20 Aug 2008
14 comentários

Vale! Venga! Vamos!

Dicas de Viagens, Madrid, Passeios & Roteiros, Viagens pela Espanha

Nas duas ultimas viagens pra Madrid eu fiqui num hotel diferente. Da primeira vez foi por falta de opcao, jah que o hotel que geralmente ficava estava lotado, entao a secretaria do CEO sugeriu um outro. Se eh bom pro CEO, eh bom pra mim!! HAHAHAH

Nao que o hotel seja melhor, mas eh infinitamente melhor localizado, e mais perto do segundo escritorio (olha que funcionaria boa, economizando o dinheiro da empresa). Entao dessa vez, jah vim direto pra cah!

Entao hoje quando sai do escritorio resolvi dar uma voltinha pela vizinhanca, antes de voltar pro hotel e trabalhar mais um pouco.

Meu hotel esta bem no centro, mas ligeiramente na zona “nobre” de Madrid. Entao um dos meus vizinhos eh o Museo del Prado, que eh um dos principais da Espanha. Eu acho que soh entrei no Prado uma unica vez, logo que cheguei em Madrid, e foi disparado um dos meu museus favoritos no mundo. Na verdade eles tem um monte de artistas Espanhois, e sinceramente eu nunca tinha ouvido falar em nenhum deles ateh entao (o mais famosos – Picasso, Miro, Dali, etc estao no Reina Sofia), mas me apaixonei, principalmente pelas obras do Velazquez. Dessa vez resolvi nao entrar… teria pouco tempo lah dentro pra aproveitar, entao resolvi seguir o passeio.


Continuei andando pelo Paseo del Prado e fui ateh a Plaza Cibeles, que eh uma das pracas mais famosas e fotografadas da cidade. Tem um escultura enorme da deusa “Cibeles” e com o Palacio de Comunicaciones como um espatacular pano de fundo.


De la, continuei minha caminhada (jah mencionei que o sol estava de rachar?!) ateh a Puerta de Alcala, que eh o cruzamento bem na entrada do Parque del Buen Retiro (ou apenas Retiro, para os intimos). E entao entrei.


Fiquei meio perdida no inicio, mas rapidinho me achei…

Engracado que durante o ano que morei em Madrid eu fiz pouquissimas coisas turisticas (tirando as primeiras semanas), porque na verdade Madrid tem pouquissimas coisas turisticas propriamente ditas pra fazer. Quer dizer, nao atirem pedras, Madrid tem um ZILHAO de coisas pra fazer e ver, mas nao eh aquele landmark, saca? Se vc pensa em Paris: Torre Eifel. Londres: Big Ben. Nova Iorque: Estatua de Liberdade. Moscow: Basilica. Barcelona: Sagrada Familia, etc, etc. Mas e Madrid?! Oque te vem a cabeca?

Yeah, yeah… se vc fez o dever de casa vai saber que tem o Museu do Prado, o Museu Reina Sofia, o Palacio real, a Plaza Mayor, etc… Mas vamos combinar que uma foto ao lado do Oso Y Madrono nao sera exatamente o ponto alto da sua viagem, certo?

Mas oque faz Madrid ser tao visitada? MADRID, ora bolas! A cidade, a experiencia. Sentar num cafe e passar a tarde toda tomando tinto de verano, sair de noite e comer tapas e depois ir pulando de bar em bar tomando chupitos e dancando ateh amanhacer ou fazendo un botellon no meio da rua. Ir na feira do Rastro no domingo, depois passar a tarde toda sentada na grama do Retiro. Isso eh Madrid.

Apesar de nao ter nenhuma foto minha posando na frente da Plaza Cibeles, nem na Plaza Colon, eu vivi como uma madrilena da gema por intensos 15 meses em 2004/2005.

Por isso que quando entrei de novo no Retiro, me deu quele deja vu e uma vontade de relembrar aquilo tudo! Comprei um helado e uma garrafa de agua, tirei o sapato, catei uma sombra (jah falei que o sol estava de rachar) e sentei na grama. Dane-se a roupa social!! Deitei na grama e fiquei pensando na vida. Tentando relembrar aquele ano, que foi, sem a menor duvida, um dos melhores anos da minah vida. Tudo.



E ISSO eh Madrizzzzzz!

P.S. Posto as fotos amanha, pq esqueci o cabo da maquina… 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
14 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
14 comentários
  1. Fabiana - 21/08/08 - 00h56

    Dri,

    Já estou ficando a-pa-vo-ra-da! É que meu marido foi transferido no trabalho (ele trabalha numa empresa inglesa, mas que tem filial no mundo todo). Moramos no Rio e em janeiro estamos de mudança para a Espanha. Bom, em primeiro lugar, não gostaria de morar em Madri, prq acho uma cidade muito agitada e barulhenta. Temos vontade de morar numa casa, num condomínio de preferência, em algum lugar que seja próximo a Madri, mas longe daquela confusão… vc me recomenda algum lugar? Que seja legal, que tenha uma boa estrutura, mas que seja mais tranquilo….
    E agora, lendo seus últimos posts, fiquei bem receosa. Sou formada em Direito, e aqui no Brasil, advogo e sou professora universitária. Já estou validando o meu diploma (Itamaraty, tradução, Consulado). Mas li em seu post que na Espanha a situação profissional é bem complicada para estrangeiros… ai,ai, ai… será que não conseguirei trabalho? Vc pode me dar mais dicas da vida na Espanha? Desde já agradeço.

    *Beijo,
    Fabiana.

    Responder
  2. LUCIANA COSTA - 21/08/08 - 03h02

    Bem… eu sou Luciana, carioca, tenho 28 anos, casada, militar da Marinha, moro em Manaus. Meu marido, também militar, foi transferido para Manaus e eu vim junto. Estou no 3° ano da faculdade de Direito, termino Administração de órgãos públicos no final deste ano e estou fazendo uma especialização (PÓS) em RH.
    Sempre goste mais de Direito do que qualquer outra coisa, mas no mundo que estamos temos que ser um pouco generalistas também, por isso tantas áreas diferentes.
    Estava pesquisando no site do GOOGLE no começo do mês, antes da volta às aulas na facul e procurava por universidades em Madri que pudessem ter o curso que gostaria de fazer e BOMMMM!!!!… Achei você na net!!! Cara eu fiquei muuuuuito feliz de indiretamente conhecer alguém tão especial, que procura informar primeiramente aos seus amigos, mas que acaba ajudando a muitas outras pessoas. Por incrível que pareça eu já lhe escreví um e-mail, mas não deve ter chegado ou vc como é muito ocupada não teve tempo para responder.
    Fiquei feliz até com as dicas para as viagens, pois estou me preparando de toda forma (profissionalmente, psicologicamente, etc..etc..) para uma futura mudança de vida. É o que vc mesma falou: temos que parar de reclamar e procurar novos ares, algo que nos realize……..(estou a caminho)!!!
    Lei o seu blog desde então (das férias) e sempre conto para meus amigos. Meu marido também lê o blog comigo quando ele pode e ele morreu de rir da forma prática com que seu esposo está aprendendo o português…sugestivo…rsrs… Até vc me desculpe, mas a quem posso eu mando o seu endereço de blog como cultura útil de impossível de deixar de ver e te falo q isso já está virando um vício para todos nós (por isso resolví te contar…rsrs).

    PARABÉNS POR TUDO (pela coragem de deixar seu país e sua família e amigos, se adaptar e fazer seu nome e sua carreira em um outro país, por nunca esquecer de ajudar os outros, pelo seu recente casamento, pela experiência de vida…afinal…por TUDO MESMO!!!).

    OBS: DESCULPE POR ME METER ASSIM NO SEU BLOG, MAS VALEU MUITO ACHAR VC AQUI!!! FICA COM DEUS E MUITO SUCESSO!!!

    Responder
  3. Adriana - 21/08/08 - 09h28

    OI Fabiana,
    Pois eh, eh preocupante mesmo…
    Bem, comecando pelas coisas boas: Existem muitas regioes nos “afueras” de Madrid que tem esse perfil que vc quer. Teem boa comunicacao com o centro da cidade, mas sao cidadezinhas mais tranquilas, e independentes. MInhas sugestoes seria: Alcala de Henares, Colmenar Viejo, Pozuelo e Las Rosas de Madrid. Existem muitas outras, mas essas sao as unicas que conheco, e sei que tem essa coisa de um “centrinho” onde vc encontra tudo, e condominios com casas e mais tranquilidade.

    Quanto a arrumar um emprego na Espanha… Bem, vou ser bem sincera, tah?
    A cosia aqui tah ruim pra todo mundo, inclusive os Espanhois, por isso tanta aversao aos estrangeiros. A Espanha tem umas das taxas de desemprego mais altas da Europa, e os penalizados sao os que veem de fora.
    No seu caso em especial, Direito eh uma das profissoes menos reconhecidas no exterior, jah que cada pais tem suas proprias leis. Voce ateh poderia cursar a universidade de direito de novo, mas a aceitacao no mercado nao seria a mesma que no Brasil. Geralmente eu ateh uso o Direito como exemplo de carreira que nao tem equivalencia no exterior.
    Mas isso nao quer dizer que vc nao vah encontrar um emprego! Soh estou dando minha opiniao, pq jah passei por isso, e jah vi muuuuuita gente se dando mal pelo memso problema. Entao esteja preparada pra abrir seus horizontes e trabalhar com oque pintar…

    Nao sei se vc jah reparou, mas ai em cima do blog tem um link chamado “informacoes Espanha” e tem informacoes de custo de vida, preco de coisas no supermercado, links para sites de emprego, saude, etc. Acho bastante util.

    Bjs e boa sorte!

    Responder
  4. RoCosta - 21/08/08 - 10h57

    Olá Adriana… advinha onde vou em agosto do ano que vem passar as minhas férias? heehe
    Espero não ter problemas com a imigração já que vou visitar dois irmãos que moram em Vitória.
    Estou lendo todas as suas dicas hehehe
    Forte abraço sempre.

    Responder
  5. Adriana - 21/08/08 - 16h10

    OI Luciana!
    Que bom que voce gosta do blog! Espero que continue lendo!
    Acho que seu e-amil nao chegou nao… jah foi a muito tempo? Sera que ficou perdido na caixa de Spam?
    Bem, se quiser me manda outro e fico de olho.

    Engracado voce falar isso dos seus amigos, porque eu e algumas amigas tb temos uns blogsque acompanhamos que nem novela, e as vezes ficamos batendo altos papos sobre a vida de alguem que nunca vimos! mas parece que tb fazem parte do nosso grupo!
    HAHAHAHAHAHAH
    Bjs
    Adri

    P.S. Tenho LOUCURA em conhecer Manaus… Meu sogro foi passear na Amazonia depois do meu casamento (eu sei… coisa de gringo) e voltou MARAVILHADO!

    Responder
  6. catita - 21/08/08 - 17h07

    Dri eu simplesmente AMEIIIIIIIIIIIIIII MADRID… A COMIDA E MARAVILHOSA E SO EM PENSAR EM ANDAR NAQUELAS RUAS… SAUDADES

    Responder
  7. Camila - 21/08/08 - 18h31

    Oii! Qnd vi a notícia pela tv, pensei em vc na hora e apesar de nem te conhecer pessoalmente, acompanho sua vida aqui pelo blog
    Graças a Deus tá tudo bem ctg.
    Essa coisa de Madrid é foda… Muitos lugares não tem um ponto alto e talvez por isso que eles excedem nossas expectativas. Qlqr dia vou conferir o tinto de verano por mim mesma!
    Boa sorte aí, bjs!

    Responder
  8. Dani - 21/08/08 - 19h27

    Dri,
    Fico feliz em saber que voce esta aproveitando Madrid e aliviada de saber que voce esta bem. Adorei o post sobre Madrid, AMO o Prado; e sem duvida um dos melhores museus no mundo.
    Beijos

    Responder
  9. Flavia - 21/08/08 - 21h39

    Adri, pensei muito em vc. O Paul leu na internet e vc veio na minha cabeca, ai perguntei se o aviao estava decolando ou pousando e pra onde estava indo he, he.

    bjs

    Responder
  10. Flavia - 22/08/08 - 01h30

    Driii lembrei demais de você semana passada. Tinha uma artista falando na televisão que queria casar com toda a pompa e que parar ser um conto de fadas tinha que ser na Villa Riso! Pensei na hora: a Dri casou lá! rs

    Olha só, estou adorando estes posts de MAdrid, estou indo para lá em setembro!!! Adorei! Já peguei umas dicas por aqui!

    beijocasssssssss

    Responder
  11. Nena - 23/08/08 - 10h42

    Oi Adriana. Sou uma leitora silenciosa do blog e acho que você escreve muito legal além de dedicar parte do seu tempo em dar dicas para pessoas. Entretanto, acho que certos comentários a respeito da Espanha estão um pouco exagerados. Não é que a vida na Espanha seja uma maravilha, mas sinceramente dizer que existe aversão aos estrangeiros acho um pouco demais. Na verdade, a Espanha começou a ter as maiores taxas de desemprego da UE esse ano.Nos últimos cinco anos a Espanha sempre manteve um crescimento ecônomico (baseado na construção) acima da média da Europa e uma taxa de desemprego dentro da média (durante muitos anos, bem inferior à alemã por exemplo). O problema da Espanha começa no fato de ter uns dos maiores níveis de universitários da Europa. Herança dos tempos em que ninguém tinha diploma e ter diploma significava ter bom trabalho. Em outros países existe uma forte formação técnica que absorve grande parte da população ativa. A Espanha não investiu no passado nesse tipo de educação e é por isso que é fácil ver eletricista e encanador ganhando mais que gente com faculdade e idiomas. É difícil arrumar trabalho? É. Mas não é uma questao, na minha opinião de aversão aos estrangeiros. A Espanha é um país que há pouco tempo ainda era de emigrantes e nao de imigrantes e o mercado de trabalho ainda não sabe o que fazer com essa nova mão de obra disponível. No caso de quem cursa direito, realmente é mais complicado, mas como você mesma disse, também é complicado para eles. Minha intenção não é criticar mas sim dar uma explicação mais elaborada sobre a questão do emprego por aqui. Tenho amigos brasileiros, mexicanos, colombianos e venezulanos em bons postos de trabalho, mas obviamente que há de tudo. Beijos a todas!

    Responder
  12. Fabiana - 24/08/08 - 15h29

    Dry,

    Muito obrigada pelas dicas… acho que terei que mudar de profissão….hehehehe

    Bjs.

    Responder
  13. marcelao - 21/01/10 - 18h08

    me emocionei vendo essas fotos, q saudades dessa cidade!!!!!!!!!!!

    tomei muito Calippo de limon voltando das piscinas publicas as onze da noite no verao ainda debaixo de um baita sol.

    So madrid mesmo oferece isso…..

    retiro eh priceless, esse lugar nao existe, apaixonante….

    Responder
  14. Dicas de hoteis em Madrid - 10/08/10 - 21h06

    […] 5 estrelas Westin Palace ocupa toda a esquina oposta ao Palacio de las Comunicaciones na avenida Paseo del Prado, e tem uma arquitetura tão impressionante e imponente quanto os outros […]

    Responder