16 Jun 2009
23 comentários

Maratonista

Uncategorized

Ha uns meses atras, quando falei da Maratona de Londres e minha intencao de correr para alguma caridade, muita gente nao me levou a serio. Mas eu me levei MUITO a serio, e sou super cabeca dura quando cismo com alguma coisa! E se alguem duvidar da minha capacidade, isso soh aumenta ainda mais minha vontade de fazer tal coisa!

Isso jah aconteceu taaaantas vezes na vida… mas ser cara de pau e cabeca dura sempre se provou ser uma cosia boa na minha vida! Esse blog definitivamente eh a prova disso!

Mas enfim. Trabalhar com caridade, ONGs e afins sempre foi uma cosia que tive muita vontade de fazer, mas sempre foi o tipo de coisa que ficava pra depois. A gente sempre acha que nao tem dinheiro suficiente pra doar pra quem precisa. Sempre acha que nao tem tempo suficiente pra fazer voluntariado. Sempre acha que antes de doar a roupa tal, talvez ainda surja uma ultima oportunidade de usa-la mais uma vez. Acha que doar sangue doi, e que quem precisa de ajuda somos nos mesmos! Quem nunca pensou assim, certo?

E nessa, a ajuda ao proximo vai ficando pra depois. Mea culpa total! Tirando minhas doacoes periodicas de roupas e sapatos (e de dinheiro), pouco mais fiz na minha vida em realacao a isso.

E entao surgiu a maratona. Correr eh um dos meus esportes favoritos, apesar de nunca ter feito nada muito professional ou de competicao. Eu subo numa esteira e fico, fico, fico. Pensando na vida, fazendo planos. Viajando na maionese total. Corro facil, facil 7 ou 8 milhas de uma tacada (13 km) e volto pa casa renovada.

E entao juntou a fome com a vontade de comer! Me afiliei a varias ONGs oferecendo meu apoio, meu tempo e meu suor, em troca de angariar fundos pra eles. Apesar de que correr uma maratona nao eh pra qualquer um (afinal sao 42 quilometros!!), a coisa nao eh tao simples quanto parece, e eh super concorrido!

A escolha oficial dos participantes pode ser feito de duas maneiras: atravez do site oficial, que faz um “sorteio” entre os interessados, ou atravez de ONGs.

Pelo site oficil eh praticamente impossivel – esse ano eles tiveram quase 100 mil inscritos, para “apenas” 30 mil vagas! E as inscricoes foram encerradas 3 dias depois da abertura.

Entao sobram as vagas doadas para ONGs. Porem, nao soh as ONGs fazem uma selecao entre os aplicantes (afinal vc estarah representando a marca e a causa deles) sobre suas reais capacidades de treinar e correr a maratona, e tambem sobre como vc pretende angariar os fundos.

Cada ONG tem seu “preco” que eles exigem que vc colete. E o valor eh super alto!! Como eles mesmo dizem, angariar fundos pra caridade eh mais dificl doque treinar pra correr 42 quilometros! E fazem isso nao soh porque essa eh uma oportunidade unica de financiamento de sua causa, mas tambem pra evitar que pessoas queiram simplesmente “compar” a vaga – eh preciso muita dedicacao pra levar a cabo uma coisa dessas!

Eu pensei muito a respeito, e decidi que realmente essa seria minha causa! A desculpa perfeita pra fazer uma cosia que eu adoro fazer (correr), e de quebra ainda poder ajudar muitas pessoas pelo mundo.

Mas entao comecou o dilema sobre quais ONGs me afiliar. Eu queria poder ajudar a ONGs que financiam pesquisas e tratamentos contra o cancer. Ou ongs que ajudam e financiam paises em desenvolvimento.

Mas afinal, quem sou eu pra escolher quem “merece” mais ou menos ajuda? Me inscrevi em varias ONG. Das maiores (e ricas) as menores e precarias. Preenchi cada ficha de inscricao cheia de energia e sinceridade. Fiz entrevistas por telefone; escrevi redacoes sobre mim mesma; escrevi relatorios de como pretendo angariar os fundos exigidos. E sabia, que oque era pra ser, serah.

Hoje recebi a primeira resposta! Fui aceita e consegui um lugar no time da uma grande ONG Inglesa que ajuda paises em desenvolvimento no mundo todo, vitimas de desastres naturais, vitimas de doencas devastadoras, vitimas de guerras, ou simplesmente de origem desprivilegiada.

Agora, tenho uma semana pra dar minha resposta final, e assinar meu “contrato”. Mas ainda estou esperando a resposta de um outra ONG, menorzinha e sem recursos, que ajuda criancas deficientes de familias pobres na Inglaterra.

E entao eh isso ai! O blog vai entrar em clima de maratona 2010, e espero poder contar com a ajuda das milhares de pessoas que passam por aqui todos os dias!

Nao soh para ajudar a causa, mas ajuda piscologica tambem!!

Aceito sugestoes de ideias para angariar fundos, e oque vcs gostariam de ver por aqui que valeria uma “doacao”. Estou pensando em alguns sorteios, umas rifas e tal.

Sugestoes?

Quem sabe se cada um fizer um pouquinho, da maneira que puder, um dia o mundo nao serah um lugar muito, muito melhor?!

E apesar de ser contra o Twitter e ateh agoro nao ter entendido direito pra que serve e como funciona, acho que vou criar uma conta, e criar um “diario virtual” do treinamento, pra ir me motivando! Quando estiver criado, eu posto aqui! 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
23 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
23 comentários
  1. CarlaZ - 16/06/09 - 15h19

    Achei tudo muito legal…correr, ajudar, e pra falar a verdade nem sabia como isso poderia andar junto…pelo que entendi é através do pagamento da inscrição (é isso mesmo?)
    A idéia do diário para motivação é ótima! E motivaria outras (como eu) que também estão começando na corrida.
    Agora, se prepare…42K é sinistro!!!

    Responder
  2. Adriana - 16/06/09 - 15h25

    OI Carla!
    Pois eh, eu sei que eh sinistro! Mas isso esta me motivando ainda mais!
    As ONGs ganham dinheiro atraves da sua taxa de inscricao e atambem atraves do dinheiro que vc tem que angariar pra eles – e que nao eh pouco nao!
    Entao na verdade seu “sacrificio” de correr os 42K serve como incentivo pras pessoas te financiarem e ajudarem na coleta de fundos pra tal Ong.
    Quando eu decidir e estiver com tudo organizadinho, eu posto mais detalhes aqui e no Twitter, e como todos podem me ajudar a completar meu “pledge” (que eh tipo a “promessa” que vc faz de ajudar a ONG financeiramente)

    Responder
  3. helo - 16/06/09 - 15h34

    dri, q legal! inspirador!!! pode contar comigo pra ajudar na arrecadacao, eu vou promover sua causa la no blog tbem! eu, por enquanto, vou ficar nos 5km mesmo!

    Responder
  4. Juliana - 16/06/09 - 15h55

    Mto legal dri! Com certeza te apoio nessa… se todo mundo que tem “boas intenções” realmente as praticassem, o mundo seria beeem melhor!

    bjss

    Responder
  5. Cris - 16/06/09 - 16h27

    Nossa, Dri!!
    Parabéns pela iniciativa.
    Eu corro quase todos os dias de 8 a 10 km e sou louca para conseguir correr uma meia maratona (eu chego lá!) e você vai correr a maratona toda!!!!
    Uau, super bacana! Estarei torcendo por você!
    Qual a data da maratona?

    Beijos,

    Cris

    Responder
  6. Mariela - 16/06/09 - 17h40

    Dri…muuuito legal sua causa! Naaada fácil, com ctz…tanto a parte do correr os 42km, como a parte de arrecar fundo…não é fácil tirar dinheiro das pessoas, nem quando a causa é nobre, eu sei!
    Mas boa sorte, e em que der pra ajudar, é só falar!

    ;***

    Responder
  7. Mariela - 16/06/09 - 17h40

    Dri…muuuito legal sua causa! Naaada fácil, com ctz…tanto a parte do correr os 42km, como a parte de arrecar fundo…não é fácil tirar dinheiro das pessoas, nem quando a causa é nobre, eu sei!
    Mas boa sorte, e em que der pra ajudar, é só falar!

    ;***

    Responder
  8. Lidia - 16/06/09 - 18h13

    Dri,

    Parabéns pela iniciativa e muita força! Se você gosta de correr acho que o mais difícil vai ser mesmo arrecadar a verba exigida, mas tenho a certeza que você consegue!! Vou continuar como sempre atenta ao blog e ajudar no que puder… beijos

    Responder
  9. Flavia - 16/06/09 - 19h46

    Que legal!!! Amo correr, mas tive que parar por problemas na coluna, acidente de carro. Era a única pessoa no mundo que tinha esteira e usava. Mas dos males do menor.

    Por isso, vou me realizar na sua corrida. Tenho certeza que vai conseguir ajudar as pessoas e realizar terminar a corrida com fôlego suficiente para cair exausta nos braços do Aaron!

    Estaremos por aqui torcendo e ajudando no que for preciso!

    Beijocasssssssss

    Responder
  10. Marília - 16/06/09 - 21h46

    Muito legal, Dri!! E se prepareeee!!
    E conto com a gente!!

    Beijos

    Responder
  11. Wanessa - 16/06/09 - 22h05

    Hj mesmo deixei um comentário pedindo mais detalhes sobre a sua preparação e agora já vi que vou ter toooodos os detalhes!

    Tenho alguns colegas de trabalho que correm provas de rua com bastante frequencia e, uma vez por ano, fazem um maratona. Esse ano foi a vez de Londres, eles adoraram!

    Eu estou começando a correr agora, ainda estou longe de pensar até mesmo na meia, mas, um dia, quem sabe… Mas fico torcendo para que vc consiga e espero poder ajudá-la na campanha.

    Responder
  12. Edna - 17/06/09 - 00h23

    Adriana
    Aprovadíssima esta causa!!!!!
    Torço por vc e também quero ajudar no que for preciso.
    Parabéns pela iniciativa.

    Beijos

    Responder
  13. leticia - 17/06/09 - 00h39

    muito legal a iniciativa!
    minha sugestão é vc colocar um link pra uma conta do paypal pro pessoal poder ajudar aqui no blog!!!

    Responder
  14. Letícia - 17/06/09 - 12h35

    Sensacional sua iniciativa!!! Aliás, parabéns pelas duas iniciativas – ser solidária e correr – porque de quebra sua saúde também vai melhorar com o treinamento.

    Tenho uma idéia para você arrecadar fundos: organizar um leilão ou bazar, sei lá, aqui e/ou no Beauty. Você pode colocar roupas, produtos de beleza, maquiagem etc… assim, pessoas do mundo todo, que acompanham seu blog, participam também! Porque a rifa pode ficar mais limitada, não?

    Você conhece o blog “Hoje vou assim”? É de uma publicitária mineira chamada Cristiana Guerra, que fotografa diariamente o que veste. Faz o maior sucesso! Ela tem um outro, “Filet pra quem é mignon”, em que coloca as peças à venda, em um bazar. De repente você se inspira por lá, vê como funciona… porque a Cris fica em contato com pessoas do Brasil todo. Aliás, ela é pura inspiração! Lançou um livro, “Para Francisco”, baseado no blog de mesmo nome que ela escreve para o filho, que perdeu o pai pouco antes de nascer. A partir desse aqui você chega aos outros: http://www.hojevouassim.blogspot.com

    Seja qual for a sua decisão, conte comigo para arrecadar esses fundos!

    Responder
  15. Adriana - 17/06/09 - 14h41

    OI Leticia!
    Que ideia legal! Serio, Amei!
    Realmente essa do Bazar eh uma otima ideia, assim quem nao quiser/puder participar com doacoes pode ajudar doando pecas de roupas que nao usa mais! Muito legal mesmo!

    Eu conheco o blog da Cris, mas nunca li muito. Vou lah dar uma olhada nessa cosia do Bazar!

    Realmente todo apoio sera muito, muito agradecido! Meu comprometimento com a causa eh serissimo e se nao consegur arrecadar o dinheiro que eles pedem, significa que eu terei que pagar do meu proprio bolso! Oque eh uma facada!!!

    Responder
  16. Dedeia - 17/06/09 - 17h52

    Muito boa mesmo a ideia da Leticia.

    So pra deixar claro que nesses esquemas de fundraising, as pessoas doam diretamente numa pagina web (podem pagar com cartao de debito, credito ou deposito em conta bancaria), mas a pessoa que esta participando (nesse caso a Dri), nao tem nem acesso a essa grana.

    No caso do bazar, acho que voce pode colocar um item por semana no blog e nos comentarios as pessoas dizem quanto querem pagar. O maior lance leva. Que tal? As blogueiras/leitoras tambem podem doar itens para serem leiloados!

    Responder
  17. mi - 18/06/09 - 02h48

    guria, esse post tem TUDO a ver com o filme Fat Boy Run j’a assististe??? PRECISAS ver ‘e a mesma hist’oria: maratona – londres – precisando de uma ong. HAHAHAHAHAHAHAHA

    Responder
  18. Alessandra - 18/06/09 - 17h30

    Parabèns pela iniciativa, Dri! Voce tem todo o meu apoio seja em prol da sua boa causa, seja por tentar percorrer os 42km da maratona..porque è dificil sim, mas nao impossivel! E acho a ideia de fazer um bazar ou algo do tipo super legal pra arrecadar fundos pra sua ong escolhida..

    Responder
  19. Rosa Mônica - 19/06/09 - 13h07

    Dri,

    que legal! Vc é mesmo demais!!
    Eu corria na esteira,mas hoje corro atrás do Tiago, meu filho de 1 ano.
    Muito bacana, tô torcendo por vc.
    Bjos.

    Responder
  20. Isabel Celia - 19/06/09 - 13h49

    Adriana voce é o máximo, todos os dias leio seu blogg e vc sempre me surprendendo. Tambem adoro correr, corro todos os dias 8 a 10km, mais so pra manter a forma mesmo, pra ajudar alguem correndo so voce mesmo. Amei o que vc ta fzendo e vou pensar em sugentoes de como angariar fundos, ja que sempre quis ajudar tambem mais sempre fica pra depois…bjs adoro vc…

    TERESINA/PI

    Responder
  21. Jacqueline - 25/06/09 - 10h39

    Adorei a iniciativa para as ONG’s!
    è muito bom doar um pouquinho do que è nosso: nosso tempo, nossa palavra, nosso conhecimento, ou atè mesmo algo material para quem necessita! è isso aì!?
    Ainda nao tenho sugestoes mas…. parabèns.
    me inscrevi tbm nesse twitter mas nao entendi nada! rsrsrs pra que serve? pra ficar escrevendo o que vc esta fazendo naquele momento??? que noia! hahaha
    bjo
    Jacq

    Responder
  22. Jacqueline - 25/06/09 - 10h39

    Adorei a iniciativa para as ONG’s!
    è muito bom doar um pouquinho do que è nosso: nosso tempo, nossa palavra, nosso conhecimento, ou atè mesmo algo material para quem necessita! è isso aì!?
    Ainda nao tenho sugestoes mas…. parabèns.
    me inscrevi tbm nesse twitter mas nao entendi nada! rsrsrs pra que serve? pra ficar escrevendo o que vc esta fazendo naquele momento??? que noia! hahaha
    bjo
    Jacq
    Milan – Italy

    Responder
  23. Roberta - 07/07/09 - 18h13

    Ola Adriana, td bem com vc?? Achei seu site por acaso la no Sindrome de Estocolmo e desde entao nao consigo parar de ler. Especialmente agora que estou em Londres e me preparando pra ir pra Italia. Vi que vc fez um curso de italiano por la e queria saber como vc contratou o curso e se sao eles mesmos que te acham acomodação?? Ah, espero que vc consiga encaminhar bem a sua dissertação de mestrado e que sua orientadora abrace o seu projeto.. heheh… Abraços

    Responder