12 Sep 2008
12 comentários

Que seja eterno enquanto dure???

Casamento, Pessoal

Hoje eu estava a fim de falar mais um pouco sobre casamento (mais tarde escrevo sobre o vestido), e ao ler o post que a Flavia publicou, mudei um pouco a direcao do meu post. Como escrevi um comentario ENORME lah no blog dela, resolvi tambem usar o mesmo texto como post aqui.

A questao proposta por ela eh: Oque vem depois da festa? partindo do principio que as pessoas (mulheres principalmente) fantasiam tanto sobre o casamento que esquecem de pensar tambem sobre oque acontece na vida a dois. A vida real, depois que o vestido amarela, a alianca arranha e as contas pra pagar chegam.

Essa foi minha resposta:

Muitas “noivas” gastam tanta energia no “casamento” que esquecem que oque importa mesmo eh o “casamento”!
Eu e meu marido tivemos muitos debates a respeito quando ficamos noivos. Eu nunca fui daquelas meninas que sonhava com um casamento de princesa, e como jah moravamos juntos, achava tudo muito desnecessario. Por varios motivos que agora nao veem ao caso, decidimos cair de boca no mundo paralelo dos casamento e fazer tudo oque tinhamos direito.

Nessa jornada de planejar uma “festa” eu vi de um tudo! E principalmente muitas meninas que querem tanto ser NOIVAS que esquecem que tambem serao ESPOSAS e terao que conviver ‘ateh que a morte as separe’ com um MARIDO.
Conheci (e ainda conheco) muitas meninas que preferiram dizer que sao ‘divorciadas’ do que ‘solteiras’, pois oque querem mesmo eh uma festa, e nao um casamento.

Ficam cegas com o prospecto de um vestido branco, muitas flores e velas, presentes e uma alianca no dedo, e esquecem nos problemas que poderao ser gerados por diferencas de valores, ideias, dificuldades monetarias, problemas familiares, e na maioria das vezes embarcam num casamento jah sabendo que nao vai dar certo, mas optam por ignorar esse fato. Seja por pressao propria, pressao da familia (as vezes a culpa eh da mae casamenteira que sonha em ver a filha vestida de noiva e “casada”), pressao da sociedade, etc.

Na minha opiniao morar junto eh o melhor test drive possivel. Podemos debater infinitamente que morar junto tb acaba um pouco com a magia e a surpesa do casamento, mas a meu ver o seguro morreu de velho, e se eh pra nao dar certo, que de errado ANTES do investimento financeiro e emocional que esta envolvido num casamento.

Homem nao se muda. Mulher nao se muda. As pessoas mudam por consequencia da vida, evolucao da especie, amadurecimento, e nunca por causa de outra pessoa.

Se voce concordou em fazer um compromisso eterno com alguem, acima de tudo tem que ter a certeza de que aquela pessoa eh A PESSOA, com virtudes e defeitos, porem ele(a) eh tao perfeito PRA VOCE que voce jamais mudaria nada nele(a) ou na relacao de voces. Esta de fato, 100% feliz.

Em uma das muitas revistas de casamento que li neses ultimos meses, vi uma estatistica de que 50% de todos os casamentos acaba em divorcio, e dos casais divorciados, mais de 70% terminam no primeiro ano, vitimas da decepcao da vida a dois.
Por isso tambem vemos tantas meninas recem casada sofrendo “depressao pos-casamento”, como se derepente suas vidas estivessem vazias… mas o ato de se casar, por principio, nao seria exatamente o contrario?!

Entao, respondendo a pergunta da Flavia, depois da festa eh que vem o SONHO de verdade: a certeza da felicidade eterna, mas com a seguranca de apoio nos altos e baixos da vida, a cumplicidade do compromisso que voces fizeram, a vida a dois, e os muitos, MUITOS planos para o futuro.

Na minha opiniao esperar pela festa foi um martirio, oque eu queria mesmo era o depois, a vida com meu MARIDO (mas ainda nao acostumei com essa palavra… hehehe).

Muito mais divertido doque planejar a festa, eh olhar pra tras e relembrar os momentos maravilhosos que vivemos juntos, e sonhar com os muitos que ainda estao por vir!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. Gabriela - 12/09/08 - 11h41

    Concordo, Adriana. Acho que não existe a pessoa perfeita. O que há é a pessoa perfeita para nós, num determinado momento da vida ou para a vida toda (essa questão também é individual e subjetiva).
    Eu nunca desejei uma festa de casamento, ao contrário, tinha verdadeiro pavor e sonhos recorrentes, onde eu sempre fugia na hora do suposto casamento, fosse com quem fosse. Acho que eu tinha muito medo de me sentir presa fundamentalmente.
    Para mim, viver junto é o casamento. É o dia-a-dia, a convivência – com seus altos e baixos -, o companheirismo, a vontade de estar com aquela pessoa. Isto tudo e muito mais é que é o casamento e nem tudo são flores.
    Casei-me numa cerimônia civil muito simples e alegre, principalmente porque isso era importante para o meu marido (também não me acostumo muito a chamá-lo assim) e, como já vivíamos juntos, era só um modo de compartilhar um momento festivo e prazeiroso com a família e os amigos.
    No final bem que eu gostei, pois a noiva é a estrela do casamento. Tive aquele momento de top model com todas as máquinas e “flashes” voltados para mim. Foi um momento muito bonito e depois disso até pensei em repetir a dose no Brasil ou aqui mesmo, numa cerimônia religiosa (do jeito que eu entendo a religiosidade), só para ter outra ocasião de reunir todo mundo, comemorar, rir e celebrar a vida e um bom momento que ela estava nos dando. Mas é uma empreitada que ainda não tive coragem de iniciar. Um dia desses, quem sabe….
    Acho que o amadurecimento que se tem à época do casamento é fundamental também, porque a gente aprende a ser mais tolerante com o tempo e o casamento exige isso (como qualquer convivência, aliás).
    No mais é preciso haver amor, desejo, paciência, boa vontade, cuidado, atenção e a certeza renovada de que você continua querendo estar com aquela pessoa e vice-versa. Se for bom, vai durar para sempre.
    Que todas nós sejamos felizes com nossos respectivos e que eles também se sintam igualmente felizes por nos terem por perto.
    Um beijo

    Responder
  2. Virgínia - 12/09/08 - 12h45

    Minha mãe me disse (lá no altar) uma única frase e acho que resume tudo: Minha filha, nunca se esqueça, casamento é antes de tudo PACIÊNCIA!
    E ela tem razão! Não adianta sonhar com uma festa linda, se dar ao luxo de ser uma ‘bridezilla’ e esquecer que o que vem depois é muito, mais muito mais difícil que qualquer lista de convidados.
    Nós namoramos por 8 anos, não fizemos test-drive, mas não podíamos dizer que não nos connhecíamos. E mesmo assim, tem dia que não é fácil!
    Mas a certeza que você está ao lado da pessoa que te ama e que você ama supera qualquer coisa. Só não se pode desistir no primeiro obstáculo, o que infelizmente acontece aos montes…

    Responder
  3. Natalie - 12/09/08 - 12h48

    Dri,

    Concordo com oque vc disse. Só a convivência mostra realmente como as pessoas são. É por isso que meu namorado mora comigo há 4 anos. Embora nós 2 sejamos jovens, nossa relação é muito bonita e verdadeira. Ficamos noivos numa viagem para Londres em 2006. Uma surpresa que eu nunca imaginei nem nos meus sonhos mais remotos de adolescencia… Mas agora estamos estamos analisando muito conscientemente quando vamos marcar a data do casamento, se construímos, alugamos ou financiamos uma casa, se esperamos pela transferencia da empresa dele sair… enfim, são mil “porens” que devemos estudar com calma.

    Na verdade, o que realmente importa pra mim são aqueles momentos que nós passamos juntos sem pensar na vida e que se resumem em momentos de simples felicidade. Isso é oque realmente importa… o resto são apenas convenções sociais.

    Bjs,
    Natalie

    Responder
  4. LUCIANA COSTA - 12/09/08 - 15h36

    Casamento realmente é renuncia! Se não sabemos renunciar ou não temos vocação para dividir…então é melhor ficar sozinho.
    Casamento é muito bom e ser feliz é aprender a respeitar as difernças do outro e o outro as suas. Se isso acontecer…perfeito!!!
    SOU MUITO FELIZ CASADA!!!
    BJS!

    Responder
  5. Lucia - 12/09/08 - 16h52

    Concordo com voce e ja estando casada a 7 anos, posso dizer que foi a melhor coisa que ja fiz! Ele ja era meu melhor amigo antes de namorarmos e aproveitamos pra nos conhecer muito bem antes de tomar uma decisao tao seria como essa.

    Ja passamos por muita coisa juntos. Nao somos as mesmas pessoas de 11 anos atras, quando nos conhecemos. Mudamos um pouco, pois crescemos, mas crescemos juntos. E quando digo que mudamos, quero dizer que amadurecemos, aprendemos com a vida e certos acontecimentos, mudamos certos gostos e ideais , mas quem somos no fundo, como pessoas, continua o mesmo. As caracteristicas que fizeram um se apaixonar pelo outro continuam ali. E isso e’ muito importante, pois ninguem muda ninguem. Temos que ter consciencia de que foi essa pessoa que escolhemos for better or for worse.

    bjos

    Responder
  6. Marina - 12/09/08 - 16h55

    Oi Adriana!

    Encontrei seu blog no Orkut na “Casar é fácil” e desde então virei uma leitora assídua, mas nunca tinha comentado aqui! E a propósito, adoro oq vc escreve!!

    E a respeito desse post, em especial, concordo com cada palavra que vc escreveu!

    Me casei em maio, depois de morar junto com meu marido por 1 ano e 7 meses e esse test drive foi fundamental pra termos a certeza de que queríamos sim dar esse passo e oficializarmos o nosso casamento!

    Eu, como vc, tb nunca fui de sonhar com casamento e esse mundo de “noiva” foi totalmente novo pra mim… E frequentando comunidades de casamento no orkut, percebi que muitas noivas dão sim mais importancia pro evento do que pro casamento em si…fiquei meio assustada no início… elas fantasiam tanto o grande dia que se esquecem do depois…

    Casamento é muito bom, mas não é fácil… exige muito amor, dedicação e cumplicidade de ambas as partes pra poder dar certo!

    Uma vez vi uma reportagem na Tv sobre um casal de velhinhos muito simpáticos que estavam completando 60 anos de casados.. e a repórter perguntou qual era o segredo para um casamento tão longo e feliz.. a senhora sorriu e respondeu “Paciência, MUITA paciência” e olhou carinhosamente pro marido, que deu uma gostosa gargalhada…rs

    Responder
  7. Ro Costa - 12/09/08 - 18h50

    Adriana é incrível, mas ainda muitas mulheres têm ilusões com o casamento. Penso que o casamento é um passo muito sério, no qual se deve preparar. Se puder morar fora e sozinho um tempo antes e depois que conhecer a pessoa morar um tempo junto ajuda bastante a amadurecer.
    Li um livro chamado ‘O Monge e o Executivo’ e nele tem uma passagem interessante onde diz mais ou menos o seguinte:
    ‘Existe uma diferença enorme entre estar envolvido e estar comprometido.
    Quando voce fizer um sanduíche com bacon e ovos, note que a galinha esteve envolvida e porco comprometido.’
    Se tiver um tempinho para ler o que a Beth escreveu sobre o assunto, acho que vai gostar…

    http://www.supremamaegaia.blogspot.com/

    Bom final de semana para voce e para o Aaron.
    Forte abraço sempre.

    Responder
  8. Flavia - 12/09/08 - 19h28

    Dri, fiquei feliz que sua resposta tenha virado um post, porque achei que ficou PERFEITA!!! COnfesso que me inspirei naquele post que você fez: “COmo anda a vida de casada” O próximo tem que ser “quando os filhos vão aparecer?”rs

    Eu tb fico impressionada como as pessoas esquecem do depois da festa. Acho que a animação da festa é uma DELÍCIA!!! Que deve ser vivida cada segundo porque é só uma vez na vida! Mas o depois deve ser muito bem pensado, porque se bem planejado, pode ser uma delícia!!!!!!!

    Beijocas e ótimo findi!!!

    Responder
  9. Flavia - 12/09/08 - 19h28

    Dri, fiquei feliz que sua resposta tenha virado um post, porque achei que ficou PERFEITA!!! COnfesso que me inspirei naquele post que você fez: “COmo anda a vida de casada” O próximo tem que ser “quando os filhos vão aparecer?”rs

    Eu tb fico impressionada como as pessoas esquecem do depois da festa. Acho que a animação da festa é uma DELÍCIA!!! Que deve ser vivida cada segundo porque é só uma vez na vida! Mas o depois deve ser muito bem pensado, porque se bem planejado, pode ser uma delícia!!!!!!!

    Beijocas e ótimo findi!!!

    Responder
  10. Elaine - 13/09/08 - 02h35

    Nossa Dri, PERFEITO, concordo 100 % com voce.
    Eu e o Bryan tb fizemod test drive antes de nos casar, e quando casamos nao tinhamos dinheiro p uma festa de casamento entao casamos na corte mesmo e nosso jantar de comemoracao foi no Taco Bell. hahaha.
    Claro q eu sonho em ainda ter uma cerimonia, mas nao por pose, mas para poder compartilhar com nossa familia a nossa uniao jah que ninguem pode estar presente no dia da corte. E tb pelas memorias e para nossos filhos. Eu nao faco questao, se tivemos condicoes faremos, senao, nao ira nos afetar em nada. Alias jah estamos casados mesmo, como diz meu pai, pego o dinheiro q iria gastar numa festa e da entrada numa casa, haha. E ele ta certo. Depois de 1 ano morando juntos e dois anos casados eu ainda tenho certeza que tinha no comeco, de que ele eh o Homem Certo, nao eh perfeito, mas eh perfeito p mim, e que me aceita e ama meus defeitos e qualidades. Casamento eh como uma planta, tem q ser regada todos os dias, tanto pelo homem quanto pela mulher. Tem que haver dedicacao e amor de ambas as partes. Otimo post!

    Responder
  11. Luciana - 03/03/09 - 12h12

    Não tem outra frase no mundo melhor que essa, pra expressar o que venho sentindo:

    “… esperar pela festa foi um martirio, o que eu queria mesmo era o depois, a vida com meu MARIDO”

    Me caso em 6 meses e todo mundo fala que passa super rápido, mas pra mim o tempo anda se arrastando demaaaaaaaaisssss!!!

    Responder
  12. Sophie - 31/05/10 - 20h48

    Texto maravilhoso Adri… Powerful.

    Sophie
    xx

    Responder