09 Feb 2009
24 comentários

Casamento de inverno

Amigos, Vida na Inglaterra

Nosso fim de semana prolongado comecou meio forcado… fomos convidados para um casamento, e o Aaron seria um dos padrinhos, mas soh nos demos conta que a parada ia ser numa sexta feira, semana passada!

Muita ingratidao alguem marcar um casamento ao meio dia de sexta feira, neh??!? Achei pura falta de nocao, mas nao nos demos conta disso ateh tarde demais, e como o Aaron era padrinho nao tinha nem como dizer nao…

Mas acabou sendo bem legal, e deu uma boa licao de como fazer uma festa linda e elegante, porem simples e de baixissimo custo.

A noiva passou a semana toda desesperada por causa da neve e do mau tempo que assola o pais, mas acabou que deu tudo certo! Sexta feira comecou a nevar bem na hora do casamento! Oque deixou o clima de “winter wonderland” ainda mais magico!

Eu jah contei aqui outras vezes sobre casamento Ingleses, americanos e etc, e como o esquema de festa por aqui eh bem diferente do Brasil. Pra comecar que TUDO relacionado a servicos aqui eh extremamente caro, e nem sempre de boa qualidade. Entao, a meneira mais facil de fazer qualquer coisa eh: faca voce mesmo!

Na epoca em que estavamos planeando nosso casamento, a coisa que mais me chamava atencao na diferenca entre revistas de noiva gringas e Brasileiras era exatamente isso: Nas revistas gringas os artigos dao muita importancia ao “individual” no sentido do que foi feito exclusivamente, a mao, por alguem da familia e tal, e portanto as pessoas nao tem medo de compartilhar. Jah nas revistas Brasileiras eh um desfile de contatos e fornecedores, nomes com “marca” e “prestigio”, porem pouquissimas informacoes sobre como fazer as coisas, fotos dos detalhes etc. No Brasil temos a tendencia de sempre ter alguem fazendo tudo.

Entao no caso do casamento desse finde, os noivos queriam fazer uma festa legal, porem gastando o minimo possivel, mesmo.

Pra comecar que um casamento durante o dia, tende a ser mais barato. E se for dia de semana entao, mais ainda. Sem falar que isso dificulta a vida dos convidados, entao imagino que muita gente nao deva ir por causa disso. Logo tambem diminuindo os gastos.

Tudo, absolutamente tudo no casamento deles foi feito pelos proprios noivos, padrinhos, madrinhas, pais e maes dos noivos. As unicas coisas contratadas foram o DJ, fotografo e Bar. Porem, como eh muito comum em casamentos Ingleses e americanos o bar era pago, e nao a mamata cosumaria em casamentos Brasileiros. Ou seja, quem quiser beber (tirando durante o cocktail e jantar) tem que pagar do proprio bolso.

A mae da noiva fez o bolo (que foi a unica sobremesa), o noivo fez todos os enfeites do centros de mesa, a noiva fez todos os convites, menus etc, e na propria manha do casamento lah estavamos nos (acabamos fazendo um multirao com os maridos das bridesmaids e esposas dos padrinhos) finalizando os arranjos de flores, ascendendo as luzes do salao, acendendo as velas da cerimonia, etc.

Foi super simples, e um dos casamentos mais bonitos que jah fui.

A cerimonia foi apenas civil, e no mesmo salao da festa. Quando chegamos, metade do salao estava “fechado” por umas cortinas, e ali atras estavam escondidas as mesas jah postas para o jantar. Na outra metade, seria a cerimonia.

Depoisa da cerimonia, os convidados foram levemente deslocados de um lado pro outros, enquanto o pessoal da manutencao retirava as cadeiras da cerimonia, e arrastavam as mesas pro jantar. Parece complicado e confuso, mas deu super certo.

O salao que eles escolheram era um galpao antigo, num clima bem fazenda, bem “English Country side” que ficou super bem com a decoracao simples, a vista do lugar e com o clima de inverno que eles quiseram dar ao ambiente.

De bonus, com a neve que caiu de manha, eles ainda tiraram varias fotos bem legais no gramado da fazendinha com tudo branquinho…

Foi a prova concreta que dinheiro e bom gosto nao esta diretamente relacionados! Nao faco a menor ideia de quanto eles gastaram, mas imagino que nao tenha sido muito, e tudo foi lindo, lindo e de muito bom gosto! E com personalidade!

Os detalhes personalizados da festa foram as coisas mais legais. Como o “tema” foi fazenda, todas as mesas tinham nome de cosias relacionadas a agricultura, os arranjos do centro de mesa eram de madeia com velas, e na parte de tras dos menus (feitos pela noiva) elas colaram fotos do noivo durante o “prcesso” de construcao dos arranjos. Achei muito fofo! O jantar tambem foi clima “country”, com um menu organico e estilo “family dinner” com as travessas sendo servidas direto na mesa. Cada convidados tinha seu proprio lugar, que estava identificado com os nomes escritos em pedras, que os noivos recolheram na beira de um riacho em Godalming e escreveram um a um!

Durante o cocktail, uma das irmas da noiva foi falando com todos os convidados e tirando fotos com um Polaroid antiquissima da mae delas, e durante o jantar, o irmao da noiva foi passando de mesa em mesa colando as fotos dos convidados num livro de recados onde todos pudemos deixar nossas mensagens personalizadas. (A Polaroid deu um chare a mais, mas hoje em dia qualquer um pode fazer isso com uma camera digital)

Outra coisa que eles fizeram, ainda no clima do faca voce mesmo, foi usar o Aaron como mestr de cerimonia! hahahahaah! Como por aqui ninguem usa cerimonialistas propriamente dito, o Aaron foi o padrinho encarregado de anunciar pros convidados quando era hora de mudar de um lado do salao pra outro, hora de tirar fotos, hora de sentar pra jantar, e cada um dos discursos, e a primeira danca do casal.

Eu ainda nao consegui me acostumar com essa coisa de alguns convidados nao serem convidados pra festa completa, e soh pra “noite”. Entao o bar foi aberto, e serviram tipo um “lanche” pros convidados da noite, e o DJ rolou ateh tarde!

No fim da noite, quando nao aguentava mais ficar de peh naquela salto (afinal jah estavamos lah a quase 14 horas!!!), eles contrataram um double-decker pra levar todo mundo de volta pro hotel!

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
24 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
24 comentários
  1. Claudia Acourt - 09/02/09 - 13h15

    Eu amo o assunto casamento e acho lindo o estilo brasileiro principalmente a festa, os doces e a decoraçao. Em contra partida, sempre achei feio as festas europeias atééééééé vir morar na Italia. Como gosto de coisas simples, comecei a apreciar esta coisa mais pessoal, com poucas pessoas, de sentar com amigos, de apreciar uma boa cena, e um casamento menos cinematografico. E como vc disse, eu tbem observo que os casamentos menores e mais personalizados na Europa sao mais bonitos que aqueles maiores. Assim, cheguei a uma comparaçao bizarra. Um casamento grande, mesmo que de pessoas ricas, na ITalia (nao sei se posso dizer Europa), é como um casamento sem dinheiro no Brasil mas que tentam fazer um casamento pomposo.

    Responder
  2. lucia - 09/02/09 - 14h07

    Dri, pra economizar, meu casamento tb foi numa sexta-feira. Eh tao mais barato!!! So que o nosso foi as 5 da tarde. Queria ate um pc mais tarde, mas casamentos americanos comecam super cedo e eles nao tinham nada aberto pra depois das 5.

    Casamos no local onde foi nossa recepcao mesmo, seria num gazebo em frente a um lago, mas acabou chovendo e tivemos que fazer a cerimonia la dentro.

    Minha cunhada fez nosso bolo de graca (ela trabalhava como decoradora de bolo e ficou perfeito), minha mae fez todos os meus arranjos florais, inclusive os buques (ela fazia isso como hobby – tb ficaram lindos) e usamos flores artificiais de otima qualidade, pois alem de mais baratos, queria guarda-los pra sempre.

    Minha fotografa foi uma amiga que trabalhava com isso e me cobrou super baratinho e minha sogra fez todos os cookies (costume deles aqui).

    Nao queriamos gastar mt mesmo, por isso tb so convidamos umas 60 pessoas (infelizmente mts pessoas da minha familia nao puderam vir do Brasil, pois casei aqui), mas foi tudo mt bem feito, organizado e divertido.

    Qdo fizermos 10 anos de casado, quero renovar nossos votos com um destination wedding, acho que seria algo bem legal.

    Bjinhos e amei seu vestido!

    Responder
  3. Lia - 09/02/09 - 14h21

    Acho que a simplicidade, elengância e bom gosto sempre estiveram muito perto de serem irmãs. Muito legal quando se cosegue um casamento assim, ainda mais com o credit crunsh, nao é tempo de hostentação.
    Engraçado que eu e meu namorado ingles, quando planejamos o casamento, não conseguimos entender um ao outro, porque queremos o casamento no Brasil, mas ele não consegue entender porque que precisamos contratar tanta gente e que as medrinhas e padrinhos não ajudam em nada!! heheh
    Vou mandar ele ler seu site pra dar uma luz hahhahha

    *Obrigada pelas informações e impressões do mundo! Você merece todo o sucesso. Um dia eu tb ainda tenho coragem de dar minha cara a tapa e criar um blog com minhas impressões.bjs

    Responder
  4. Lia - 09/02/09 - 14h24

    Ah, fio linnnnnda sua saia! Muito bom gosto.

    Responder
  5. Lia - 09/02/09 - 14h25

    Ah, ficou linnnnnda sua saia! Muito bom gosto.

    Responder
  6. Adriana - 09/02/09 - 14h41

    Claudia, muito engracado seu comentario, mas concordo plenamente!
    Geralmente, quanto mais dinheiro, mais exessos, e quanto mais exagerada a coisa, mas brega fica!

    Lia & Lucia,
    Meu casamento foi no Brasil, mas coloquei todo mundo pra ralar! Minhas bridesmaid tinahm mil tarefas pra fazer (apesar de todas brasileiras, que me acharam uma bridezilla!), minha mae e meu pai tambem meteram a mao na massa, meu sapato foi feito por uma das madrinhas, e todos os convites, menus e tal foram feitos por um dos padrinhos, e a cerimonia foi realizada pelo meu tio. Eu e o Aaron fizemos os enfeitos “nao flores” das mesas e varamos varias madrugadas imprimindo os programas, menus, nomes das mesas, etc.

    Foi uma mistura perfeita entre as cosias boas das duas tradicoes (brasileira e Americana) e foi um sonho!
    Apesar da festa ter sido enorme pra padrao Europeu (190 pessas) foi uma festa “intima” para os Brasileiros, e soh convidei as familias e amigos, aquela spessoas que de uma maneira ou outra sao muito importantes em nossas vidas, e nao convidados “pra dar presente” nem pra encher salao.

    Esses pequenos detalhes dao muito mais trabalho doque simplesmente contratar alguem, mas dao muito mais charme e personalidade ao evento!

    Responder
  7. Raquel - 09/02/09 - 15h50

    LINDO! Pelas fotos posso dizer que nunca vi um casamento simples assim tão elegante. É claro que só o salão já dava a decoração ideal, mas achei tudo o máximo e saber que todas essas coisas foram feitas pelos próprios e não tipo “encomenda para levar”.

    Eu não sou casada, minha irmâ casou há uns 6 anos. O casamento foi lindo por ser minha irmã e toda a emoção que era, pois o lugar era uma quinta de festas mas muito normal mesmo, eram 200 pessoas… apesar de tudo ter sido feito por empresas a minha irmã escolheu ou melhor inventou tudo o que deu muito que fazer às empresas. Mas nao deixou de ser um casamento tipo escolhido de catálogo e onde se gastou imenso dinheiro.

    Adorei esse aí, amei! Um dia que case será assim de certeza, elegante, simples, com as pessoas que eu realmente quero é que em Portugal há muito mania de convidar uns amigos dos pais, ou tio da prima, da prima da avó…só pra não ficar chato… ODEIO isso de morte.

    beijso

    Responder
  8. Raquel - 09/02/09 - 15h53

    só uma coisa é estranha demais para mim. Só um bolo??? Isso já achei um pouco minimalista demais.

    Responder
  9. PatriciaUk - 09/02/09 - 16h12

    Eu tbem casei numa sexta feira aqui na Inglaterra – 18 de fevereiro, aniversario de 9 anos de casada semana que vem!! Casei na sexta ja que meu casamento foi as pressas e para casar onde eu queria, no Windsor Guildhall onde o Prince Charles casou, teve que ser na sexta as 2 da tarde….

    O que eu mais gosto no casamento Ingles sao os speeches – vc teve no Brasil?

    Bjos x

    Responder
  10. Adriana - 09/02/09 - 16h21

    OI Patricia!
    Sim, tivemos discursos. Fizemos questao de manter as tradicoes dos dois paises na medida do possivel, e o Aaron fez questao dos discursos. Entao eu e ele fizemos um rapidinho no inicio da festa, depois, durante o jantar meu pai fez um discurso lindo, e depois um dos padrinhos e uma das madrinhas tambem fizeram seus speaches. Eu adorei! E quebrou um pouco a formalidade do jantar.

    Raquel,
    Eu tambem achei 1 bolo soh muito pouco, mas eh normal aqui. Mas pra nos que estamos acostumados com fartura (exagerada) de casamentos portugueses e brasileiros, realmente eh muito estranho!

    Responder
  11. Flavia - 09/02/09 - 17h15

    Ficou tudo muito lindo mesmo neh? Imagino o album deles com a neve de background, bem especial.

    bjs

    Responder
  12. rosa monica - 09/02/09 - 18h03

    Oi Dri,
    apesar do assunto ser casamento, tenho uma curiosidade c/ relação a vc, tá o maior frio e vc c/ uma roupa leve, meia fina, como vc explica?
    Bjos.

    Responder
  13. Adriana - 09/02/09 - 18h19

    Oi Rosa Monica,
    A explicacao eh simples: aqui soh faz frio na rua. Dentro de qualquer lugar fechado, o aquecimento ta sempre ligado, entao a temperatura eh a mesma o ano todo. A roupa eh apropriada pro inverno, com cores e estampas mais sobrias, spato fechado e meia fina, mas a temperatura nao muda nunca.no inicio da festa eu estava com uma jaquetinha por cima, pois o aquecimento ainda nao estava muito potente, mas ao longo da tarde fiquei com calor. Jah do lado de fora a coisa muda! Usei casacao, luva, cachecol, gorron guarda chuva, etc e ainda assim morri de frio!!

    Responder
  14. Renata B. - 09/02/09 - 19h14

    Nossa deve dar muuito trabalho mesmo fazer tudo e todo mundo por a mão na massa, mas com certeza fica uma cerimônia linda e bem particular, com coisas feitas pelos noivos!Achei bem interessante isso!

    E Dri vc estava LINDA!!A roupa muuito bonita!
    Adorei as fotos!
    Beijoo

    Responder
  15. Raquel - 09/02/09 - 19h44

    Minha irmã tá grávida e então serei a madrinha, o baptizado (ou será batizado??? Agrr, sempre escrevi correctamente a minha língua e agora não sei mais…) será em Dezembro ou Janeiro, e como nada é aquecido em Portugal nem sei o que irei vestir que me agasalhe minimamente e que pareça uma roupa diferente , não aquela de todo dia, com um casacão por cima …
    Que dilema!!!

    bjs

    Responder
  16. Mile - 09/02/09 - 20h35

    Lindo o vestido da noiva.
    Adorei o teu tb, muito elegante.
    Bjoks

    Responder
  17. Dani - 09/02/09 - 20h45

    Lindo o casamento, Adri. Cheio de personalidade. Noto muito a diferença nos casamentos pricipalmente na Europa, onde os amigos pegam mesmo no pesado e se sentem mais do que honrados. Um leva a noiva de carro, o outro levas as bridesmaids, se tem algum DJ no grupo, é ele mesmo que faz a festa… Quando conto no Brasil que fui eu que fiz as lembrancinhas do casamento da minha melhor amiga (quando fui matron of honor) e fiquei de “boy” dela durante os dias que antecederam o casamento, ninguém acredita. Mas para os padrões aqui, é mais do que o normal. Ela também não teve cerimonialista e nós duas fizemos tudo praticamente sozinhas. E no final foi lindo e inesquecível. O casamento dela foi bem chique, mas acho que a percepção é mesmo diferente.
    Bjs

    Responder
  18. Fabricia Soares - 10/02/09 - 00h03

    ADOREI!!!!!!! LINDO esse casamento!
    Lindona, dia 26 estarei aí! Já fechamos tudo. Acabei ficando num outro Hotel sem nem pegar sua opinião antes porque não deu tempo, foi tão corrida a semana e a reserva estava vencendo, que fechei logo, vi que tinha metrô pertinho no google maps e fui na fé.
    Vamos sair para jantar dia 26/05 ou 27/05? Estou fazendo um roteiro completo da viagem baseado naquele seu. Quero ver a Tati também. E a minha outra noiva, Thais, deve ir me encontrar também. Ela mora na Escócia. Vai ser muito bacana! Tô super animada.
    BEIJOSSSSS!

    Responder
  19. Juci - 11/02/09 - 18h54

    Lindo! O salao ficou muito bom e adorei o vestido da noiva…hehehe

    Responder
  20. Marise - 14/02/09 - 12h23

    Primeiro quero parabenizar o casal e vc pelo post. Especial mm. Tudo lindo!
    Depois, meu coment: Realmente, o confronto de culturas é bem marcante. Casei dia 21 de dezembro e praticamente fiz tudo: do cerimonial às lembranças. A igreja e o salão, do bairro… Costureira pra fazer os trajes… Enfim: corte máximo de custos.
    E agora, alguns ficam extremamente irritados numa comunidade do Orkut em q participo qdo fico dando dicas às noivinhas e até elas (as noivinhas) devido ao consumismo procuram “investir” nos gastos…

    Responder
  21. Luciana - 16/02/09 - 12h23

    Ficou tudo maravilhoso. Muito mais bonito do que certos casamentos “caros” que eu já vi por aqui

    Responder
  22. Débora - 14/07/09 - 17h23

    Débora, 16
    Nossa amei tudo que você relatou,tanto o frio de Londres(ai meu Deus, Londres), quanto o casamento muito lindo , diferente e criativo. Bem planejo ir a Londres, e gosto quando as pessoas dão dicas de como ir , o que fazer,tomar cuidado com algumas coisas e etc. Amei continue contando um pouquinho dai, desse lugar que amo sem conhecer.
    Beijos.

    Responder
  23. Viviane Carmo - 14/04/10 - 00h10

    Adorei seu post. Já ouvi falar como os casamentos daí são, muitas horas de festas… Mas nunca um na intégra… Tenho um Blog chamado CasamentoConsciente onde posto dicas de como fazer um casamento dos sonhos mais com pouco dinheiro… Gostaria de saber se poderia postar algumas fotos no meu blog. Acho que seria uma ótima oportunidade de diversas noivas verem como fazer uma festa sem gastos, mais com charme.

    Responder
    • Adriana - 14/04/10 - 10h09

      Oi Viviane, claro que pode! Soh nao esqueca dos creditos!
      Se vc clicar na categoria “amigos” ou “festas” vera outros exemplos de casamentos Ingleses, Indianos e Americanos que jah fui.

      Responder