí neste aqui. KKKKKKKKKK, achei muito engraçado!!! Morri de ri e fiquei super curioso! E aí, como anda o português do Aaron?! Rsrsrsrsrs…!!!

    Responder
  8. […] ao longo dos anos o blog registrou por exemplo as tentativas do Aaron aprender Português, seus cursos e esforços, já se preparando para um futuro numa casa de uma família bilíngue, […]

    Responder
  9. […] ao longo dos anos o blog registrou por exemplo as tentativas do Aaron aprender Português, seus cursos e esforços, já se preparando para um futuro numa casa de uma família bilíngue, […]

    Responder