15 Sep 2008
36 comentários

Roteiro de viagem pela Europa

Dicas (Praticas!) de Viagem, Roteiros de Viagem

Algumas pessoas tem me mandado comentarios, e-mails e mensagem no Orkut pedindo sugestoes para roteiros de viagem pela Europa.

 

Isso eh uma coisa muito complicada de falar, porque o continente eh tao grande e tao diferente que as possibilidades sao infinitas! Entao eh meio complicado comparar e falar pra alguem que tal lugar eh melhor que o outro…

E complica mais ainda se o assunto eh dinheiro. Quanto gastar na Europa em X dias?

Ai entao piora mais ainda! Sem saber seus gostos, seu estilo nao dah pra avaliar quando vc vai gastar em cada lugar… mas vou tentar! Prometo!

Nao atirem pedras… tentarei dar a minha opiniao, comparando os lugares que jah fui (afinal nao sou nenhuma expert em Europa ou lugar nenhum), e se eu estivesse tento um bate papo de bar com uns amigos isso eh oque eu diria (abre aspas):

Vou partir do principio que essa eh sua primeira viagem pra Europa, que voce ainda nao conhece nada, e esta meio perdido em relacao as milhoes de opcoes disponiveis. Entao ou quer fugir do pacotoes de turismo que oferecem conhecer 27 paises em 10 dias ou quer arriscar viajar sozinho… ou simplesmente quer aconselhar sua agencia de viagens sobre quais sao as melhores opcoes.

Pra mim, a primeira coisa eh: Se voce nunca veio pra cah, se eh sua primeira vez na Europa, aposte nos classicos. Nao tem erro, e nao eh atoa que alguns dessas paises ou cidades sao “classicos”. Pode parecer cliche, mas acho que nao vale tanto a pena ir desbravar as montanhas da Bulgaria, se vc ainda nao conhece Paris ou Roma!

Ah, entao Paris eh melhor que Bulgaria?! Nao, mas Paris eh Paris!

Existem muitos fatores que podem influenciar sua viagem, e o primeiro deles eh o tempo. Dependendo de quanto tempo vc tiver a disposicao, voce pode acabar vendo: a) mais paises/cidades; ou b) conhecer menos lugares, mas conhece-los melhor.

Ai voce que sabe. Tem gente que prega que em uma viagem a Paris voce deveria dedicar pelo menos 3 dias pra ver o Louvre. Jah eu acho isso um disperdicio, pois em algumas horas (ok, vai. Um dia todo quase) voce consegue ver tudo. Ou pelo menos tudo que eh deveras interessante.

Mas vou falar sob a minha perspectiva, ok? Sou turista fominha e gosto de ver e fazer quanto mais melhor. Pra mim, ferias nao eh epoca de descansar, nem dormir ateh tarde nem ficar bundiando em piscina de hotel!

MUITA gente discorda, mas pra dormir e ver televisao, eu ainda sou mais poupar meu suado dinheirinho e e ficar em casa. Se estou viajando, quero mais eh bater perna, e nao dormir ateh meio dia.

Mas quando saio de casa, eh pra aproveitar ateh o ultimo segundo, ateh o ultimo centavo!

Mas vamos ao interessante: que lugares conhecer na Europa?

Como falei ai em cima, fique com os classicos como sua primeira opcao, que sao: Paris, Londres, Roma, Barcelona, Lisboa, Amsterdam, Atenas.

Mas porque esses lugares?

Paris eh insubstituivel. Algumas pessoas podem ateh argumentar que os Parisienses sao mau educados, que a cidade eh cara e snob, mas Paris eh Paris. Pensa em tudo que a cultura Francesa nao influencia no mundo? A arte, a arquitetura, a moda… Andar pelas ruas de Paris eh algo que nao tem igual!

Londres na minha opiniao, eh a capital do mundo! Aqui voce vai ver coisas e pessoas que nunca imeginou que pudessem existir! Eh uma cidade cosmopolita e moderna, mas ao memso tempo transborda historia e monumentos deslumbrantes e toda esquina.

Roma, seria minha opcao numero 1 na Italia, porque todos os caminhos levam a Roma! O imperio Romano eh fascinante, e eh impossivel nao babar ao admirar a o Colisseu e pensar no poder e forca que os Romanos tiveram no mundo.

Bercelona entrou na minha lista dos “classicos” mesmo gostando mais de Madrid. O ‘problema‘ de Madrid eh que eh uma cidade pra se “experiementar” e nao necessariamente “passear”. Jah em Barcelona ha muito mais arte, mais cultura, mais paisagens para serem apreciadas por turistas, enquanto Madrid pode parecer muito sem graca se voce nao tem tempo de “viver” a cidade.

Lisboa pode ateh nao parecer tao fascinante quanto algumas outras capitais Europeias, mas eu acho que todo Brasileiro que vem pra Europa deveria ir a Portugal um dia. As pecas se encaixam tao bem, e eh uma otima aula sobre nossa propria historia!

Amsterdam eh um lugar “mistico”! Muito confuso, pacador, charmoso e meio surreal! Mas tem uma otima atsmosfera de “Europa do Norte”, a arquitetura eh bem diferente, os canais sao bem interessantes e eh o tipo de experiencia que voce nao vai viver em nenhum outro lugar do mundo! As bicicletas, as luzes de neon, as prostitutas, as drogas… e tudo isso na maior paz e hamonia.

E por fim Atenas, que assim como Roma eh um museu a ceu aberto. A cidade como um todo deixa muito a desejar, por estar mau cuidada, suja, perigosa. Mas a historia, os monumentos, a cultura Grega, etc. Tudo lah eh fascinante. Nao dah pra imginar o mundo que vivemos hoje sem a influencia dos Gregos.

Afirmo confortavelmente que voce pode conhecer cada um desses lugares em um par de dias. Ou seja, em uma viagem de um mes, voce consegue passar por esses sete paises confortavelmente.

A maioria das pessoas prefere passar uma semana interia em Paris, conhecer Versalles ou ateh mesmo Euro Disney. Oque eh uma otima ideia.

Londres idem. Se voce quiser, consegue ver os “highlights” da cidade em apenas um dia, pegando uma daqueles onibus de turismo; mas quanto mais tempo vc passar aqui, melhor vai conhecer (eu estou aqui e 3 anos e ainda nao conheco tudo!). Na primeira vez que vim a Londres, passei 3 dias (muito intensos), e deu de sobra.

Ou aproveitar a viagem a Atenas pra ir conhecer as Ilhas Gregas.

E assim sucessivamente…

Hoje em dia eh muito facil viajar pela Europa, porque as companias de low cost sao de fato muito baratas, principalmente pra quem vem de ferias e pode voar a qualquer dia e qualquer hora (se vc mora aqui, trabalha durante a semana e quer viajar sexta a noite e voltar no domingo, tudo triplica!). Nesse post aqui tem todos os links, mas no geral, planejando bem, as vezes vale mais a pena (em termos de tempo e dinheiro) sair de Roma e ir pra Londres doque pra Grecia, por exemplo, apesar de serem vizinhos “geograficos” oque faz com que as pessoas pensem que facilita o acesso.

Nesse caso, tempo eh dinheiro! Se voce tem poucos dias pra aproveitar suas ferias, vale mais apena pagar um pouco mais por um voo direto, ou por um aeroporto mais bem localizado, doque acabar perdendo um dia inteiro “viajando” de um lugar pra outro, se cansando, se estressando, gastando dinheiro e sem fazer nada de interessante.

E por isso tambem acho que viajar de trem (EurAil ou Euro Pass) hoje em dia meio besteira, porque voce acaba gastando uma fortuna pra passar dias a fio dentro de trens desconfortaveis, enquanto poderia ter pego um voo direto, pagando alguns poucos dinheirinhos e em algumas horas vc esta num pais completamente diferente!

E dinheiro? Quando vou gastar pra viajar pela Europa?

Dificil… dificil… O melhor parametro nesse caso, sao os livros, guias de viagem. Mesmo que vc queira ter apenas uma ideia de gastos pra se planejar e viajar daqui a uns anos, esses livros ainda sao uteis, pois como nao tem inflacao, os precos variam muito pouco. Eles organizam os hoteis/albergues por categoria e faixa de preco, dando sinceras opinioes sobre qualidade, limpeza, atendimento e localizacao. Os sites tipo Expedia ou Bug Europe tambem tem dicas preciosas com comentarios de quem jah se hospedou por lah.

E assim voce avalia e calcula que tipo de acomodacao gostaria de ficar, por exemplo. Quase sempre eu fico em albergues, que podem variar entre 3 euros a noite em Marrakesh a 80 Euros a noite em Estocolmo. Pesquisando especificamente onde vc quer ir e o nivel de conforto X orcamento vc sabe quanto vai gastar em media.

Outra boa base de custos sao os transportes. Nao necessariamente voos, mas transportes internos. Em algumas cidades isso influencia muito pouco, jah que tudo se faz andando, mas outras cidades (Londres por exemplo) sao tao grandes, que querendo ou nao, voce tera que pegar um metro ou um onibus, ou um taxi, e nisso seu orcamento vai por agua abaixo! Eu jah cai em varias roubadas desse tipo, onde tentando economizar um pouco mais em acomodacao, acabei ficando muito longe do centro, e acabei gastando mais ainda em transporte publico, alem de gastar as preciosas horas do meu dia.

Comida entao nem se fala! Quanto e oque voce come? Se quiser “comer bem” ou apreciar a comida tipica local, com certeza vc vai gastar MUITO mais doque se entrar no esquema supermercado-lanche durante o dia-jantar economico a noite ou coisas do tipo.

Um bom exemplo foi quando fui a Paris com minha irma. Fomos com o dinheiro contadinho, e queriamos aproveitar o maximo possivel da cidade. Passamos 5 dias e acho que nos duas juntas nao gastamos mais de 150 Euros. E isso porque caimos numa mega furada de hotel barato e fomos parar na ULTIMA estacao de uma das linhas do metro, logo levavamos 1 hora pra chegar no centro de Paris todo dia.

Mas preferimos passear mais e comer menos! Todo dia a caminho do hotel, passavamos no supermercado e compravamos comida, que ficava cuidadosamente organizada na nossa “geladeira” (o parapeito da janela, jah que estava o maior frio!). Entao tomavamos cafe da manha no hotel, levavamos uns lanches da mochila para comer durante o dia, e antes de voltar pro hotel, jah no fim da noite comiamos alguma coisa na rua. Entao com o dinheiro economizado em almocos na beira do rio Sena, nos mandamos pra EuroDisney e Versailles. Valeu cada centavo!

Outra coisa a levar em conta sao as atracoes. Em algumas cidades (Londres por exemplo) todos os museus sao de graca! Mas na maioria dos lugares, museus, galerias, igrejas, etc sao muito bem pagos. Se voce priorizar bem oque quer fazer/ver voce conseguira montar um orcamento legal sobre esse tipo de gastos.

Muitas vezes, mesmo os museus e atracoes pagas tem precos especiais se voce comprar sua entrada pela internet, ou se voce estiver viajando em grupo ou em familia. Muitos lugares tambem dao descontos pra estudantes (em Atenas estudate entra de graca em tudo!) ou para cidadaos da Comunidade Europeia (Em Madrid, com seu passaporte Europeu, vc nao paga pra entrar em alguns museus as quartas feiras). Alem de claro, saber exatamente oque voce quer ver, e nao cair em armadilhas turisticas, tipo acabar torrando 15 dinheirinhos em Londres pra ir ver o museu de cera, soh pra tirar foto do lado do boneco do Brad Pitt, enquanto voce poderia ter ido no British Museum ver a tumba da Cleopatra de graca! Mas eh tudo uma questao de gosto…

E essas cidades “classicas” que mencionei, a atracao principal eh a cidade em si! Sao cidades com museus a ceu aberto, e mesmo se voce quiser economizar o maximo possivel, e mesmo se nao entrar em um unico museu se quer, ainda assim nao estara perdendo nada, pois sempre tem MUITA cosia legal pra ver a ceu aberto!

Acho que eh isso… Sera que ajudei, ou confundi mais ainda?

Se alguem quiser alguma duvida especifica, podemos ir debatendo nos comentarios, e aos poucos posso sugerir roteiros especificos tambem.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
36 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
36 comentários
  1. Virgínia - 15/09/08 - 12h19

    Confundiu nada! Muito bom o post! Já posso riscar três lugares… se bem que para Paris dá para voltar todo ano! ahduahduadh Já Antenas nunca mais (eita lugar fedido). Quem sabe ano que vem não passo por aí? ;)

    Responder
  2. Gabriela - 15/09/08 - 12h32

    Acho que ajudou, com certeza. Certamente vai receber muitas perguntas e penso que isso seja legal, pois essa troca que acontece nos blogs (alguns, pelo menos) é uma das razões de se blogar, suponho.
    Da minha parte, segue uma perguntinha: quais são os museus de Madrid onde não se paga (com passaporte europeu) às quartas-feiras?
    Obrigada e um beijo

    Responder
  3. Adriana - 15/09/08 - 13h06

    Oi Gabriela,
    O Palacio Real eh gratis as 4as feiras, assim como o museu do Escorial, e se nao me engano o Reina Sofia tambem.
    Eu jurava que o Prado tamebm tinha esse esquema, mas da ultima vez que fui nao vi nada na porta.

    Responder
  4. Ro Costa - 15/09/08 - 13h09

    Adriana… passar férias viajando pela europa… meu sonho de consumo hheheehe.
    Forte abraço sempre.

    Responder
  5. Alda - 15/09/08 - 14h25

    Oi Dri, a algum tempo acompanho seu blog, mas nunca havia escrito para vc.
    Também adoro viajar e suas dicas são imbatíveis.
    Um abraço

    Responder
  6. Alda - 15/09/08 - 14h27

    Ah!!! esqueci de dizer que no 1° domingo do mês os museus nacionais de Paris são gratuitos.
    Museu do Louvre, Rodin e o D’Orsay.

    Responder
  7. Liza - 15/09/08 - 14h28

    ei adriana!

    fugindo um pouco dos paises que vc citou, mas queria te pedir umas dicas. moro na alemanha e aqui eh feriado no proximo dia 3. como vai cair na sexta, pensamos uma viagem aqui por perto. optamos por ir para a austria, passando por salzburg, innsbruck e viena. vc tem alguma dica sobre esses lugares ou de alguma outra cidade bacana na austria. ah, adorei o post.

    beijos,

    liza

    Responder
  8. Adriana - 15/09/08 - 14h46

    OI Liza,
    Na Austria soh conheco Vienna, e adorei! E na mesma viagem fomos a Bratislava tambem, que fica a 1 hora (mais ou menos) de Vienna. Tem o link com as dicas e as fotos ai do lado direito do post, ou na pagina de “Dicas de Viagem”.
    Inssbruick e Salzburgh nunca fui, mas sempre ouvi falar que sao lindos!
    Se vc for, depois posta as dicas tambem!

    Responder
  9. Andreia - 15/09/08 - 15h01

    Oi,Adriana!

    Tudo bem?
    Vim aqui dar meu pitaco no seu post.

    Minha dica pra quem já está na Europa é dar uma passada no site da Ryanair. Hoje eles estao com uma promocao de passagens a partir de £10 (one way), ontem tinha algumas por £1! (só nao sei se as demais taxas estao inclusas). Volta e meia passo no site deles e sempre tem alguma promocao por lá.

    Eles também fazem pacotes, tipo mini-excursoes em várias cidades da Europa, por exemplo, um walking tour por Madrid, com a duracao de 3 hrs, sai por £36 e passa por lugares como Plaza de Oriente, museu Prado, Gran Vía, Castellana, distrito de Salamanca, Plaza de Castilla, Parque del Oeste, Las Ventas e o estádio de futebol Santiago Bernabéu.

    De repente é uma maneira rápida e nao muito cara de conhecer alguns pontos da cidade ou outra idéia é copiar o itinerário deles e fazer por conta própria hehe:)

    O link com esses pacotes é http://ryanair.isango.com/ryanairdefault.aspx?val=GB&partner=ISANGO&pos=HOME_MID_SIDE

    Bjs!

    Responder
  10. Fabiane - 15/09/08 - 15h05

    Oi Dri,

    Sempre entro mas só comentei uma vez desejando felicidades no casório.
    Esse poste sobre viagem fez com que eu ficasse curiosa em uma coisa e não resistir…
    Quando vc se casou e decidiram passar a lua de mel na Argentina, vc alguma vez considerou o Brasil? Sei que vcs foram à Angra, mas sei lá o Brasil tem tantos lugares lindos. Eu to perguntando porque eu também sempre que penso na minha lua de mel, penso em conhecer outros paises aqui da América ( Peru, Bolívia, mais precisamente Machu Pichu, sei lá se ta certo).
    Acho que isso vem da época que morei fora (Alemanha) em que conheci vários paises, e da mais vontade de conhecer outros paise ao invés do meu pais. Chato, mais verdade.
    E vc porque não o Brasil na lua de mel?

    Beijos e adoro seu blog.

    Fabiane

    Responder
  11. Adriana - 15/09/08 - 15h46

    OI Fabiane,
    Na verdade minha primeira opcao era viajar pelo Brasil. Queria muito ir pra Fernando de Noronha ou algum outro lugar no Nordeste, mas acabamos optando pela Argentina por dois motivos:
    Tempo e preco.
    Infelizmente viajar pelo Brasil eh ridiculamente caro, os hoteis sao sem nocao, e as passagens absurdas. Ainda mais numa situacao onde soh poderiamos passar alguns dias em algum lugar.
    Entao, entre gastar uma pequena fortuna pra passar 3 dias no nordeste e nao aproveitar direito, nem “fazer valer” nosso dinheiro, preferimos optar por alguma coisa mais barata, que fosse uma opcao mais rapida, que pudesse ser de fato aproveitada em 3 ou 4 dias.
    E a Argentina foi a opcao perfeita! Pagamos menos de 500 dolares cada um, com TUDO incluido: hotel, passagem, transfers do aeroporto, etc.
    Na epoca isso nao pagaria nem a passagem pra Natal, infelizmente…

    Responder
  12. Dedeia - 15/09/08 - 16h00

    Okay, Miguxa…vou te agenciar. Voce tem que escrever um guia de viagens! ja viu quantos posts seus voce ja escreveu sobre isso? Ja tenho ate contato de uma editora.
    hehehehe. Mas eu to falando serissimo. Faz ai outra enquete no blog pra ver se daria certo.
    Beijo beijo
    Deia

    Responder
  13. Catita - 15/09/08 - 16h57

    Dri otimas dicas. Eu fui para a Europa no ano passado e planejei tudo com cuidado por 3 meses. Tentei gastar o minimo e fui de aviao para todos os lugares ( low cost). Primeiro eu tava viajando sozinha, segundo nao queria perder tempo em trem.

    Bjs

    Responder
  14. raquel - 15/09/08 - 21h14

    Muito legal as dicas. Meu sonho é conhecer a Europa, especialmente Londres. Adorei seu blog!
    Abraços

    Responder
  15. Marília - 15/09/08 - 21h19

    Driiiiiii…
    Você não deve NUNCA deixar de escrever no seu blog rsrsrsrs… euuuu amoooooo. Quase todo dia, assim que entro na net, entro logo no seu blog (ele faz parte da pasta meus favoritos). Seu jeito de escrever, de expressar suas idéias é genial!! Seu blog já faz parte da minha vida :)
    Meu sonho é conhecer a Europa, mas como não é possível pra mim, por enquanto, viajo por aqui, junto com seus posts sobre suas viagens. Você nos faz sentir como se estivessemos lá no lugar. Posso até dizer que já conheço muita coisa da Europa kkkkkkkkk
    Você é show! Eu compraria seu livro! rsrsrsrs

    Beijo

    Responder
  16. Flavia - 15/09/08 - 22h14

    Concordo com a dica do guia de viagens!!! Ia vender um monte ha,ha, ha

    bjs

    Responder
  17. Fabricia Soares - 15/09/08 - 23h07

    Menina, tô doida pra saber se o DVD chegou. Aqui nos correios só diz trânsito pra Gra-Betanham já tá há uma semana assim.
    Olha, tenho pensado muito no meu roteiro ultimamente. Estamos decidindo passar em Londres (porque eu não conheço), ficar uns 6 dias em Paris (porque Alexandre não conhece), visitar a nossa amiga em Antibes, e terminar na Grécia.
    Tô nessa fase de quanto levar (não tenho a menor idéia), quanto gastar lá….
    Vamos ver se até o fim do ano deixo tudo organizado.
    Beijossss!

    Responder
  18. LUCIANA COSTA - 19/09/08 - 14h41

    ADRI VC É UM MÁXIMO!!! MUITO OBRIGADA POR COLOCAR ESTAS DICAS E RESPONDER AO MEU APELO…
    AGORA JÁ SEI POR ONDE COMEÇAR E ONDE TERMINAR!
    FICA COM DEUS E NÃO ESQUEÇA DE POSTAR NOVIDADES PARA NÓS: BLOGUEIRAS VICIADAS NO DRIEVERYWHERE!!!
    BJS

    Responder
  19. Cilene - 20/09/08 - 17h58

    Nossa otimo post!!! Li seu blog e adorei as dicas, todas!!
    Entao, p quem ta querendo economizar e tiver disposto a andar tem o free walking tour em berlin, londres, amsterdam etc… esse eh o site:

    http://www.newberlintours.com/nbt/content/view/21/49/lang,en/

    bjs

    Responder
  20. VILMA - 23/10/08 - 21h08

    QUE ÓTIMO VC RESPONDEU MUITAS DAS MINHAS DÚVIDAS . ADOREI AS INFORMAÇÕES .

    BJO.
    VIB.

    Responder
  21. Sandy Andrade - 13/11/08 - 12h45

    Oi Adriana,

    Achei suas dicas de viagem muito úteis, e gostaria de tirar uma dúvida, já que estarei em Paris no primeiro domingo de maio/2009, a visita gratuita aos museus nacionais (Louvre, Rodin e D´Orsay), necessitam de passaporte europeu??

    Muito Obrigado!!

    Responder
  22. Adriana - 13/11/08 - 13h52

    OI Sandy, geralmente sim. Pra entrar em museus de graca (nos dias e horario que sao de graca) precisa ter passaporte europeu.
    mas eh bom conferir quais museus tem esse esquema, que dia e que horas.
    Que eu me lembre os museus de Paris nao tinham esse esquemao nao. na ultima vez que fui paguai mais de 10 Euros (nem lembro quanto!) pra entrar no Louvre.

    Responder
  23. Sandy Andrade - 13/11/08 - 14h26

    Muito Obrigado.. esclarecedor !!

    Responder
  24. Mile - 08/02/09 - 08h50

    Ótimas dicas, acho que nao poderia ter sido melhor. Estou de acordo com quase tudo escrito por vc. Mas uma coisinha, o museu de cera de Londres é lindíssimo, nao só pelas estátuas de gente famosa, mas pelo que é por dentro, sem contar que me diverti muito com as atraçoes dentro do museu. Acho que vale a pena ir sim, só achei cara a entrada.
    Estava procurando nos seus posts de viagens se vc havia ido a Turquia, mas nao encontrei nada. Tô indo pra lá em maio.
    Bjoks

    Responder
  25. Cris - 30/03/09 - 01h01

    Adriana amei suas dicas, no momento estou só pesquisando a melhor maneira de ir à Europa, e vc tá certa viu, para quem vai a primeira vez não perder tempo pra ver museu, o legal mesmo é seguir outra tipo de visitas como vc diz museu aberto,é o que vou fazer, vou o ano que vem eu e meu marido, obrigada.

    Responder
  26. Cris - 30/03/09 - 18h43

    Adriana,

    Achei vc uma graça de menina, simples , no modo de se expressar e de ser. Gostaria de uma ajuda, uma vez que estou pensando fazer uma viagem à Europa com meu marido, gostaria de fazer uma viagem econômica e a melhor forma seria fazer sem agencia, mas me sinto insegura pois não tenho nenhuma experiencia em relação a hoteis etc. somos um casal de 53 anos, e seria nossa primeira viagem ao exterior juntos, o que vc me aconselha para que não ficamos perdidos. Obrigada desde já por sua atenção.

    Um grande beijo

    Responder
  27. Silvia - 30/03/09 - 19h41

    Oi Adriana, estou adorando seu blog!
    Vou para Paris,Roma e Veneza em maio, é minha primeira viagem a Europa e gostaria de dicas sobre o qué levar na mala. Pretendo ficar 12 dias e não faço ideia se vou sentir frio ou não, e também quero fazer uma mala bem enchuta.
    Você poderia dar umas dicas?
    Obrigada e bj.

    Responder
  28. tania - 18/05/09 - 20h45

    adorei

    Responder
  29. Jailton Mateus - 16/06/09 - 04h54

    Vi vc no forum “Apaixonados pela Europa” e peguei lá o link pra esse blog. Achei suas dicas bem interessantes. (Falta legendar as fotos né)Esse blog facilita muito a vida do turista de primeira viagem, principalmente. Vou com + 1.355 amigos a um Congresso Internacional das Testemunhas de Jeová em Paris no finalzinho de julho/09 num pacote de 7 dias….mas quero estender por + 8 por alguns pontos clássicos da Europa. Garimpei em diversos sites as info necessárias a um bom aproveitamento e seu blog fechou várias questões. Vlw Adriana. Na volta vou postar de novo. Um abç

    Responder
  30. André Aguiar - 18/10/09 - 15h55

    Olá Adriana. Tudo bem? Adorei seu blog e a maneira como vc coloca as informações a respeito de suas viagens.
    Pretendo viajar para a Suécia no dia 30 de outubro, sexta-feira.Devo pegar um vôo São Paulo-Amsterdam e na sequencia Amsterdam-Copenhagen.
    Devo chegar no dia 31 a tarde em Conpenhagen. Irei visitar uma sobrinha que mora e trabalha em Borlange na Suécia. Combinamos de nos encontrar em Estocolmo no dia 03 de novembro, terça-feira. Pegaremos um trem até Borlange. Passo o dia lá e depois na quarta a noite vamos pra Kiruna ficar dois dias no hotel de gelo. Retorno de Kiruna no sábado a noite direto para Estocolmo. O meu vôo de retorno deve sair de Copenhagen na segunda de manhã.
    O que vc sugere? Passo um dia e meio em Copenhagen no início da viagem e depois vou pra Noruega e passo dois dias lá, indo visitar os fiordes, ou vou direto para Estocolmo? Se a opção for visitar os fiordes primeiro, deixo Estocolmo para domingo somente no final da viagem?
    Tenho a opção de voltar por Estocolmo ou por Conpenhagen? Como vc postou no seu blog, uma semana na Escandinávia é o suficiente. Só preciso de alguma sugestão de roteiro para viajar. Ah, ia esquecendo, viajarei sozinho. Posso gastar em hotéis bons e baratos e até me hospedar em albergues se for o caso. Meu perfil para facilitar a sugestão: sou divorciado, 47 anos, dentista, e bem descolado. Viagem pra mim é oportunidade e conhecimento. Não me estresso. Obrigado pela atenção e desculpe por ser tão prolixo e direto.
    Um abraço.

    Responder
  31. Gisele - 23/09/10 - 22h15

    Dri,

    Quero viajar para Europa ano que vem com o meu marido e filha que hoje (setembro/2010) tem 6 meses. Acho que vou levar a babá para aproveitar a noite. Você sugere algum roteiro que minha filha curta e nós também? Qual a melhor época do ano? Posso em Maio ou Setembro.

    Responder
  32. Daniela - 14/03/11 - 20h41

    Adriana, ola!!! Irei pra europa em maio com 2 amigas e agora, ja na hora de fechar ralmente o roteiro, estou com algumas duvidas. Nosso roteiro esta incluido inicio em Roma, passando por Florença, Pisa, 1 dia em Siena/san gimniano, Veneza, milao, Paris e Barcelona. Ai, fiquei na duvida, será que nao teremos uma overdose de Itália??? Eu estava pensando em ficar tipo 2 dias e meio em Roma (é suficiente?), tirar o passeio de Siena por exemplo, comer um dia de Barcelona (que ficaria 2 dias e meio) e ir pra Londres 3 dias. Voce acha que vale a pena? Da pra conhecer bem Londres? Se quiser opinar, vai ajudar MUITO!!!!

    Responder
    • Adriana - 15/03/11 - 09h15

      Bem, Italia eh Italia, e em cada esquina tem uma coisa diferente pra ser vista… Demais, nunca sera! Mas talvez seja melhor diversificar um pouco mesmo…
      2 dias e meio em Roma nao sao suficientes, mas ja da pra ver bastante coisa (o principal!). A mesma coisa com Londres: 3 dias nao sao suficientes, mas ja da pra dar uma boa introducao e ver o principal.

      Responder
  33. Daniela - 14/03/11 - 20h42

    esqueci, ficaremos 20 dias viajando!

    Responder
  34. Roger - 10/05/11 - 21h20

    Oi, Gostei bastante do seu roteiro, gostaria de chamar a atenção para outro lugar bem bacana que você não foi nesta viagem que é Praga na Republica Tcheca, muito legal a história, o castelo e como tudo fica perto é facil de conhecer todos os pontos turisticos.

    Abraços e Parabéns pelo Blog.

    Responder
  35. Claudio - 03/11/13 - 20h58

    Adriana!
    Parabéns pelo Blog. Além de bonita, parece inteligente e de bom gosto.

    Claudio.

    Responder