04 Mar 2009
24 comentários

Couch Surfing

Amsterdã, Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Holanda

O “couch surfing” (que numa traducao tosca seria algo como “surfando no sofa”) eh um fenomeno no mundo das viagens.

Apesar de nunca ter feito (ateh esse fim de semana, em Amsterdam, que sera minha primeira vez!), acho que a experiencia “mochileira” nao esta completa sem participar de um couch surfing.

O Couch Surfing eh uma comunidade on line, onde pessoas oferecem seus “sofas” (ou espaco no chao, quarto de hospedes, etc) para outros viajantes. A comunidade tem cerca de 780.000 perticipantes em 232 paises e territorios. Voce cria seu perfil on line, descreve o espaco “livre” que tem e quantos “couch surfers” poderia acomodar de cada vez. Muitas vezes as condicoes sao basicas, como “tenho espaco no chao, traga saco de dormir, cobertor, etc”. Os hospedes e anfitrioes escrevem reviews e feedbacks uns dos outros, entao voce pode ter uma ideia do que outras pessoas pensam deles e isso ajuda a sua decisao de aceitar hospedar aquela pessoa na sua casa, ou de ficar na casa de alguem.

A melhor parte do couch surfing eh que obviamente eh de graca. No couch surfing, tudo eh de coracao, e jamais se menciona precos e custos, mas eh de “bom tom” levar um presentinho (uma lembracinha tipica do seu pais/cidade, uma garrafa de vinho, e tals) para dar ao seu anfitriao, mas sobre tudo tem que ter bom senso!

Quando voce se hospeda na casa de alguem (que nao conhece) como couch surfer, voce nao estarah ali de hospede amigo. Entao algumas regrinhas basicas ajudam na convivencia, como por exemplo nao ficar bundiando na casa do seu hospede (pr anao encomodar), nao dormir ateh o meio dia, nao fazer muito barulho, nao levar muita bagagem (geralmente os hospedes sao estudantes e pessoas jovens que moram em apartamentos/casas pequenas e apertadas), nao tomar banho demorado, nao gastar muita eletrecidade (nao rola ficar usando secador, chapinha e babyliss todas as manhas), etc. Ou seja, bom senso, que voce deveria ter sempre que ficar na casa dos outros, mas principalmente de uma pessoa que nao conhece!

Uma vantagem/desvantagem da experiencia eh que apesar de ser de graca, nao dah pra programar uma viagem inteira mochilando pela Europa sem pagar um tostao. Nao espere ficar mais de 2 ou 3 noites na casa de alguem (como diz meu pai, visita eh que nem peixe… depois de 3 dias comeca a feder!), entao esse esquema tem que ser para momentos de “entre safra” em uma cidade que os albergues estao lotados, ou algum lugar que vc soh vai ficar uma noite, ou em viagens em que voce vai estar mudando de cidade/pais a cada alguns dias.

Eh uma otima maneira de conhecer o povo “local” de onde vc vai ficar, ter a experiencia de como aquelas pessoas vivem, como sao as casas, os costumes etc. Aliais, esse eh o slogan deles: “Melhorar o mundo, um sofa de cada vez”.

Esse fim de semana vou chouch-surfear em Amsterdam com duas amigas – vamos ficar na casa de um Holandes que faz PhD em Logica e Teoria do Jogo, tem 2 sofas disponiveis e vai nos ajudar a alugar bicicletas para passear pela cidade livremente. As fotos do profile dele parecem ser gente boa, e os feedbacks sao positivos! Nos 3 jah nos esquematizamos para levar toalhas pequenas, saco de dormir e abolir os secadores no fim de semana! E vamos comprar uma camiseta “Mind The Gap” de presente pra ele!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
24 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
24 comentários
  1. leticia - 04/03/09 - 12h05

    cool!! já tinha visto uma reportagem a respeito mas nunca conheci ninguem que tivesse feito! Não vejo a hora de ler o review da experiencia!!

    Responder
  2. Tatiana - 04/03/09 - 12h37

    Ah, eu não toparia algo assim não. Albergue eu já não topo! Essa coisa de dividir quarto e banheiro com quem a gente não conhece é muito complicada. P/ mim, não rola!
    Mas estou curiosa p/ saber como vai ser.

    Responder
  3. mi - 04/03/09 - 13h46

    ..

    Responder
  4. mi - 04/03/09 - 13h47

    ouvi falar disso em 2007 pela primeira vez. meu marido adorou a idéia, e eu nem morta!!!! hahahahaha concordo com a tatiana. mas boa sorte de qquer forma :-)

    http://mulherzinha30.blogspot.com/2007/02/viajando-no-sofazo.html

    Responder
  5. Adriana - 04/03/09 - 13h52

    Oi Tatiana,
    Eu sou do time que acha que passar perrengue e situacoes “perrenguais” fazem parte da experiencia de viajar.
    Adoro viajar, e se pudesse ficaria sempre em hoteis 5 estrelas com Spa de luxo na cobertura, mas nem sempre isso eh possivel… heheheh

    Esse fim de semana eh um bom exemplo de uma viagem que foi planejada e re-planejada e esquecida, e quando nos demos conta nao conseguimos achar hoteis ou albergues disponiveis, a nao ser os que tinham precos exorbitantes…

    Esse tipo de experiencia (Albergue, couch surfing, acampamento, etc) eh uma oportunidade fenomenal de conhecer o “outro lado” do mundo dos viajantes, e nos dah uma visao do mundo e da cultura local (ou da cultura dos outros viajantes no seu albergue) que hotel nenhum de rede-internacional-com-banheiro-privativo-3-estrelas-padrao consegue nos dar.

    Eh o tipo da coisa que uma vez na vida todos deveriam fazer. Muda nossa cabeca, nossas prioridades e nossas necessidades basicas. Dormir no chao da estacao ou do aeroporto, trem noturno, onibus caindo aos pedacos e afins sao tao divertidos (se nao mais!) quanto vijar de business class e hoteis 5 estrelas!

    Beijos!
    Dri

    Responder
  6. Adriana - 04/03/09 - 14h03

    MI, muito engracado seu post!!!
    Hahahahahahha!
    It’s all about the ends, not about the means…
    Bem, cada qual no seu cada um.

    Pra mim viajar, e estar num lugar novo, diferente eh o principal, as mordomias ou os perrengues que veem junto sao apenas os extras.
    Se entrasse numa de soh viajar com dinheiro, provavelmente nao teria feito nem 1/3 das viagens que jah fiz na vida, coisa que pra mim esta fora de cogitacao.

    Gosto de viajar e pronto; entao nao me importo muito com os outros detalhes. Oque vier eh lucro.

    Mas como disse nunca fiz couch surfing, e como jah contei aqui no blog em varias outras ocasioes jah cai em vaaaarias roubadas de dividir quarto de albergue, pegar trem noturno pra economizar com hotel, dormir no chao do aeroporto e tals.
    Mas por outro lado tenho muitos amigos que praticamente soh viajam fazendo Couch surfing e AMAM a experiencia de conhecer pessoas novas, ficar na casa de algume local, e tal.
    Sei lah, veremos como sera minha experiencia!

    O Aaron nao encara esses perrengues de jeito nenhum, entao sempre que viajamos juntos ficamos em hoteis legais, jantares romenticos etc. Mas aproveito quando estou sozinha, ou com minhas amigas, pra fazer um pouco dessas cosias mais loucas, diferenciar um pouco a vida, e passar por uns perrengues, pois quero ter muitas historias pra contar pros meus netos!!

    Responder
  7. Cristina - 04/03/09 - 14h22

    Olá!

    Eu sou uma CS, e adoro o facto de poder trocar ideias e culturas com estranhos. Apenas já recebi pessoas em casa, fiz jantares efui a encontros de CS.
    Também vou fazer a minha primeira passagem pelo sofá de alguém em Abril, em Budapeste. Estou curiosa!

    Para ti, desejo boa sorte, elogo contas como correu.

    bjs

    Responder
  8. Dedeia - 04/03/09 - 14h33

    Eu costumava tentar convencer todo mundo que o couchsurfing eh uma das ideias mais legais do nosso tempo.
    Mas eu logo depois conckui que o couchsurfing nao necessariamente eh uma experiencia positiva para todo mundo. A pessoa tem que ter um determinado tipo de perfil para fazer parte do couchsurfing. Primeiramente, a finalidade do couchsurfing nao eh economizar dinheiro (ainda que seja muito bem vindo nao pagar por acomodacao). Quem se propor a experiencia pensando nisso pode se decepcionar. Nem sempre o host tem uma casa tao confortavel ou mora tao central.

    O couchsurfing pra mim eh a prova de que ainda se pode confiar no ser humano. Que ainda se pode abrir a porta de casa para um desconhecido sem ter medo de ter sua propriedade ou privacidade invadida. Que afinal de contas, vivemos num mundo de pessoas, a priori, do bem, dispostas a compartilhar seu tempo, abrir o coracao, conhecer o diferente, e de quebra oferecer uma cama e dividir um café da manha. E que isso tipo de pessoas estao espalhadas em todos os cantos do planeta.

    Responder
  9. mi - 04/03/09 - 17h42

    pois é, como falaste, cada um com seu cada qual hahahaha

    com certeza se a pessoa tem um perfil mais aventureiro, acho q deve ser bem legal!

    looking forward to reading o resultado da tua aventura no mundo do couch surf!

    Responder
  10. Rosa Mônica - 04/03/09 - 18h28

    Dri,
    adorei a ideía, mas infelizmente o Flávio ñ iria e meu inglês é muito fraco para me aventurar, tô ansiosa pela viagem.
    Aproveite bastante, bjos.

    Responder
  11. Francelli - 04/03/09 - 18h39

    É eu também sou do time da Mi. Prefiro a minha privacidade num hotelzinho honesto e bem localizado.
    Beijo e boa aventura!

    Responder
  12. Flavia - 04/03/09 - 20h26

    Eu toparia na hora, sem nem perguntar, agora o Paul nao iria nem morto, duvido ha, ha, ha.

    Agora acho essas pessoas bem corajosas, por que mesmo os viajantes tendo perfil online vc nunca sabe mesmo quem vai bater na sua porta neh? Entao nao sei se eu receberia gente na minha casa.

    bjs

    Responder
  13. Caroline de Lima - 04/03/09 - 20h43

    Oi Adriana, sempre leio seus dois blogs e já fiz muita propaganda deles! Amo cosméticos!! Vc tá devendo um post sobre leave-in viu!!
    E uma pergunta meio cdf: quais são seus livros favoritos?
    Bjo e obrigada.

    Responder
  14. Priscilla Diniz - 04/03/09 - 22h57

    Hey, conheci seu site através de uma tia minha que queria que eu fosse igual você, hehehe, morasse fora, etc, até sonho com esse tipo de coisa, mas infelizmente não antes de terminar a facul. Há mto tempo atrás ela me mandou o seu endereço e eu li quase todos os posts babando nas coisas que vc faz. Hoje encontrei o link novamente no G.E e cá estou. Achei muito interessante essa historia de “couch surfing”, quem sabe um dia não decido me aventurar também.
    Um super beijo.
    Priss

    Responder
  15. Renata B. - 04/03/09 - 23h49

    Bah Dri!!
    Eu acho muito legal a idéia, mas eu não toparia!!
    Vai que a pessoa é louca,estranha, cheia de manias, na casa de desconhecido eu não ficaria!!
    Queria até ter mais coragem!!hahaha
    Depois quero saber como foi a experiência!!
    Beijoo

    Responder
  16. Erika Navega - 04/03/09 - 23h58

    tai… to super curiosa pra saber qual vai ser.. pena q estou no Brasil e nao na Holanda, pois encontraria com vcs no maior prazer e ainda as levaria pra passear de carro por algumas cidades da Holanda.

    No entanto, se quiser contato de algumas amigas, so falar.

    Beijos e boa diversao.

    Responder
  17. Elaine - 05/03/09 - 00h01

    Eu jah tinha ouvido falar disso Dri, uma amiga ex-au pair que eh Holandesa faz isso direto com o marido dela. Eles adoram, e queriam que eu fizesse parte tb. Eu falei com o Bryan mas pensamos bem, e desistimos. Nos dois preferimos nossa privacidade, um hotel, uma pousada, talvez a casa da amigos (mas que jah conhecemos). Nao teria coragem de trazer um estranho p dentro de casa. E ficaria com um peh atras de ir p casa de um estranho tb, mas nao por falta de confianca, mas por privacidade mesmo. Eh apenas nossa opiniao, achamos o conceito legal, pela experiencia, pela troca de cultura, imersao numa cultura… tanto eu como o Bryan temos espirito aventureiro, e nao digo que nao faremos parte do Couch Surfing um dia, mas agora a fase em que estamos eh a da “privacidade”.

    Responder
  18. Marília - 05/03/09 - 02h58

    Adorei a idéia… muito legal. Claro que pode ocorrer imprevistos… mas mesmo assim eu arriscaria!!
    Quero ver suas histórias depois dessa experiência!!
    Bjoooooo

    Responder
  19. Laura - 05/03/09 - 09h33

    Sei lá, cara, mas acho que se fosse o contrário, por exemplo, se meu marido me dissesse que iria viajar com uns amigos e se hospedar na casa de uma mulher que nenhum deles conhece, acho que eu acharia meio estranho e o mesmo se fosse eu, nao por falta de confianca, mas sei lá, pq ficar na casa de um estranho qdo ele poderia facilmente bancar um hotel basicao, mas cada um com seu cada um mesmo. Esse tipo de idéia nao me atrai nem um pouco, nao acho que a pessoa precisa passar perrengue ou dividir o teto com um total estranho para poder dizer que tem o verdadeiro espírito de viajante, mas boa sorte!

    Responder
  20. Juci - 05/03/09 - 11h48

    Bem que uma amiga me falou desse esquema uma vez. Acho que sozinha nao faria nem a pau, mas com amigas tudo eh diversao e aventura!
    Boa sorte e boa viagem. Depois nos conta como foi a experiencia.
    Bjs

    Responder
  21. lucia - 05/03/09 - 18h27

    Que maximo, nunca tinha ouvido falar nisso. Com certeza gostaria de tentar um dia. Estou doida pra ler sobre sua experiencia. Bjos

    Responder
  22. Luís Santos - 11/09/09 - 14h12

    Olá, a minha experiência ainda é pouca no mundo do CouchSurfing, mas já hospedei 2 pessoas em minha casa e foram experiências muito interessantes

    Responder
  23. Alice - 12/12/13 - 12h29

    Já hospedei muitas pessoas e também já fui hospedada duas vezes. Nunca tive qualquer problema, todas as experiências foram muito positivas! Agora a fase mudou um pouco, morando sozinha não recebo mais ninguém, e viajando com o namorado prefiro ficar em um hotel basicão mesmo… Mas recomendo muito…

    Responder
  24. […] Couch Surfing [DriEverywhere] – Couchsurfing, o (falso) milagre da hospitalidade [Viajem para mão de vaca] – […]

    Responder