23 Mar 2009
3 comentários

De Spit a Manly Beach – Scenic Walkway (e Darling Harbour!)

Australia, Dicas de Viagens

No sabado, nosso ultimo dia interiro em Sydney, fomos (o grupo todo) fazer mais uma caminha famosa em Sydney, que eh a “Scenic Walkway” entre as cidades de Spit e Manly, ambas no suburbio de Sydney, e que fica bem no meio da Reserva florestal do porto de Sydney.

 No total a caminhada tem 10 km, passando por algumas cidadezinhas (cada casarao de babar! Me lembrou muito Jurere Internacional, em Florianopolis), matagais cheios de lagartos pre-historicos, e praias paradisiacas!

  No meio do caminho passamos tambem por um site arqueologico com desenhos pre-historicos Aborigenes, que descreviam a vida “nativa” na Australia antes da colonizacao Europeia. 

Alais, apenas poucquissimo tempo atras eh que a lingua Aborigene comecou a ser documentada, pois a comunicacao deles era apenas com sons e desenhos (como os que ainda existem no parque). Entao hoje em dia existe uma “lingua” Aborigene, mas que nada mais eh doque a grafia, em Ingles, dons sons das palavras Aborigenes, pois eles nunca chegaram a desenvolver sua priproa linguagem e/ou alfabeto.

  Aos poucos, o novo primeiro ministro Australiano tem convertido alguns nomes de regioes, cidade, bairros e ruas e seus nomes “originais” em vez do nome dado pelos colonos Ingleses, mas que ao mesmo tempo tem gerado muita polmica com a populacao.  O Primeiro MInistro criou do “dia da desculpa” que eh um feriado nacional que “comemora” a cultura Aborigene e pede “desculas” pelas matancas e pelos desmatamentos. 

Mas ao mesmo tempo oque restou da populacao Aborigene ainda vive a margem da sociedade Australiana, tem os niveis mais baixo de educacao, e os mais altos de desemprego, violencia domestica, abuso, alcolismo, violencia etc.  Em Sydney nao vi nenhum, tirando os que ficam cantando e dancando nas pracas para entreter os turistas e pedir dinheiro, pois quase todos hoje em dia vivem em reservas no Territorio Norte do Pais.  No final da caminhada (quase 3 horas depois) fomos almocar em Manly, na beira da praia, e de lah pegamos o Ferry que nos levou diretamente a Circular Quay no centrao de Sydney.

Aproveitamos pra tirar as ultimas fotos da Opera House no por do sol, e ainda fomos andando ateh o Darling Harbour, que eh um outro porto da cidade, mas que foi totalmente reformado e hoje em dia eh cheio de bares, restaurantes, cinemas, shoppings, etc, lotado de pessoas pra cima e baixo!!

Adorei e morri de raiva de nao ter saido por ali antes…

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
3 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
3 comentários
  1. Cacá - 23/03/09 - 12h37

    Que delícia de viagem… tô adorando seus relatos e fotos.

    Esse dia pareceu incrível, que passeio maravilhoso!

    Beijocas!

    Responder
  2. leticia - 23/03/09 - 23h15

    ai, essas fotos!!!!

    Responder
  3. Juci - 25/03/09 - 16h01

    Dri, suas fotos da Australia estao de dar agua na boca! MARAVILHOSAS! Deve ter sido uma delicia!
    Eu estou tao desesperada por sol que esses dias andei me estirando no chao da sala soh pra pegar um solzinho!…hehe
    Bjs

    Responder