17 Apr 2009
27 comentários

S.A.L. – Fazendo as malas

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Fazendo as Malas, S.A.L.
Uma das perguntas mais frequetes que recebo em relacao a viagens eh: Oque levar na mala?/ Como fazer malas?  

A outra eh: oque vestir pra viajar?

Entao vamos por partes.

Em relacao ao oque vestir pra viajar, a minha opiniao/preferencia pessoal eh conforto acima de tudo. Quanto mais longa a viagem, mais mendiga estarei. Nao tem nada pior, quando se esta dentro de um aviao por 14 horas seguidas (ou mais!) doque uma calca que te aperta, um sapato desconfortavel, uma blusa curta… Logico que tem aquelas viagens curtinhas, de fim de semana ou a trabalho que eu entro no aviao direto do escritorio, e voo de salto alto, terno, etc. mas no geral, quando a viagem eh de ferias, o estilo eh mendigo-grunge.

Tem um trocado ai, tio?

Nao tem nada mais irritante (e cafooooona) doque aquela pessoa que soh porque vai viajar acha que tem que se vestir pra festa do Oscar. Aquela fila imeeeensa pra passar pela seguranca do aeroporto, e sempre tem aquela colega que esta cheia de pulseiras, colares de mil voltas, brinco que enrosca no cabelo, bota de salto que eh dificil de tirar, cinto, calca cheia de tachas, casaco, jaqueta, pashimina, etc, etc, etc… Isso eh um saco pra voce mesmo (porque tem que se desmontar e tirar TUDO pra passar pelo raio X) e pros outros, que tem que ficar esperando na fila descalco…

Mas tem tambem aquele mito de que se vc viajar toda emperequetada, tem mais chances de conseguir um up grade. Sei. Oquei. Conta outra.

E sem falar no mito (principalmente entre Brasileiros) de que se nao estiver arrumadissimo vao implicar na imigracao e te deportar.

Eu nunca ouvi falar de ninguem sendo deportado(a) porque estava viajando de moleton e tenis… Porem quando se fala na “aparencia” das pessoas ao passar pela imgracao (principalmente de paises como Inglaterra e Espanha, onde os brasileiros encabecam as listas de deportacao), eh muito mais em realacao ao “conjunto da obra” e ao seu semblante. Esses caras sao treinados pra dar dura em pessoas “suspeitas”, aquelas que potencialmente estao mentindo e vao entrar no pais sem intencao de ir embora. Eles verificam sua documentacao, se vc esta nervoso, fazem a mesma pergunta varias vezes pra ver se vc se auto-contraria e denuncia a mentira. Geralmente, quem tem alguma coisa pra esconder, nao conseguem esconder. Mas como quem nao deve nao teme, o fato de vc estar usando alguma roupa de marca ou sapato alto nao vai mudar em nada.

Olha que legal as sugestoes que a Lu Ferreira de de visus de viagem:

Porem a duvida mais frequente eh oque levar na mala. E isso nao eh uma coisa que dah muito pra opinar. Posso dar sugestoes, coisas que dao certo pra mim, mas que podem ser uma tremenda bobagem pra outras pessoas.

A primeira cosia a saber eh que tipo de viagem vc vai fazer? Praia? Cidade? Frio? Calor?

Isso soh com pesquisa. Guias de viagem sao otimos nesse sentido. Alem disso, antes de de fato comecar a fazer sua mala, de uma olhadinha em sites de previsao do tempo. Por mais que esses sites nunca sejam muito precisos, sao otimos pra te dar uma ideia da temperatura geral daquele periodo de tempo.

No geral, eu planejo os “eventos” e o dia a dia. Sabendo oque vou fazer naquela semana/periodo de ferias dah pra saber se tenho que levar uma roupa mais arrumadinha, salto alto e tal, ou se vai ser um esquema mais calca jeans e chinelo.

Uma coisa que aprendi com a pratica, eh que qualquer coisa que voce carregue “soh por via das duvidas”, com certeza nao sera usada! Entao se achar que nao vai usar alguma roupa, nao leve!

Pesquisar eh a alma do negocio. Sei que tem gente que nao tem a paciencia que Joh que eu tenho pra planejar viagens, mas nao dah pra achar que soh porque vem pra Europa ou pra Buenos Aires vai passar frio, e quer por que quer levar luva e cachecol “pra curtir um friozinho”…

Geralmente minha mala (assim como meu guarda roupa) eh cheia de roupas basicas e cores neutras. Pecas facilmente combinaveis entre si, e principalmente re-usaveis. Nao tem a menor necessidade de levar uma calca jeans pra cada dia da viagem por exemplo, e geralmente os acessorios eh que vao fazer com que vc nao saia nas fotos todos os dias com a mesma cara.

Volta e meia minhas malas viram um caos! Jah aconteceu varias vezes de esquecer de levar calcinhas e meias por exemplo! Na ultima viagem, pra Sydney eu nao tive tempo nenhum de pesquisar e planejar sobre a viagem, e levei uma mala que com certeza teria dado pra passar 1 ano inteiro na Australia!

Entao quanto mais informacoes vc tiver sobre o lugar pra onde vc vai, oque pretende fazer quando estiver por lah, e a epoca do ano que voce for, melhor.

Mas sei que a galera adora umas listinhas, entao depois faco um outro post com sugestoes de “oque levar na mala” para diferentes tipos de viagens.
 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
27 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
27 comentários
  1. mi - 17/04/09 - 13h30

    Pois é, é impossível dar dica de como fazer a mala, pq depende de onde a pessoa vai, fazer o q, temperatura e tal como tu disse. Não entendo quem faz esse tipo de pergunta (hello sem notions people), pq só dá pra dar uma resposta geralzona mesmo, né?? De qquer forma a tua resposta foi ótima, concordo com todas tuas sugestões. Eu sou tão neurótica por organização e por viajar com o mínimo que chego a desenhar num papel um sketch de todas as roupas q eu vou usar durante a semana e as possíveis permutações. Tipo 3 blusas + 2 calças como elas combinam entre si + uma saia HAHAHAHAHAH Mas sério, sempre q eu faço isso minha mala sai perfeita!! Claro q nem sempre é possível esse nível de precisão (ou psycho neat freakness hahahaha).

    Responder
  2. Juci - 17/04/09 - 14h04

    Realmente o comforto é sem sombra de duvidas a prioridade! Eu tento ser mais pratica possivel e normalmente faco como a Mi, planejo os looks e as combinacoes das pecas.
    Na minha opniao o sofrivel é a mala de inverno, que por mais que vc troque as pecas de baixo, o casaco “pesado” acaba sendo sempre o mesmo, e as fotos ficam praticamente tudo igual. Afff!
    Viu pode mandar o email sobre sua pesquisa sim, ate por que me apaixonei pelo Belbin….hahaha!
    Bjs

    Responder
  3. Flavia Julião - 17/04/09 - 14h19

    Olá, Adriana,
    Com relação as dicas, acho válido, pois a cada viagem minha , aprendo um pouco mais sobre o que é essencial e o que é supérfulo na mala ( tenho autopia de um dia conseguir viajar durante um mês com uma mochila !!!!!!) e é sempre bom pode dividir e pegar dicas com outras pessoas para não ficar em estão de trem carregando mala ou em aeroportos.
    O que vc falou sobre a imigração está certíssimo. Quando fui a Europa, entrei via Portugal. O funcionário da imigração perguntou se eu viajava sozinha ( e estou naquela fase considerda crítica ( mukher, solteira, 28 anos, negra) fez as peguntas mais exdrúxulas, do tipo, quem pagou minha passagem. Falei a ele que ficaria em Portugal durante cinco dias, na volta, pois dali, iria direto a Madrid. Ele já tinha carimbado meu passaporte, estava entregando pelo guichê, quando me disse “… boa estada em Portugal…” . Eu prontamente respondi “… infelizmente não ficarei em Portugal, agora, somente na volta ao Brasil…” . Ele deu uma risadinha e soltou meu passaporte. O segredo é, não minta, não invente histórias, não responda aquilo que não foi perguntado.
    Essa história de roupa para up-grade, funcionava sim, quando não existiam programas de milhagens e soltavam o velho “…vc sabe com quem está falando?…” e quando os aviões eram transporte decentes em termos de espaço.
    Bjos

    Responder
  4. Anna Carolina - 17/04/09 - 14h41

    Oi Adriana,

    Tudo bem?
    Estou postando um comentario pela segunda vez, mas confesso que ja sou mais uma das que aderiu toltamente ao dri e eo beauty everywhere (a-do-ro as dicas)!

    E, pras viagens, concordo totalmente, conforto acima de tudo. No começo eu viajava meio peruinha hehe falta de noção total! Mas acabei me dando conta que ninguém merece viajar de salto e calça jeans apertada, VIVA O ALL STAR !!! =)

    Agora, quando vou ao Brasil ou alguma outra viagem longa, vou praticamente de pijamão também hahahaha

    Beijos, e bom fim de semana

    Carol (Paris)

    Responder
  5. Raquel - 17/04/09 - 14h45

    Também acho que para viajar é obrigatório estar-se confortável.
    Nas minhas últimas viagens, vejo muitas mulheres depois de terem feito suas mega compras, a viajarem tal e qual árvore de natal, saltos enooormes, tudo o que brilhe tá bom também…enfim… mas depois quando estão na fila eternamente começam a desmontar-se todas, tiram sapatos, descabelam-se todas… começa uma “decadence sans elegance”
    Eu de salto? Só se for por falta de opcção, senão como é que vou palmilhar o dutty free?!!!

    Sou super desorganizada para planear os looks, mas vou anotar essas dicas, acho que vou começar a desenhar também… deve-se ver com mais clareza né?

    Bj

    Responder
  6. Tatiana - 17/04/09 - 15h11

    Normalmente quando arrumo minha mala começo por sapato/bolsa. Então a partir daí vou vendo as combinações. Dá super certo e ajuda a não carregar mt peso, pois geralmente levo só 1 ou 2 pares de sapato – 1 pra sair e outro pro dia a dia e às vezes 1 tênis q é sempre bom. Bolsa é sempre uma só que combine com tudo ou, no máximo, uma outra mais arrumadinha.

    Responder
  7. Anonima - 17/04/09 - 15h28

    Dri, eu sou a verdadeira perua quando vou viajar. Seja em viagens curtas ou longas… sim, uso sapato alto, pulseiras e tal… o que posso fazer?? eheheeheh

    Ps. sou perua nem quando vou viajar… ahahha

    Responder
  8. Beta - 17/04/09 - 18h06

    Eu sou super prática para montar a mala, e odeio viajar com mala grande.
    Para vc ter uma noção a mala do meu marido é sempre maior do que a minha!
    Penso justamente nos eventos, e se será necessário trocar de roupa durante o dia.
    Uma bolsa que de com tudo p/ durante o dia e uma que de com tudo p/ à noite. Idem para sapatos ou sandálias.
    E essa de “vai que muda o tempo” não cola muito comigo não. Se mudar ótima oportunidade de fazer uma comprinha.
    bjs

    Responder
  9. Tati - 17/04/09 - 20h06

    Nem fala em pessoas que viajam montadas!!!Ningiuém merece..falta de glamour e conforto!!
    Eu queria mto comprar umas sapatilhas de voo, vc ja viu algum site que vende??Aqui no brasil nao acho de jeito nenhum!!=/
    beijos

    Responder
  10. Renata B. - 17/04/09 - 22h02

    Nossa Dri, eu sei que vc disse que nao dá pra levar as coisas só por via das dúvidas, mas é impossível eu ainda tenho que aprender essa arte!!
    Eu não consigo ser sucinta, sempre tenho que levar um milhão de coisas e claro nunca uso!!
    Ainda vou aprender, depois quero ver essa listinha!!
    beijoo

    Responder
  11. Danielle - 18/04/09 - 00h53

    Gostei muito, muito mesmo do seu blog, parabéns!!!
    estava procurando fotos de noivas e penteados, pois vou casar em breve, e na relação da busca apareceu seu blog… nada muito a ver, mas quando comecei a ver suas fotos.. me encantei… faço espanhol, francês e já fiz inglês e gostaria muito de estudar fora em um país com uma dessas línguas.
    Se você pudesse me dar algumas dicas, seria muito grata. E, à propósito, pela fotos achei você uma pessoa muito simpática.

    Danielle C C S Santos
    danielleabruxa@pop.com.br

    Responder
  12. Dedeia - 18/04/09 - 10h27

    Migu,
    adorei a foto de oculos! hehe
    xxxx

    Responder
  13. Raquel - 18/04/09 - 11h39

    Dri, Obrigado.
    Hoje ainda mando-te um email a explicar melhor.

    Bjos

    Responder
  14. Lily - 18/04/09 - 13h23

    Um estilista, em sua viagem pelo Brasil, disse que percebeu que aqui as roupas são usadas pra diferenciar classes sociais. Então deve ser por isso que alguns se esforçam tanto pra se vestirem de forma inadequada nessas horas!

    Abraços.

    Responder
  15. Gisele - 18/04/09 - 22h06

    Tô com a Dedéia. Adorei a foto de óculos.

    Eu costumava ter tanta, mas tanta dificuldade para arrumar mala que resolvi o meu problema passando a me vestir só de preto e branco. Tudo combina com tudo, nem preciso pensar muito. Os sapatos e as bolsas é que são coloridos. Uma facilidade só. Cada um se organiza como pode. Esse foi o jeito que dei e não me arrependo. Fora que pareço ter muito mais roupa do que de fato tenho.

    Responder
  16. Juci - 20/04/09 - 10h50

    Dri, hj vim reler seu post sobre CV! Brigadis viu!
    To aqui preparando um application pra ver se ganho din din extra dos cofres publicos noruegueses….hehe
    Bjs

    Responder
  17. Martinha - 22/04/09 - 15h46

    Muito bom seus posts..
    Dà uma boa idéia de tudo..
    Amei as sugestões da Lu..
    Super alegres..
    =)

    Responder
  18. leticia - 24/04/09 - 16h03

    a legenda da foto foi a melhor! hehehehe

    Responder
  19. viviane martins - 02/05/09 - 16h41

    POR FALAR EM PESSOAS SEM NOCAO, NUMA VIAGEM …ESTVA SAINDO DA TURQUIA, UM RAPAZ PASSOU 4 VEZES… ELE IA E VOLTAVA E APITAVA, ELE COMECOU A SE IRRITAR POR QUE TODA HORA ERA ALGO DIFERENTE QUE ELE TIRAVA DOS BOLSOS, NO FIM ELE “DESCOBRIU” MUITAS MOEDAS NO BOLSO E A FILA CRESCENDO, FOI TAO IRRITANTE, OS POLICIAS NAO DEIXARAM NINGUEM PASSAR PELOS OUTROS DETECTORES, PEDIRAM PARA TODOS SE AFASTAREM FOI UMA BAGUNCA…POR CAUSA DE UMAS MOEDINHAS, SE A PESSOA SABE QUE TEM QUE PASSAR POR ISSO, POR QUE NAO IR ATE UM BANHEIRO E COLOCAR SEUS METAIS NA BOLSA?!…EU NAO ENTENDO ISSO!!!
    ATRASA A VIDA DELE E DOS OUTROS, NINGUEM MERECE, NEH?!
    BJ
    AMEI AS DICAS.

    Responder
  20. Pri - 07/10/09 - 21h57

    Dri, amei os seus dois blogs!! Todos os posts dão dicas super importantes, já estou viciada!! Estou indo para Londres em fevereiro fazer um curso, e as suas infos estão me ajudando bastante. Gostei muito do que falou sobre a imigração… Tenho passaporte italiano, mas o meu nome é espanhol, pois o meu pai é chileno. Estou com um pouco de medo, mas se falar a verdade e agir com naturalidade, não tem como dar errado né?!

    Um beijo e obrigada pelas dicas!!

    Responder
  21. […] Ha um tempo atras eu fiz um post sobre oque vestir numa viagem de aviao. Pra mim, ficar horas fechada num aviao, sentada numa poltrona minuscula etc completamente […]

    Responder
  22. […] ja ate falei sobre isso outras vezes (e aqui, aqui e aqui), outras viagens e outras mochilas/malas, mas cada nova viagem tras um desafio diferente, […]

    Responder
  23. Bruna - 27/09/12 - 21h26

    Oi Adriana! Estou adorando seu site, tem tudo que procuro :)
    Tenho alguma dúvidas, primeiro: vou viajar para Londres em março, lá é inverno e aqui verão. Qual a melhor roupa para vestir durante a viagem? Já devo sair daqui usando algumas peças mais quentes e levar o casaco mais grosso na bagagem de mão? Pq acredito que mesmo fazendo isso, o frio quando chegar lá vai ser grande.
    Segundo, vi em outro blog e fiquei com um dúvida que não foi respondida nos comentários dela.. sobre peso da bagagem. Vi que o peso permitido são duas malas de 32kg do Brasil para Europa e entre a Europa é apenas uma mala de 23kg, minha dúvida: depois de duas semanas de curso em Londres vou para Madrid e de lá volto para o Brasil. Ou seja, o limite da minha bagagem será só 23kg? Ou o que conta é o destino final?
    Se puderes me ajudar, agradeço muitooo!! bjs

    Responder
  24. […] já fico pra morrer quando vejo #LookDoDia emperequetados em aeroportos (viagem longa tem que ser confortável minha gente!!!), mas com um bebê então nem se […]

    Responder
  25. Eduardo - 17/07/13 - 20h33

    mto bom seu blog; vc tem mto bom gosto e vibe top (e gata!!!)!
    Parabens pelo blog; vou fazer o transiberiano nesta sexta e ajudou mto suas dicas…

    bjs

    Responder
  26. […] Por exemplo, desde que passei a ser considerada com “status” executivo da BA eu ganhei upgrades em todos os voos, sem nunca pedir, e na maioria das vezes, vestida como uma mulamba! […]

    Responder
  27. Mariana Alcântara - 24/11/14 - 00h58

    Dri irei fazer minha primeira viagem internacional em breve e gostaria de saber o que devo escrever na tag de mala…

    Att,

    Mariana Alcântara

    Responder