08 Apr 2009
11 comentários

Dicas de Veneza

Dicas de Viagens, Italia, Veneza, Viagens pela Italia

Veneza eh uma daquelas cidades sem igual. Em qualquer parte do mundo voce vai se esbarrar em algum outro lugar que eh conhecido como “a Veneza do norte” a “Veneza do Oriente” a Veneza de nao sei onde. Mas Veneza mesmo, soh Veneza.

Eu soh fui uma vez, quando ainda morava na Italia e fiz uma das minhas viagens “tipicas”: em um unico fim de semana queria conhecer o maximo possivel, gastando o menos possivel, num espaco de tempo relativamente curto. Entao no mesmo fim de semana fiz Peruggia, Assisi, peguei um trem noturno e domingo de manha (chegamos tipo, 4 da matina!!!) estavamos lah, com a cidade ainda deserta… soh nos e os pombos… Andei, andei, andei por umas belas 16 horas e de noite peguei outro trem noturno e voltei pra casa!

Esse fim de semana voltarei a Veneza, quase 5 anos depois, com o Aaron que vai conhecer a Italia pela primeira vez. Nao vamos passar o feriado inteiro da Pascoa, porque as passagens estavam ridiculamente caras, entao por muito tempo ficamos na duvida se valia a pena viajar ou nao… mas no assunto “feriados” o dilema aqui na Inglaterra sempre eh grande, porque se vc nao aproveitar cada um deles, jah era… depois soh ano que vem!

Acabei achando uma super promocao na RyanAir (Pobre Air pros intimos) por 1,99!!! Obvio que ainda entram as taxas e impostos, bla bla bla. Mas mesmo assim ainda muito barato. O truque foi que viajaremos soh na sexta de noite (a maioria das pessoas viaja na quinta a noite ou sexta de manha) e voltamos segunda de manha (a maioria das pessoas volta na segunda de noite ou na terca de manha) entao por viajar fora da hora do rush do feriado, conseguimos um mega deal!

Hospedagem tambem eh um problema serio em Veneza (na minha primeira viagem dormi na estacao!), pois a qualidade nao eh proporcional aos precos… A ciadade eh bem apertada e super velha, entao os hoteis sao carissimos, com qualidade bem baixa (a nao ser que vc realmente vah pagar MUITO caro!). Ai soma o fato do feriadao, bla bla bla. Ou estavam todos lotados, ou sairiam mais caro doque todo nosso orcamento de viagens do ano!

Lah fui eu catar albergues e hoteis na internet e acabei achando varias otimas opcoes com desconto no www.Booking.com . Resolvemos nao ficar dentro de Veneza (Ilha), entao ficaremos num hotel na cidade de Mestre, que he literalmente do outro lado da ponte, e fica a 5 minutos da estacao central de Venezia.

Pratico nao eh. Bom mesmo seria ficar num 5 estrelas bem na Praca Sao Marcos  com uma varandinha de frente pra Basilica…. Maaaaas…. Entre quantidade (de viagens) e qualidade, adivinha qual eu escolhi?!

Quando voltar faco um mini roteiro, dicas, links e afins. 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Claudia Acourt - 08/04/09 - 16h03

    Entendo perfeitamente o que vc diz. Os serviços para turistas em Venezia sao tristes mesmo. E não é somente com hotéis. Nas tres primeiras vezes que eu fui à Venezia eu me dei mal com restaurante. Agora, fiquei experta e só faço o programa com o guia do meu chefe debaixo do braços. Como bem mas pago caro. Aliás, pagar caro lá é a coisa normal, não tem pra onde fugir. Bem, se vc quiser alguma dica, me coloco a disposição.
    Ah, e para não perder o costume, se vcs quiserem usar metade de um dia para conhecer a minha cidade, Treviso, que fica a 30min de Venezia, garanto que não vai se arrepender. Uma pequena cidade que foi forte romano e feudo medieval. Aliás, acho que vcs desembarcam no aeroporto daqui, né! Se quiser informações, guia bilíngue portugues-italiano (lo so, sai le due lingue), basta me mandar um e-mail. Será uma satisfação ajudar!

    Bacio

    Responder
  2. Adriana - 08/04/09 - 16h18

    OI Claudia!
    Quero dicas sim! Restaurantes, bares, etc… oque vc jah tiver provado, e recomende!

    Soh teremos dois dias em Veneza, entoa nao dah pra fazer muita coisa a mais nao…
    Bem que tentamos estender a viagem e aproveitar o feriadao e conhecer mais algum outro lugar da Italia (porque o Aaron nunca foi!), mas nao vai dar, infelizmente…
    Menina, meu Italiano tah enferrujaaaaado! Um horror! Vou ter que praticar muito esse fim de semana!
    Bjs!

    Responder
  3. Carla - 08/04/09 - 17h28

    Oi Adriana, sempre leio seu blog, mas quase nunca escrevo.
    Bom, tb moro na Italia, e adoro Veneza.
    Como é relativamente perto de casa, sò dormi là duas vezes.
    Uma num hotel perto da P. San Marco, mas era natal, com o marido. Entao foi um hotel mais legalzinho.
    E na outra, ha um mes, com minha prima. Ficamos no Cannaregio.Bonitinho, limpinho, por 50 euros.
    Bom, nao sei se vc usa o venere.com mas sempre encontro preços legais.
    Acho legal ficar em Venezia mesmo, pq o tempo e dinheiro que vc perde fazendo Venezia ate Mestre, ja cobre a diferença.

    E assim como a Claudia, ja comi mal por la. Lembro so de um tal de Bacarò Jazz que tinha uma comida gostosinha, mas era carinho.

    Boa viagem e espero as suas dicas de là

    Carla

    Responder
  4. Claudia Acourt - 08/04/09 - 19h38

    Ei Dri, seguem as minhas dicas.

    Como Venezia é um labirinto com destino a San Marco, para não fazer sempre o mesmo percurso eu escolho lugares onde quero ir e, assim, busco restaurantes por perto. Como é dificil explicar sem te mostrar no mapa, minha primeira dica é: Quando chegar na estaçao de Veneza nao deixe de ir ao posto de informaçao ao turista e comprar o mapa da cidade por apenas 2euros. Mais barato que qualquer outro lugar. Ah, aproveita e pergunta se tem o mapa das fontes da cidade. Assim, vc nao precisa pagar para beber agua ja que tem de graça e é muito boa. Neste mesmo lugar vc pode pegar a revista de eventos e manifestaçoes de Veneza. é oficial e gratuita. La tem tudo o que acontece na cidade em determinada data. No ìndice vc tem catalogado por igrejas, museus, cassinos, n° de emergencia etc.

    Com o mapa em mãos, procure pelo Museu Peggy Guggenheim. Ele é um ponto de referência para encontrar o restaurante ai Gondolieri. Não tenho certeza, mas o tel deve ser 041.5286396. Eles tem uma ÓTIMA carta de vinho e o menu é, principalmente, carne e verdura, tudo tradicional da regiao do Veneto. OBS.: o musei é maravilhoso com obras de Gaudí, Picasso e outros. Tem um caffè que é um sonho. Na parte externa, do lado do canal, se pode fazer fotos lindas que muitos turistas nem sonham.

    Ali perto, de frente para o canal della Giudesca (o principal) tem o restaurante La Piscina (041.5206400). Escolha uma das mesas que ficam do lado de fora, no “deck”. La eu comi um presunto na chapa servido num ninho de queijo que me faz sonhar até hoje. Não recordo o nome ao certo mas basta ler algo como porchetta con formaggio, e pronto! PAra ter um ponto de referencia e encontrar o restaurante, ele fica perto da chiesa Gesuati. No mapa, esta igreja é o numero 87. Ande no sentido oeste como se tivesse indo para pegar a barca.

    Já mais perto da San Marco tem o Harry’s Bar (041.5285777). É o lugar para sentar, beber e se divertir com o mini espetaculo que costumam apresentar. Peça, se posso sugerir, um dos drinks tipicos dos italianos: Bellini(produto de Venezia) ou Spritz.

    BEm, teria outros para te dizer mas este eu so sei andando MESMO. Mas a dica esperta é: qdo vc estiver numa via muito movimentada e quiser comer alguma coisa boa, procure um via menor, onde nao tenha tanto turista, e entre. Falo isso para que nao saiam daqui se questionando de onde vem a fama da boa cozinha italiana se comeram tao mal em Venezia .. rs
    Escrevi muito e so disse tres lugares. Este é o problema de uma cidade fantastica e cheia de opçoes.

    Ah, somente para esclarecer o convite e não deixar a impressao que sou muito oferecida… rs. Eu sempre convido as pessoas para conhecerem Treviso. É uma cidade pequena com um centro historico que foi um forte romano e um feudo medieval. Linda e a 30min de Venezia. Mas, com apenas dois dias dá somente para esta ultima. Bom divertimento.

    Responder
  5. Anathalia - 08/04/09 - 22h23

    Quando eu fui a Veneza também fiquei em Mestre. Não achei que perdemos tanto tempo assim não, é bem rápidinho e o hotel tinha preço razoável. Eu me lembro de uma pizza deliciosa que comemos em Veneza. Mas não faço a mais pálida idéia de onde fica e se ainda existe, afinal uns 10 anos já se passaram desde então… Minha estada em Veneza também foi à jato e nem deu pra conhecer Murano. Uma pena, dizem que vale a pena ir lá.
    Boa viagem e divirtam-se!

    Responder
  6. Lu Francesa - 08/04/09 - 23h31

    2 dias em Veneza são suficientes :), qdo fui ficamos em Pâdova, que é uma graça e fomos 2 dias seguidos a Veneza, mas 1 só teria sido o bastante, na minha opinião :)

    Boa viagem!

    Bjos

    Responder
  7. Marília - 09/04/09 - 02h04

    Oi Dri… Curta bem muuuuito sua viagem e como sempre, estaremos esperando as novidades.

    Vou comentar sobre um post passado. Li o livro A menina que roubava livros, de Markus Zusak. É excelente e se passa na época do nazismo na Alemanha. Escrevi sobre o livro nesse post aqui pois não sei se você iria ler se eu tivesse escrito no post sobre os livros, já que é um post antigo. Então tira uma dúvida minha: se eu escrevesse hoje em algum post antigo, você saberia que eu escrevi ou você só iria saber caso verificasse o tal post. Você recebe alguma mensagem? Espero que tenha entendido rsrs…

    Beijão e bom feriado!

    Responder
  8. Adriana - 09/04/09 - 10h49

    Claudia!!
    Muito obrigada pelas dicas!! Amei!!
    jah estao anotadas e vou tentar achar esses resturantes! Muito obrigada mesmo!
    Nao precisa se preocupar em ser “oferecida” nao, porque se eu tive mais tempo pra ficar por lah, teria aceitado com certeza!!

    Marilia,
    Eu sempre leio os comentarios em posts antigos, pq recebo mensagens no blackberry com todos os comments de todos os posts. Entao mesmo se vc deixar um comentario num post de 2004, eu vou ler!

    Responder
  9. Adriana - 09/04/09 - 15h31

    Adri…

    Fui pra vEneza no carnaval algumas semanas atraz e fiquei num alberghe quaseee de frente a SAn MArco…sò que do outro lado do Gran CAnale, se chama “Alla salute da CICI” ficava bem atras da fermata do vaporetto “LA SALUTE” e a 3 minutos d piazza san marco com o vaporetto… ou se vc prefere ir a pè sao uns 15 minutos de caminhada fazendo o giro interno e passando pela Ponte Accademia. Era razoavelmente carino e limpo… dividi o quarto com uma amiga e pagamos 40 euros cada uma con collazione inclusa… ah uma cidade praiana legal de conhecer tambèm é IESOLO… mas nao acho que nao é o momento…Iesolo é Lido e acho q a ultima coisa que vcs vao querer fazer é lagartixar na praia…hehe, mesmo assim é bella pra passear tambèm..com muitos bares e restaurantes e beira mar…se chega la pegando o vaporetto da Piazza SAn MArco a Punta SAbbioni…e depois un BUS atè Iesolo….
    Tambèm tem as Ilhas Murano (a ilha do vidro), Burano, Torcello e CAvallino… eu so fui a Murano…e vc chega la con uma barca que sai sempre a San MArco e leva uns 50 minutos pra chegar… a ilha é relativamente pequena e vc ve tudo em 1 ora… se as oficinas estiverem abertas eles te deixam entrar e ver o processo de fabricaçAo daqueles enfeites, lustres e cacarecos de vidro… se quiser comprar alguma coisa original pra enfeitar a tua casa…um artigo de vidro de Murano seria estupendo… :D
    Eu essa pascoa passo em Sorrento, Vesuvio, Costiera AMalfitana, Capri, Pompei…e tudo ali por perto que der tempo de visitar …
    buon viaggio!! Buona Pascoa!! baci!

    Responder
  10. Adriana - 09/04/09 - 15h34

    e como nao sou boba nem nada…vou la nos teus posts antigos catar dicas sobre o sul da italia…hehehe

    Responder
  11. Adriana - 10/04/09 - 12h04

    http://www.hotelsalute.com/

    esqueci de deixar o link do site do hotel Alla Salute… caso ti posso ainda interessar.. :D

    Responder