19 May 2009
41 comentários

Casamento Indiano

Amigos, India, Vida na Inglaterra

Esse fim de semana fomos a mais um casamento, de um amigo do trabalho do Aaron. A diferenca, eh que foi a primeira vez que fomos a um casamento Indiano!

Os noivos, apesar de serem ambos Ingleses, sao hindus e de familia totalmente indiana, entao o casamento seguiu a fio as tradicoes, e foi sem duvida uma das experiencias mais unicas que jah tive na vida!

Pra comecar, que o casamento deles foi arranjado. Mas ao contrario doque muitos ocidentais pensam, casamento arranjados (pelo menos os hindus, ou pelo menos o deles!) nao sao aquela coisa cruel, sem sentimento e tal que as pessoas imaginam… seus pais te forcando a casar com alguem que vc nao ama, nunca viu na vida etc (tipo trama de novela… aliais, tah passando uma novela Indiana no Brasil, neh?). Muito pelo contrario! Entao como pela primeira vez conheciamos alguem bem o suficiente pra nao sentir “vergonha” de perguntar essas coisas, o Amit (noivo) explicou tudo direitinho.

O Amit (noivo) e a Bhaveni (noiva) na verdade se conhecem desde criancas. As duas familias sao amigos ha muitos anos, e quando eles eram ainda criancas, as maes “arranjaram” o casamento. Os dois cresceram juntos, namoraram por anos, e agora casaram.

Obviamente, mesmo assim ainda eh uma cultura dferente da nossa, mas pensa bem se isso nao ia te poupar muita dor de cabeca (e de coracao!) se vc jah soubesse com quem ia casar desde os 12 anos??

Segundo eles, geralmente sao assim que os casamentos arranajdos acontecem, e nao tem nada a ver com a imagem negativa que os ocidentais criam. Pra eles eh uma honra ter familias “bem relacionadas” que se preocupam com o bem dos filhos a e continuidade da familia, e um alivio nao ter que passar por alguns “rituais de acasalamento” que os ocidentais passam.

Mas voltamos ao casamento!

Os casamentos Hindus, tradicionalmente duram 3 dias. O primeiro eh para comemoracoes com a noiva, separada do noivo (se nao me engano, eles soh se veem no ultimo dia). Eh o dia onde as mulheres das duas familias se juntam em rituais e preces Hindus de bencao ao casamento. Eh o dia em que a noiva faz suas tatuagens de henna nas maos e pes, e algumas fazem o piercing no nariz (nem todas as noivas Hindus usam piercing no nariz no casamento). O segundo dia, eh onde as duas familias se juntam (sem os noivos) e fazem alguns jogos e brincadeiras que sao tipicas de casamentos. E finalmente no terceiro dia, eh o casamento oficial, onde os noivos de veem pela “primeira vez”, e as familias dao suas maos em casamento.

Nos, como nao somos hindus e nem parte da familia, fomos convidados apenas pro terceiro dia, pra cerimonia oficial.

Os casamentos hindus comuns nao tem festa, no conceito “ocidental” de festa, pois nao eh permitido bebida alcoolica, carnes ou dancas, mas em compensacao a cerimonia de casamento dura mais de 5 horas!!

Chegamos no local da festa no domingo as 10 da manha, e com um pequeno grupo de nao-Indianos, fomos recebidos pelo irmao do noivo, que foi nosso “mestre de cerimonias” e distribui uns livretinhos que explicavam passo a passo doque ia acontecer durante o dia.

A principal diferenca que reparei na hora, foi que em csamentos Hindus o personagem principal da cerimonia eh o noivo, e nao a noiva. Ela, soh entra em cena quase no final do dia, e as dancas, entrada triunfal e bencaos soa todas feitas para e com o noivo.

O dia comecou com o Var Pujan, que eh a Bem vinda ao noivo. Amit e sua familia chegam ao local da festa em procissao, com tambores, dancas e petalas de flores sendo jogadas.

 

Ela eh entao recebido pela mae e irma da noiva, que colocam Kumkum (um poh vermelho) na sua testa, e um ponto preto atras de sua orelha, que afasta os maus espiritos e o preparam para cerimonia. Entao Amit eh levado ao altar pela mae e irma da noiva, com o resto da familia dancando e cantando a sua volta.

 

O altar hindu eh um especao coberto, com quatro pilastras, representando cada um de seus pais, e a importancia de suas familias na construcao da nova familia.

Depois vem o Ganesh Puja, onde o “padre” (eles traduziram como “priest”, mas logicamente nao eh um padre, como os catolicos) inicia a cerimonia com uma preca a Lord Ganesh, que simboliza a paz, a verdade, amizade e felicidade. Em seguida, os pes de Amit sao lavados pelos pais de Bhaveni com leite, para purificar seu corpo.

Quando o noivo jah esta purificado pelo leite, preces e bencao, entao ele eh preparado para receber sua noiva, e o Antar Patt (um veu) eh colocado por cima de Amit, simbolizando que Amit e Bhaveni ainda sao individuos separados. Entao preces Vedic sao cantadas celebrando os elementos base de toda criacao: Fogo, Terra, Agua, Ar e Luz.

E entao comeca a parte onde entra a noiva, que se chama Kanya Padharo. Bhaveni eh levada ao altar pelos tios maternos (mama), com suas irmaes e primas iluminando o caminho com velas e incenso. E Bhaveni se senta num “trono” posicionado em frente a Amit (que anda esta coberto pelo Antar Patt). O padre recita alguns versos de bencao e autoriza que o veu seja retirado, e entao Amit ve Bhaveni pela primeira vez vestida de noiva!

A expressao e sorriso dele foram impagaveis! Prestar atencao na expressao dos noivos eh sempre muito legal, mas geralmente, em casamento cristao, o noivo eh meio coadjuvante na cerimonia, e ninguem olha pra eles quando a noiva entra na Igreja… mas em casamentos Hindus, o noivo fica coberto ateh o ultimo minuto, e nem consigo imaginar oque ele estava sentindo, ouvindo aquelas musicas, as palmas, sabendo a Bhaveni estava bem ali, e ele ainda nao a podia ver! Foi lindo o rosto dele quando tiraram o veu!

A simbologia Hindu de bencao e uniao do casal eh uma guirlanda de flores (oque pra nos seria o anel), e entao cada um deles coloca uma guirlanda de flores (Jai Mala) no pescoco do outro.

Os pais da noiva entram no altar, junto com seus tios e tias, e fazem o Kanya Daan, que eh o momento oficial em que a familai da noiva “dah” a noiva para o noivo. Entao eles colocam um tecido de algodao puro, com 24 lacos, que significam todas as diferentes caracteristicas e virtudes dos serem humanos, e as pontas sao colocadas nos ombros dos noivos, simbolizando a uniao.

A parte final da cerimonia (mas que dura hoooras) eh a Saptapadi, que sao os 7 passos sagrados da uniao, onde Amit e Bhaveni recitam seus votos ao outro e iniciam sua jornada como marido e mulher. Os 7 passos significam os principios que guiam a vida, e sao: Ideais (responsabilidades pela csa e filhos), Forca e poder (fisica, mental e espiritual), Riqueza, Felicidade, Fertilidade, LongevidadeAmizade espiritual.

Uma vez oficialmente casados, a mae da noiva traz o Kansar, que eh um doce feito de graos, e simboliza sua primeira refeicao juntos, como marido e mulher.

Entao Amit passa Sindoor (um poh vermelho) na divisao do cabelo de Bhaveni, e a mae do noivo traz o Mangal Sutar, que eh um colar sagrado, que deverah ser colocado no pescoco dos dois noivos, que significa o compromisso entre os dois.

Por fim, todas as mulheres casadas da familia da noiva, entram no altar e cantam preces de boa sorte a Bhaveni. Entao o padre abencoa os noivos (Ashirwad) e os declara marido e mulher, junto com as duas familias (todos juntos no altar), e para finalizar a familia da Bhaveni se junta para se despedir dela (Vidai), e os irmaos da noiva dobram seu xale, simbolizando a partida de Bhaveni para a familia de Amit.

Contando assim, parece pouco, mas isso tudo aconteceu em pouco mais de 5 horas. Logicamente, achei tudo extremamente diferente e interessante e queria poder aprender um pouco mais da cultura Hindu. O mais extranho de tudo era ver a quantidade enoooorme de convidados (+ ou – 600 pessoas), e numa confusao sem fim! Na verdade achoq ue eramos os unicos prestando atencao! Todo mundo falando, conversando, criancas brincando, correndo de um lado pro outro, comida sendo servida durante a cerimonia, etc. Mas segundo eles isso eh tudo normal, pois cerimonias de casamento eh um momento onde as familias de encontram, geralmente vem muita gente de fora, e eh o momento que eles se reunem pra colcoar tudo em dia.

A comida fica circulando sem parar, mas nao tem um monento fixo para o almoco, como eh de costume em csamento Ingleses, e cada um pode ir lah se servir e comer quando quiser (mais ou menos como festas brasileiras).

Os noivos vao embora logo depois da cerimonia e o casamento (que pra eles jah comecou alguns dias antes) acaba, entao nao tem uma festa, com musica, danca, etc. Alem disso, toda comida servida foi 100% vegetariana e com muito, MUITO curry e pimenta! (adorei!)

Eu quase usei um Sari, que uma amiga (Francesa, casada com um Indiano) me emprestou, mas no domingo de manah estava chovendo demais, e fiquei com medo de estragar o Sari dela – ateh porque nao me serviu direito, jah que ela eh bem mais baixa que eu!

Mas assim que chegamos lah, me arrependi amargamente, depois de ver todas as mulheres maravilhosas, usando os Saris super coloridos e bordados, as maquiagens lindas, cabelos e penteados elaboradissimos, joias gigantescas, etc, etc. Realmentem confortavel nao deve ser, mas que elas ficam lindas, ah isso ficam!!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
41 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
41 comentários
  1. Dedeia - 19/05/09 - 12h39

    Adorei isso!

    Responder
  2. Anathalia - 19/05/09 - 12h58

    Nossa, Dri, que fotos liiindas! Eu ia perguntar se você não cansou numa cerimônia tão longa, mas pelo que você escreveu já deu pra perceber que não. Você que tirou as fotos?

    Responder
  3. Adriana - 19/05/09 - 13h12

    OI Anathalia,
    Foi cansativo sim, mas era tanta coisa diferente acontecendo, que nem percebi o tempo passar! Adorei!
    Ah! E as fotos sao todas minhas sim! Sou cara de pau, e fiquei lah na frente, na cara do altar, pra nao perder nada!

    Responder
  4. Juci - 19/05/09 - 13h49

    Gente show de bola! LINDO LINDO LINDO! Eu tinha um housemate indiano, e a gente se deu super bem, justamente por nos identificarmos com o valor da Familia, embora nossas religiões são completamente diferentes….rs
    P.S Ai Dri, nao acredito que vc perdeu a chance de usar um sari nesse casamento. Iria ficar pra história!

    Bjs

    Responder
  5. Adriana - 19/05/09 - 13h54

    Ai nem fala Juci! Me arrependi amargamente quando cheguei lah. Mas essa minah amiga eh bem mais baixa que eu e o Sari dela ficou meio esquisito, meio pescando siri, sabe? Alem disso eh meio complicado de usar (cheio das amarracoes e tal), e como estava chovendo pacas domingo de mnha, fiquei apavorada que ia elamear o Sari dela todo! E acabei desistindo… Fica pra proxima!

    Responder
  6. lucia - 19/05/09 - 14h58

    As mulheres ficam mt lindas mesmo, eu amo esses Saris coloridos! Minha irma tem mt indiano trabalhando no mesmo hospital que ela e ja foi em varios casamentos indianos (no ultimo, ela tb me contou que foi casamento arranjado, mas que os noivos eram completamente apaixonados um pelo outro – os dois sao medicos e trabalham junto com ela).

    Tb adorei ver as fotos que ela tirou. Eh uma cultura bem diferente mesmo da nossa. Bjos

    Responder
  7. Erika - 19/05/09 - 15h14

    Dri, interessantissimo!!!

    Mas vc nao tirou nenhuma fotinho com o sari em casa, mesmo q nao fosse usar publicamente??? Seria legal de ver!

    Outra coisa eh: qdo vc escreve todos esses detalhes, explicando os porques, eh pq vc perguntou ou vc tb pesquisa sobre esses costumes antes de postar aqui para nos?! Pq sempre fico boba com a riqueza de detalhes e nomes explicativos q vc nos da!

    De qq forma, parabens pela paciencia e pelo capricho! beijossssssssss

    Responder
  8. Adriana - 19/05/09 - 15h15

    Pois eh Lucia, a cultura eh diferente mesmo, mas o Amit e a Bhaveni tambem sao super apaixonados! O pessoal do trabalho do Aaron jah os viram juntos varias vezes e sao um casal “normal”. Mas isso eh mesmo cultural, e eles jah crescem com essa cultura de casamento arranjado, e acho que tem ateh mais tempo de se apaixonarem e construirem um relacionamento solido, antes mesmo do casamento. Alem de ser uma cultura/religiao que preza demais os valores do compromisso e familia.
    mas tambem jah conheci outros casais Hindus que nao tiveram casamento arranjado, e nem por isso, tiveram problemas na familia ou em seu relacionamento.

    Responder
  9. Adriana - 19/05/09 - 15h18

    Oi Erika,
    Geralmente eu gosto mesmo de fazer pesquisa, mas nesse caso, eles nos deram um “mini guia” da cerimonia, explicando o passo a passo, oque estava acontecendo e oque significava – jah que eramos um grupo pequeno de nao-indianos presentes.
    Entao traduzi as informacoes do livrinho pra vcs!
    Sem isso seria impossivel saber oque estava acontecendo e quando, e as 5 horas seriam tortura!

    Responder
  10. Erika - 19/05/09 - 15h28

    Ja q vc comentou da novela no Brasil, envio pra curiosidade das meninas q estao fora e nao veem mais as novelitchas brasileiras um link da novela sobre as curiosidades da tradicao hindu/ indiana:

    http://especial.caminhodasindias.globo.com/voce-sabia/

    Em relacao ao casamento eh o q vc falou: “O casamento hindu é um casamento entre famílias e não apenas entre um rapaz e uma moça.” Dizem q o amor deve crescer com o tempo como uma chama q vai esquentando aos poucos e nao como a gente q comeca apaixonado e muitas vezes terminamos.. Comeca pegando fogo, ardente e esfria! rs

    bj

    Responder
  11. Bia - 19/05/09 - 15h50

    Adorei! A gente vê casamentos indianos em filmes, mas sua descrição foi mto interessante!!! Eu já sabia q era tudo muito colorido e tal, mas as fts estão lindas! Elegal saber q o contrario do q eu (e mtas outras pessoas) pensava, ninguém é obrigado a casar com ninguém! :)
    bjs

    Responder
  12. Manuela - 19/05/09 - 18h09

    Dri, fiquei encantada com essa sua descrição do casamento indiano, totalmente diferente da visão enganada e preconceituosa que a gente tem! e as fotos ficaram de profissional viu?
    Parabéns,
    Adoooro seu blog :)

    Responder
  13. Carla Adriana - 19/05/09 - 18h41

    Dri!!
    É por isso que eu AMO o seu blog.. Sempre com novidades culturais interessantes. Drieverywhere é cultura!!!
    bjs

    Responder
  14. Flavia - 19/05/09 - 21h25

    Nos EUA a gente fazia muitos casamentos indianos, super animados e a mulherada linda de morrer, com muitas joias, saris lindos como vc descreveu. A unica coisa era que muitas vezes eles queriam soltar fogos de artificio e por causa da nossa localizacao a gente nao podia deixar he, he, sem falar qdo a noiva chegava a cavalo :-) muito legal.

    bjs

    Responder
  15. leticia - 19/05/09 - 21h53

    nossa, li o post inteiro e é um dos mais interessantes que já vi. os noivos são lindissimos e as fotos estão maravilhosas!

    Responder
  16. Marília - 19/05/09 - 22h13

    Poxa, queria ter uma oportunidade de assistir um casamento indiano. É muito bonito e interessante. Tem muitos simbolismos e histórias por trás de tudo. Hare baba!! rsrsrs
    As foto estão lindas.
    Todas queríamos ter te visto com um sari.

    Beijão

    Responder
  17. Fabiana Queiroz - 20/05/09 - 00h32

    Lindo !!!!!

    Responder
  18. Fabiana Queiroz - 20/05/09 - 00h33

    Lindo !!!!!

    Responder
  19. Fabiana Queiroz - 20/05/09 - 00h35

    Lindo, parece até filme !!!
    Bjs.

    Responder
  20. Fabricia Soares - 20/05/09 - 01h44

    ahhhh eu queria muito fotografar um casamento indiano!

    Responder
  21. lucia - 20/05/09 - 01h47

    PS: Esqueci de perguntar: O Aaron gostou dessa comida? Lembro de ter mencionado uma vez que nao era muito chegado a comida exotica assim. Rsrs. Pergunto, pois acho que se fosse eu, estaria passando fome nesse casamento, haha.

    Responder
  22. anonima - 20/05/09 - 04h39

    Elas ficam lindas mesmo. Acho um charme os brincos enormes e as roupas

    Responder
  23. Ciça - 20/05/09 - 12h38

    Nossa que lindo! É tá passando uma novela sobre a india no Brasil e eu tenho acompanhado pl internet, mas nao deve ser nem um pouco parecido como ver ao vivo todas essas cores, lindas!

    Responder
  24. cris - 20/05/09 - 18h41

    Oi Dri… é a primeira vez que comento aqui… mas ja leio ha alguns meses seu blog…
    Que show hein?!?!?!
    Como é impressionante as diferencas entre uma cultura e outra ne?!?!?!
    Parabens pelas fotos!! Lindas!!!

    Responder
  25. Fer - 20/05/09 - 18h46

    Pensa numa pessoa chorona, se acabando na frente do computador!!!
    Não que os casamentos cristões não sejam cheios de significado mas, pela forma como vc descreveu, um casamento hindu é tão cheio de simbologias que é impossível não se envolver!!
    beijos

    Responder
  26. Renata - 22/05/09 - 00h06

    Oi Dri, conheci seu blog ontem e desde entao nao parei de ler. Me identifiquei com vaaaaarias coisas q vc escreve. Moro em Denver, ja fazem uns 3 anos. Alias devo morar pertinho da onde seu marido morava, pq tb to em downtown. Fiz facul de turismo aqui, e como vc, tb me decepcionei mto com o curso. Agora to meio perdida com relacao a minha carreira, tentando decidir q caminho seguir. To pensando seriamente em HR, mas nao sei por onde comecar, ja que nao tenho experiencia nenhuma na area. Bom, to adorando seu blog. Se tiver algumas dicas sobre por onde comecar com HR, to aceitando. Beijos. Re

    Responder
  27. Adriana - 22/05/09 - 10h11

    Muito lindo e emocionante…da atè um pouquinho de inveja…saber que os dois se conhecem desde criançAs…que sao puros…um do outro, e como vc disse a tranquilidade, comodidade e sofrimentos “economizados” em nao ter que passar por “rituais de acasalamento” ocidentais… e todas esses rituais sacros…é muito lindo!!! ja tinha visto fotos de um casamento Hindu e sabia do ritual das familias, das tatuagens da noiva, de lavar os pes com leite pra purificar etc…mas a cobertura completa so aqui no teu blog mesmo!! :)
    Muito muito lindo! adorei!

    Responder
  28. Delma - 22/05/09 - 12h02

    Oi Dri

    Ontem, na novela Caminho das Índias, passou a cena de um casamento indiano e como já havia lido aqui, tinha muitas coisas das quais eu já sabia o nome….graças a você…eu achei super lindo e diferente.
    Parabéns por este relato….vc é demais!!

    Responder
  29. Flavia Julião - 22/05/09 - 14h00

    Também assisti a novela ontem e , como já tinha lido o blog, ficou tudo mais interessante. Não sou fã da Globo, mas estava tudo lindo ontem ! e pelo que vc escreveu aqui, eu me emocionei assistindo. Ao vivo então, deve ser daquelas experiências para se guardar para sempre na memória!

    Responder
  30. Nadja - 25/05/09 - 14h25

    Nossa… adorei o seu relato! ë mesmo incrível um casamento indiano!!! Beijoooooos

    Responder
  31. Gi - 25/05/09 - 14h38

    Post maravilhoso, Dri!

    E acho sim que faz todo sentido um casamento arranjado dessa forma. Tem um filme muito bacana que assisti recentemente, “Alguém que me ame de verdade”, o título em inglês é “Arranged”. É a história de uma judia ortodoxa e uma mulçumana, professoras em uma escolinha do Broklin, que acabam virando amigas pois estão passando por essa fase do casamento, as famílias buscando pretendentes, etc. É bem bonito também. E tem uma parte que fala dessa agonia que você chamou de ritual do acasalamento ocidental.

    Por essas e outras que continuo forte na minha campanha para que o Lucas case com a Aninha. Até a mãe da noiva já abençoou! Olha a prova aqui: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=5382226544795701607&pid=2&aid=1$pid=2

    Beijos, miguzaaa

    Responder
  32. Lígia Gesteira - 25/05/09 - 21h28

    OI!!
    Achei seu blog pelo Beauty everywhere. Adorei, li ele todo e comecei a ler esse aqui!
    Adorei ainda mais e comecei do começo! Agora estou em Outubro de 2007 (preparativos pro casamento) e vc falou que morou nos EUA.
    Eu sei que nao tem nada a vê com esse post mas to morrendo de curiosidade!!
    Vc morou onde, quando e fez o que??
    Foi antes de começar o blog ne??
    Bjoss

    Responder
  33. Ana Luiza - 26/05/09 - 05h11

    Dri, desculpa desviar o assunto, mas me deparei com esse blog http://drieverywhere.blogspot.com/, atraves de um comentario “seu”? em outro blog! Tem fotos de posts seus recentes, o mesmo nome… mas nada de mais, a maioria nem tem os textos! mas mesmo assim achei estranho e achei melhor conferir!! será o seu host antigo??
    Bjocas

    Responder
  34. Adriana - 26/05/09 - 10h45

    Oi Ana Luiza,
    Esse blog eh meu sim – na verdade nao eh um blog, mas eu uso esse dominio no blogspot pra postar as fotos que depois sao publicadas aqui, assim economizo espaco no meu servidor normal.
    Obrigada pelo toque!

    Responder
  35. Adriana - 26/05/09 - 10h47

    OI Ligia,
    Sim, morei nos EUA bem antes de comecar o blog, quando fiz intercambio na Florida no ano 2000.

    Responder
  36. Ana, a Gêmea Má - 28/05/09 - 18h16

    Dri, os casamentos indianos da novela da Glória Perez têm MUITA música e “dancinha”! rs Aliás, tem música e dancinha toda hora… Nossa, que coisa linda essas mulheres, hein! Fui num casamento filipino na Austrália, e as mulheres tb estavam todas super maquiadas e coloridas e penteadas… lindo, apesar de diferente. :)

    Responder
  37. Luís - 29/05/09 - 16h12

    Olá mais uma vez, Adriana.

    Você já esteve no Templo Hindu em Londres conhecido como Neasden Temple? É um lugar muito bonito e onde a tranquilidade se respira. Veja neste endereço: http://www.mandir.org/

    Bons momentos em Londres.

    Responder
  38. Cassia Perlingeiro - 01/06/09 - 19h22

    Nossa… que máximo!!!!
    Quanta cor, quanta alegria, quanto encantamento!!!
    Dri, parabéns mais uma vez!
    Realmente não dá vontade de parar de ler o seu blog!
    Beijos!

    Responder
  39. […] na India, e principalmente na fe Hindu, o branco eh a cor que representa a morte e o luto (por isso noivas Indianas nunca, JAMAIS usam branco no dia do casamento – a cor tradicional eh na verdade o vermelho), e […]

    Responder
  40. Selma - 14/08/16 - 18h03

    Artigo bem esclarecedor sobre a cerimônia.
    Estou precisando de mais detalhes rs.
    Estou a passeio em NY e vou a um casamento indiano. Estou perdida! Não sei o que que usar? Deve ser vestido longo? Pode ombros de fora? Decote? E cores? Alguma cor não é permitido?

    Responder
    • Adriana Miller - 14/08/16 - 18h12

      Vermelho é a cor da noiva, e branco é cor da morte…
      Mas de resto, melhor você perguntar direto pros seus amigos indianos! :-)

      Responder