17 Feb 2009
28 comentários

Roteiro de viagem Paris

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, França, Paris, Roteiros & Passeios, Roteiros de Viagem

Como prometido, aqui esta o roteiro que sempre faco em Paris.
Vale lembrar que nao sou expert em Paris, e nunca morei na cidade, entao meu nivel de detalhe nao eh o mesmo que tenho de cidades como Londres, Madrid ou Florenca, mas jah fui para Paris algumas vezes, e o turismo basicao jah sei de cor e salteado.
Obviamente se vc conhece a cidade e acha que deixei de fora algum detalhe importante, si vous plait, deixe suas dicas tambem!
Assim como o roteiro de Londres, esse vai ser para um passeio rapido. Paris eh uma daquelas cidades que quanto mais tempo voce passar na cidade, mas coisas legais vai ver/conhecer. Mas ao memso tempo, o centro historico/turistico esta bem concentrado e tudo eh bem pertinho um do outro, e facil de navegar, entao dah para fazer a cidade toda em alguns dias.

De todas as vezes que jah fui a Paris, nunca passei mais de 2 ou 3 dias em Paris propriamente dito; nas vezes que fiquei mais tempo acabei siando da cidade, indo para Versailles, Euro Disney e tal. Entao acho que essa coisa toda de que “TEM QUE” passar no minimo 1 semana em Paris eh meio lorota! Mas obviamente, quanto mais tempo voce tiver, mas poderah ver.
O roteiro deve sempre comecar por algum dos extremos da cidade: pelo lado Sul, na Regiao de Rivoli, Hotel de Ville ou pelo Norte, no Arco do Triunfo. A orden dos fatores nao altera o produto, entao dependo doque vc quer fazer, e de onde esteja hospedado, tanto faz um lado ou o outro.
Geralmente eu comeco pelo lado Sul, por pura coincidencia, jah que sempre acabo ficando hospedada nessa regiao.


 Praca da Bastilha: a Praca, que tem uma importancia historia enorme, nao eh lah grandes coisas em termos turisticos. Um grande obelisco, no centro de uma rotunda gigante e ultra movimentada. Mas essa eh a area onde existe uma concentracao enorme de bons hoteis com precinhos camaradas, com boa conexao de transportes (caso voce chegue de EuroStar ou aviao), e com uma localizacao estrategica que eh perto o suficiente do centro da cidade entao voce pode fazer tudo a peh, mas eh o longe o suficiente para nao estar tao inflacionado como os precos das areas mais proximas a Torre Eiffel ou Champs Elysees, etc. Alem disso, essa area da Bastilha eh onde rola a balada de Paris. As ruasinhas ao redor da rotunda sao lotadas de otimas opcoes de bares, restaurantes e boates, e eh a regiao onde os Parisienses vao para balada, e nao tem tantos turistas!


 Seguindo rumo norte, ao longo do Rio Sena, ande em directo a Catedral de Notre Dame. Eh uma das igrejas mais bonitas e trabalhadas que jah vi, principalmente a parte de tras, os arcos e os famosos vitrais. Aquí a minha dica eh seguir para a segunda ponte apos a catedral, onde as fotos ficam num angulo perfeito!
Cruze uma das pontes e caminhe pelo lado sul do Sena. Esse lado eh menos turistico, mas eh justamente daqui que voce tera a melhor vista da cidade, e a visao externa dos predios. As calcadas na margen sul tambem sao cheias de artistas de rua, e barraquinhas organizadas que vendem de tudo – de cartao postar e ima de geladeira com formato de baguete, a pinturas e mapas antigos pintados a mae que custam uma fortuna.


 Eu sempre prefiro andar pelo lado sul, e ter essa visao externa do Rio, das pontes (que por si soh jha sao maravillosas) e dos predios, mas uma outra boa opcao eh seguir pelo lado norte, por “dentro” da cidade, e subir a Rue de Rivoli, comecando no Hotel de Ville (prefeitura), e millares de lojas, restaurantes, bares, cafes, barraquinhas vendendo crepe com nutella (mais um motivo que me faz evitar esse caminho! Se nao empaco nas barraquinhas de crepe!).


Mas na verdade, as duas opcoes de “rota” devem ser feitas, pois nao sao exclusivas, e cada uma tem suas vantagem e charme. Um dia faca um caminho, no outro dia faca outro caminho.
Entao para a rota do dia 1, vou me concentrar no caminho pelo lado norte.
Ao seguir a Rue de Rivoli, vc vai dar de cara com uma das entradas laterias do Museu do Louvre. Voce pode escolher entrar agora, ou depois. Se for verao, ou primavera (que o dia eh claro ateh tarde), me concelho seria entrar no Louvre logo de manha, para evitar as massas de turistas em frente a Monalisa. Mas se for inverno (que escurece lah pelas 4 da tarde) deixe para voltar aquí no fim do dia, para que vc consiga ver o resto da cidade na luz do dia.


O Louvre eh um daqueles lugares que que tem tanta coisa para ver, tanta coisa para fazer, e eh TAO gigante, que nao tem uma formula magica. Voce pode entrar, ver oque te entereza e ir embora. Ou pode comprar o passe para ficar varios, e varios dias.
Nao dah para dispensar a secao de arte Italiana, com a Monalisa e todas as outras obras famosas de Da Vinci, que eh uma daquelas coisas que se clasificam em “se nao fiu, nao foi a Paris”. Mas achei a parte sobre os apartamentos de Napoleao sensacional, e o subsolo do museu, onde mostram os calaboucos e a estrutura antita e medieval do castelo que um dia foi o Louvre (o predio atual jah foi construido e re-construido varias vezes, mas a estrutura de pedra medieval original ainda eh a mesma, e eh aberta ao publico!).

Numa das vezes que fui, ainda era permitido tirar fotos da Monalisa. Agora eh estremamente proibido.

Saindo o Louvre, o roteiro fica facil, pois eh apenas uma linha reta! Bem em frete a Piramide do Louvre temu m arco (que nao sei o nome!) onde comeca o Jardim das Tuileries. Dependendo da epoca do ano, o jardim vai estar totalmente morto (em relacao a flores, gente, artistas de rua, etc) ou bombando! Tem varia sopcoes de cafes e restaurantes no meio do jardim tambem. No final do jardim, em frente ao laguinho, repare que existem duas rampas laterais, que Server meio de “muro” par ao portao do Tuileries. Lah de cima vc vai conseguir tirar otimas fotos da Torre Eiffel!

Na saida do Jardim eh a Place de la Concorde, com o Obelisco, um fonte colorida e cheia de ouro e predios lindos, de arquitetura maravillosa!
 E entao comeca a Champs Elysees. Essa parte inicial da avenida eh meio chatinha, e nao tem nada para ver, entao uma boa opcao eh andar pelo lado esquerdo da avenida e dar uma passadinha no Palacio da Descoberta (Palais de la Decouverte), que sempre tem umas esposicoes legais, e vale pela arquitetura e a cupula de vidro!


 Da para frente comecam as lojas e os predios de um dos metros cuadrados mais caros e exclusivos do planeta! Esse trajeto pode demorar horas, ou minutos, depende do seu apetito (e bolso!) para lojas caras (e nem tanto), moda, joias, carros, etc. Se por acaso vc tambem estiver planejando ir na EuroDisney, a Loja da Disney eh uma boa opcao para comprar os ingressos com antecedencia, pegar uns mapas, pedir informacoes de cómo chegar lah, etc.



  A Avenida acaba na praca dos Arcos do Triunfo, que sao aberto a visitacao, e os turistas podem ir ateeeeh lah em cima para ver a vista da cidade (eu nunca subi).

 

E esse probablemente sera o fim do seu dia, que pode ser que vc aproveite para voltar a algum museu, ou monumento pelo caminho, ou fazer qualquer outra coisa!
No dia 2, a concentracao fica mais no lado sul do Rio Sena.
O conselho eh o mesmo, escolher comecar pelo norte ou pelo sul, depende da sua localizacao na cdade, mas como essa parte de paris eh mais “espalhada”, invariablemente voce tera que pegar metro em algum poto do seu dia. 

Entao eu comecaria pela Torre Eiffel e o Trocadero. Dos balcoes do Palais de Challot voce tera umas das melhores vistas da Torre Eiffel, que eh a melhor maneira de comecar o dia! Eu pessoalmente nunca subi a Torre Eiffel, pois a fila eh sempre quilometrica, e azar ou nao, sempre que fui a Paris o tempo estava feio, ou era inverno, entao a visibilidade nao era das melhores. Mas eh impresionante assim mesmo estar embaixo da torre e se dar conta do quao gigante a parada eh! Repare no tamanho dos pregos e parafusos!


 Ai em frente esta o gramado do Champ de Mars, que temrina lah na Escola Militar (tambem com otimas vistas da torre!).

Da escola militar, voce estara bem pertinho do Hotel do Invalidos, que vale pela arquitetura, e be no centro de Montparnasse, e suas ruelas chamosinhas, e varias outras igrejas nao tao famosas, mas igualmente lindas. Por ali fica tambem o Museu Rodin.Dai, voce pode escolher seguir um pouco pro norte, em directo ao Sena e ir no Museu D’Orsay (que eh famoso principalmente pelas obras francesas, enquanto o Louvre temu m pouco de tudo). Ou seguir leste e ir no Jardim de Luxemburgo e a Igreja Saint Sulpice (que eu pessoalmente AMEI!).

Dependendo se voce entrou nos museus, quantas milhoes de fotos tirou em frente a Torre Eiffel, e se passou o dia todo andando a pe ou de metro (ou seja, se demorou mais ou menos para fazer esse roteiro), o seu dia estara probablemente quase acabando.Dependendo da epoca do ano, e hora do dia, aproveite e vah para Montmartre bem a tempo de asistir o por do sol sentada na escadaria da Catedral de Sacre Coeur, que tem a vista completa da cidade, e um por do sol incrivel.


Montmartre eh uma otima opcao de atracao noturna, com milhoes de bares e restaurantes espalhados nas milhareas de ruas e ruelas. Nao eh necesariamente eh lugar de balada, mas eh o pano de fundo perfeito para uma noite mais tranquila. Ou nao! Jah que por ali fica o Molin Rouge e seus shows de can can, rodeado de lojas sex-shop, shows de strip-tease, e prostitutas! O equivalente do Distrito da Luz Vermelha de Paris (talvez um pouco menos escrachado que Ámsterdam…).
 

E pronto! Meu roteiro de fim de semana em Paris.
Como dah para perceber, eh um roteiro bem corrido, e muita coisa legal ficou de fora. Mas eh uma boa opcao, caso voce tenha pouco tempo para passar na cidade, ou queria aproveitar as ferias para ver outras partes do pais e da regiao metropolitana de Paris.
Quanto mais tempo voce ficar por lah, mais coisas poderah ver, ou poderah fazer tudo com muito mais calma, mas acho que esse roteiro eh uma boa base para conhecer a cidade, e fazer todos os highlights da Paris num espaco de tempo bem curtinho!
 Quem tiver mais dicas, podem postar aquí tambem!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
28 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
28 comentários
  1. Leila - 17/02/09 - 12h39

    Um blog referencia e fonte de informacao imperdível para quem quer conhecer Paris e que tem dicas valiosíssimas é o Conexao Paris, escrito pela Liana que é uma brasileira que realmente mora em Paris. O site é http://www.conexaoparis.com.br

    Ela dá dicas de roteiros, restaurantes, hotéis, absolutamente TUDO! Já segui várias das dicas dela e nao tem erro, realmente recomendo, o blog bomba e é referencia para quem quer conhceer a capital francesa e a Liana é super atenciosa, além de escrever super bem. Super recomendo!

    Responder
  2. Virgínia - 17/02/09 - 12h54

    Posso dizer de boca cheia que fiquei decepcionada com a Monalisa. Todo esse estardalhaço para um quadro de dois palmos? Não é à toa que ficava num banheiro! ahsduahdsuahduashd
    Eu fiquei muito mais impressionada com a Vênus. Mas nada se compara ao salão das jóias da coroa Francesa. Cada colar, cada diamante… ai… ai…

    Responder
  3. Flavia - 17/02/09 - 21h24

    fui a Paris a muuuito tempo atras e preciso voltar, pois quase nao me lembro de onde fui, soh sei que o Louvre estava fechado, entao nem visitei he, he.

    Obrigada pelas dicas.

    bjs

    Responder
  4. lucia - 17/02/09 - 23h55

    Eu adoro esses posts seus. Guardo tudinho numa pasta de viagens e ideias de viagens que tenho pra quando tiver oportunidade de visitar esses lugares, saber onde ir e seguir suas dicas.

    Ah! Voce mencionou em nao conseguir comentar no meu blog… o que acontece exatamente? Gostaria de saber pra eu poder arrumar o problema. bjos

    Responder
  5. Lia - 18/02/09 - 00h17

    Dri, por favor, Paris sem experiencia culinária não é paris!
    O Basico seria provar pelo menos a porcao de scargot e um crepe. Eu rodei bastante pra achar as “frog legs” (esqueci o nome em frances) e soh achei pq lembrei do nome em frances… Fiquei perguntando frog leg pra todo restaurante e eles diziam (ou fingiam) que nao sabiam hehhehe
    bj

    Responder
  6. viviane - 18/02/09 - 00h37

    Oi Dri! Adoro o seu blog, é sensacional, espero um dia contar como foi que o encontrei…mais aproveito pra resaltar uma observação que você fez arespeito de fotos – Monalisa. Estive em paris a exatos 15 dias, onde estive 5 dias. Ali estava sendo permitido sim tirar fotos, incluse, tirei algumas…kkkk..bom,é só um adendo. Parabéns pelo Blog, felicidades mil!

    viviane velez.

    Responder
  7. Flávia - 19/02/09 - 01h42

    A dica para subir na Torre Eiffel é a seguinte: chegar lá antes das nove da manhã! Quando fui não peguei fila nenhuma, nem mesmo para o elevador! Não acreditei na sorte que tivemos e, quando descemos (ficamos lá em cima um tempão) a fila já estava enorme! Quem me ensinou essa tática foi um carinha que conheci no hotel que fiquei. Passei essa dica para outras pessoas que foram à Paris e também deu certo com elas! Não sei se foi sorte, coincidência ou se o cara tava certo mas fica aí a idéia!

    Responder
  8. Mile - 19/02/09 - 10h17

    Na época que eu fui era proibido tirar fotos da Monalisa, tinham bem uns 5 seguranças só pra este quadro.
    Torre Eiffel, quando mais cedo melhor, fui numa época de muito frio, dezembro, porém a cidade estava lindíssima pro Natal. As 8 da manha já tinha uma fila enorme, mas cuidado, se a cidade estiver coberta de neblina nao suba a torre, prefira quando o tempo estiver melhor pra ver a vista espetacular lá de cima.
    Bjoks

    Responder
  9. Raquel - 19/02/09 - 15h42

    Já fui a Paris mas bem rapidinho, foi quase sempre só passar e tirar fotos.
    E eu sempre disse que para ir a Paris teria que ser uma semana. Não que TENHA que ser, mas para quem tiver oportunidade aconselho uma semaninha, assim vai rentabilizar a viagem e poder fazer as coisas com calma, entrar em museus, ver uns ecpectáculos…

    Mas talvez seja mania minha, é que fico enebriada com os ares de Paris. Pelo menos eu digo que a proxima vez que lá for vou ficar uma semana e ficar andando para cima e para baixo, entrar em tudo que é lugar, matar saudades de tudo aquilo que não vi … “Viver uma semana francesa”

    Mas gostei muito desse roteiro, assim dá para ver o máximo possivel em pouco tempo e ter uma ideia geral da cidade

    Bj

    Responder
  10. Gabi Castro Alves - 19/02/09 - 22h37

    Paris está na minha listinha de lugares para conhecer desde que me entendo por gente!Amo TUDO o que é relacionado ao assunto. Adorei o blog. BJS

    Responder
  11. Te - 20/02/09 - 08h35

    Hi Dri! Eu adoro Paris! Quando chego eu compro um passe para metro e ònibus,e um paris museum pass,eu acho muito pràtico alem da entrada não precisa de enfrentrar aquela fila!entra no mesmo museu quantas vezes quer, como se tivesse tempo para isso!E para quem gosta vale mesmo a pena,museus imperdiveis: Museè National de l Orangerie,Monet waterlilies; Centre Pompidou arte moderna; Musèe Jaquemart-Andrè e musèe Nissin de Camondo são palacetes-museu.
    Chocolate quente è no Angelina na rue Rivoli 226 pertinho do louvre,acompanhado de um “mont blanc”.

    Responder
  12. Luciana - 23/02/09 - 10h42

    Visitei o Louvre na ultima quinta-feira (19.02) e eh permitido sim tirar fotos do quadro da Monalisa, com ou sem flash. Soh nao me decepcionei porque sabia que o quadro era pequeno e o vemos a uma distancia de uns 3 metros, mas vale a pena.
    LUciana
    PS. O blog eh otimo, parabens.

    Responder
  13. CarlaZ - 07/07/09 - 03h16

    Perfeito!
    Vou seguir esse roteiro mesmo, afinal ficarei lá 2 dias…

    Responder
  14. Jaqueline - 08/09/09 - 16h13

    Sensacional!
    Li algumas coisas q vc escreveu!!adorei!
    demais lindo..perfeito!

    Responder
  15. Millene - 25/10/09 - 14h58

    Dri, seu blog é muito bom!
    Adorei todas as dicas e seu roteiro vai me ajudar muito!!! Estou partido daqui a uma semana e não tinha ainda programado minha visitação.
    Agora as coisas começaram a ficar mais fáceis com suas dicas!
    Beijos

    Responder
  16. marcelao - 22/03/10 - 22h12

    valeu as dicas. to indo la essa semana.
    vc, aaron e monica estavam tao novinhos e magrinhos nas fotos (vc tinha um estilo de se vestir bem diferente ao de hoje; hj em dia ta mais chic, kkkkkk)
    to doido pra ir ver a torre.
    apesar q a ponte do Porto feita pelo eiffell tbm eh linda……
    bjao

    Responder
    • Adriana - 22/03/10 - 22h21

      É a idade! :-)

      Responder
      • marcelao - 26/03/10 - 19h50

        valeu as dicas. ameiiiiiiiiiii a cidade…..
        tava ate quente……

        Responder
  17. Claudia Acourt - 03/12/10 - 09h05

    Olà Adriana,
    Estou deixando este recadinho para vc pois voltei de Paris este final de semana e consegui fazer o seu roteiro. Alias, o imprimi antes de partir. Tive alguns contratempos por isso nao o segui na lista mas deu uma orientada boa.
    Valeu pelas dicas. Alias, seus blog esta sempre entre os meus preferidos no orientamento de viagens.
    Bjos

    Responder
  18. ADRIANA - 16/12/10 - 16h58

    Help!!!Onde ficar em Paris?

    Responder
  19. Claudia Simões - 05/05/11 - 11h21

    Olà meninos,

    Fui para Paris no começo do ano e levei todas as suas dicas escritas. Valeu, me ajudaram muito. Fui com um grupo de amigos então foi difìcil seguir o roteiro passo a passo mas tivemos tempos de fazê-lo com calma.

    Fizemos dois roteiros com um casal massa, o Francisco e a Mariana do Aproveite Paris. Eles nos levaram para conhecer a cidade e, como eles dizem, “mergulhar em sua història”. Fizemos o Paris medieval e a Exposição 1900. Esses meninos são òtimos. Fica a dica: http://www.aproveiteparis.com

    Beijinhos e, mais uma vez, valeu pelas dicas!

    Claudia

    Responder
  20. Tati - 15/05/11 - 14h23

    TALVEZ EU VÁ AO LOUVRE, ADOREI O CONCCCCCCCCCCCCELHO, MAS QUERIDA AMIGA, CONSELHO EM PORTUGUÊS É COM “S”, TUDO BEM, TALVEZ EM PARIS SEJA COM “C”.

    Responder
  21. Arlene - 05/06/11 - 22h39

    Olá, gostei muto das suas dicas, mas gostaria de imprimi-las e não consegui…
    Você poderia encaaminhar para o meu e-mail?
    Obrigadf

    Responder
    • Adriana - 06/06/11 - 10h21

      Oi Arlene, vc pode mandar o post para seu próprio email usando um dos botões no final do post (tem um pra Twitter, Facebook, etc e outro p email)

      Responder
  22. […] do “mapa” de Paris – um passeio pra fazer logo no primeiro dia na cidade, com roteiro e mapa na mão pra se situar bem nos […]

    Responder
  23. […] sabado, logo que chegamos na cidade, fizemos bem rapidinho meu roteiro basicao de Paris, passando pelos principais pontos turisticos da regiao “sul” da […]

    Responder
  24. eliana Gianini Victoria - 25/06/12 - 18h46

    Prezada Dri,
    Gosto muito dos comentários do seu blog. Peço por favor, umas dicas de hotéis não luxuosos, porém, limpos confortáveis e bem localizados em Paris e Madri.
    grata,

    Responder
  25. Luiz Antonio - 28/11/14 - 18h08

    Oi Dri !
    Ja te escrevi alguns emails mas você nunca nos responde.
    Na proxima vez que vier a Paris, te ofereço um City Tour para te mostrar uma cidade que você nunca viu, APOSTO contigo.
    Seu roteiro esta bom mas ficara melhor ainda.
    Abraços
    Luiz e Priscilla.

    Responder