10 Oct 2007
2 comentários

Informacoes Inglaterra II

Vida na Inglaterra

– Se alojando e locomovendo 

Eu jah escrevi alguns outros posts aqui que acompanharam minha(s) saga(s) de encontrar um lugar descente pra morar, entao vou dar minhas dicas e sumariamente reunir minha ideias sobre o assunto. 

Nesse post aqui falo um pouco sobre como eh a relacao entre vida em londres Vs o metro, mas lah vao alguns dados mais uteis. O metro de Londres tem 13 linhas no total, com varias expansoes programadas para 2010 (em tempo pras Olimpiadas de 2012), mas cada linha se bifurca em varias direcoes, etc, entao quando vc olha o mapa do metro, da a impressao de que sao muito mais do que 13.  

A vida em Londres seria imposivel sem o Tube. Ateh tem bastante onibus e tal, mas eh diferente com oque estamos acostumados no Brasil. As linhas nao sao circulares, a nao ser que vc de muita sorte de morar num lugar super central, para chega do ponto A ao ponto B usando onibus apenas, provavelmente vc tera que trocar de onibus pelo menos 1 ou 2 vezes.
Mas mesmo assim as vezes compensa. Onibus eh bem mais barato que metro, e de quebra vc ainda ve a cidade e da um passeio. Principalmente para quem esta aquí soh paseando… Pegue um dos onibus vermelinhos de 2 andares e vah passear pela cidade.
E tem tambem trem. Tem varias estacoes de trem no centro de Londres, mas eles soh sao uteis memso para quem mora nos arredores, nos lugares onde o metro nao chega. Quando eu trabalhava em Guildford (que fica em Surrey, ao sul de Londres) tinha que pegar trem todo dia, e alem de ser muito restritivo (soh tem determinados trens em determinados horarios) eh INFINITAMENTE mais caro que pegar metro. Entao se vc esta vindo para ca e acha que vai se dar bem morando fora do centro pq os alugueis sao mais baratos, faca bem as contas, pq no final pode acabar saindo MUITO mais caro pegar trem todo dia doque pagar um aluguel no centro da cidade. Sem falar nas horas e horas que vc vai perder todo dia indo e voltando. Mas tudo bem. Digamos que vc vem para morar ou passear e soh vai ficar mesmo pelo centro da cidade.
O metro tem varios passes, e geralmente vale muito mais a pena comprar um passe semanal do que comprar ticket todo dia.
Na media, um ticket unitario custa algo como 4 Libras (zona 1 e 2 apenas). Se comprar ida e volta, sai por umas 6 libras. Mas se por exemplo vc comprar o “day pass” (que da direito a viagens ilimitadas em todas as linhas de metro e onibus) sai por umas 7 libras, oque vale muito mais apena.
Mas por outro lado, o passe semanal custa 25 libras e eh valido por 7 dias, com viagens ilimitadas, oque sai uma media de 3,5 libras por dia. Ou seja, metade do preco.
Entao se vc vem para ca para ficar alguns dias, o travel card jah vale mais a pena.
Coisas a se levar em consideracao sao: quantas vezes por dia, vc realmente vai usar transporte publico? Nao que Londres seja uma cidade minuscula, mas quase tudo que eh “turistico” fica no centrao, e usando sapatos confortaveis, da para fazer tudo a pe. Entao pode ser que vc nao precisa do passe todos os dias.
Sei lah, faca as contas e veja oque eh melhor para vc.
Alguns sites uteis:

Informacoes e precos do metro de Londres

Informacoes, horarios, destinos e precos de trens

Outra dica eh em termos de localizacao. Seja procurando um apartamento para morar, seja procurando um hotel ou albergue, a estacao de metro eh o melhor referencial. Se estiver longe de uma estacao, eh furada na certa. Pode ateh ser melhor e mais barato, mas na minha opiniao eh um barato que sai caro, e nao vale a pena mesmo. Se ficar perto da estacao, beleza. Mas cuidade com anuncios do tipo “10 minutos da estacao”. Se alguem tah falando 10 minutos, eh porque na verdade sao uns 15, e isso meu amigo, eh chao BAGARAI! Entao use o bom senso.

E no geral, os melhores bairros estao na zonas 1 e 2. O metro eh mais barato nessa zona, eh aqui que estao os pontos turisticos, etc. Quanto mais longe, mais barato, mas nao necessariamente melhor ou pior.

Pois bem: Alojamento. Onde, como e quanto?

Bem, isos depende da sua situacao. A meu ver, existem duas: a galera que tah vindo pra ca sozinha, para estudar, trabalhar ou seja lah oque for. Nesse caso a melhor opcao sao os “flat share”. Uma casa ou um apartamento que alguem esta alugando os quartos. Os precos variam muuuuuuuuito e os precos idem.

Um OTIMO site para te ruma ideia de precos, localizacao e qualidade de flat shares eh o www.gumtree.co.uk Lah vc pode salecionar por regiao, bairro, faixa de preco, tamanho do quarto, etc.

Fique de olho nos muquifos. Se alguna coisa parece ser boa demais para ser verdade, eh porque provavelmente o eh. Nunca, jamais, pague, nem feche nada sem antes ver o lugar pessoalmente. Oque mais tem por aquí sao roubadas. Vc tem que ver o apartamento e o quarto pessoalmente, dar uma avaliada na pinta dos flatmates, dar uma olhada na regiao (bairros bons e caros, podem ter areas pessias, e viceversa), etc. Cuidado com os Council Estates (conjuntos habitacionais) pq geralmente sao bem barra pesada, ou com as casa Vitorianas muito antigas, e tente passar longe de apartamentos que tem carpete ateh nos banheiros!!! Nao eh forca de expressao nao, eh a pura realidade. Agora imagine a limpeza e o cheirinho de um banheiro que tem CARPETE no chao?  Mas aquí tb tem MUITA coisa legal. Tem muito bairro legal, e tem muito apartamento maneiro. Basta estar disposto a pagar um pouco mais.
E pra falar a verdade, em muitas situacoes, morar num lugar ruim nao eh o fim do mundo.
Se vc vem para ca para estudar ingles, se divertir, conhecer gente e nao tah a fim de gastar rios de dinheiro, cata mesmo um flat mais ou menos, e deixe para gastar seus suados Pounds em coisas mais interessantes. O meu apartamento antigo era bem legal, tinha otimos flatmates, e nos davamos super bem. O quarto era bom e o apartamento em geral era enorme. No final encheu o saco, mas morei lah mais de um ano, e mesmo assim era um council estate, com direito a lavabo com carpete no chao e todas as muquifices londrinas que tive direito. O importante pra mim era que eu me divertia morando lah, era perto do metro, perto do centro, perto do trabalho, e priciplamente barato (pra padroes Londrinos), entao deu pro gasto. Nunca usava o banheiro de carpete, e tentava ignorar ao maximo possivel a cozinha encardida. Se voce se encaixa num outro grupo, esta vindo pra ca com um emprego legal, ou vem com seu namorado/marido (a) e nao esta a fim de dividir quarto com ninguem, entao a situacao muda um pouco. Na verdade a situacao nao muda quase em nada, pq os problemas com preco Vs qualidade sao os mesmos, mas a diferenca eh que alugar um apartamento INTEIRO sai muito mais caro.Nesse caso, use agencias imobiliarias. No memso site, Gumtree, em varias dicas, e esse site eh um otimo comeco de pesquisa.Mas o mercado em Londres eh tao dinamico, que quando alguma coisa boa aparece, o mesmo flat desaparece num piscar de olhos. Quando eu e o Aaron comecamos a procurar apartamento, as vezes oque aparecia de manha, jah tinha sido alugado quando eu ligava pra imobiliaria na hora do almoco. Nesse nivel. Entao se vc esta procurando, se dedique a isso. Tire dias offs, dedique seus fins de semana. Nao desanime, e abra a carteira. Uma hora a casa perfeita aparece! 

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
2 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
2 comentários
  1. Flavia - 11/10/07 - 14h53

    Amei as dicas, principalmente por que a cada dia se parece mais que estaremos por essas bandas dai ano que vem.

    Bjs.

    Responder
  2. Patrícia - 11/10/07 - 16h09

    Adriana, estou rindo de voce mencionando os banheiros com carpete, porque nao sei se voce leu um post que eu escrevi quando estavamos procurando uma casa e vimos umas com banheiro carpetado. Um nojo!!!!!!!!!!!!! Mas eu fiquei surpresa ao ler que bairros bons e caros tem areas ruims.
    Um beijo!

    Responder