03 Feb 2009
10 comentários

Crise Economica

Trabalho, Vida no Exterior

Coincidencia ou nao, eu tenho recebido muitos e-mails de pessoas pedindo minha opiniao sobre a crise economica, se eh uma boa epoca pra vir pra Europa (trabalhar), se vao conseguir empregos e tal.

Bem, eu nao sou vidente, entao nao sei mesmo dizer se alguem vai conseguir arrumar um emprego em Londres hoje em dia, mas jah que pediram, vou dar minha humilde opiniao.

A verdade eh que por aqui, a coisa esta feia MESMO. A crise chegou com tudo, e a Inglaterra eh um dos paises que mais esta sendo afetada, mas a Europa toda esta sofrendo.

Eu tenho alguns amigos que perderam seus empregos, outros que foram rebaixados de posicao, outros que receberam corte de salario. Bonus e regalias entao nem se fala. Todos foram cortados. MInha empresa ainda nao foi tao afetada, entao ainda nao comecamos a demitir ninguem, mas todos os recrutamentos foram cancelados. A situacao eh igual nas outras empresas: muita gente sendo demitida, e ninguem sendo contratado. No outro dia encontrei com duas meninas do Barclays na Universidade e elas me falaram que o banco esta demitindo 1/3 do departamento de RH, cancelando todos os programas de estagio, trainees e varios outros extras, e demitindo muita gente no front office e back office do grupo Barclays (que supostamente eh um dos poucos bancos que ainda esta se dando bem).

Entao eh verdade sim, a situacao nao eh das melhores, e a previsao eh que tudo soh tende a piorar nos proximo ano ou dois.

Minha mais sincera opiniao pra quem perguntou eh que essa eh a pior hora possivel pra tentar se aventurar pela Europa. Largar casa, comida e roupa lavada no Brasil pra ficar desempregado na Europa.

Paises como Espanha e Italia estao passando pela pior recessao dos ultimos 20 anos, taxas de desemprego nas alturas, e essa semana esta ateh rolando uns protestos aqui na Inglaterra contra emprego de estrangeiros. Alguns trabalhadores de fabricas e sindicatos estao fazendo greve e protestando pedindo que o governo dificulte a contratacao de estrangeiros (inclusive Europeus) para que os trabalhadores Britanicos possam ter preferencia nos empregos dentro de seu proprio pais.

O jornal da manha da BBC fez uma reportagem enorme hoje sobre como 2009 e 2010 sera o pior ano para se formar, e mostrando alguns alunos Ingleses de universidades super prestigiadas (como a London School of Economics, por exemplo) que normalmente se formariam jah recebendo grandes salarios, mas que agora estao na fila do desemprego, ou trabalhando em sub-empregos e pagando dividas de seus estudos carissimos.

Empregos em bares, restaurantes e afins, que sempre foram faceis de achar aqui em Lodres, estao cada vez mais escacos: com muitos profissionais ingleses perdendo seus empregos em escritorios, a solucao facil/rapida e ir servir mesas. Mas por outro lado, com menos pessoas trabalahndo e gastando dinheiro com superfluos (como comer fora), os restaurantes nao estao tao lotados, e os empregos diminuindo.

Eh um grande efeito domino, e os primeiros a serem prejudicados soa os estrangeiros, ou os prefissionais com menos qualificacoes, ou que nao falem ingles bem, etc.

Estou afirmando que voce vai vir pra Europa e vai dar tudo errado, e vai passar fome? Nao!

Mas jah que perguntaram, minha opiniao eh que agora nao eh o momento certo para incertezas, e eu nao arriscaria meu pescoco (e casa, salario, carreira, etc) num momento como esse.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
10 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
10 comentários
  1. Renata B. - 03/02/09 - 12h41

    É o negócio está feio mesmo!
    Hoje de manhã estava passando um programa aqui no Brasil de trabalhadores que estavam desempregados, pessoas com quase 20 e poucos anos nas empresas!!
    Tb concordo com vc Dri, acho que ir arriscar tudo aí fora, é melhor ficar por aqui!
    Pra gente como eu que queria viajar ainda esse ano,acho que tenho que esperar mais um pouco, já que queria trabalhar tb!!
    Vamos torcer pra que isso melhore de uma vez!!!
    Beijoo

    Responder
  2. Natalie - 03/02/09 - 12h49

    Oi Dri.
    Tudo bem?

    Direta ou indiretamente todo mundo acaba sendo atingido por essa crise. Eu acabei de me formar em Publicidade e Propaganda e estou desempregada. Todas as agências da região de Campinas estão enfrentando algum tipo de problema, as empresas estão cortando drasticamente suas verbas de marketing e o seu quadro de funcionarios também. É mesmo um momento bem delicado. Espero que essa situação melhore logo.

    Bjs
    Natalie

    Responder
  3. Alison - 03/02/09 - 13h59

    Espero que essa situação melhore em pouco tempo, pois estou fazendo Marketing e tinha a pretensão de ir para Espanha, e pelos noticiários, os indices de desemprego na Espanha são os mais altos de toda a Europa, realmente espero que essa crise seja amenizada.

    Beijo

    Responder
  4. mi - 03/02/09 - 14h35

    q coisa né? essa crise está horrível.. aqui nos EUA empresas antes sólidas estão demitindo gente toda a semana… ontem a macy’s anunciou q irá fechar lojas e demitir 7000 funcionários…

    Responder
  5. Raquel - 03/02/09 - 15h00

    Ia mesmo fazer um post sobre esses protestos que estão a fazer por contratarem estrangeiros para a refinaria, neste caso essencialmente portugueses e italianos. Se por um lado concordo, pois os nacionais vêm os possiveis empregos serem dados a estrangeiros que recebem menos, o estrangeiro quer é um emprego por pouco que seja e o patrão vê possibilidade de poupar um bom dinheiro. Mas por outro lado é uma grande descriminação, os estrangeiros deixaram suas vidas, ás vezes com boas qualificações e sujeitando-se a empregos com salários mais baixos. É a lei da sobrevivencia!

    Mas que as coisas estão más, isso sem dúvida. Eu queria muito voltar pelo menos para um país europeu, mas… Portugal está mal, o que ainda vai segurando pontas é a exportação para África, pois por aqui há tudo a fazer, apesar de haver um abrandamento não deixa de haver crescimento económico.

    Bjs

    Responder
  6. heloisa - 03/02/09 - 18h24

    infelizmente, eh isso mesmo!!! e eu to aqui de prova….

    Responder
  7. heloisa - 03/02/09 - 18h24

    infelizmente, eh isso mesmo!!! e eu to aqui de prova….

    Responder
  8. Adrian - 04/02/09 - 11h06

    é vero!!! o bicho ta pegando!! Os EUA ainda tem uma esparança que se chama OBAMA…e a Europa??? e a ITALIAAAA????? Berlusconi????!!!!! hahahaha….
    que sensaçao estranha de improbabilidade..de incerteza… :(
    nao entendo nada de economia mas pelo que escuto e leio as coisas vao de mal a pior…e é verdade que a previsao é que 2009 serà o pior ano…e progressivamente caotico em 2010.

    Responder
  9. Flavia - 04/02/09 - 23h11

    Adri, nem me fale, estou de cabelo em peh sem saber o que fazer…

    bjs

    Responder
  10. leticia - 05/02/09 - 01h49

    concordo com vc, adriana
    nao tá na hora de arriscar nao.

    Responder