04 May 2009
24 comentários

Oxford

Day Trip, Dicas de Viagens, Inglaterra, Oxford, Viagens pelo UK

Ao pensar em Oxford, com certeza a primeira coisa que vem a sua cabeca eh a universidade. Ou entao, alunos mega inteligentes. Ou qualquer variacao dessas opcoes.

E eh isso mesmo; Oxford eh sem duvida a cidade universitaria mais famosa do mundo. Pode ateh nao ser A melhor universidade do planeta, mas o fato de ser uma das mais antigas e mais tradicionais e exclusivas, jah leva toda a cidade a um outro patamar.
Alem disso Oxford eh famosa por nao ter baixado suas exigencias e excelencia academica apesar das massas turisticas que invadem suas ruas todos os dias.

Cada esquina da cidade eh rodeada por historia, e as plaquinhas comemorativas estao lah pra provar. Sejam as placas que indicam onde sao filmadas algumas cenas de Harry Potter, sejam as placas que indicam que aquele predio jah foi a casa de algum inventor que revolucionou o mundo e a ciencia/filosofia/literatura, etc.

A cidade eh pequena, e de fato pode ser visitada em apenas um dia; eh o passeio perfeito para um day trip desde Londres.

Por ali jah passaram reis, primeiros minitros, cientistas e escritores, que ajudarama imortalizar e idelizar a vida academica da cidade.
Como por exemplo J.R. Tolkien que era um filosofo de Oxford e escreveu a triologia “O senhor dos Aneis” e “O Hobbit”. Diz a lenda que os conflitos estudantis de Oxford no periodo pos guerra serviam de inspiracao para suas “viagens”, e os inimigos “Orcs” sao um acronismo para “Oxford Rugby Club” (Club de Rugby de Oxford), ou “Alice no Pais das Maravilhas” escrita por Charles Dodgson, que era um matematico e filosofo de Oxford que “inventou” a historia para entreter a filha de um amigo, a Alice. O pai de Alice era o Reitor de um dos Colegios da Universidade de Oxford e a historia tem como personagens principais a Alice e varios lugares e personagens famosos da sociedade de Oxford na epoca.

A universidade em si eh composta por 39 “colegios” (Colleges), que abrigam diferentes cadeiras academicas e especialidades, com antiguidade que variam dos 50 aos 700 anos. As mais famosos e tradicionais sao Christ Church, New College e Magdalen College.

Alem da Universidade outras atracoes famosas de Oxford sao a Biblioteca Bodleian e a Camera Radcliff, que eh um dos predios mais fotografados da cidade e uma das 3 bibliotecas mais importantes do Reino Unido, sendo considerada uma biblioteca de “copy right”, ou seja, TODOS os livros e publicacoes da Gran Bretanha tem que ter uma copia ali. Estima-se que no total a biblioteca tem mais de 7 milhoes de itens catalogados, espalhados em cerca de 18 milhas de estantes. O predio nao eh aberto a visitacoes e nem tampouco permite emprestimos de livros aos nao-estudantes. Nem mesmo o Rei Charles I teve direito e pegar livros emprestados, quando morou em Oxford.

Na mesma praca que a Radcliff Camera esta a Igreja Saint Mary que eh a igreja padroeira da Universidade e cujas torres sao abertas a visitacao, de onde se pode ter uma vista incrivel da cidade.

Uma outra de minhas atracoes preferidas eh o museu de historia natural de Oxford. Apesar de beeeeem fraquinho e pequeno em comparacao com o de Londres por exemplo, foi ali que grandes cientistas e descobridores trabalhavam, e a historia do predio homenageia sua contribuicao para o mundo. Alem disso eh um museu bem “familia” onde TUDO pode ser tocado e experimentado, e eh super legal ver criancas aproveitando bem o ambiente, em vez de ser aquela coisa de museu chato onde nao se pode nem chegar perto de nada.

Oxford definitvamente vale muito a pena. Fomos de Mega Bus, que sao onibus excelentes e a viagen dura menos de 2 horas numa estrada de visual incrivel cruzando as Midlands Inglesa.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
24 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
24 comentários
  1. Lia - 04/05/09 - 20h52

    É confortável mesmo o MB? Pq comprei os tickets de £1 pra Oxford, Liverpool e Edimburgh.
    O problema eh que pra Edimburgh vou dormim em um, por isso me conta ai o quanto eh confortavel.
    abracos!

    Responder
  2. Lia - 04/05/09 - 20h54

    Ah, e vou visitar Oxford em menos de 4h.. sera que da tempo.. da pra fazer tudo em uma tarde? me recomenda um roteiro de uma tarde, please!

    Responder
  3. Flavia - 04/05/09 - 20h55

    Quase que a gente foi no sabado lah tbem, eu queria ir em Cambridge, mas o Paul falou em Oxford, soh que teve o maior acidente na estrada, por sorte a gente conseguiu sair de lah antes de ficarmos presos no engarrafamento.

    bjs

    Responder
  4. Renata B. - 04/05/09 - 21h27

    Lindas as fotos Dri, e legal saber da história e pontos turisticos!!Gostei!
    Adorei a tua sombra na foto!!Como sempre maquiagem impecavel!
    Beijo

    Responder
  5. Adriana - 04/05/09 - 21h43

    Oi Lia, Eh o seguinte… Os onibus que vao pra Oxford, sao chamados “Oxford Tube” e nao sao os mesmos onibus que vao pra outras cidades, em viagens mais longas. O Oxford Tube eh uma versao “up grade” dos onibus de 2 andares de Londres, com poltronas confortaveis e reclinaveis.

    Jah os onibus normais sao o oh-do-borogodoh! Pegamos um Mega Bus pra Cardiff no Pais de Gales (post amanha) e sofremos as quase 4 horas de viagem!
    Eh um onibus comum, mas parece uma versao RyanAir sobre rodas…. as poltronas sao aprtadas, sem espaco pras pernas (eu e Aaron somos altos e sempre sofremos), cadeiras que nao reclinam e tal.
    Eu te aconselharia levar um estoque de Dramin nessa viagem noturna pra Edinburgo e uma daquelas almofadas de pescoco. O meu tah quebrado ateh agora!

    mas por outro lado eu nunca usei o MB em viagens longas, entao pode ser que pra uma viagem noturna eles tenham um onibus melhorzinho (mas pelos precos cobrados, acho dificil…).

    Mas por esse preco vale a pena!!
    Descansar a gente descansa em casa!

    Responder
  6. Lu Francesa - 04/05/09 - 21h46

    Muito bonita a cidade ;)
    Beijocas

    Responder
  7. Perdida pelo mundo - 04/05/09 - 23h49

    Nossa é Oxford é lindo!!!
    Ainda não conheço a Inglaterra e por isso a primeira vez que ai for quero mesmo fazer aquele circuito de turista mesmo, mas o João morre de vontade de me mostrar outros lugares do país, como a cornualha que ele ama de paixão!

    Como sempre fotos LINDAS, adorei essa foto das velas! Que sentido óptimo que tens para fotos!

    Bjo
    Raquel

    Responder
  8. PatriciaUk - 05/05/09 - 11h41

    pelo tempo vcs foram no Sabado?? Nos fomos no domingo, levamos uns amigos nossos do Brasil la para passar o dia (moro a 1/2hr de oxford) e eles tbem adoraram! Eh unico….

    Outro lugar que recomendo eh o Waddeston manor (http://www.waddesdon.org.uk/) que eh era a casa da familia rothschild.

    xx

    Responder
  9. leticia - 06/05/09 - 06h37

    nao entendi o lance da biblioteca… ninguem pode nem pegar nos livros ou só não pode levar emprestado?

    Responder
  10. Heliene - 06/05/09 - 07h06

    Nossa! Vocês não param, hein? As fotos estão lindas. Faz um passo a passo do make do dia no outro blog..esta bem linda! Um beijo

    Responder
  11. Carol Gavião - 07/05/09 - 20h46

    Nossa, que lugar lindo! E o gramado com as gramas intercaladas clara/escura? Muito legal! Adorei!

    Responder
  12. nairle - 22/02/11 - 18h46

    Dry, por favor, me ajude. Estou em dúvida entre o Ibis Earls Court (44, Lilli Road Earl’s Court) e e Hotel Troy que fica em Queensborough Terrace – próximo a Thistle Kensigyon Gardem. Todos dois tem preços equivalante, mas, qual vc acha mais central, próximo de Picadilly oue seja mais acessível ao maior número de linha do metro. Please….

    Responder
    • Adriana - 22/02/11 - 18h57

      Nao conheço nenhum dos dois, então é melhor verificar no mapa mesmo….
      Pelo nome do hotel, Earls Court nao é nada central…

      Responder
  13. nairle - 23/02/11 - 00h51

    Obrigado, Dry, pela atenção.

    Responder
  14. Hosana - 29/04/12 - 03h08

    Oi Adriana! Estou indo para Londres a passeio e pensei em ir a Oxford ou a Cambridge, vc tem preferência por alguma? Não terei tempo para as duas e queria saber qual é mais interessante.
    Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 29/04/12 - 09h03

      Eu prefiro Oxford, acho mais fofinha!

      Responder
  15. Hosana - 29/04/12 - 21h55

    Obrigada Adriana! Fico com vc então!

    Responder
  16. eliana - 01/11/12 - 21h31

    Olá Adriana,
    Estarei em londres de 24/12 até 01/01/13, dia que iremos logo cedo à Paris.
    Queremos ir para Windsor, Oxford e Warner Studios.
    Vou agendar a Warner para 18:00hs, pois como escurece cedo no inverno, poderemos aproveitar o dia todo para passeio.
    Neste período que estaremos em Londres, qual é o melhor dia da semana para visitar Oxford e Windsor?
    Se formos para Oxford no final de semana, conseguiremos entrar na biblioteca, universidades, etc?
    Obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 02/11/12 - 09h41

      Oi Eliana,
      Entre no site de cada atracao que pretende visitar para verificar os horarios de abertura nesse epoca do ano, ja que geralmente as atracoes operam com horarios bem restritos.
      O passeio do Harry Potter por exemplo, se nao me engano fecha as 3 ou 4 da tarde nesse periodo, oque significa que vc tem que sair do centro de Londres por volta de 1 ou 2 da tarde pra chegar la a tempo.
      O mesmo vale para passeios por Oxford e Windsor, principalmente por serem cidades “perifericas” que funcionam em horarios ainda mais restritos que Londres.
      Voce pode verificar as informacoes atualizadas para o period de “Holidays” de 2012 direto no site do Castelo de Windsor e dos Colleges da Universidade de Oxford que gostaria de visitar.

      Responder
  17. Naila Soares - 27/08/13 - 02h08

    Oi Adriana:
    pesquisando sobre Londres, encontrei seu blog. Maravilhoso!
    Irei à Londres com meu marido e filha (estudante de Letras e louca pelo Harry Potter) pela 1ª vez em outubro e pretendo fazer um bate-volta a Oxford. Você pode indicar algum lugar para fazermos um lanche ou mesmo almoçarmos?
    Desde já, obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 27/08/13 - 09h14

      Oi Naila,
      Oxford é lotaaaada de pubs fofinhos e históricos, e vocês não precisam de saber nenhum nome nem endereço específico não, não se preocupe.
      Os pubs estão praticamente em todas as esquinas (além de muitos outros restaurantes normais também), então quando vocês estiverem com fome, é só ficar de olho e escolher um lugar bonitinho!

      Responder
  18. Rejane - 07/01/14 - 12h07

    Ôi Adriana!
    Sou leitora e admiradora do blog. Achei ótimo vc ter feito o guia e ainda disponibilizar o conteúdo, depois de tanta ralação vc merece um pouco de retorno financeiro tbem.
    Vc disse que foi de Megabus pra Oxford e depois citou o Oxford Tube. Estou olhando os preços e vi que pra 2 pessoas a diferença é significativa, o MB fica em 12,5, o National Express em 37 e o Tube em 34. Qual a diferença entre o MB e os outros dois?
    O MB pára perto ou dentro da Victoria Coach Station?
    Desejo um ótimo ano novo pra vc e sua família, que vcs tenham muita saúde pra continuar curtindo a vida.
    Um abraço.

    Responder
    • Adriana Miller - 07/01/14 - 12h15

      OI Rejane,
      Os tres saem da mesma estacao, na Victoria Coach Station, mas acho que diferenca esta no conforto (o National express eh onibus de viagem de verdade, com poltronas reclinaveis, acolchoadas, etc) e ja o MB e Tube sao onibus tipo double decker, de rua mesmo.
      O MB sai bem mais barato quando comprado com antecedencia, mas eh menos frequente. O Oxford Tube funciona como se fosse uma “ponte aerea” ou um metro mesmo entre as duas cidades, com onibus saindo a cada poucos minutos entre si, e ja o Mega Bus soh funciona em horarios especificos, e voce precisa comprar sua passagem de ida e volta com horario e onibus certinho (se perder perdeu).

      Responder
  19. Rejane - 07/01/14 - 15h02

    Obrigada Adriana!
    Vou de MB já que o trajeto é pequeno e a diferença é bem grande.
    Valeu, de novo!!!
    Bj

    Responder