16 Oct 2008
16 comentários

Consulado

Vida no Exterior

Hoje finalmente fui no consulado Brasileiro renovar meu passaporte. Estava adiando ha meeeeeses, mas como o Portugues nao vai ficar pronto a tempo da lua de mel, acabei renovando o Brasileiro logo. Renovacao simples. Registrar o casamento fica pra depois, porque eh MUITA burocracia.

O processo como um todo foi bastante simples. Levei todos os documentos que precisava (o site do consulado Brasileiro eh muito simples e facil, ao contrario do Portugues, que eh uma gaiola das loucas!). Cheguei quase uma hora antes do horario de abertura e jah tinha gente na fila! Mas fui a 4a da fila, e a primeira a pegar senha pra passaporte.

Mas como alegria de pobre dura pouco, apesar de ser a primerissima a ser atendida, tive que sair pra tirar novas fotos, pois as que eu tirei eram padrao passaporte Europeu e nao Brasileiro (esqueci que o passapote Brasileiro usa aquelas fotos gigantes bizzaras). Mas o seguranca do consulado me indicou uma portinha logo ali  do lado, que faz parte da “mafia” e tira fotos no padrao Brasileiro, por uma modico precinho de 12 dinheirinhos (enquanto que tirar fotos de passaporte normal custa apenas 4 dinheirinhos – 1/3 do preco!).

Mas como tudo nessa vida tem um lado positivo, o fato de ter tirado novas fotos significa que nao terei que passar os proximos 5 anos com aquela cara de sono-esbugalhado-medonho que estava na foto que tirei na maquina instantanea do estacao de metro as 7:30 da matina. Agora terei uma foto em tamanho gigante-bizarro com cara de esbugalhada-que-raiva-do-consulado nos proximos 5 anos.

Mas tenho que admitir que o servico foi muito bom, organizado e rapido. Estava esperando algo MUITO pior. Mas enquanto esperava minha vez na salinha de espera me espantei com a quantidade de gente querendo fazer as coisas de maneira errada.

Por que somos assim? Porque Brasileiros tem esse instinto de que TUDO “dah pra dah um jeitinho”? Teve a menina que queria registrar o casamento sem a certidao (“ai moca, vc nao pode fazer nada? Vou ter que perder o servico pra voltar aqui outro dia…?”), teve a outra que queria registrar o filho mas sem informacoes sobre o pai da crianca. Teve a outra que criou o maior caso porque tinha que pagar a taxa ANTES de requerer a renovacao do passaporte, e ela queria porque queria fazer isso depois, pra nao perder o lugar na fila. E isso sem contar o ba-fa-fa na porta (antes mesmo de abrir) com a quantidade de gente querendo furar fila!!! Sabe do tipo “poxa to com pressa, sera que nao posso entrar na sua frente? Tenho que ir trabalhar”. HELLO! Todos estamos plantados ha horas nesse frio, e todos temos trabalho, familia e flhos pra cuidar. Aff.

Pronto passou.

Nao eh a toa que funcionario publico Brasileiro tem mau humor e mah vontade pra tudo. Eu tambem teria…

No inicio de novembro poso ir buscar o passaporte novo, e viajar pra Asia em paz! CAN.NOT.WAIT!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
16 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
16 comentários
  1. Silvia - 16/10/08 - 12h11

    Esta mentalidade do tirar vantagem, do jeitinho p/ tudo é tão feia, e tem gente que se orgulha tanto, não da p/ entender…

    Aqui na Alemanha, qdo a gente conta, o povo não consegue entender, assimilar mesmo, compreende? O que é certo, é certo, então vc tem de fazer desta forma, e não precisa se preocupar que alguém possa estar te enganando.

    Eu sou um desastre em fotos, a sua não esta de todo mal :o)

    Responder
  2. Patricia McCall - 16/10/08 - 13h26

    Hehehe morri de rir aqui. Ate hoje nao registrei meu casamento so fico enrolando. Muito menos mudei meu nome no passaporte pelo de casada pq MORRO de preguica so de pensar em ter que ir pro consulado.

    Aiii que deliciiiia! Viagem pra Asia!!! Fina!

    Por falar em viajem AMEI seu post sobre o Marrocos. Minha mente esta ficando aos poucos mais clara sobre o itinerario que quero fazer. Vou postar dps e quero ver sua opniao!

    bJOS

    Responder
  3. Andreia - 16/10/08 - 13h44

    Gracas a Jesus, Maria e Jose (e bate na madeira 3 vezes) eu nunca tive problemas com o consulado brasileiro.
    Por morar aqui em Cornwall, sempre tive que fazer tudo pelo correio. Entao sempre foi questao de pagar o tal de giroslip, preencher os formularios, juntar os docs, tacar tudo num envelope e off it goes para o consulado. A unica vez em que precisamos ir lá pessoalmente foi para assinar a versao brasileira da nossa certidao de casamento. Nem mesmo para o meu marido pedir e receber o visto permanente brasileiro dele nao precisamos nos despencar até Londres (agora ele até tem uma carteira de identidade brasileira e vive mostrando para os amigos gringos daqui, muito comédia ehehe)
    Qdo vc foi no consulado por acaso tinha uma senhora vendendo coxinha e empadinha na entrada? Tinha uma lá qdo eu fui e achei surreal! eheh
    Bjs

    Responder
  4. edna - 16/10/08 - 14h08

    Oi Adriana!!!!
    O consulado brasileiro em Londres ainda não esta emitindo o novo passaporte?
    Moro em Cuiabá e aqui já estão emitindo a versão nova, o azul. Mas que bom que deu tudo certo. Já li cada absurdo sobre os consulados brasileiros mundo a fora.

    Beijos

    Responder
  5. helen vilela - 16/10/08 - 14h11

    Pois é, fui renovar meu passaporte aqui no Brasil porque to indo viajar no fim do ano e fiquei impressionada com o novo sistema agora.

    Tipo que agora vc não tem mais que levar a foto com fundo não sei o que e tamanho gigante e data colada na roupa. A foto é tirada lá na hora. E tipo que vc nem tem que enfrentar fila. Pode marcar o horário que vc vai na polícia pela internet. Aliás, é tudo feito por internet. Todo o seu cadastro e tal. Vc imprime o boleto, paga e ai qdo chega lá, vc só tem que fazer o lance das digitais (que nem é com aquela tinta que gruda no dedo mais… evoluimos, agora é tudo digital!!!) e mostrar os documentos pra conferencia e pronto.

    Uma semana depois seu passaporte já está pronto e vc só tem que ir lá assinar e pegar.

    Sinistro…
    Estamos realmente evoluindo! :)

    Responder
  6. Renata Gomide - 16/10/08 - 14h52

    Hahaha.. achei otima a tua descricao do povo querendo dar “jeitinho” em tudo! Renovei o meu passaporte aqui em NY ano passado e foi a mesma coisa – que mania de brasileiro de nao seguir regras!
    Que bom que no final deu tudo certo e foi ate que rapido!
    Bjos
    Renata

    Responder
  7. lucia - 16/10/08 - 15h52

    Olha, voce mencionou algo que nunca tinha pensado ou percebido antes…

    Eu me mudei pros USA ainda adolescente e nunca experienciei mercado de trabalho ou bureocracia brasileira qdo morava no Brasil.

    “Cresci” acostumada com tudo direitinho aqui, tudo sendo feito rapido, com eficiencia e com um atendimento fantastico!

    Qdo tive que lidar com o consulado brasileiro, foi um dilema so, o que me deixou mt irritada, se bem que o atendimento la mesmo foi decente.

    Agora que vc falou que o pessoal do consulado tem que lidar com esse tipo de gente todo santo dia, ate da pra entender um pouco o pq de serem assim.

    Obrigado por ter me aberto os olhos… Bjos

    Responder
  8. Débora - 16/10/08 - 16h58

    Pensei que o consuldo português fosse terrível somente aqui no Brasil, vamos combinar que as bigodudas são muito mal educadas (nada contra os portugueses, afinal sou filha de um)…

    Que bom que foi “fácil” renovar seu passaporte brasileiro.

    Beijinhos.

    Responder
  9. Dani - 16/10/08 - 18h25

    A foto ficou ótima!!!
    Que bom que deu tudo certo, mas é difícil aturar os compatriotas querendo sempre fazer as coisas do modo errado, né? O pior é que ainda atrasa a vida de quem está na fila com tudo certo e não tem nada a ver com isso. Mas que legal que deu tudo certo para você. Menos uma preocupação na cabeça!
    Estou pra te dizer que depois de ver suas unhas escuras no post do início da semana, acabei me inspirando e pintando as minhas de OPI também! Acho que o esmalte era yes, you can-can! hahahaha Vê se pode?
    Bjs

    Responder
  10. Vanessa - 16/10/08 - 18h33

    Sempre o famoso jeitinho brasileiro…..
    Dri, sua foto do passaporte fico ótima, se vc ver a minha, cai dura de susto! rsrsrs
    beijos.

    Responder
  11. Dri,
    Só um lembrete… Já que vc vai com passaporte brasileiro, não esqueça de tomar a vacina contra febre-amarela 10 dias antes de viajar. Eles cobram o comprovante no controle de passaporte na Tailândia. Bjs.

    Responder
  12. Raquel - 16/10/08 - 22h21

    Felizmente quando tirei meu passaporte em Portugal, foi super rápido, a foto ficou decente e o melhor de agora são passaportes electronicos que me evitam ter que parar em todas as filas nos aeroportos.

    Débora, mas que raio de mulheres tem ai no consulado? Bigodudas? a que século as foram buscar?

    Adriana, nunca tinha pensado dessa perspectiva, imagina ter que levar todo santo dia com gente a querer dar uma de “sabe tudo” e a tentar dar o seu “jeitinho”…
    Realmente as vezes os funcionários por trás dos balcões são mesmo o reflexo do cidadão do outro lado do balcão, mas outras vezes infelizmente são mesmo mal educados, mas isso tem em toda a parte no mundo mesmo…

    Bjs

    Responder
  13. Simone Takayama - 17/10/08 - 01h16

    Oi, Adriana!
    Sua foto ficou ótima! Aliás, preciso te dizer que acho você superfotogênica!
    Essa história de jeitinho é engraçada. Vira e mexe alguém me procura no Orkut (brasileiros, claro) pra tirar alguma dúvida sobre os vistos chineses. Chegam dizendo que “ouviram falar” que é superdifícil e tal. Bem, descobri que quem informa (e são várias as fontes) geralmente é um destes que querem se dar bem, só pode! Porque minha experiência com o visto chinês é muito da boa, simples demais … Levando TODOS os documentos e formulários DIREITINHO, não tem erro, uma semana depois tá com o visto na mão (até antes, se pagar taxa de emergência). Mas, sabe como é: “ah, não tenho o formulário de residência (ou da escola, ou da empresa ou qualquer que seja), como faço?” … Simples, não faz! Ou corre atrás da documentação necessária e chega com tudo certinho, ou não tem visto!
    Aliás, vejo que no Brasil TODO MUNDO tem medo de tirar visto pra onde quer que seja, dizem que é confuso, burocrático etc. Eu nunca tive experiências ruins neste sentido, tirando, uma vez ou outra, falta de informação. Porque se vc chegar com tudo direitinho, pode ter certeza que seu visto sai e dentro do prazo.
    É o famoso “jeitinho brasileiro” …
    Beijos,
    Si

    Responder
  14. LUCIANA COSTA - 17/10/08 - 11h59

    ADRI vc acha q alguma coisa mudou em Londres depois da crise q os EUA estão passando? Acha q economicamente o país deixou a desejar até agora??? A única coisa q vejo aquí no Brasil é q os produtos importados, materiais da construção civil e financiamentos (carro, casa…) estão com valores mais altos e com uma maior burocracia nos cadastros de adesão.
    E aí…como estão os países da europa?
    Eu ia fazer a minha viagem em fevereiro/09, mas agora nem sei se vai dar…o q é uma pena!!! Mas até o final do ano q vem eu vou…

    BJS!

    Responder
  15. Luisa - 17/10/08 - 13h46

    Oi Adriana,

    Faz tempo que leio seu blog, mas sempre falta “coragem” de comentar. Morro de rir com suas histórias. Me identifico muito com muitas coisa que vc diz… Assim como vc sou carioca, temos idade parecida, economista (formada pela PUC) e uma pessoa que ama viajar e tirar fotos. Eu nasci aí em Londres, mas vim ainda bebê para o Brasil. Talvez por isso eu adore tanto ler quando vc fala daí, sobre a vida na Inglaterra, etc. Ainda não tive a oportunidade de voltar, mas espero conseguir fazer isso em breve.

    Bom, mas o que me levou a deixar um comentário aqui hoje e não nos últimos meses? Essa história de renovação de passaporte. Eu tenho uma história engraçada para te contar.

    Meu marido é filho de italianos, portanto tem direito a um passaporte desse país. Ele nunca tirou esse passaporte, pois nunca precisou, todas as vezes que foi a Italia, foi com o brasileiro mesmo. Porem, estavamos planejando ir aos EUA e esse passaporte isenta o visto para entrada no pais. Nós temos um filho de um aninho e soubemos que, antes dele tirar o passaporte, precisaríamos registrá-lo no consulado italiano. Levamos toda a documentação necessária (ah, chegamos na fila as 5 da manhã e já tinham mais de 10 pessoas na nossa frente!) e, na hora, o reponsável nos deu uma cartinha dizendo que nosso filho já era cidadão italiano. Tudo ok, meu marido disse que iria voltar para a fila para pedir o passaporte dele. Foi aí que começou nosso tormento! Ele nos disse que a pasta dele (meu marido) ficaria retida por 90 dias para processos internos e so depois disso ele poderia tirar o passaporte. Tres meses depois meu marido voltou ao consulado italiano e, quando foi atendido, foi informado de que EU precisaria estar junto para assinar a documentação. Até que o nosso filho faça 18 anos EU preciso autorizar que o marido (na verdade nem somos casados no papel, só juntamos) tire o passaporte. Vc pode imaginar coisa mais louca que essa? Se eu não der autorização, ele simplesmente não pode renovar o documento! Que eu tenha que ir ao consulado italiano toda vez que meu filho precise tirar um documento é razoável, mas dar autorização para o meu marido é surreal! Nós reclamamos da burocracia no brasil, mas na Italia é tudo muito pior!

    Me desculpe pelo testamento…

    Beijos

    Responder
  16. Verônica - 19/10/08 - 03h44

    Oi Adriana! Como está o fim de semana?
    Tinha escrito um email grandão mas o pc apagou:(
    então a menssagem principal é que pela primeira vez vi algum blog que fala uma das razões de os funcionários públicos brasilieros sero como são. Ninguém merece atuar uns tipos querendo dar jeitinho.

    bjs

    Responder