07 Oct 2008
21 comentários

Binge Drinking

Vida na Inglaterra

Por falar em publicidades Inglesas…

Ontem estava assistindo TV e vi um dos novos comerciais que o governo Britanico lancou na campanha anti “Binge Drinking”. Essa eh a expressao inglesa que no bom e velho Portugues seria “beber ateh cair”, oque eh o passatempo preferido dos jovens Britanicos.

Todo mundo gosta de um drink aqui ou ali, e quem nunca pagou um mico na vida devido a certos exageros com um copo na mao, certo?

O problema eh que aqui TODO mundo faz isso, MUITO e SEMPRE! E as principais vitimas sao as mulheres, entre 16 e 25 anos.

A cena mais comum nas ruas do centro de Londres nas madrugadas de fins de semanas sao meninas novinhas caindo de bebadas. E quando digo caindo, eh caindo mesmo! Tipo jogada no chao, perna aberta, maquiagem borrada, descabelas,  aquele vexame…

E ainda tem o porem de que meninas Inglesas nao sentem frio! HAHAHAHA! Seja inverno ou verao, a balada inglesa eh recheada de meninas de mini saia, mini blusa e sandalia de dedo. Ignorando dolenemente a temperatura abaixo de zero.

Uma das minhas primeiras memorias da night Londrina, logo que me mudei pra cah, conheci um pessoal na residencia universitaria e saiamos quase todos os dias etc, foi dentro de um bar em Piccadilly Circus, e quando fui no banheiro, dentro da cabine, na parte de dentro da porta tinha um cartaz gigante, com imagens chocantes de uma campanha anti-estupro.

Um tempo depois vi mais uma peca dessa campanha, no cinema! Naquela telona do cinema, aquela coisa horrivel e chocante!

Mas posso afirmar que a campanha foi TAO chocante, que funcionou! Eu NUNCA peguei um taxi sozinha em Londres!

Segundo as estatisticas o principal crime cometido no centro da capital sao crimes sexuais, que tem como alvo meninas Inglesas, tipinho basico classe media “Bridget Jones”, que bebe ateh cair, pega um taxi ilegal, com roupas minimas e BUM! Mais uma vitima. Horrivel.

No geral, Londres eh super segura, atipicamente segura para uma cidade tao grande. Nunca me preocupei com assalto, violencia etc nas ruas, mas devido a essas campanhas chocantes NUNCA entre num taxi ilegal.

Mas enfim, agora que esta comecando o inverno, existe aquela falsa ilusao de que no inverno a bebida esquenta, entao os jovens tendem a beber mais. Entao comecei a reparar na TV o recomeco dos comercias das campanhas anti- bebidas.

Esse tem como alvo os meninos:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=EuowE1SXNkA] 

E essa as meninas:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=3jftfU30xJg&feature=related]  

Achei todas duas bem sacadas e direto ao ponto, bem como os Ingleses gostam. E reparem como os dois atores sao bem novinhos?! Eh a idade tipica que os Ingleses saem de casa pra ir morar sozinhos na Universidade e perdem um pouco a nocao.

Ano passado eles tinham outra campanha, mas o governo foi criticado por “glamourizar” o binge drinking, pois as outras propagandas mostravam o menino acordando do lado de uma estranha, a menina dancando em cima de uma mesa e sendo a alegria da festa, etc. Mostrando comportamentos que apesar de nao serem “ideais”, mostravam um lado “alagre” da bebedeira, comportamentos que justamente levam essa faixa etaria a beber mais da conta (afinal que menino de 18 anos nao gostaria de acordar ao lado de uma estranha, e que menina de 18 anos nao adoraria ser a sensacao da festa?).

Pode ser que eu esteja ficando velha, e ranzinza, mas adorei a campanha, assim como gosto de todas as campanhas diretas-ao-ponto do governo Ingles, e realmente acho que os jovens ingleses bebem demais e as meninas inglesas usam roupas de menos! HAHAHAHAH

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Virgínia - 07/10/08 - 12h38

    Infelizmente, o excesso de bebida entre os jovens está cada dia maior. Não tem fronteiras. E, para mim, mulher bêbada, e ainda por cima dando vexame, é fim de carreira! Seja em qual idade for!
    Uma pena que as pessoas não saibam o limite do bom senso e acabam perdendo a diversão. Sem contar que podem perder coisas muito mais sérias e importantes, como a vida. Triste.

    Responder
  2. Silvia - 07/10/08 - 12h56

    Achei bem interessantes as propagandas, mas serão impactantes o suficiente?

    Jovens não pensam qdo se trata de festar e beber, infelizmente é isso. Eu ja fui assim. Muitos adultos “sensatos” ja o foram.

    E com certeza glamourizar a bebedeira não é uma boa alternativa, ao menos estas propagandas foram um pouco mais realistas.

    Responder
  3. Lili - 07/10/08 - 13h27

    Muito boa a propaganda!! Eu tb acho terrivel como as meninas londrinas c comportam! Uma vez saindo de uma balada vi uma menina super novinha caida na calcada de perna aberta (com aquela micro saia), sutia aparecendo, vomitando, eu ate q ia ver c ela precisava de ajuda mas dai chegaram as amigas q tb tavam bebeadas mas nem tanto quanto ela!! O pior de tudo eh que os ingleses acham normal esse tipo de comportamento!
    E por falar de propaganda, vc viu a nova campanha sobre os males que o cigarro pode vir a causar? nossa achei super forte!!

    Responder
  4. Ih, Dri. Lá em Bahrain o que mais tem são ingleses, pq lá já foi colônia e eles ainda são idolatrados. Mas realmente, os adolescentes ingleses passam um pouco do ponto em relação à bebida e falta de roupas, e acabam sofrendo mais preconceito. Ainda mais em um lugar mais conservador, como Bahrain. As meninas ficam com uma má-fama daquelas e eu fico com pena das que não tem nada a ver com isso…
    Sobre as propagandas, eu acho bem legal que sejam chocantes. Quem sabe o povo se toca, né? Bjs. Paty

    Responder
  5. Catita - 07/10/08 - 14h26

    Dri, pois e tao oleosa que nem com o inverno aqui a coisa melhora… Oh ceus

    Responder
  6. Dedeia - 07/10/08 - 14h40

    Nao pega taxi ilegal…sei sei…e aquele passatao que eu vi voce e a Carol saindo de dentro no sabado. Ta bom, vc nao estava sozinha. hehehe
    Esqueceu de dizer que nao eh raro ver gente caindo nas ruas de tanto alcool as 8 da noite.
    beijo!

    Responder
  7. Claudia Acourt - 07/10/08 - 14h40

    Realmente direta ao ponto. Adorei. Aqui na Italia quase impossivel fazer este tipo de propaganda. As estatisticas mostram o aumento no indice de acidentes com carro envolvendo jovens embriagados, principalmente moÇas, mas nunca falam do vinho. Sempre fazem correlaÇao as outras bebidas alcoolicas mas o vinho, este é sagrado.

    Responder
  8. Adriana - 07/10/08 - 14h44

    HAHAHAHAHAH
    Era uma mini-cab registrado que pegamos na estacao de metro Deia!

    Responder
  9. Isabel Celia - 07/10/08 - 14h57

    Aff gosto de beber mas nao para ficar desse jeito, e vc Adriana bebe? e o que constuma beber? To tentando sair da cervejinha, vc sabe Brasil, calor, ai ja viu ganha uns quilinhos rapidinho e nao sei o que vou beber agora…rs…alguma dica?Bjsss.

    Responder
  10. Isabel Celia - 07/10/08 - 15h01

    Aff gosto de beber mas nao para ficar desse jeito, e vc Adriana bebe. e o que constuma beber. To tentando sair da cervejinha, vc sabe Brasil, calor, ai ja viu ganha uns quilinhos rapidinho e nao sei o que vou beber agora…rs…alguma dica.Bjsss.

    Responder
  11. Adriana - 07/10/08 - 15h03

    Celia,
    Sabe que u nao SUPORTO cerveja?! Serio, odeio… odeio o gsoto, o cheiro… tudo!
    Aqui na Inglaterra eu gosto muito das cidras Irlandesas, que leambram um pouco a cerveja, mas sao feitas de maca ou pera, e sao super leves e doce. E tambem gosto de vinho branco ou rose. Nao sou muito chegada em vinho tinto nao…

    Responder
  12. Giseleh - 07/10/08 - 18h25

    Nossa! Tem muito tempo que esses comerciais já estao na tv, desde o início do nao-verao desse ano! Vc só viu agora? eheh
    bjs!

    Responder
  13. Flavia - 07/10/08 - 20h14

    Essas propagandas ficaram muito boas mesmo, faz tempo que nao vejo na TV, outro dia eu saindo da discoteca tinha o tiosinho na porta pegando nome para os taxis e eu perguntei na lata se ele era licensiado e para me mostrar o cracha ha, ha, nem sou doida. Depois disso o cara foi tao bonzinho comigo, deve ter ficado ateh com medo de falar qq coisa e eu denunciar ha, ha, ha.

    bjs

    Responder
  14. Beth/Lilás - 07/10/08 - 20h39

    Excelente campanha! Excelente também vc mostrar aqui prá gente e fazer seu comentário que, de certo, influencia em muito outros jovens que por aqui passam.
    Adorei também ver o paradoxo da campanha para as meninas, cantado pela musa da bebedeira e drogas Amy Whinehouse. Tô certa ou não era ela cantando? Adoro a Amy e tenho muita pena da mistura que ela faz de talento e drogas!
    Aliás, tem uma outra campanha aí em Londres, no metrô, se não me engano, mostrando como ficam a cara das mulheres que bebem muito.
    Você já viu?
    Se não, veja aqui neste link do blog de uma outra amiga blogueira e que mora também em Londres:

    http://denisol.wordpress.com/2008/09/29/if-you-drink-like-a-man/

    abraço carioca

    Responder
  15. Ka! - 07/10/08 - 21h00

    Eu tenho um amigo ingles que mora ai e sempre comenta das festas e bebedeiras, mas acho que eu nao tinha muita nocao rs afinal nunca fui prai. Gostei de vc falar sobre isso, e eu tb nao sabia dessa historia de taxis ilegais que sinistro isso! As propagandas sao otimas, bem diretas neh!
    Beijao!

    Responder
  16. Elaine - 08/10/08 - 00h48

    Nossa Dri, adorei as propagandas. Bem diretas mesmo.
    O que acontece hoje em dia eh q o povo nao tem controle, eles bebem porque querem, e quando perecebem (alias nem percebem) jah passaram do limite, e ficam a merca de tudo que eh ruim…
    Eu bebi uma vez porq quis, muito, fiquei bebada de tudo rodar, e vomitar… mas aprendi minha licao, e depois daquela vez nunca mais. Mas bebi agora, jah adulta, o Bryan tava comigo, e nao bebeu porq iria dirigir, engracado que eu sabia qual a hora de parar, continuei porq quis mesmo, por curiosidade p saber ateh onde iria. Pronto, jah matei a curiosidade, e ela quase me matou, ou melhor, me deixou bem mal, haha.

    Responder
  17. Elaine - 08/10/08 - 00h51

    Nossa escrevi varias coisas erradas, to assassinando o portugues, haha.
    Eu quis dizer “a merce de tudo que eh ruim…”
    Nem lembro se essa palavra existe… aff, to misturando tudo.

    Responder
  18. Erika Navega - 08/10/08 - 09h28

    Gostei muito da propaganda. Bem bolada e direta. E eh assim mesmo q ficam os teenagers all over the world. Confesso q passei por isso ai uma vez na vida aos 16 anos! Pra nunca mais!!!

    Fiquei tao traumatizada q passei 5 anos sem colocar uma gota de bebida alcoolica na boca. Era so suquinho, agua e refrigerante. E nao gosto de beber ate hj, mas agora sei os limites.

    Menina, qdo morei (curta temporada) em Londres fiquei passada com o comportamento deles na night… E a mania dos caras “encoxando” as meninas enqto dancam?! Cruzes… Depois falam do comportamento das brasileiras… (Levamos a fama e eles agem pior!!!!)

    Aqui na Holanda, nao saio muito pra night, mas aqui eles tem aquela hipocrisia de fingir q se comportam na night, mas saem dali pra cama do(a) primeiro(a) q aparece…… Aff….

    Beijosssssss

    Responder
  19. Gabriela - 08/10/08 - 12h12

    Há uns anos vi, em Londres, uma das cenas que mais me chocaram na minha vida: uma garota totalmente trêbada sendo literalmente “usada” por uma fila de rapazes. Vi um monte de gente olhando em uma direção e, quando olhei, não acreditei. Os caras riam, aplaudiam e vibravam enquanto esperavam a sua vez. Não sei o tempo que isso durou antes que eu visse a cena, mas depois de alguns minutos um segurança tirou a menina de lá. Talvez essa parte tenha sido ainda mais lamentável, pois os caras continuaram (um deles com a calcinha dela na cabeça) “se divertindo”, bêbados e idiotas e ela foi expulsa. Saiu trocando as pernas, com aquele ar de quem não estava entendendo nada.
    Juro que passei muito tempo com essa cena na minha cabeça, sentindo nojo e pena: noje, porque aqueles caras pareciam animais e ela estava totalmente fora de si, sem nenhum dominio sobre os seus atos e essa é uma das coisas que mais me fazem sentir repulsa (não suporto ver gente bêbada ou drogada nem em matérias ou documentários televisivos); e pena, porque ela era só uma menina e, como na sociedade de um modo geral, ela foi o bode expiatório, serviu de divertimento para os rapazes e depois foi expulsa e eles continuaram enchendo a cara e se divertindo.
    Enfim, fico muito assutada quando vejo aquelas meninas de camiseta num frio de rachar e não porque não sintam frio, mas pelas razões que todas nós sabemos. Aliás, esse é um tema que mais e mais me leva a refletir. É uma coisa impressionante a exploração do corpo feminino (publicidade de qualquer coisa pode ter uma mulher nua ou quase, com aquele olhar 43)e a repetição automática desse padrão pelas adolescentes. Reparem só na relação diamentralmente oposta entre a exibição das mulheres e dos homens. Até na praia a gente pode notar (cito o Rio, por exemplo)os bermudões enormes dos meninos e os biquinis minúsculos das mocinhas.
    Esse meu pensamento não é uma consequência de estar ficando mais velha a cada ano. Sempre detestei essa coisa da mulher viver exposta como um pedaço de carne no açougue.
    Desculpe-me pelo comentário enorme. É sempre 8 ou 80: ou não falo nada ou escrevo um testamento, não é Adriana?
    Um abraço

    Responder
  20. Adriana - 08/10/08 - 18h44

    Pois eh Gabriela,
    Tambem jah presenciei cenas desse tipo na night Londrina.
    Quando eu faloq ue as pessoas aqui bebem mais que nomral, as pessoas nao me levam a serio. Mas aqui a coisa eh serissima!
    Em todos os lugares, todos os paises as pessoas (jovens principalmente) bebem e abusam, mas aqui as pessoas bebem com o unico e exclusivo intuito de ficarem trebados. Ok, ok, isso acontece em qualquer lugar, mas aqui eh diferente.
    E olha que eu jah passei carnaval em Salvador e jah fui em todas as “fiestas” espanholas (que tambem sao lugares/situacoes conhecidas pelo abuso alcoolico!).
    mas a maneira que essas coisas acontecem aqui TODO fim de semana, e principalmente entre meninas TAO jovens eh que me assusta um pouco.
    E obviamente esse problema nao foi notado soh por mim, s enao o governo Ingles nao investiria milhoes todos os anos em campanhas preventivas como essas.

    Responder
  21. Marcelão - 09/10/08 - 14h48

    como assim taxi ilegal? explica melhor num topico.
    aqui na Vzla tbm tem algo parecido.
    pela gasolina ser tao barata (1 dolar enche o tanque) qq um pode ser taxista…
    tem nego ficando rico com isso aki….

    Responder