04 Oct 2007
4 comentários

Informacoes Inglaterra I

Vida na Inglaterra, Vida no Exterior

O blog tem esse link ai em cima jah ah um tempo, e nada de ser atualizado…
Quando eu estava na espanha, recebia tantos e-mails de gente pedindo informacoes sobre a espanha, que resovi colocar tudo num lugar so, e assim seria mais facil pras pessoas acessarem, e ateh memso pra mim, para embrar de alguns detalhes no futuro (agora que jah nao moro mais lah ha 2 anos!).


Ai, a ideia quado vim para Inglaterra era fazer a mesma coisa. Mas ai o tempo foi passando, foi passando, e a tal pagina nao aconteceu.
Mas como ultimamente a demanda por informacoes sobre a Inglaterra (e Londres) tem aumentado bastante, resolvi parar de enrrolar e escrever logo essa bodega.

Mas antes que alguem comece a reclamar e meter o pau nas minhas opinioes, lembrem-se: sao as minha sopinioes, minhas impressoes sobre a vida por aquí. Pode ser que vc concorde, pode ser que vc discorde. E pode ateh ser que a sua experiencia seja completamente diferente.
Mas mesmo assim, deixo o convite para galera que mora por essas bandas de deixar mais informacoes e dicas aquí no post.
Vou tentar manter a mesma orden de informacoes que usei na secao da Espanha, entao vou comecar com:


Imigracao e Trabalho:

Imigrar para Inglaterra esta cada vez mais difícil. Mas mesmo assim continua um destino popular nao soh entre os Brasileiros, mas entre o mundo todo, porque os Ingleses (no peral) se dao bem com todo mundo, e recepcionam bem qualquer nacionalidade.
Outra grande vatagem, e que eh oque atrai tantos estrangeiros eh que aquí estudantes podem trabalhar ateh 20 horas por semana, e oque nao falta sao empregos.

Entao vamos por partes:

Primeiro, se voce tem cidadania Europeia. Pode vir na cara e na coragem. Nao to dizendo que vc vai achar rapidinho o emprego dos seus sonhos e vai ganar rios de dinheiro, mas pelo menos, no aspecto legal da coisa, nada te impede de trabalhar. Algunas profissoes sao mais faceis que outras, mas no peral tudo que eh ligado a “escritorio” tem boa aceitacao por aquí. Todas as empresas do mundo estao em Londres, e tem emprego a dar com pau. Se sua profissao eh alguna coisa mais especifica, tipo advogado, medico,psicologo, jornalista, etc, sei lah, algo que seja especifico a um pais, uma lingua, uma cultura, ai a coisa jah complica. Provavelmente seu diploma nao valera nada, e vai ser quase imposivel exercer sua profissao.

Outra coisa que conta muito eh seu nivel de Ingles. Eu sempre falo que os Ingleses sao gente boa nesse aspecto e tal, e oque mais tem aquí sao extrangeiros, mas uma coisa eh certa: Ingles bom = emprego bom. Ingles ruim = emprego ruim. Interprete isso como quiser. Mas vamos combinar que qualquer pais eh assim? Se um Holandes chegar no Brasil sem falar uma palavra de portugues, ele tb tera certas dificultades de achar um emprego, nao importa quao qualificado ele seja.

Entao eh isso. Aprenda ingles. Mesmo que seja aqui. Venha pra ca, com dinheiro sufficiente pra se manter po um tempo, mergulhe de cabeca nas aulas de Ingles (logo evite os zilhoes de brasileiros da cidade), e quando vc tiver se sentindo seguro com a lingua, volte a atacar o mercado de trabalho.
Outra coisa tb eh a experiencia. Aquí tem muito emprego, mas tb tm muita concorrencia. Tem emprego para tudo quanto eh gosto, mas as empresas estao acostumadas com abundacia de curriculos, e estao acostumadas a poder escolher a dedo quem eles querem. Entao nao soh vc tem que saber ingles muito bem, como tem que ter um bom curriculo. Mas isso fica para outro capitulo.

Mas se vc nao esta nem ai, e quer mesmo eh vir para ca, ganhar uma graninha, estudar Ingles e viajar um pouco, meu querido, aquí eh seu lugar. Qualquer cidadao europeu pode trabalhar em qualquer coisa aquí, entao vah direto aos zilhoes de bares, zilhoes de restaurantes, zilhoes de caterings, etc. Faca um curriculo bonitinho em ingles, e va batendo de porta em porta. Assim, na cara de pau mesmo. Quem nao chora nao mama, e se bobear vc volta para casa com um emprego ainda hoje.

Se vc vem para ca com visto de estudante, ai a coisa complica um pouco. Se nao me engano, a lei soh permite que estudantes trabalhem 20 horas por semana, que eh um emprego de meio periodo. Mesmo assim eh facil arrumar empregos em bares e restaurantes e afins, o problema vai ser se sustentar com o salario de um emprego de meio periodo. Nao adianto me pedir dicas de empregos ilegais etc, nao faco a menor ideia e nao recomendo a ninguem, mas sei que rola… Sei que muito brasileiro vem para ca com visto para trabalhar 20 horas, e acaba fazendo tantos “bicos” que no final trabalham umas 60 horas… O unico problema eh se te pegarem… ai jah era, bye bye Inglaterra.

 Alguns sites de empregos bons:

www.monster.co.uk

www.totaljobs.co.uk

www.gumtree.co.uk (para empregos em bares, restaurantes e caterings)


– Lingua:

Bem, como falei ai em cima, trabalhar aquí sem ter um minimo de ingles para se virar numa entrevista nao rola. Mas se vc esta vindo para ca, probablemente seu objetivo final sera aprender ingles, certo? Oque nao falta aquí sao cursos de Ingles. Tem um em cada esquina paraticamente. O problema eh que para conseguir vir para ca, vc tem que arranjar e pagar tudo enquanto ainda estiver no brasil, e isso pode ser mais complicado e caro doque deveria ser.Existem sites muito bons com todas as informacoes sobre cursos de Ingles possiveis e imaginaveis, e eu recomendo o site do British Council, que tem versao em portugues, e eles manjam TUDO da Inglaterra. Se vc eh mais  aventureiro e quer descubrir por voce mesmo eh soh catar no Google, e oque nao falta sao escolas de ingles. Quase todas essas escolas oferecem servicos de solicitacao de visto, entao nao necesariamente vc tem que recorrer ao British Council. Se vc vem para fazer um curso universitario, um mestrado, etc. Voce precisa ser aprovado no IELTS, que eh o certificado oficial do Ingles Britanico. Quase todas as Universidades Inglesas tambem aceitam o TOEFL (certificado Americano), se ele foi feito a menos de dois anos, e o certificado de Cambridge. Por acaso eu fiz o IELTS no inicio desse ano (2007) e tenho varias dicas e explicacoes sobre a prova nos Posts linkados abaixo:

Aqui conto como foi minha prova

Aqui dou dicas sobre a prova, como estudar, e como a prova do IELTS eh composta


 Estudos: 

Pegando carona nos cursos de Ingles, se vc vem estudar na Inglaterra e fazer um curso universitario o processo de admissao muda de universidade para Universidade, entao a melhor coisa eh entrar em contato com a Universidade que vc quer, mandar e-mails, ler o web site deles, e tentar entender como eles funcionam. E isso tb muda se vc quer estudar graducao (undergraduate) ou pos graduacao (graduate).

A primeira coisa que todo mundo repara sao os precos. Se morar na Inglaterra jah eh caro, estudar aqui nem se fala. Os precos variam muito, dependendo da Universaidade que vc quer estudar, qual area de estudo, que regiao do pais, etc, etc, e por fim se vc eh cidadao Europeu ou nao.
Os precos podem varias entre os 3.000 Libras e 30.000 libras (entre 12.000 Reais e 120.000 Reais) para um curso de 1 ano.
Dentro da mesma universidade e no mesmo curso, geralmente existem sempre dois precos: os de alunos extrangeiros e alunos UK/Europa. Mas na verdade pra tirar vantagem do preco dos alunos Europeus nao basta ser cidadao de algum pais da comunidade… Vc tem que provar que jah mora aqui, e paga impostos ha pelo menos 3 anos (em algumas universidades sao 5 anos), se nao, cai na categoria de estrangeiro, e logo, paga MUITO mais caro (geralmente o dobro).
 Depois tem o certificado de lingua Inglesa que eu falei ai em cima. A nota de Ingles que eles pedem pra qualquer aluno estrangeiro de lingua nao inglesa depende de uma universidade pra outra. A maioria dos cursos pede 6.0 ou 6.5, e outras universidades podem chegar a pedir 7.5. A nota pre-requisito tb varia de acordo com sua area de estudo. No meu caso, Recursos Humanos exige um nivel de Ingles alto, pq vc tem que ler muito, escrever muito, aprender Leis, fazer apresentacoes etc.
Quando eu descobri que tinha que fazer essa prova fiquei morrendo de raiva, mas quanto mais fui pesquisando, vi que se uma universidade nao exige esse certificado, entao tem alguma coisa errada…
A inglaterra apesar de ser considerada um centro de excelencia em estudos, tb tem um monte de uniersidades porcarias, como qualquer lugar do mundo. Uma boa indicacao disso eh se eles nao pedirem o IELTS… pode ser um bom indicativo de que eles nao estao preocupados com a qualidade dos alunos que vao antender as aulas, e tentam atrair muitos estrangeiros, pra ganhar mais dinheiro.

Ai tah. Vc deu um jeito pra pagar o curso que quer fazer, fez a prova de ingles e tirou a nota necessaria, etc.

Agora chegou a hora da Application.
Vc nao precisa fazer nenhuma prova, apresentar projeto, etc (pelo menos eu nao tive), basta preencher sua application (ficha de inscricao), e eh baseado nisso que vao te avaliar.
Eu nao gosto desse esquema “sorteio”, sem criterio que usam aqui. Ainda mais por ser um lugar TAO competitivo, acho que deviam ter maneiras mais eficazes de avaliar a verdadeira capacidade dos alunos. Mas enfim.

Ainda na Application, vc tem que escrever um Personal Statement, ou seja, uma carta de apresentacao onde vc tem sua oportunidade (unica) de convencer a banca de selecao que vc eh o candidato ideal pra esse curso.
Geralmente cada universidade tem seus requisitos especificos doque eles querem na carta, mas geralmente eh sempre a mesma coisa… Porque vc quer estudar aquilo, qual sua experiencia, e oque vc espera que seja o resultado, etc.
Eh chatinho de fazer…. E claro, de quebra ainda dao uma avaliada basica no seu ingles escrito. Hehehehehehehe

Uma grande vantagem do processo de selecao Ingles eh que vc nao tem que se preocupar com traducao de documentos, traducao juramentada, etc (que na Espanha foi um pesadelo!!), pq as proprias universidades fazem isso pra voce. Obviamente se no final vc for aprovado, vao te cobrar uma taxa, mas soh de nao ter que lidar com toda burocracia por conta propria, nao tem preco. Mas mesmoa ssim eu recomendaria que antes de sair do brasil vc vah no consulado e no Ministeria das Relacoes Exteriores, soh para dar aquela carimbada oficial, para provar que vc nao fez seu diploma no Power Point.

O ultimo detalhe do processo de selecao eh a carta de recomendacao. Isso tb eh muito importante, e pode ser o seu passaporte pra universidade que vc quer estudar. Alguma pedem recomendacoes profissionais, outras academicas, mas a ideia eh sempre a mesma… alguem esta puxando seu saco, e escrevendo uma carta melosa contando como vc eh perfeito e
maravilhoso e sera o melhor aluno do mundo. Quanto mais detalhes concretos e exemplos a carta tiver, melhor.


Com tudo isso pronto, nao tem misterio:
– Vc escolhe o curso que vc quer fazer, ou que area quer estudar
– Seleciona algumas universidades
– Faz o IELTS
– Preenche as fichas de inscricao
– Escreve sua carta de apresentacao
– Pede 2 ou 3 cartas de recomendacao
– Manda copia dos seus historicos escolares

E pronto. Agora tem que sentar e esperar, e ver se vc vai ser
selecionado!


************************
Depois volto pra dar mais informacoes sobre documentacao, moradia, custo de vida, etc. E essas informacoes vao ficar permanentement no link ai em cima. Pra galera que tb mora aqui, e quiserem compartilhar as experiencias sobre estudar e trabalhar na Inglaterra, serao bem vindos!
 
 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
4 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
4 comentários
  1. Gabriela - 04/10/07 - 19h14

    Oi Adriana,

    Olha, parabéns pela sua boa vontade ao escrever esse ultimo post. Imagino que sera’ util a muitas pessoas que buscam informaçoes. Acho que saber partilhar e ser assim disponivel é uma coisa preciosa.
    Obrigada pela informaçao do post anterior sobre casameno civil. Na verdade eu queria mais aquela parte, digamos, cerimonial ou da chamada “etiqueta” para aquela situaçao.
    Tenho tido pouco tempo para a internet, mas vou encontrar algum para procurar essas coisas. Se, nesse meio tempo, voce se lembrar de alguma dica, vou lhe agradecer de novo.
    Bom fim de semana e obrigada.

    Responder
  2. Simone - 05/10/07 - 00h33

    Oi Adriana, td bem???

    Fico lendo seus posts e cada vez mais tenho a certeza de que você é uma fofa. Repetir o que disse a Gabriela seria redundância, embora você mereça! Ela tem toda a razão!
    Beijos e boa semana!

    Responder
  3. Edna - 05/10/07 - 02h22

    Olá Adriana!!!!!!
    Olha vc é uma jóia rara mesmo, apesar de não nos conhermos pessoalmente, mas pelos seus posts vc mostra que é uma pessoa ultra, mega gente fina. Pessoa com vc agente sempre quer amiga.
    Um maravilhoso fim de semana.
    Bjs

    Responder
  4. Dedeia - 05/10/07 - 18h05

    Miguxa tb eh cultura!!!
    aeeeeeeeeeeeeeeee

    Responder