12 Nov 2007
4 comentários

Atenas

Atenas, Dicas de Viagens, Grecia

O Aaron acabou chegando em Atenas super tarde na sexta a noite, e soh achou o hotel as 3 da manha. Mas mesmo assim acordamos cedissimo no sabado para garantir que iamos ter tempo de fazer tudo!

O café da manha no hotel foi uma delicia e partimos direto para Acrópolis! O tempo tava meio esquisito, mas quando cegamos lah, meio que abriu um solzinho de novo. O melhor de tudo eh que estudante nao paga NADA em Atenas. A menina do caixa na Acrópolis me perguntou se eu era estudante, e puxei a carteirinha da Westminster meio como quem nao quer nada, ai o Aaron aproveitou e fez o memso com a carteirinha do curso de portugues dele. Ela olhou, olhou, e achei que ia nos dar um desconto, tipo uns 2 euros a menos no preco (sao 12 euros para subir no Partenon). Ai ela olhou para gente e disse: Eh de graca!
Nossa, melhor que isso soh dois disso! Passamos o dia todo dando carteiradas e nao pagamos nem um centavo em nenhum monumento, nenhum museu, nada!!


 

Pois bem, subimos a acrópolis, e assim que chegamos no topo, comecou uma ventania TAO sinistra que eu achei que as ruinas iam cair na nossa cabeca! Serio memso, vento do nivel de me fazer voar uns centímetros e de uivar entre as colunas. Podem reparar que todas as fotos ficaram meio tremidas, pq era imposivel segurar a camera, e cada vez que eu parava para tirar uma foto, o Aaron tinha que me segurar para eu nai sair voando! Uns minutos depois comecou a chover canivete. O chao de marmore tava escorregadio e resolvemos ir embora. Como foi de graca, decemos sem peso na conciencia e fomos nos refugiar no Museu Arqueologico.

O centro de Atenas eh relativamente pequeno, mas eu recomendaria comprar o passe diario do metro, que custa soh 3 euros, e vc pode viajar quntas vezes quiser o dia todo, e foi MUITO util!

Chegamos no museu e sacamos nossa carterinha de estudante de novo: Gratis! Mais 12 euros poupados!

O museu “bom” de atenas eh o museu da Acrópolis, mas estao construindo um museu novinho em folha, e estao atualmente trasportando todas as pecas de um predio pro outro, entao ambos (o novo e o velho) estao fechados. Uma pena. Mas fomos no Arqueologico assim mesmo. Nao eh dos melhores, mas tem umas coisas bem interessates. Muitas joias, precas “pre-historicas” e algunas esculturas.

O interesante eh que as pecas e esculturas gregas realmente interesantes foram ou destruidas nas inumeras guerras ao longo dos seculos, ou roubadas e por tanto expostas em outros paises. As poucas esculturas ainda expostas aquí foram quase todas encontradas em navios e barcos naufragados ao redor das ilhas, e portanto preservados ao longo do tempo.

Tive umas discussoes bem interesantes com o pessoal do trabalho sobre isso, e como o povo grego se sente em ver seu patrimonio historico e cultural depredado desse jeito. Uma das meninas me disse: imagina todo dia vc passar em frente ao Corcovado e ver  a estatua que eh o símbolo do seu pais caindo aos pedacos. Ai um dia vc vai no British Museum e a cabeca do Cristo esta lah, exporta como se fosse deles. Ai depoi vc vai no Louvre e a mao do Cristo esta lah exporta, como se fosse deles? Como vc acha que o povo Brasileiro ia se sentir?

Entendi muito bem. Lembro nitidamente como fiquei chocada a primiera vez que fui no British Museum e vi o Partenon praticamente todo lah, e alguns templos interirinhos, que foram saqueados, transportados e reconstuidos dentro do museu. Mas por outro lado, os curadores ingleses defendem que nao foram eles quem roubaram, ele compraram de um lord ingles e pagaram MUITO caro por aquelas pecas, logo eh deles.
O governo Grego tem tentado recuperar as estatuas e os templos ha 60 anos, sem sucesso, e o novo museu tem uma ala dedicada exclusimente a essas pecas, que ficarah completamente vazio (sabe-se lah por quantos anos) relembrando as pessoas que as pecas foram roubadas e estao exportas em outros paises, e pedindo aos turistas apoio para recebe-las de volta. Eu apoio!

Mas continuando nosso passeio!

Quanod saimos do museu, o tempo estava um pouco mais aberto, entao resolvemos voltar para Acrópolis! De graca, porque nao!?
O vento ainda estava cruel, mas abriu um solzinho e ficou otimo! Tiramos muitas fotos, vimos todos os templos, desejamos ter uma maquina do tempo, descemos no templo de Zeus e o arco de Adriano, e de lah fomos para Sintagma Square, que eh onde fica o Parlamento Grego, os famosos guardinhas com pon-pon no sapato. Almocamos “souvlaki”, que eh o fast food tipico da Grecia, andamos na rua principal vendo as modas e people watching.

No fim da tarde tive uma reuniao. O Diretor geral do escritorio de Atenas voltou de viagem e fui me encontrar com ele. Levei o Aaron comigo, coitado, mas fomos no bar do Hotel Hilton, que tem uma vista MA-RA-VI-LHO-SA da cidade anoitecendo e da Acropoli toda iluminada. A reuniao foi meio cascuda, ele eh super novo, e aparenta ser gente boa, mas temos tantos problemas no time dele, que tive que ser muito politica em todos os assuntos. E como estavamos num lugar publico, tivemos que ser muitio cuidadosos com algumas informacoes sobre a empresa e as pessoas. Mas sobrevivi!

A noite teve mais programacao! As meninas do escritorio nos convidadram para sair com os namorados e amigos delas sabado a noite, e lógicamente aceitamos sem pestanejar! Memso estando andando sem parar por 8 horas, e tendo dormido soh 4 horas!!

Comecamos a noite num restaurante fusion-Grego (oque signifca que eh uma comida tipica mais metida a besta) na area de Gazi. Tudo estava maravilloso. A comida grega eh bem saudavel, muitos vegetais, queijo feta, graos, etc. Um vinho branco tb maravilloso, e de sobremesa iogurte grego (que eh super grosso) com mel tb grego. Nao conseguia parar de comer!!!

 

De lah, fomos para area de bares e clubs de Atenas que fica entre Psiri e Paka, e acabamos num bar tb super legal. Depois varios outros amigos delas chegaram e foram todos super gente boa! Fiquei impresionada como os Gregos, no geral, falam ingles tao bem, sao to orgullosos de seu pais, e fazerm de TUDO para serem bons anfitrioes! Ficamos lah dancando musica pop-Grega ateh as 3 da manha! Eu queria continuar, mas o Aaron jah estava pedindo pinico coitado…

O resto das fotos esta AQUI!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
4 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
4 comentários
  1. Flavia - 15/11/07 - 00h32

    Legal saber que estudante nao paga nada. Vou guardar a carteirinha da minha faculdade pra qdo eu for pra la ha, ha.

    Bjs.

    Responder
  2. Roberta - 09/05/08 - 23h35

    Adriana,
    Estou indo para a Grécia em agosto, vc pode me dar dicas de lugares legais pra sair a noite?
    Ou de restaurantes…
    Se puder mandar pro meu e-mail eu agradeço.
    Um beijo e obrigada,
    Roberta

    Responder
  3. Stéfani - 30/03/11 - 17h21

    Boa tarde! Estou planejando uma viagem a Europa em setembro e consegue muitas informações úteis em seu blog!

    Vi que em Atenas estudante não paga nada, carteira de faculdade do Brasil também vale lá?
    Outra dúvida é referente ao tempo, em alguns lugares diz que em setembro é calor, é verdade?

    Desde já agradeço,

    Abraços
    Stéfani

    Responder
    • Adriana - 30/03/11 - 19h10

      Sim, setembro ainda faz muuuuito calor na Grecia!
      Quando fui a Atenas não paguei absolutamente nada pra entrar em museus e monumentos, mas isso já foi em 2007 e eu tinha carteira de estudante Europeia, então não sei te dizer… Mas vale a pena levar, só por via das duvidas!

      Responder