18 Aug 2008
23 comentários

Papeladas e mais Papeladas…

Casamento, Lua de mel, Vida no Exterior

Desculpem o post confuso, mas PRECISO estravazar a raiva!

Lembra do dilema da troca de nome? Pois bem, depois de verios sites, foruns on line e telefonemas ao registar’s office, descobri que na verdade, pelo lado Ingles eu poderia fazer oque quisesse com meu nome, desde que nao mexesse no primeiro nome. Entao ficou decidido que que ia virar: Adriana + Sobrenome do Pai + Sobrenome do Marido.

Ai pronto, casei, assinei os papeis e problema resolvido.

Depois chegou a hora de renovar todos os documentos e trocar o nome oficialmente. Eu jah sabia que teria trabalho, pois alem de ter que fazer tudo em dobro, ainda tenho que lidar com orgaos publicos de dois dos paises mais ineficientes do mundo: Brasil e Portugal.

Resolvi esperar voltar do brasil em Julho pra dar entrada em tudo, pois jah estava com passagens compradas no nome de solteira, etc. Alem de que antes do casamento no Rio, nao estava sobrando tempo pra muita coisa.

Entao fomos, voltamos e finalmente comecei a ligar para os consulados pra tentar saber oque raios preciso fazer. Logicamente ninguem sabe dar informacao, nem querem dar informacao nenhuma. Comecei pelo Portugues, pois tenho mais urgencia de dar entrada na renovacao (vence em Dezembro) pois eh ele que me “identifica” na Europa, alem de que eh esse o passaporte que uso em todas as viagens internacionais. Como no site estava dizendo que ele soh renovam 6 meses antes, seria o prazo perfeito pra renovar rapidinho e pedir todos os vistos para a Lua de Mel.

Ai liguei. Liguei, liguei, liguei e ninguem atendia. Um dia, deixei tocar. Comecei a fazer outra coisa e o telefone do consulado ficou tocando eternamente, ateh que alguem atendeu, com MUITO mau humor, logicamente.

Nao me deram nenhuma informacao, e pediram que eu enviasse um e-mail. Ok, mandei o tal do e-mail, expliquei tudo, etc. No dia seguinte recebo uma resposta (achei que era um bom sinal, porque de fato nao imaginava que alguem ia me responder!), a primeira data que eles tinham pra dar entrada na troca de nome e reconhecimento do casamento seria dia 27 de outubro!!!! OUTUBRO!!! Mas o pior ainda estava por vir. Quando comecei a ler as “instrucoes”, todos os documentos que tinhamos que levar e traduzir (principalmente o Aaron, coitado), fiquei desesperada, mas foi uma daquelas coisas que vc pensa “eh uma vez soh na vida!”. AI continuei lendo e vi que o tel do “processo” pode demorar de 4 a 8 semanas!!! Isso sem nem contar a troca de nome e a renovacao do passaporte!!! No total, essa parada vai levar meeeeeses!

Ou seja, nao ia dar tempo! No dia seguinte liguei pra la de novo e consegui falar com uma rapaz mais simpatico. Tentei explicar calmamente que PRECISO renovar o passaporte, custe oque custar. E ele com o jeitinho Portuga de ser repetia incasavelmente “Nao ha nada que eu possa fazer senhora Adriana” (nao tem povo mais cabeca dura que Portugues, believe me!). Ai eu fiz um drama: Olha moco, se eu nao puder viajar eu perco meu emprego! Quem vai sustentar minha familia quando eu estiver desempregada???! Falei, falei, falei, jah estava quase chorando no telefone, quando ele se venceu pelo cansaco e se convenceu que eu poderia renovar o passaporte PRIMEIRO e registrar o casamento DEPOIS; mesmo que isso signifique que eu terei que renovar todos meus documentos duas vezes.

No dia seguinte ele me liga de novo, pedindo que eu mandasse um e-mail cancelando a primeira consulta, pois estava dando confusao no sistema. Ok, mandei.

Ateh que ainda agora me liga um outro cara, dando chilique que eu nao podia renovar nada antes de registrar tudo, que ele nao entendeu meu e-mail, e porque eu queria um passaporte se eu era Brasileira?!?!??! Afff!!

MEU SENHOR, POSSO FALAR?!?!?!? Me sobre o sangue quando os Portugas resolvem ser “superiores” aos Brasileiros. Que raca infeliz… Minha mae que me perdoe! Depois de explicar cada pormenor da minha cidadania, o problema com a data do passaporte, a questao do casamento e o nome, etc. Pronto, ele cancelou o horario de outubro e manteve o de Dezembro.

Resultado. Espero que o consulado Brasileiro seja muito mais facil e rapido pra renovar meu passaporte (que jah esta vencido), ou nao vou poder tirar os vistos necessarios pra nossa lua de mel, e termos que adiar a viagem!!!

NAAAAAAAAOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
23 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
23 comentários
  1. Virgínia - 18/08/08 - 14h36

    Nem tem o que dizer… apesar: FORÇA NA PERUCA!!! Tudo se resolve antes da viagem, pode acreditar! Bj

    Responder
  2. Adriana - 18/08/08 - 14h48

    Por essas e outras é que optei por não juntar nome nenhum ao meu. Casamos no Brasil, levei a certidão ao consulado português para averbarem à certidão de nascimento de Portugal, e depois vim para Portugal, só com o passaporte brasileiro.
    Algum tempo depois fui tratar dos meus documentos de cá,e ficou tudo certinho, rapidinho.

    Responder
  3. Flavia - 18/08/08 - 15h12

    Eu fiz isso lah nos States e soh tive 1 passaporte, ainda bem. Foi um saco, eles ficavam me perguntando: “Mas por que vc esperou 4 anos para fazer isso?” E a resposta que eu queria dar, mas nao pude era que nao queria ter que me meter com consulado que eh um saco! ha, ha… Se bem que acho que apesar de tudo foi bem mais facil do que eu acho que vai ser o tal passaporte da Victoria, por isso estou adiando novamente minha ida lah…

    bjs e boa sorte com tudo!

    Responder
    • natalia - 11/09/10 - 13h40

      gente to apavorada.. não sei nem como agir vou me casar em julho e descobri que se nos casarmos no Brasil o casamento não é valido nos EUA,tenho medo de ser deportada rsrsrssrr …..SOCORRROOOOOOOOOOOOOOOOO

      Responder
  4. dedeia - 18/08/08 - 15h18

    Por que por agora, para evitar a fadiga, voce nao tira os passaportes com seu nome original? Depois deixa o processo rolar e so depois tira novos passaportes? Saira mais caro, mas me parece beeeeeem menos dor de cabeca.
    BeijoS!

    Responder
  5. Catita - 18/08/08 - 15h39

    Caracas… eu passei por umas e boas aqui na terra do Brad Pitt para renovacao de passaporte… eu tb tive um chilique que so…

    Mas no final, tudo vai dar certo

    Responder
  6. gisah - 18/08/08 - 15h58

    ufa!
    eu tinha um certo receio de falar do povo da terra de sua mae! respeito, neh….
    mas nunca vi raca mais infeliz! a tal ponto de NUNCA mais querer passar por lah e muito menos pegar aquela cia arérea de lá….. Entendo entao perfeitamente quais seriam os problemas que este povo pode arranjar! entao MUITA BOA SORTE! que sua mae realmente me desculpe…
    quanto a esta papelada toda!!! e realmente um oh! ouvi tanta insanidade que dava vontande de esganar… ainda bem que eu nunca quis mudar de nome… TE DESEJO MAIS SORTE AINDA COM RELACAO A ISTO E MUITA MAIS MUITA ENERGIA POSITIVA MESMO! mas como vc diz que mantem a “cuca” fresca em situacoes de risco … vc VAI CONSEGUIR TIRAR DE LETRA …. apesar de toda esta gente incluidos os brasileiros, portugeses, americanos e ingleses…. to falando dos mau amados … kkk por que que ama sempre tenta ajudar o outro… hpfht… desculpa o desabafo!

    Responder
  7. Camila - 18/08/08 - 16h37

    Adriana, eu to passando pela mesma coisa, mas ainda nao tive problemas (toc, toc, toc). Ha tres semanas atras fui renovar meu passaporte brasileiro. Ja tinha resolvido que nao ia registrar o casamento nem mudar o nome nos documentos brasileiros agora porque eu queria que fosse rapido, e fazer tudo requeria preencher muita papelada. E agora nao tenho tempo. Entao fui renovar o passaporte com o nome de solteira mesmo (meus documentos aqui nos EUA sao com o nome de casada). La no consulado, uma mocinha muito simpatica (surprise!) disse que o passaporte seria com meu nome de solteira, que no Brasil eu ainda era solteira, mas que ela poderia fazer uma anotacao no passaporte que meu nome era o de casada. E que so precisava do meu Green Card pra provar o nome de casada. Nesse caso a certidao de casamento tambem valia.Pediu que eu registrasse o casamento logo, mas disse que nao teria problema nenhum ficar assim.

    Acho que voce nao vai ter problemas nao. O negocio agora e ter a sorte de pegar alguem no consulado com bom humor…

    Boa sorte!

    Responder
  8. Dani - 18/08/08 - 17h23

    Adriana. A minha situação não é a mesma, mas é semelhante. Por isso fui ao Porto mês passado, para renovar o BI, que é um documento de viagem tão válido como o passaporte – pelo menos para entrar e sair na/da Europa. Então, renovei o BI e o consulado aqui agora me deu um appointment para o dia 23 de outubro. De repente, é mais negócio ir a Portugal como fiz – o BI, provando-se a urgência fica pronto em 4 dias utéis. Quanto ao passaporte e o registro do casamento, podem ser feitos rapidamente na Loja do Cidadão. Qualquer coisa me escreva.
    Boa sorte,
    beijos!!!

    Responder
  9. Rosa - 18/08/08 - 18h52

    Oi Dri,

    Eu tb queria registrar meu nome+sobrenome do pai+sobrenome do marido, mas no Consulado Brasileiro em Londres eles me informaram que isso não seria possível e que ou eu permaceria com o nome e sobrenome de solteira ou acrecentaria o sobrenome do meu marido ao meu nome + sobrenome completo de solteira. Optei por acrescentar o sobrenome do marido e meu nome completo ficou imenso, mas fazer o que! Agora tenho nome grande que nem princesa ;)

    beijos

    Rosa

    Responder
  10. Gabriela - 18/08/08 - 20h20

    Adriana,

    Acho que a opçao que a Dani deu é a melhor. Se voce fizer a transcriçao do casamento na Conservatoria la mesmo em Portugal é muito mais rapido.
    Se for em Lisboa, creio que, para registrar o casamento, seja ainda na Conservatoria dos Registos Centrais. Mas se o processo de transcriçao for demorado e voce nao quiser dar sorte ao azar, faça o passaporte novo com o nome de solteira e deixe para fazer a averbaçao do casamento mais para frente, quando voce nao tiver com problema de datas.
    Fazendo o passaporte em Lisboa, voce pode resolver tudo até no proprio dia. Veja o link que colei aqui abaixo. Voce paga mais, claro, mas resolve logo tudo no mesmo dia ou de um dia para o outro.
    Ligue diretamente para a Conservatoria e pergunte quanto tempo leva para averbar o casamento na sua certidao de nascimento. Se for demorado, nao esquente a cabeça e faça so o passaporte, mesmo que isso represente um custo a mais (mas veja se o seu BI também esta em dia, pois precisa dele para fazer o passaporte).
    Resumindo, Portugal é burocratico como o Brasil (a Italia nao fica atras, muito pelo contrario, aqui, até alguns anos a mulher era obrigada a ter o nome do marido, depois mudaram a lei e agora ela nao pode ter. para usar o nome do marido é preciso um processo, com advogado e o escambau, é mole? primeiro era obrigatorio e agora é proibido…a idéia de deixar as proprias mulheres decidirem nem pensar, né?!….é horrivel um Estado que se impoe desse jeito na vida do cidadao. pronto, protestei!), mas visitar Lisboa nao chega a ser uma ma ideia, ao contrario, é uma cidade belissima. Entao, voces arranjam uns 3 dias, vao até la (antes, pegue todas as informaçoes diretamente nos orgaos competentes, claro), passeiam, comem pasteis de Belém e ainda resolvem a questao do passaporte.
    Espero ter ajudado. Um beijo

    http://www.gov-civil-lisboa.pt/inicio/espaco-cidadao/servicos/passaportes/

    Responder
  11. Francelli - 18/08/08 - 21h04

    Vixe Maria!
    Não vou opinar, acho que vou esperar o post “alívio” pra ver como você resolveu mais essa. ;-)
    Mas vale uma dica, neh? Opte pela praticidade, já que não tens lá muito tempo pra resolver as coisas da maneira certa, neh…
    Beijo e boa sorte.

    Responder
  12. Adriana - 18/08/08 - 22h55

    Adorei as dicas!
    mas eh isso mesmo que vou fazer: renovar tudo com o nome de solteira, pra agilizar e depois, com calma trocar o nome. Como nao tem grilo trocar o nome nos documentos portugueses, vou fazer isso primeiro, e se encrencarem no Brasileiro, dane-se.
    O meu BI esta atualizado, entao nao vale a pena ir ateh Lisboa. mas quando fui assaltada na Espanha e levaram meu BI, fiz isso tb. Fui ateh a loja do cidadao no Porto e renovei tudo. Muito mais facil e simples do que no consulado.
    Mas eu estava ali do lado… agora que estou em Londres a coisa complica um pouco…

    Responder
  13. Bia - 18/08/08 - 23h15

    Oi Adriana!
    Eu já imagina q mudar de novo fosse esse processo todo… um trabalho quase q sem fim!

    Antes de ler esse post, eu li oq vc fala da troca de nomes, e nossa quanta confusão! Não quero nem imaginar quando eu me casar um dia (seja com meu namorado americano, ou com qualquer outra pessoa), o trabalho q vai dar, pq eu tenho 3 sobrenomes, o meu nome é composto, Ana Beatriz, e add o do marido, independente da nacionalidade dele, eu não sei bem se quero tirar os nomes q eu já tenho por questão de identidade, imagina… passei 20 e tantos anos me chamando de um jeito, para depois me acostumar a ser chama de outro, acho q o dia q isso acontecer e eu tiver trocar meus sobrenomes, e for a qualquer lugar q me chamem pelo sobrenome novo, acho q vou ficar 2h viajando até me ligar q estão me chamando! hehehe

    bjos

    Responder
  14. Elaine - 18/08/08 - 23h21

    Nossa Dri, que burocracia. Eu soh tive que mudar os nomes aqui nos EUA, nao registrei nosso casamento no consulado Brasileiro ainda. Ando com o passaporte no nome de solteira, o green card no nome da casada e a certidao de casamento carrego comigo quando preciso ir p Brasil. Soh nao registrei ainda porq no Brasil terei um trabalho absurdo p trocar tudo que eh documento que tenho lah, e eh muita coisa. Entao vou adiando, adiando…
    Mas o meu caso nem se compara com o seu, sao 3 paises envolvidos… voce vai aplicar p residencia americana tb?

    Responder
  15. Carol - 19/08/08 - 00h23

    Tentando comentar e o troço nao vai! rs

    Adoro tb as madrinhas de uma cor so, acho que é legal destacar. Mas os livros de etiqueta da vida malham… coisa de gente sem o que fazer e que nunca foi madrinha!

    Qto ao consulado, eu me estressava SEMPRE com o de Angola, certamente o numero 1 do RANKING dos piores..

    BEIJOS!
    Carol, do noivas neuroticas

    Responder
  16. Anathalia - 19/08/08 - 03h00

    eu ainda nao precisei renovar nada, ainda bem…

    Responder
  17. Juci - 19/08/08 - 11h47

    Olha, mudanca de nome na Europa eh uma beleza. Agora vai fazer isso no Brasil! Um saco. Como ja disseram, nao eh mais permitido tirar sobrenome pra depois add o do marido. Embora tenha gente que conseguiu fazer isso. Mas tudo depende do cartorio. Eu, pra evitar confusao futura com meus documentos brasileiros, resolvi so acrescentar o sobrenome do marido. Mas depois do ultimo contra tempo na Noruega sobre essa questao de nome e visto, to achando que vou ficar com o nome de solteira mesmo. Vamos ver.

    Responder
  18. lucia - 19/08/08 - 14h51

    Bureocracia e’ uma M mesmo. Eu levei seis anos pra renovar meu nome de casada no meu passaporte brasileiro e foi so quando tb registrei com o Brasil meu estado de casada. Isso somente pq meu pai falou pra eu fazer pra nao dar problema um dia, pois de acordo com o consulado, eles queriam tanta coisa (umas absurdas) que ja tinha mandado tudo pro inferno. Ia ficar so com os documentos americanos mesmo.

    Mas fiz… Mesmo contra vontade e tive q gastar dinheiro viajando ate NY so pra isso.Pelo menos pude aproveitar um pc da viagem…

    Bjinhos

    Responder
  19. Débora - 19/08/08 - 15h32

    Olá Dri tudo bem???

    Nossa ninguém merece depender do consulado português… eu bem sei como eles são grossos e estão sempre sem a mínima vontade de ajudar os outros… Mas tenho certeza de que vc conseguirá resolver TUDO e vai vaiajr SIM, afinal depois de toda a correria do casamento vcs TEM QUE viajar…

    Beijinhos.

    Responder
  20. Jo de Brux - 21/08/08 - 14h32

    Dri,
    Eu tinha que passar aqui para dividir minha alegria com voce. Eu dei entrada na habilitacao do casamento no cartorio de Copa, seguindo uma recomendacao sua (aqui do blog) e hoje ficou pronta a documentacao. Consegui todos os malabarismos que eu queria, tirar nome, colocar nome, enfim, perfeito!
    Ja’ estou me preparando para as burocracias que terei que enfrentar pela frente (nao sei se o consulado italiano e’ muito melhor que o portugues, rs), mas ta valendo.
    Beijo grande
    Joana

    Responder
  21. Nina - 09/09/14 - 16h03

    Dri, vcs casaram com qual regime de bens?

    Responder
  22. Nina - 10/09/14 - 14h05

    Posso te enviar um e-mail?

    Responder