26 Mar 2009
17 comentários

S.A.L.* – Planejamento de viagens

Dicas (Praticas!) de Viagem, S.A.L.

* S.A.L.: Servico de Atendimento ao Leitor.

Enquanto nao rola nada de interessante na vida, vou continuando com os posts resposta (o jet lag tah me mataaaaando! E a vontade de trabalhar que saiu de ferias e ainda nao voltou?!)

Sempre tive a curiosidade de saber como vc e seu marido conseguem tantas férias para viajarem tanto durante o ano.

Simples! Na Inglaterra todos os empregados privados tem direito a 25 dias uteis de ferias. O fator dia util Vs calendario (como eh no Brasil) faz uma diferenca tremenda, pois significa que fins de semana e feriados nao contam na contagem das ferias.

Alem disso vc pode tirar e dividir suas ferias com bem entender: 3 semanas direto (que soh contam 15 dias uteis), uma outra semana aqui, um fim de semana prolongado ali, etc.

Entao tentamos tirar nossas ferias o mais espacado possivel, tentando maximizar as 5 semanas de ferias que temos por ano, e sempre que possivel, tirar as ferias em epocas de feriados, pois assim “ganhamos” uns dias a mais.

Alem disso, a meioria das viagens que fazemos pela Europa sao em fins de semana, saindo de Londres sexta a noite e voltando domingo a noite, que nao gasta nenhum dia de ferias, ou nos (poucos) feriados que temos (todos os feriados na Inglaterra caem em segunda feira).

Algumas empresas tambem permitem que os funcionarios “comprem” dias de ferias, para que as pessoas possam ter mais dias por ano, mas nos nunca fizemos isso ainda.

Muitas vezes acontece tambem de acumularmos muitas horas extras, e como aqui hora extra nao eh paga, muitas empresas fazem um “banco de horas” e deixam vc tirar dias livres pra compensar as horas trabalhadas a mais (mas minha empresa nao simpatiza muito com essa ideia nao).
 

Como vocês se organizam financeiramente para suas viagens. Vocês fazem um planejamento anual e vai fazendo uma economia mensal ou a vontade de viajar aparece e o jeito é apertar o orçamento do mês?

Nos dois somos muito fominhas no que diz respeito a viagens, e temos nossas “listas” individuais. Como temos que priorizar oque queremos VS oque podemos fazer, um dia de bobeira fizemos uma lista-sonho e planejamos todas as ferias e feriados dos proximos anos! hahahahaha! (somos nerds psicoticos assim mesmo. Mas as vezes viagens de ultima hora pararecem, e nos mudamos os planos, sem problema – para ir pra Australia semana passada, abrimos mao de passar a pascoa na Jordania e Israel, que eh um dos meus sonhos!).

Entao jah sabemos de antemao as viagens que queremos fazer, e cada um vai separando em nossas poupancas o “fundo viagens”, e tambem temos uma conta conjunta que sempre que “sobra” dinheiro no fim do mes, compramos uma passagem de sopetao pra algum lugar de fim de semana.

O truque eh ter prioridades, e planejar com muuuuuuita antecedencia. Viajar na Europa eh relativamente simples e barato se vc se planejar bem e ficar sempre de olho nas promocoes.

Jah temos passagens compradas para outras 4 viagens nos proximos 5 meses, e todas foram compradas com 4 a 6 meses de antecedencia e em promocoes absurdas, como uma promocao 2 por 1 para Praga em Julho (que soh fiquei sabendo porque assino todos os newsletters de todas as empresas low cost), uma passagem por 1,99 pra Veneza na Pascoa (RyanAir), promocao relampago last minute da BA pra Istanbul, etc.

No Brasil eu fazia a mesma coisa, e lembro que uma vez passei o dia INTERIO dando refresh no computador esperando as passagens de 1 Real da Gol, e soh descansei depois que consegui a minha! Entao passei o carnaval em Salvador por apenas 1 Real! Jah fui pra Florianopolis por 150 Reais, Sao Paulo por 59,99 etc.

Alem disso, a passgem costuma ser o mais barato da viagem em si, entao sempre que viajamos ficamos em hoteis super simples ou albergues (uma coisa que nao sou meeesmo eh fresca com hotel), andamos de onibus e metro (ou apeh!) pra tudo quanto eh canto, fazemos lanche (em vez de almoco E jantar todo dia), etc.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
17 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
17 comentários
  1. Juci - 26/03/09 - 15h05

    Nossa Dri esse negócio de férias por dias úteis é TUDO DE BOM hein! Assim a coisa rende. Eu ainda não sei como funciona aqui na Noruega. Até pq não sou empregada de ninguém ainda!…rs

    Responder
  2. Isabel Celia - 26/03/09 - 15h45

    Aaaaaaaaaaaaaaaaaamo esse blog não me canso de entrar aqui todos os dias…bjs Dri…

    Responder
  3. Renata B. - 26/03/09 - 19h54

    Nossa, esses posts de S.A.L estão ótimos!!
    Muito bom poder saber todos esses detalhes!
    Parabéns Dri!

    Responder
  4. Mile - 26/03/09 - 20h40

    Minhas viagens tb sao super baratas, sigo o mesmo esqueminha que vc.
    Mas viajar a Veneza por 1,99 é o máximo, uma oferta dessas nunca peguei, vou ficar mais antenada.
    Bjoks e boa viagem!

    Responder
  5. Claudia Acourt - 26/03/09 - 21h21

    Hehehe … tbem entrei nessa de viagens rapidas e baratas pela Europa. Primeiro, toda a Italia, depois os demais paises. Bom demais, ne!

    Continuo de acompanhando feito novela … hahahahaha

    Responder
  6. Flavia - 26/03/09 - 21h51

    Dri, vc jah viu a promocao da Air Lingus???? Maravilhosas.

    bjs

    Responder
  7. Marília - 27/03/09 - 05h42

    Dri, já me identificava com vc e cada vez que leio o S.A.L vejo que sou mais parecida com vc em relação ao modo de pensar! Tomara tb que eu arrume um marido que nem o AAron hauahuahuhauh
    Também sou fominha por viagens e sempre organizo tudo antes. Prefiro mil vezes viajar por conta própria e pega ônibus/metrô do que táxi ou alugar carro, até porque sai mais barato.
    Não sei mais viver sem ler o seu blog :P:P

    Beijooo

    Responder
  8. Nanda - 27/03/09 - 08h23

    Oi, Adriana! Tudo bem?
    Eu tb moro Inglaterra, em Bristol, para ser mais exata e achei meio estranho qdo lí que vc disse que aqui, hora extra feito no trabalho, nao é paga.
    Acho que isso deve ser uma coisa específica da sua empresa, pois na companhia onde eu trabalho, nao só tem sempre hora extra disponível para aqueles que se dispoem a faze-las como eles pagam até mais!
    Na minha empresa, qualquer hora extra que vc trabalhe acima das 37.5 horas semanais que sao de praxe, vc nao só recebe o que normalmente ganharia por hora, mais um extra tb. Por exemplo, se vc ganha £8 libras por hora nas suas 37.5 horas de contrato, qq hora a mais que vc trabalhe acima dessas horas, acho recebe, se nao me engano, £12 por cada hora extra. O percentual é de metade do valor da sua hora normal, entao seria £8 da sua hora normal, mais £4 se for hora extra, o que totalizaria £12 por hora por cada hora extra que vc faca.
    Só estou por dentro disso pq trabalho no depto de Recursos Humanos, entao isso faz parte do meu trablho diário eheh
    Fiquei chocada qdo vc disse que as horas extras na sua empresa nao sao pagas! Credo!
    Bjs!

    Responder
  9. Adriana - 27/03/09 - 09h37

    Oi Nanda!
    Vc trabalha em RH tambem? uqe legal!
    Bem a diferenca eh que eu nao trabalho por hora, nem ninguem na minha empresa; e tipicamente, contratos executivos sao de “exclusividade”, ou seja, vc tem que trabalhar ateh que o trabalho esteja completo, e nao necessariamente ligado ao horario 8 to 5. Na inglaterra eu nunca trabalhei em funcoes “por hora” entao nunca recebi hora extra, e ateh mesmo no Brasil, como tambem tinha uma posicao executiva, nao recebia horas extras.
    Na minha empresa temos algumas pessoas que trabalham em contratos por hora, que normalmente veem de agencias, tipo Adecco e tal (promoters, recepcionista, temps, call centre, etc) que como sao contratados por X horas, se trabalharem a mais, recebem a mais; mas o resto dos funcionarios fixos nao recebe nao.

    Bjs
    Dri

    Responder
  10. PatriciaUk - 27/03/09 - 11h05

    Dri, eu estou indo para o Brasil na quinta que vem por menos de 2 semanas e vi que meu passaporte vence no final de maio – vc sabe se tem problema?? Eles remetem o passaporte no mesmo dia no consul do Brasil em Londres? Obrigada

    Responder
  11. Lu Francesa - 28/03/09 - 02h24

    Vc já passou por alguma situação de medo em algum dos seus vôos ? Muita turbulência, algo assim? Ultimamente tenho evitado ao máximo, desde algo horroroso que aconteceu no ano passado :(

    Beijocas

    Responder
  12. Carol Gavião - 28/03/09 - 07h01

    Dri, aqui no Brasil já são quase 4 horas da manhã e eu simplesmente não consigo parar de ler o seu blog. Pena que eu o tenha encontrado tão tarde! Queria ter acompanhado desde o início. Mas tudo bem, não tem problema não, pois tá sendo ótimo ler tudo! Acabei de ler toda a categoria lua de mel. Até onde eu tinha lido, pensei que você havia passado a lua de mel em Buenos Aires e só, mas ainda bem que eu descobri que a Tailândia fez parte também. Pretendo passar a minha lua de mel lá, só que eu fico com friozinho na barriga. Confesso que sou bem diferente de você no quesito aventura, infelizmente. Eu gosto, mas tenho medo. Acho que esse meu medo se deve ao fato de eu não viajar muito. Nunca saí do país. Talvez esse ano vá para Europa, mas tenho uma entrevista de emprego importantíssima em Agosto e não queria perder a oportunidade. Mas, enfim… Ler toda sua experiência de Lua de Mel naqueles lugares maravilhosos como a Tailândia me deu confiança e me tirou da cabeça o que tanto ouço, dizendo que não tem nada a ver eu querer ir para lá, principalmente em lua de mel. Tô aqui babando com as milhões de fotos no Fotki. Lindas, lindas, lindas! E que casal lindo você e o Aaron são. Sejam sempre muito, muito, muito felizes!

    Agora deixa eu continuar vendo as fotos antes que você me ameace de morte por estar escrevendo tanto!! rs

    PS: Ainda pensarei em perguntas para te fazer. São tantas que às vezes não sei nem por onde começar!!

    Beijo,

    Carol

    Responder
  13. Raquel - 28/03/09 - 11h03

    Oi Dri,

    Não sabia que ai tinham esse numero de dias de férias, eu acho que por saber que ai os feriados são quase inexistentes, fazia uma ideia errada quanto às férias.
    Isso é mto bom, lá em Portugal são 22 dias úteis, e se o funcionário não tiver nenhuma falta recebe mais 3 dando os tais 25 também, e todo mundo faz esse esquema de tirar um ou dois dias perto de feriados e fins de semana, para ir fazendo umas mini-férias.
    Já aqui é na empresa onde trabalho são 30 dias seguidos, contando fins de semana, feriados…,mas pela legislação é igualzinho a Portugal, então já disse que quero as minhas férias pela legislação, e toda a gente ficou a achar que eu deveria ser idiota pois iria ficar com menos dias de ferias…mas tou nem aí para o que pensam!

    Bj

    Responder
  14. leticia - 30/03/09 - 04h21

    gostei da dica de assinar as newsletters das companias aereas, Adriana!
    thanks!

    Responder
  15. Pedro - 13/04/09 - 19h30

    Ei Adriana!
    Voltei aqui neste post pra te agradecer! vc postou numa quinta, e eu li no dia seguinte, sexta. E muito por acaso fui ver preços de companhias aéreas daqui do Brasil, e justamente a webjet e a gol entraram em MEGA-promoção nesse dia!
    Eu queria ir pra Curitiba, Brasília, Poa. Mas minha mulher tem parentes em Salvador, então é pra lá que nós vamos! As passagens curtaram metade do preço normal, valeu muito a pena. Obrigado pelas dicas. Por sua influência vamos ter um fds especial no mês que vem. Leio sempre teu blog, que é ótimo. Parabéns!

    Responder
  16. Miluiel - 11/05/12 - 19h46

    Oi, Dri!

    Como você calcula o gasto diário com alimentação?

    Bjo!

    Responder
  17. […] [Viaje na Viagem] – O primeiro e o último dia da viagem: não conte com eles [Viaje na Viagem] – Planejamento de viagens [Dri Everywhere] – Planejando sua viagem: Por onde começar? [Dri Everywhere] – Roteiro de viagem: […]

    Responder