05 Jan 2009
8 comentários

Altos e baixos da Tailandia

Dicas de Viagens, Lua de mel, Tailandia

– Esporte e Cultura

O Muay Thai, também conhecido como Boxe tailandês ou Thai Boxing eh o esporte nacional da Tailândia. Arte marcial com mais de dois mil anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde.

O Lutador Brasileiro era a grande estrela da temporada!

Significado: ARTE MARCIAL TAILANDESA
MU = Marcial
AY = Arte
THAI = Referente ao povo Tailandês

Na Tailândia o Muay Thai também é conhecido “Luta da Liberdade” ou “Arte dos Livres”, pois foi com o Muay Thai que se protegiam dos povos opressores que tentavam conquistar seu território.    
 
– A Monarquia

O povo Tailandês tem muita reverência pela Família Real, e os visitantes devem ser cuidadosos em demonstrar respeito pelo Rei, Rainha e a sua família. As fotos do Rei e da Rainha estao em TODOS os cantos na Tailandia: em calendarios nas lojas, na entrada dos restaurantes na recepcao dos hoteis, nos cruzamentos das ruas e estradas e em todos os templos; extranjeiros nao devem jamais ficar apontando e rindo das fotos, e ate mesmo tirara fotos dessas “homenagens” eh considerado falta de respeito.

– Religião

Quando visitar um templo religioso, esteja vestido apropriadamente. Pessoas sem camisas ou em shorts não devem entrar nos templos.

Quando entrar na capela principal onde a imagem do Buda está, é necessário retirar os sapatos.

Monges passeando em Wat Pra Kaew em Bangcoc

Turistas descalca do templo do Buda de Esmeralda

Todas as imagens de Buda, pequenas ou grandes, quebradas ou não, são consideradas sagradas . Ninguém deve subir nas estátuas para tirar fotos, ou fazer qualquer coisa que demonstre falta de respeito.

– Sociedade

Os Tailandeses não costumam apertar as mãos. Ao invés, eles juntam as palmas da mão e fazem uma pequena reverência, chamada wai. As pessoas mais novas saúdam as mais velhas primeiro, que retornam o gesto.

O “wai”. Eh meio tipo o “prego” + o “ciao” na Italia: serve pra tudo! Oi, tchau, obrigada, de nada, bem vindo, etc mas principalmente como sinal de respeito. Quanto mais alta estiver suas maos em relacao ao seu rosto, mas respeito eh sendo prestado.

Quando passam em frente a um templo, altares com a imagem do buda (tambem estao em todos os lugares!) Os Tais largam tudo que estiverem fazendo pra reverenciar e fazer o Wai em sianl de respeito. Largam o volante, a comida, as criancas… Tudo!

Com Ronald em Koh Samui: Sawasdee ka!

É considerado muito rude apontar a ponta do pé para alguém, e é preciso lembrar disso quando se sentar de frente para alguém. Nunca aponte nada com os pés, use as mãos. Nunca coloque os pés na mesa ou na cadeira.

– Hospitalidade

Tire os sapatos antes de entrar na casa de alguém, e as vezes te pedirao pra tirar os sapatos pra entrar nos spas, hoteis, algumas partes de restaurantes, lojas, templos, etc.

– Massagem Tailandesa e o ritual e cultura dos spas

Esse vai merecer um post especial!!

– Falcatruas em geral

Onde ha turistas, havera alguem tentando te passar a perna. Nas lojas ou mercados turisticos as coisas nem sequer tem preco. Jah nos aconteveu de passar duas vezes na mesma lojas e receber 2 precos diferentes…
Eu sou a rainha da barganha, bato boca, saindo andando, falo que sou brasileira pobre etc, e sempre acabo pagando um bom preco pelas coisas. Jah o Aaron coitado, fica sem graca, desconfortavel e acaba ficando com pena e pagando oque pedem… Entao sempre somos “good cop, bad cop” nas lojinhas.

Os taxistas e tuk-tuk tambem sempre vao tentar te enganar. Sempre peca que eles usem o taximetro (em taxis) ou negocie o preco antes (tuk-tuks).
Quando o motorista comecar a fazer muitas perguntas sobre da onde vc eh, pra onde vai, oque vai fazer, etc. Desconverse, ou simplesmente minta. Provavelmente ele vai se “oferecer” pra te levar pra uma loja (ou hotel, restaurante, templo, etc) bem melhor, com precos melhores, pois eles recebem comissao sobre a quantidade de turistas que levam nos lugares, e que provavelmente nao eh oque vc queria.

A mesma coisa acontece na porta de todos os templos, perto de qualquer atracao turistica. Os motoristas te abordam e dizem que o templo esta fechado (ou apenas monges e/ou Tais podem entrar) por X horas e te oferecem pra te levar em outro lugar. Mesma pegadinha.
Presenciamos isso ateh nas situacoes mais absurdas, tipo um taxista tentando nos convencer que China Town estava fechado ateh as 4 da tarde (tipo, o bairro todo! Que ninguem podia passar). A parada foi tao absurda, que quando ele percebeu da cara de pau, comecou a rir de si mesmo e saiu de fininho…

– Turismo sexual

Sempre ouvimos falar nesse outro lado da Tailandia, e que pra falar a verdade eh uma fama muito parecida com a do Brasil no exterior.
Mas quando voce chega aqui a coisa fica feia.
Principalmente com meninas muito novas (as vezes 2 ou 3 menias com cara de 15 anos) acompanhando europeus que poderiam ser seu avo, e muitos, muitos travestis.
Mas oa contrario do Brasil, os travestis aqui nao sao exclusividade do “sub mundo”; eles estao totalmente integrados na sociedade. Trabalham nos hoteis, lojas, restaurantes e levam uma vida “normal”, na luz do dia., e parecem ser respeitados pela sociedade local.

– Turismo de massa

A Tailandia eh uma pais pobre. Muito pobre. E a pobreza esta na sua cara o tempo todo. Nao existe violencia, e nao me senti insegura em lugar nenhum do pais, mas os contrastes entre o ouro dos templos, e as condicoes em que vive o pais eh um pouco chocante.

Por isso, eles agarram como podem o turismo, porem sem muito dinheiro pra investir em infra estrutura. Limpeza, esgoto, agua corrente, etc.
Na maioria dos lugares que passamos (principalmente nas ilhas) a destruicao causada por turistas eh bem visivel, e te dah aquela sensacao de “ainda bem que estamos aqui agora, porque daqui a uns anos isso aqui nao existira mais…”

Infelizmente muitos turistas nao veem isso, e nao contribuem pra situacao, desperdicando agua, jogando lixo nas estradas, largando lixo na praia.

Eh muito triste ver um lugar maravilhoso como esse sendo degradado, e virando conglomerados turisticos “enlatados” como acontece por exemplo, na Espanha.
Ko Samui eh um exemplo disso. Um lugar que tinha tudo pra ser maravilhoso, mas que jah esta com pinta de detonado…

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
8 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
8 comentários
  1. Alison - 06/01/09 - 04h21

    Adoreei seu blog, me identifiquei muito com isso tudo, não porque eu viajee loucamente,mas porque é isso que eu quero na minha vida, conhecer o mundo todo, morar na Espanha, fazer minhas especializações em Marketing Internacional e ter uma vida onde eu possa realizar esse sonho. ;D Voltarei aqui sempre que puder pra ver suas novas aventuras diarias. Besos

    Responder
  2. Dedeia - 06/01/09 - 14h45

    Miguxaaaa,
    que bom que voces estao se divertindo bastante!!
    Quando voltar, tras um pouco de sol??? Ta um frio aqui em Londres que eu nunca vi antes! O canal aqui do lado de casa simplesmente congelou. Como assim?
    So nao entendi essa coisa de apontar com o pe – quem aponta algo com o pe?? hehehe
    Quando voces voltam?
    Beijoooooos!

    Responder
  3. Claudia Acourt - 06/01/09 - 17h29

    Nossa, vc simplesmente me despertando a curiosidade de conhecer a Asia. Acompanho esta aventura como se fosse novela. Depois vem as fotos, né?

    BAcio

    Responder
  4. Odaira Norões - 15/01/09 - 17h25

    Olá Adriana!!!!!!!!!!!
    Estou adorando acompanhar seu blog!!!
    Estava em busca sobre dicas sobre a Lush e encontrei sua pagina no google!!!
    Um abraço e parabéns pelo casório!!!

    Responder
  5. LUCIENE - 09/10/11 - 16h24

    Dry, acompanho seu blog a tempo e vc tem me ajudado muito a elaborar meu plano de viagem com um blog muito instrutivo e ao mesmo tempo divertido de ler ,no momento estou morando na Australia e estou planejando uma viagem pra Thai e regiao por um mes depois seguirei pra China ,Londres ,Brazil.
    Fazer as malas esta sendo um problema,pois so posso levar 20 kilos se eu fosse so pra Thai nao teria problema mas como depois irei enfrentar o inverno londrino,tenho que levar algumas roupas de inverno e voce sabe que sao mais pesadas .
    Ja li e reli seus conselhos a respeito de malas,roupas pra dizer a verdade acho que ja li quase todo seu blog ..
    Voce teria alguma sugestao ?
    Todas falam pra nao levar nada de roupa pra Thai pois la e’ muito barato e poderia comprar por la.
    Bem vamos nos falando aguardo um contato,e quem sabe te encontro em Londres pra te conhecer pessoalmente.
    Beijos.
    Lu

    Responder
    • Adriana Miller - 10/10/11 - 09h56

      Olha, eu ja cai nesse conto de que a Tailandia eh tudo super barato e tal, e foi pura ilusao. A nao ser que voce pretenda comprar “artesanatos” e se vestir com batas e sarongues locais, os precos em lojas e marcas “ocidentais” sao exatamente iguais (se nao mais caras) doque voce encontra na Australia, EUA ou Europa.
      Mas nao acho que o frio de Londres seja uma limitacao na sua mala nao. No fim do ano tambem farei Sudoeteste Asiatico (= calor) e China (= muito frio) e como vou viajar Air Asia tb soh posso lever 20 quilos, e nao estou muito preocupada com isso nao.

      No meu caso, na “parte” da mala pro calor vou lever apenas algumas blusinhas, short e alguns vestidos, que sejam fresquinhos, versateies e que nao ocupam muito espaco.
      Na parte do “frio”, apenas 1 sobretudo bem potente (que eh pesado mas que pode facilmente ser levado na mao), 1 ou duas calca jeans, 1 bota (que tambem pode viajar no pe), e mais algumas pecas “curinga” de frio, que sejam combinaveis entre si e que possam ser usada em “camadas”. Entao vc nao precisa levar uma mala inteira cheia de pecas pesadonas de inverno, basta lever pecas chave que possa usar uma por cima da outra, manter sua mala versatil e voce quentinha.

      Responder
  6. LUCIENE - 13/10/11 - 16h28

    Dri,,,muito obrigada por responder,por onde estara’ na China eu estarei em Beijin em Dezembro tenho uma prima que mora por la e ficarei na casa dela.Otimo,,nao passarei perrengue.
    Apesar de ter doado quase tudo que tenho,sobrou algumas pecas que nao quero desfazer, ( jaquetas que eu adoro usar).E tb nao quero ficar comprando ,comprando nao faco mais viagens com esse objetivo.
    Quatros anos atras eu vim visitar meu filho que estava fazendo curso de ingles aqui na Australia vim sem saber falar nadinha de ingles,,,maior perrengue menina!!! Me aventurando aos 43 na epoca hj 46 aqui resolvi ficar e fui ficando..
    Nesses quatros anos nunca voltei para o Brasil.Ano que vem eu estarei de volta e nao sei se retornarei a morar na Australia , apesar de adorar aqui,conclusao estou doando quase tudo e mantendo algumas coisas com meu filho que ficara por aqui ainda e gostaria de levar o resto comigo,,dai a dificuldade de fazer as malas..
    Como nao estou com pressa para voltar ao Brasil estou fazendo o caminho mais longo ..Viajar pela Asia- Thai,Lao,Vietnam ,Camboja,China, Londres onde tenho um sobrinho que mora ai a 4 anos.

    Como li todo seu blog peguei suas dicas pra fazer mala,que roupa usar e tudo mais,e se precisar de roupa de inverno compro por ai .

    Li que precisa tirar visto para Vietnam antes de chegar por la.’e isso?

    Obs.: sou cake design tenho um blog onde voce pode ver minhas artes em acucar,sera um prazer receber sua visita.
    http://lucienemasironi.blogspot.com/

    Beijos,,,e vou continuar te seguindo…

    Responder
    • Adriana Miller - 13/10/11 - 17h20

      OI Luciene,
      Tem que pedir visto sim, tanto pro Vietnam quanto pro Camboja.
      Pro Vietnam vc tem que preencher a papelada e levar seu passaporte no consulado, mas pro Camboja voce pode aplicar pro visto on line (acho que tem o link em um dos posts antigos, mas com certeza vc acha a informacao atualizada no site da embaixada da Australia ou no Google).

      Responder