23 Mar 2009
0 Comentários

Blue Mountains

Australia, Dicas de Viagens

A regiao das Blue Mountains eh uma especia de “regiao serrana” de Sydney, e fica mais ou menos umas 2 horas de trem. 

Quando comecamos a planejar a viagem pra Sydney, queriamos aproveitar a oportunidade pra tambem conhecer alguma coisa fora da cidade. A viagem foi curta, mas ao mesmo tempo achavamos que a semana inteira olhando pra Opera House nao ia rolar.  Mas infelizmente todas as opcoes de coisas que gostariamos de fazer exigiria pelo menos uns 2 dias, e quanto mais chegamos perto da viagem, mais coisas foram surgindo e nos demos conta que nao seria dessa vez. Nao soh a viagem foi curta, mas estavamos com um grupo grande de amigos, e na maioria dos dias tinhamos alguns eventos “em grupo” que nao dava pra evitar, e nao queriamos perder, afinal, esse foi o motive pleo qual fomos pra Australia. 

Pois bem, mas resolvemos passar o dia nas Blue Mountains. A regiao eh enorme, e daria pra passar dias e mais dias fazendo trekings e acampando no meio do mato, mas resolvemos fazer apenas o turistico, e passar o dia. 

Saimos cedo de casa e fomos pra estacao central de Sydney, e duas horas depois chegamos em Kaloomba, que eh a cidade “base” pra explorar as montanhas.

 

Compramos o pacote na propria estacao de trem, que incluia ida e volta, entrada no parque nacional e uma passeio tipo aqueles onibus hop on hop off, que seria uma boa base pra explorar o parque. Existiam tambem algumas opcoes pra comprar a entreda do bondinho, trenzinho, etc, mas prefirimos fazer a exploracao a peh mesmo.

  A viagem de trem foi bem legal, e achei a Australia uma mistura perfeita de Rio de Janeiro (estilo de vida praiano e descontraido, o clima, a fixacao pela beleza fisica, dietas, malhacao e afins), o charme Londrino (muitas pracas, parques, monumentos antigos, arquitetura Victoriana, os nomes das ruas, bairros, a comida e os costumes, etc) e os suburbios americanos (com casas enormes, jardins sem muro, avenidas e ruas largas, carros grandes, shoppings e centros comerciais na beira da estrada). Do trem tivemos uma visao diferente da Australia “do interior”.  A atracao principal do parque nacional Blue Mountains sao as “Three Sisters” (tres irmas) que eh uma formacao rochosa com tres picos, com uma lenda por tras:

  (trecho copiado do blog da Mirella, que conta um pouco da lenda das tres irmas) “De acordo com o sonho de Gundungurra, tres lindas irmas chamadas “Meehni”, “Wimlah” e “Gunnedoo” viviam com o povo Gundurra no vale Jamison.
As tres mocas estavam enamorads por tres irmaos do povo vizinho chamado Daruk, mas o casamento entre eles foi proibido devido a lei tribal.
O irmaos que eram guerreiros, decidiram pegar as mocas a forca. A guerra tribal forcou o Kuradjuri (tipo um paje) de Gundurra transformar as irmas em pedras. A ideia era re-transforma-las em pessoas depois que o perigo e a guerra tivessem passado.
Infelizmente the Juradjuri foi morto na batalha e ateh hoje, ninguem conseguiu reverter o encanto…”
Achei bem decepcionante, porque acho que a regiao tem muito mais pra oferecer, mas eh aqui que o lado “americanizado” da Australia vem a tona, e tudo girava em torno das “3 irmas”.

Chegando la, resolvemos nao fazer nenhum passeio de bondinho, trenzinho, nem nada, mas infelizmente tambem nao estavamos preparados pra fazer grandes aventuras, entao tivemos que combinar o onibus, com algumas caminhadas de nivel medio a leve.

  Todas as trilhas so muito bem sinalizadas e explicadas, por grau de dificuldade, tempo de percurso, numero de degraus subindo e/ou descendo etc.  Muitas vistas maravilhosas, cachoeiras, vales, animais que fazem barulhos estranhos etc. 

E nao necessariamente voce precisa estar em otima condicao fisica pra encarar um passeio pelas Blue Mountains. O que mais vimos fomos coroas, familias com criancas pequenas, etc. Tem pra todos os gostos.

 E bem de longe no horizonte dava pra ver ainda alguns resquicios dos “Bush Fires” que andam assolando a Australia nas ultimas semanas, e que destruiram cidades interiras, grandes areas de reserva florestal, e mataram centenas de pessoas e animais em extincao.

Mais fotos das Blue Mountains AQUI

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!