19 Jan 2009
11 comentários

Resolucoes de ano (nao tao) novo

Ano novo e resoluções

A virada do ano dessa vez teve gosto especial.

Por estar deixando pra tras um ano tao espetacular como foi 2008, e entrar o novo ano num momento (e lugar) tao fantasticos, daqueles que voce olha em volta, se belisca e nao consegue acreditar que tudo eh verdade.

O engracado eh que quando penso em “2008” a primeira coisa que me vem a cabeca eh: Cansaco. Tensao. Estresse.

Foi um ano extremamente intenso, de muito trabalho, muita ansiedade, muitos planos. Gracas a deus todos muito bem sucedidos, com a relaizacao de muitos sonhos e aspiracoes, com um saldo extremamente positivo.

Em 2008 sem duvida algum vivi o momento mais especial da minha vida. Sempre fui uma noiva descrente. Achava esse papo de “dia mais feliz da minha vida” muito conto de fadas pro meu gosto, e pensava em todos os “dias mais felizes da minha vida” (os do passado, e os do futuro) e achava muito injusto ter que me contentar com apenas um, e logo o casamento? (porque nunca fui casamenteira, ou romantica, ou do tipo de menina que acha que felicidade esta num anel de brilhantes).

Mas realmente, o dia 26 de julho de 2008, foi sem sombra de duvida alguma o dia mais feliz da minha vida. E quanto mais eu penso nele, mas me convenco de que nenhum outro dia sera tao magico, tao especial.

Mas pra chegar lah, foi muito estressante, e nao tenho saudades NENHUMA de planejar o casamento. Me dah arrepios soh de pensar nas meninas que viram cerimonilaistas depois de se casarem. Aff. A ateh hoje ainda nao tive “coragem” de escolher as fotos do album (mas esta na lista pra janeiro Fabricia!), nem assistir o DVD. Go figure.

No trabalho tambem tive muitos altos, e alguns baixos, e sobretudo muuuuuito trabalho duro. Longas horas. Estresse mental, e sobrecarrego fisico (noites sem dormir, voos loucos, apresentacoes longas, entrevistas interminaveis). Que deixaram um gosto de satisfacao e esperanca para uma carreira que ainda esta comecando.

E ainda teve o mestrado, contribuindo nas noites em claro e no estresse, e na minha auto cobranca de fazer as cosias bem feitas, pero no mucho (e morrendo de culpa!).

Um ano bom, mas estranho. Uma no que foi maravilhoso, mas que ao memso tempo nao deixou saudades…

Eu gosto dessa sensacao de poder “recomecar” a vida todo dia 1o de Janeiro. Eu sei que eh bobagem e a vida continua igual, mas gosto de ritos de passagem, de marcos, e o revellion sempre foi a data mais importante do meu ano, todos os anos.

Entao somado as muitas licoes aprendidas em 2008, iniciei 2009 numa viagem tao espetacular que teve o poder me me levar a lugares fantasticos. E nao estou falando dos lugares por onde passei, e sim lugares dentro de mim mesma.

Os primeiros 16 dias do ano foram de muita reflexao e auto conhecimento, reavaliando toda minha vida, oque vale e oque nao vale a pena. Oque me deixa feliz de verdade, e oque eh dispensavel.

A verdade eh que preciso de muito pouco pra ser feliz, e com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo em tudo quanto eh canto na minha vida, preciso aprender a manter o foco nessas pequenas coisas, e principalmente aprender a aprecia-las melhor. Preciso aprender a fazer uma coisa de cada vez, e a apreciar os momentos de ocio.

O meu balanco das “resolucoes” feitas ano passado foi o seguinte:

– Casar: Feito. Perfeito. Muito mais doque qualquer coisa que jamais poderia imaginar.

– Juntar dinheiro: Nao tanto quanto gostaria, mas jah foi um bom comeco. 2008 foi um ano de grandes gastos (culpa do item acima), mas semi-recuperados nos meses finais do ano.

– Viajar: Sim, sim, sim! E quantos mais lugares conheco, mas a lista aumenta!

– Estudar: Nao desanimei, e nao deixei a peteca cair. Mas aprendi a me “aceitar” melhor ao longo do ano. Eu sou uma pessoa que funciona melhor quando sob-pressao. Eu gosto de sentar na sofa no meio da madrugada e ler um livro inteiro, digitar um projeto inteiro, etc. nada dessa coisa de “um pouquinho por dia”. Tentei me disciplinar, justamente pra evitar sufocos de ultima hora, mas a verdade eh que nao sou assim, e aprendi a nao me culpar e martirizar tanto por causa disso. Vou a todas as aulas, sento na primeira fila, participo ativamente, faco mil perguntas, mil discussoes, e mil anotacoes. Pronto, aprendi. Quando tenho que fazer alguma coisa, sento de uma tacada soh e faco. Tem dado certo, entao pra que mexer em time que esta ganhando, certo?

– Corpo: A promessa de academia durou pouco, mas definitivamente cuidei melhor de mim em 2008. Seja publicamente (com os posts sobre cremes, e makes, etc), e internamente com uma alimentacao mais balanceada, sem gripes nem recaidas durante o inverno. Consegui chegar no dia do casamento com tudo em cima, exatamente como queria, e estou satisfeita. Esse tiem vai entrar de novo na lista de 2009, mas agora com outro enfoque.

Entao posso dizer que o ano foi sem sombre de duvidas ultra positivo, e estou cheia de energia pra comecar 2009!

As novas resolucoes ainda esta se formando na minha cabeca, mas sem duvida estao muito influenciadas pelas viagens das ultimas semanas:

– Dar mais valor as pequenas coisas que me fazem feliz. A verdade eh que “preciso” de muita pouca coisa pra ser de fato feliz comigo mesma, e em minha lista de prioridades nao necessariamente entram roupas, sapatos, marcas e afins. Gosto? Sim. Preciso? Nao… No Camboja aprendi que uma dos principios do Budismo eh a “ausencia” de desejo, pois o desejo leva ao sofrimento. Ao eliminar os desejos, o ser humano pode ser elevado a um nivel de felicidade mais linear, sem altos e baixos, sem penalizar a alma. E entao me dei conta o quanto “sofro” por querer TER certas coisas, e o quanto “sofro” por depois te-las, quando na verdade a minha felicidade se encontra em outros detalhes.

– Entao quero poder continuar viajando sempre, e muito. E viajar e conhecer o “novo” eh uma coisa que me traz tremenda felicidade. Mas nao necessariamente preciso sair de casa pra viajar. Quero voltar a ler mais livros, assistir mais filmes, ir a mais museus. Conhecer diferentes culturas, diferentes religioes, diferentes linguas, diferentes culinarias.

– Viver a vida com mais calma. Como falei antes, eu funciono melhor na pressao do ultimo segundo, e ok, aceito isso na minha personalidade. Mas ao memso tempo, vejo que a vida tem passado rapido demais, e preciso aprender que nao tem problema nenhum em querer fazer uma coisa de cada vez. Eu sou a rainha do multi-tasking, e no geral, isso eh uma grande vantagem, mas quero aprender a gostar de nao fazer “nada”. Dificil esplicar, mas durante essas ferias fui juntando os pontos e me dei conta do quanto me incomoda sentar e ficar quieta. Sempre tenho “formiga nos fundilhos”, como diria minha avo, com a cabeca a mil querendo fazer varias coisas ao memso tempo e planejando planos mirabolantes. Um dia, depois de uma maravilhosa sessao de massagem Tailandesa, voltei pra piscina e sentei do lado do Aaron jah tagarelando as zilhoes de coisas pipocando na minha cabeca. Ele ficou me olhando, e depois de uns segundos disse “quando vc pensou nisso tudo?”. E entao me dei conta que enquanto estava fazendo massagem, na beira da praia com o som das ondas, eu estava na verdade pensando sobre mil e uma outras coisas nada a ver, e na verdade nao aproveitei nada do “relaxamento” fisico e mental da experiencia.

– Entao isso me leva a outra resolucao. Vou tentar MESMO fazer umas atividades mais relaxantes, tipo yoga ou pilates, ou voltar a nadar. Nao to querendo ficar saradona nao, mas me forcar a tentar acalmar um pouco, algumas horas por semana, mas que nao sejam de frente pra TV. E tambem quero mais contato com a natureza (que brega). Mais caminhadas, mais ar puro, mais hikings, mais esportes. Pelo beneficio mental e nao fisico que eles me proporcionam. Mas sem deixar o fisico de lado.

– No nivel mais real da coisa, juntar dinheiro eh imperativo esse ano, e tentar manter a minha (minima) evolucao no que diz respeito a arrumacoes e organizacoes. Continuo sendo super bagunceira, mas desde que mudamos de apartamento, tenho aplicado pequenas atitudes no dia a dia, que tem facilitado demais a ordem das coisas.

Sera que consigo?

Depois eu conto em 2010!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Deborah Had. - 19/01/09 - 18h51

    Minha querida!! Acompanhei sua viagem todos os dias no blog! estou ansiosa pelas fotos!! Amei esse seu último post, tenho sentido as mesmas coisas!!!! Tudo tem passado muito rápido, fazemos muitas coisas ao mesmo tempo! Desacelerar e se conhecer melhor não é errado!!!!! Queria estar aí para batermos papo!! Feliz ano novo para você!! fiquei com ciumes, não recebi seu sms no Ano Novo!!!! Que todas as suas metas sejam realizadas em 2009 minha querida! Um grande beijo da Debinha!

    Responder
  2. Deborah Had. - 19/01/09 - 18h52

    Minha querida!! Acompanhei sua viagem todos os dias no blog! estou ansiosa pelas fotos!! Amei esse seu último post, tenho sentido as mesmas coisas!!!! Tudo tem passado muito rápido, fazemos muitas coisas ao mesmo tempo! Desacelerar e se conhecer melhor não é errado!!!!! Queria estar aí para batermos papo!! Feliz ano novo para você!! fiquei com ciumes, não recebi seu sms no Ano Novo!!!! Que todas as suas metas sejam realizadas em 2009 minha querida! Um grande beijo da Debinha!

    Responder
  3. Luana de Natal - 19/01/09 - 19h29

    Ô Adriana… vc acredita que eu ainda pensei em te passar um e-mail dando umas orientações, na verdade pequenas dicas pra vc “controlar” a cabecinha e aproveitar melhor o toque e as sensações que uma massagem proporciona?!
    Desisti pq achei que talvez pudesse ser pior e vc ficasse assim: luana disse que nessa hora eu fizesse isso, agora assim, depois assado… achei melhor vc encontrar o seu jeitinho.
    Mas não fique pensando que perdeu a massagem: se não tivesse sido como foi vc não teria aprendido de verdade como é bom aproveitar uma massagem. Na próxima, sem dúvida nenhuma, vc sozinha vai se dar conta de aproveitar ao máximo as sensações de uma boa massagem.

    Xêro grande e seja bem vinda de volta.

    Responder
  4. PatriciaUk - 19/01/09 - 21h04

    So para te dar esperanca – vc ainda vai ter muitos mais muitos dias que serao mais felizes doq ue o dia do seu casamento – O dia que seus filhos nascerem, cada conquista deles, o dia em que vc esta morta de cansada e seu filho de 2 anos pula no seu pescoco e fala que te ama….. Mas tem tempo para isso, curta muito essa lembranca do seu dia especial e esse ano de 2009, o primeiro casadinha! xx

    Responder
  5. Baxt - 19/01/09 - 21h30

    Eu nem terminei de ler o post, mas tinha que comentar uma coisa: eu tbm nao tenho saudades do planejamento do casamento, mas o dia em si foi especial, por causa do meu marido e tambem por ter tanta gente legal e importante junta, e todo mundo feliz! Foi otimo mesmo.
    Mas olha soh: ja fazem 2 anos e meio e eu AINDA nao vi o DVD e ate hoje nao fiz o album. Portanto, por favor, nao seja maluca que nem eu, tome coragem e resolva isso logo!

    Responder
  6. Dedeia - 19/01/09 - 21h46

    Adorei o momento 2009 anti-consumismo!
    E vamos correr no mato!!!
    Beijo beijo

    Responder
  7. Flavia - 20/01/09 - 00h06

    Vai conseguir sim, com certeza!!!

    bjs

    Responder
  8. Ro Costa - 20/01/09 - 00h48

    Adriana venho te acompanhando no blog e não a conheço pessoalmente, mas mesmo assim posso dizer com toda segurança: tudo o que realmente quiser voce vai conseguir… como disse acima o que for realmente relevante para sua vida seja feliz. Mais do que o relato da viagem adorei que compartilhe com a gente o que a viagem mudou em seu interior. Hoje vi um documentário incrível sobre física quântica e eles explicam muita coisa sobre o funcionamento do nosso cérelho… e se puder ver se chama: What the bleep do we know?… é muito interessante.
    Bem… fico no agurdo das fotos.
    Abraço forte.

    Responder
  9. Alison - 20/01/09 - 01h22

    Gosteei da sua reflexão xD
    A cada dia ke entro no seu blog e leio seus posts
    eu vejo ke tenhu mtas coisa a ver com vc, varias semelhanças
    maas eh mtu bom saber ke ao contrario de mim vc esta tentando deixar de ser consumista
    eu sou assim fico dias, semanas e meses me martirizando por algo ke as vezes nem preciso tanto =/
    atee u prox post ;D

    Beejo

    Responder
  10. bruna branco - 20/01/09 - 02h41

    adrina,

    so estava esperendo vc voltar de viagem para parar de ”espiar” sua vida anonimamente. a tres meses mais ou menos venho acompanhando seus posts.
    td começou quando estava em um forum sobre maquiagem (minha paixao!!!) ai fuça aqui fuça ali e achei seu blog. e me apaixonei!!!!

    agora vou falar um pouco de mim….
    sou de santos-SP tenho 17 aninhos….e uma das coisa q eu me identifiquei bastante aqui no blog foi que a dois anos atraz conheci meu namorado Chakib, q é holandes e mora na holanda..tenho mta vontade de um dia ir para europa melhorar meu frances/holndes e qum sabe exercer minha profissao de tradutora e interprete em ingles (bom estou no primeiro ano e facul ainda rsrs) . voltando ao meu namoro….. a coisa é bem complicada…mas gente se gosta mto porem so nos vemos nas ferias dele…ou seja 1 vezes ao ano e vem pra ca e td mais….so q como eu ainda so menor de idade meu pai nao aprova a ideia de eu ir pra lá visita-lo. enquanto nao nos vemos vamos nos falando só por tel e msn.é td mto dificil mas o amor supera isso e mto mais nao é mesmo?

    enfim, me identifique mto como seu modo de pensar…suas ambisoes…e tbm é claro1 q vc tem um gringo assim como eu rsrs. e eu te admiro mto mesmo,semper entro aqui para pegar umas diquinhas!!

    bom adriana espero q meu comentario nao tenha te deixa mto entediada para ler…
    agora sou uma fam assumida!!!
    felicidades pra vc
    beijoss
    xxx

    Responder
  11. Mile - 20/01/09 - 09h07

    “Dar mais valor as pequenas coisas que me fazem feliz…” Neste parágrafo(inteiro) vc disse TUDO. Entrei o ano pensando exatamente as mesmas coisas. Por que preciso ter milhoes de sapatos, infinidades de roupas? Ter tudo isso é realmente necessário? Nao, definitivamente nao. A felicidade nao está no material.
    Acompanhei toda sua viagem, foi fantástica. Eu, assim como vc, AMO viajar e tenho um marido que tb adora.
    Bjoks

    Responder