31 Oct 2008
11 comentários

Orientacao vocacional

Recursos Humanos

Eu recebo um monte de e-mails com pedidos de “dicas” sobre carreiras. Pessoas prestes a fazer provas de vestibular, ou pessoas procurando uma nova especializacao ou um novo rumo na carreira.

A verdade eh que eu alem de nao ser psicologa ou orientadora vocacional, eu tambem (e principalmente) nao conheco as pessoas que pedem essas dicas. Entao eh muito dificil dar meu concelho “profissional” e correr o risco de impactar a vida de alguem, sem ter nocao doque estou falando.

Mas sem querer soar como contracapa de livro de auto ajuda, vou dar minhas dicas e minhas pearls of wisdom para quem interessar possa.

Pra comecar pense assim: oque te faz feliz? Oque vc realmente GOSTA de fazer? Provavelmente a resposta sera a sua carreira ideal.

Eu jah recebi e-mails que perguntavam “qual carreira tem mais oportunidades de emprego?” ou “oque as empresas estao procurando hoje em dia?”. Mas isso eh muito subjetivo.

Quanto mais voce gostar doque faz, melhor sera. Quanto melhor vc for na sua area, maiores as chances de voce se dar bem e achar um emprego legal, ou simplesmente nao ficar desempregado. Porem cada empresa busca uma coisa diferente, cada mercado tem um perfil dferente, e tudo eh muito dinamico, entao nao se foque nisso quando pensar no seu futuro. Ha um ano atras carreiras em bancos ou mercado financeiro eram as mais ofertadas em Londres. Hoje em dia, praticamente nao existem mais empregos em bancos, e os que tem, ninguem quer, devido as crises do mercado.

Entao em vez de se focar no que o “mercado” quer, pense no que voce quer.

Ou talvez voce seja uma daquelas pessoas que simplesmente nao sabe oque quer fazer exatamente. Eu era assim, totalmente assim. Ao longo da vida jah quis ser arquiteta (no nivel sem nocao, de ganhar de presente de aniversario de 8 anos lapiseiras profissionais e assinatura de revista de arquitetura, e viver tentando converncer meus pais a fazer reformas na casa – desenhads por mim, logico); jornalista, professora de educacao fisica e advogada. E oque acabei fazendo? Economia! A coisa mais aleatoria possivel.

Na verdade eu nunca soube se realmente queria ser economista, mas na epoca do vestibular achei que seria uma carreira “abrangente” e aleatoria o suficiente pra me dar tempo de pensar melhor oque queria fazer, e com mais calma, ao longo dos anos definir oque queria ser quando crescer. Qualquer outra carreira “especifica” demais nao me permitiria fazer isso.

Eu sempre gostei de viajar e de aprender linguas entao pensei na possibilidade de me especializar em comercio exterior; porem pra entrar mesmo em carreiras internacionais ou de relacoes exteriores, fazer uma faculdade ou pos nessas areas nao faz a menor diferenca; oque conta mesmo eh a pratica: falar diversas linguas, experiencia internacional, etc. Entao pensei tambem que de repente Turismo fosse a solucao, e inclusive foi isso que me levou a sair do Brasil.

Quando comecei a estudar e (tentar) a trabalhar em turismo vi que nao era exatamente aquilo que queria, oque estava buscando, e long story short, acabei em Recusos Humanos. Obviamente RH nunca foi meu sonho dourado (se vc conhece uma crianca de 8 anos que quer ser “Generalista de Recursos Humanos Internacional” quando crescer, essa crianca pracisa de tratamento!), mas acabou sendo a solucao dos meus problemas. Hoje em dia faco exatamente oque sempre sonhei, mas sem nunca ter pensado nisso: viajo, pratico as varias linguas que levei anos pra aprender, convivo com pessoas das mais diversas culturas do mundo, e trabalho num escritorio super legal (que pra mim sempre foi meio que um pre-requisito em termos de carreira. I’m an office kind of gal. Gosto de trabalhar sentada, ter aquecimento/ar condicionado, maquina de cafe expresso e capuccino e bater papo furado pelos corredores (podre, eu sei).

O moral de historia eh que soh voce sabe oque vai te fazer feliz na vida. Porem mais importante que isso, voce tem que manter sua mente aberta a novas oportunidades e possibilidades. Nao adianta nada sonhar com um tipo de carreira e passar a vida toda catando uma coisa que nao existe, que eh irreal, e ser infeliz por causa disso; enquanto varias otimas oportunidades passam pela sua vida mas que vc deixa passar, por nao serem THE ONE.

Eu tenho um amigo que uma vez me disse que nao tinha o emprego dos sonhos, mas por causa do seu emprego, tinha uma vida de sonho. Essa afirmacao nao tem nada a ver com dinheiro, e sim com realizacao.

Nem lembro mais qual era o seu “emprego dos sonhos”, mas na verdade ele acabou tendo um emprego mega chato numa empresa igualmente chata (nao verdade nao acho que era tao chato assim, mas soava horrivel, tipo o emprego do Chandler Bing, que ninguem sabia oque ele fazia). Porem nesse emprego, alem  conviver com pessoas com as quais ele de dava super bem (trabalhar em escritorio em onde vc nao se dah bem com as pessoas eh pessimo), ele tinha a oportunidade de viajar bastante, conhecer culturas e praticar esportes radicais, que eram as cosias que ele sempre quis na vida.

Lembre-se que vc vai gastar em media 8 horas por dia, 5 dias por semana 48 semanas por ano, 40 anos da sua vida. Tempo eh o bem mais valioso na vida de alguem, e seja oque for que te motiva na vida, vc nao quer passar a sua vida interia fazendo algo que te deixa infeliz, neh? Ou se vc eh mais motivado por dinheiro e bens materiais, oque adianta fazer oque vc quer, se nao ter dinheiro no fim do mes te deixa infeliz?

Mas apesar disso tudo, nao foque tudo na sua vida no trabalho. Voce sempre quis ser editora de moda, mas acabou virando Professora de Ingles? Crie um blog, e saia por ai dando dicas de moda. Sempre quis ser psicologa e acabou num departamento de contabilidade? Participe de uma ong, e doe suas horas extras conversando com criancas e idosos, etc.

Eu tambem recebi outros e-mails perguntando mais sobre CVs, mas falo disso outro dia.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Déa - 31/10/08 - 17h37

    Oi, Adriana! Tudo bem?
    Assim como você falou sobre o curso de economia, eu também acabei fazendo algo com o qual nunca tinha sonhado (e acho que ninguém nunca sonhou…rs): C. Contábeis.
    Quase desisti várias vezes. Achava que o curso não tinha nada a ver comigo…até que começei a trabalhar em controladoria (que é uma área da contabilidade) e cheguei na empresa onde estou…e descobri um trabalho mais dinâmico, onde tenho a liberdade de tomar decisões, criar, desenvolver processos, etc…e acabei me encontrando.
    Como vc disse, passamos uma boa parte de nossas vidas trabalhando, então é muito importante encontrar algo de que se goste…

    Bjo!

    Responder
  2. Ka! - 31/10/08 - 17h43

    Oi Dri! Achei super legal a maneira que vc falou sobre o assunto e as dicas. Eu concordo que a gente tem que correr atras do que nos faz feliz. Desde o meu primeiro ano no colegial eu ja sabia que queria fazer Relacoes Internacionais (acho que sou uma excecao neh)e agora que estou fazendo cada dia descubro uma nova possibilidade pra minha futura carreira e isso me motiva a estudar muito, ter boas notas (coisa q nunca tive antes) e me interessar, procurar saber sobre todas as oportunidades que a minha area oferece, e isso é o que me deixa mais feliz. Acho complicadissimo escolher uam profissao pelo dinheiro, sei que é importante mas a longo prazo acho que ser infeliz no trabalho atrapalha a vida pessoal!
    Beijos!

    Responder
  3. Raquel - 31/10/08 - 19h07

    Oi, Adriana

    Apanhei a tua dica, completamente. Como estou ainda indecisa, uma coisa mais geral e que seja adaptável no futuro é o melhor. E como estou numa empresa de importação e exportação, concordo contigo quando dizes que a base são o domínio de línguas logo um curso abrangente poderá me levar a mais oportunidades sejam aos recursos humanos, ao departamento compras… e quanto experiência cá estou eu a começar bem debaixo e a adquiri-la.

    Obrigado pelas tuas dicas

    Bjs
    Oi, Adriana

    Apanhei a tua dica, completamente. Como estou ainda indecisa, uma coisa mais geral e que seja adaptável no futuro é o melhor. E como estou numa empresa de importação e exportação, concordo contigo quando dizes que a base são o domínio de línguas logo um curso abrangente poderá me levar a mais oportunidades sejam aos recursos humanos, ao departamento compras… e quanto experiência cá estou eu a começar bem debaixo e a adquiri-la.

    Obrigado pelas tuas dicas

    Bjs

    Responder
  4. Renata - 31/10/08 - 20h46

    Dri,
    Finalmente consequi entrar aqui e ler seus ultimos posts…
    Jah tem uns dias que toda vez que entro aqui, minha internet fica doida…. Enquanto a sua pagina carrega, outras zilhoes paginas de internet se abrem ao mesmo tempo.. e nunca param… meu laptop trava e vira uma confusao…
    serah que eh soh comigo que isso ta acontecendo???

    Anyways…
    Adorei seu post…. Tambem recebo alguns emails assim e nunca sei o que dizer pra pessoa… Otima linguagem que vc usou pra abranger o tema!

    Parabens, linda!
    beijinhos

    Responder
  5. Bia - 31/10/08 - 21h05

    Dri, mto bom esse post! Mto bom mesmo! E até faou mto do q uma psicóloga diria a alguém q não sabe oq fazer com sua vida profissional! :)

    bjos

    Responder
  6. Claudia Acourt - 31/10/08 - 21h06

    Adriana, adoro quando vc vai direto ao ponto. Gostei muito deste ultimo post. Posso acrescentar um item? Se a indecisao ou insatisfaçao acontecer no meio da carreira, analise a situaçao e, sendo possivel, chute o balde. Recomeçar, mesmo aos 40 anos, pode parecer loucura mas os ultimos 20 anos profissionais podem ser muito mais produtivos que os primeiros. Roberto Marinho que o diga!

    Baccio

    Responder
  7. Tamara - 01/11/08 - 19h29

    Tem gente que se sente um pouco perdida quando o assunto é carreira,emprego,vocacäo,etc.Gracas a Deus eu ja sei o que me faz feliz mas demorei muito para saber,rsrs.

    Achei lindoooo o mapa do Brasil,acho que me emocionaria muito tb!

    Bom,confesso que o mundo virtual me assusta um pouco,tomo muito cuidado sobre o que eu escrevo no meu blog,näo consigo me expor muito nele,mas tb por outro lado adoro te-lo,vire e mexe releio os posts antigos…

    Abraco
    Tamara

    Responder
  8. PatriciaUk - 03/11/08 - 18h27

    Esse video eh longo mas fala tudo sobre esse assunto, longo mais vale a pena assistir. Bjos x

    http://video.google.com/videoplay?docid=7459435141264492511

    Responder
  9. Sonia - 12/11/09 - 16h01

    Oi Adriana!
    eu sei que e’ meio esquisito deixar um comentario mais de 1 ano depois do post ter sido escrito… :) mas e’ que com esta historia (dramatica) do blog ter quase desaparecido, ganhei vontade de voltar a visita-lo e reler varios posts antigos. Ate que ontem me deparei com este e tive de voltar aqui para te dar os parabens pela forma como escreveste e colocaste a tua perspectiva. Gostei imenso! E e’ engracado porque me identifico com varias coisas que dizes. Pra comecar eu tb fiz economia porque nunca quis saber mto bem o que “queria ser quando fosse grande”. Ou melhor, sempre quis ser mta coisas diferentes e assustava-me ter de escolher so uma tao cedo na vida. A vantagem de economia e’ que e’ uma ciencia social super-ampla, que te abre varias perspectivas e oportunidades (ainda que grande parte das pessoas apenas associe economia a bancos, financas e macroeconomia em geral…).
    Mas, dito isto, eu ainda estou a procura do meu “match” profissional :) E adorei ler a tua opiniao sobre o assunto (btw, o post sobre os cv e cover letters tb ta optimo. mto util!)
    Um beijo grande***

    Responder
  10. Angela C Oliveira - 30/09/12 - 18h05

    Ola’ Dri

    Td bem? Conheci seu blog ontem, e estou super feliz de te-la encontrado. Pois bem, minha vida nao tem sido nada facil nos ultimos tempos em tdas as areas, mas a profissional eh a mais preocupante, entao acredite, vc esta sendo minha inspiracao, ainda nao me defini profissionalmente, apesar de ja ter 31 anos.
    Enfim, lendo seus posts observei muita simplisidade, e eh isso, um degrau de cada vez, qeria td ao msm tempo e nao concluia nada. Mutio obrigada e continua nos inspirando.
    Abcs

    Cianorte- Pr –
    Br

    Responder
  11. Angela C Oliveira - 30/09/12 - 20h11

    Ops…simplicidade..hehehehe

    Responder