08 Jun 2009
10 comentários

Turtle Cake

Com a barriga no fogao

Como a receita do Brownie de Nutella fez o maior sucesso aqui no blog, resolvi assumir meu lado Bree Van Der Kamp e postar mais umas receitinhas.

Mas antes, uma explicacao sobre o bolo Tartaruga “Turtle Cake” (nao achei nenhum explicacao pra tal nome….). O Aaron nao come bolo. Nem torta. Nem chocolate, nem nada doce; entao eu queria fazer um bolo pro aniversario dele, mas ele nao quiz, e disse que o unico bolo que jah gostou na vida, foi o tal do “Turtle cake” que a avoh fazia quando ele era pequeno.

Mas e como eh o tal bolo? O que tem? Oque leva? Isso soh a Grandma Reed saberia dizer…

Entao lah fui eu catar na internet se haveria alguma coisa no universo cibernetico sobre um bolo tartaruga, ou seria um nome inventado pela avoh pra convencer o Aaron a comer sobremesa (ele foi uma crianca magrela daquelas que as avos e a mae faziam de tudo pra ele comer qualquer coisa!). Mas e nao eh que eu achei o tal do bolo!?

Pra minha decepcao, as poucas receitas que achei eram receitas “brand name” ou seja,  receitas “prontas” que te mandam usar o produto tal da marca tal e montar tudo da maneira tal. Entao tive que improvisar com oque tinha em casa com o tempo que me restava (menos de 2 horas antes da festa comecar).

Resumidamente o “turtle cake” eh um bolo de chocolate com recheio de caramelo, mas a massa e o recheio de misturam pois sao assados juntos, em vez de assar o bolo, e depois rechear.

Entao foi assim que fiz:

Ingredientes:

– Massa de bolo de chocolate (pode ser de caixinha, ou seu bolo de chocolate preferido)

– Pacote de balas de caramelo tipo Toffe (300 grms) – tem que ser daquelas balas de caramelo molengas que sao de mastigar e derreter na boca – eu soh consegui achar da bala dura e foi um parto conseguir derreter aquele troco!

– 1/3 de tablete de manteiga

– 1 lata de leite condensado.

Para fazer:

Primeiro faca o bolo, seja de caixinha ou de bolo de verdade (eu fiz de caixinha, pois o Aaron que foi o responsavel de comprar os ingredientes, entao na duvida ele comprou um semi-pronto!).

Pre aqueca o forno a 180 graus.

Quando a massa estiver pronta, despeje metade na forma untada, e leve ao forno por 15 minutos. A massa nao vai assar totalmente, e nao fique com medo de que vai “solar” – o bolo como um todo eh meio solado, e assim fica mais “cremoso”.

Para fazer o recheio, derreta as balas de caramelo e a manteiga em banho maria. Quando estiver com uma calda liquida e homogenea, leve ao fogo com o leite condencado (como se fosse fazer um brigadeiro, mas em vez de chocolate em poh, vc vai usar a calda de caramelo), ateh engrossar um pouco, como se fosse um brigadeiro meio molengo.

Na metade do bolo que foi semi-assada, faca uns buracos (com o cabo da colher de pau) na massa e despeje a calda de caramelo. Depois despeje o resto da massa por cima e leve novamente ao forno ateh que esteja totalmente assado (mais uns 20/25 minutos).

Pronto! Deixe esfriar e desenforme!

O bolo ficou uma delicia e nao sobrou um unico pedaco pra contar historia!

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
10 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
10 comentários
  1. Francelli - 08/06/09 - 15h04

    hummm… delícia!
    Lá em casa é meu marido que é formiga, já eu, nao gosto de nada muito doce e, eventualmente, como um chocolate, mas já enjoo…
    Mas esse bolo parece ser uma delícia mesmo e super fácil de fazer.
    Será que a parte do caramelo da pra ser substituída por um bom dulce de leche uruguaio?? hehe, acho que vou experimentar essa troca.
    Um beijo e super parabéns pro Aaron.

    Responder
  2. Adriana - 08/06/09 - 15h58

    Oi Francelli,

    acho que ia ficar uma DELICIA com doce de leite! mas nao ia dar o efeito puxa puxa do caramelo, que “cola” as duas partes do bolo.

    Responder
  3. Perdida pelo mundo - 08/06/09 - 21h58

    Isso parece delicioso. Acho que é um bolo que João também iria gostar, pois ele também não é lá de doces, só gosta de chocolate preto de preferencia de culinária e sorvete.
    Quem sabe um dia desses experimento.
    Tu usaste que caramelos? Aqueles que todos os portugueses trazem quando vão a Espanha, super duros e que colam nos dentes de todo o jeito? Sabes que tenho saudades até desses caramelos, fazem-me lembrar a minha infância.

    Responder
  4. Lucia - 09/06/09 - 15h04

    Nossa, pensei que o Al fosse a unica pessoa do mundo que nao gostasse ou comesse brigadeiro. Entao agora ele tem companhia, rs. bjos e parabens atrasado pro Aaron.

    Responder
  5. Francelli - 09/06/09 - 15h49

    Vou fazer esse bono no final de semana, que meus pais vem me visitar.
    E vai ser com o caramelo, exatamente como você ensinou, hehe.
    Beijo.

    Responder
  6. Alessandra - 09/06/09 - 17h02

    hmm, vou copiar essa receita.. eu adoro doce, nao sou mt de cozinhar, gosto de arriscar fazendo tortas e bolos.. da ultima vez q fui ao supermercado
    vi q vendiam aquelas balinhas quadradinhas de caramelo brasileiras, mas acabei nao comprando..da prox vez, eu vou comprar e tentar fazer esse bolo..
    hmmm fiquei com agua na boca!

    Responder
  7. Rebeca - 10/06/09 - 03h28

    Turtle cake e bemmmmmm famoso aqui nos EUA…tem turtle pie…turtle chocolate ( no formato de tartaruga )…..turtle icecream….yummmy :D

    Turtle pie e o que eu mais gosto de comer no Thanksgiving (em vez de Pumpikin ou Blueberry pie)….normalmente os doces turtle tambem leva walnuts…:D

    nossa que agua na boca que voce me deu! quero que o thanksgiving venha logo pra comer o pie!!!

    Responder
  8. Catarina - 15/06/09 - 21h28

    Oi Dri!
    Temos que combinar mais um encontro de bloguistas, para você levar esse bolo também :) ( português é mesmo cara de pau! hihihi)

    Beijos!
    Kate

    Responder
  9. Priscila - 17/03/10 - 13h45

    Oi Adriana
    Fiz essa receita e fez um sucesso nao durou nada mesmo, e ja repassei pra outras pessoas.. Nossa mt diferente dos bolos aqui no Brasil…Vou testar a do brownie de nutela agora….

    Responder
    • Adriana - 17/03/10 - 15h32

      Que bom que deu certo!
      Esse brownie de Nutella eh bm demais!

      Responder