05 Aug 2009
11 comentários

Como se vestir para uma entrevista / no Trabalho

Dia a dia, Recursos Humanos, Trabalho

Esse post eh repetido, mas como sempre me fazem perguntas sobre isso aqui no blog, e como jah dei outras dicas sobre Recursos Humanos, entrevistas, CVs, etc, achei que seria uma boa discutir esse lado da vida “corporativa” e dar a dica.

Essa semana rolou um bafafa lah no escritorio, pois o CEO, do nada, resolveu mandar um e-mail copiando a empresa TODA liberando “casual wear” o mes de Agosto inteiro, e basicamente falando pra galera que todo mundo pode usar oque quiser pra enfrentar o “verao” Ingles (haha!).

Isso por si soh jah foi um certo incomodo ao departamento de RH, pois esse tipo de decisao cabe a nos decidir e comunicar, mas como o e-mail veio do CEO ninguem falou nada…

Ateh que comecaram a parecer uma galera de sainha jeans micro, chinelo, regatinha com a alca do sutia aparencendo, camiseta do time do futebol, e etc… e a coisa comecou a passar dos limites; e nessas horas, logicamente eh o RH que paga o pato, pois ninguem tem coragem de virar pra um funcionario e dizer “meu filho, camiseta de futebol puida nao rola” ou “minha querida, saia curta de linho transparente pra reuniao com cliente nao dah neh?!” sem morrer de medo de ser classificado (e julgado(a)) de inconveniente, racista, assedio sexual, etc.

Ou seja, uma saia justa (quite literally!).

Eu particularmente nao aderi a onda de casual month porque acho que jah estou um pouco velha pra cair nessas bobagens e prefiro acreditar que eu know better than that. E entao fiquei pensando nessa coisa de se vestir pra trabalhar e como isso pode ser taaaao dificil de manha.

De uns anos pra cah, desde que voltei a trabalhar no mercado financeiro, tenho feito um constante ritual de me vestir bem, nao apenas de acordo com a empresa e posicao que trabalho (muitas entrevistas, reunioes com pessoas externas e com outros departamentos), mas sim onde quero trabalhar.

Jah assumi varias vezes que moda nao eh meu forte. Nao que nao goste de uma roupa nova, fazer compras ou sair de casa me sentindo bem arrumada. Mas simplesmente tenho preguica. Tenho preguica de modas passageiras, tenho preguica de ter obrigacao de estar na moda, saber todas as tendencias ao peh da letra e afins. E mais que tudo, tenho preguica de me arrumar de manha!!

Entao todo dia eh a mesma coisa…. E mesmo com um gurda roupa ABARROTADO de opcoes, sempre acho que nao tenho naaaaaada pra vestir.

E entao eu descobri o Polyvore e minha vida mudou! Quer dizer, tenho ainda mais preguica de fazer montagens on line doque tenho de fazer montagens na vida real, porem o Polyvore te deixa bisbilhotar as montagens dos outros, fazer comentarios e salvar seus favoritos.

E isso eh o maximo! Alem disso existem umas “comunidades” onde as pessoas postam seus looks de acordo com certas categorias. Eu pessoalmente adoro o Elegant & Chic e o Work Wear que sao grupos inteiramente dedicados a montagens “elegantes” e para usar no trabalho.

As vezes passo horas analisando as montagens, identificando pecas que eu tenha parecidas e guardando as ideias.

Entao fiz algumas selecoes de ideias de como se vestir pra trabalhar, ou se vc vai fazer uma entrevista e quer ir bem arrumada(o) mas sem estar com cara de garconete de festa de crianca (terninho preto e camisa branca), mas tambem nao quer assustar ninguem lancando uma super moda rocker-biker-fluor-anos 80.

Picture 2 Picture 3 Picture 4 Picture 5 Picture 8 Picture 7

Saber se vestir pra uma reuniao eh sim super importante. Por mais que oque vale na verdade eh oque esta no seu curriculo e tudo oque vc souber demonstrar durante a entrevista, jah perdi a conta de quantas vezes vi gerentes e diretores fazendo comentarios do tipo “Vc viu o sapato/terno/gravata do candidato? Nao poderia leva-lo(a) para conhecer clientes”. No inicio ficava meio chocada, pois sempre fui do partido de que “a beleza interior eh que conta”, mas nao dah pra negar que nem todo mundo pensa assim e muitas vezes os livros sao julgados por suas capas.

Alem disso tem que ser apropriado a voce mesma e sua personalidade (nada pior doque resolver lancar moda, ou usar uma roupa inedita numa entrevista e ficar ultra desconfortavel o tempo todo) e ao lugar onde vc esta indo fazer a entrevista/trabalhar (nao vah aparecer de calca jeans para uma entrevista em um banco, e muito menos aparecer de terno e gravata para uma entrevista numa agencia de design grafico!). Na duvida pergunte ao recrutador/agencia que te convidou pra entrevista, e eles te darao uma indicacao sobre a cultura/estilo da empresa. Mas use SEMPRE o bom senso…

Entao como jah falei antes, nao eh um questao de usar roupas novas, caras ou de marca, e sim como vc as usa. Roupas limpas, bem combinadas, bem passadas. Gravata alinhada, sapato polido, cabelo penteado, maquiagem leve, unhas apresentaveis (nao precisa estar “feita”, mas nao me vah ficar roendo as unhas durante a entrevista, e muito menos aparecer com unhas gigantemente enormes, batendo na mesa o tempo todo!).

As entrevistas geralmente sao com alguem do RH e o gerente que esta contratanto, e nisso, eu jah ouvi de tudo nessa vida! Que fulana estava bronzeada demais (laranja!), que a gravata do cilcano estava toda desbeicada, que a unha de nao sei quem era muito comprida e o barulho na mesa era irritante, que o cabelo estava todo desgrenhado, o decote avantajado, etc, etc.

Por mais que RH esteja lah para evitar comentarios desapropriados, descriminacoes, e todas as coisas politicamente incorretas que gerentes geralmente fazem/falam, a verdade verdadeira eh que sao eles que vao ter que trabalhar diariamente com o candidato escolhido, e eh muito importante rolar um empatia, uma quimica entre os dois lados, para que a relacao de trabalho de certo.

E como sua unica chace eh conseguir fazer uma boa impressao durante 1 hora que a entrevista dura, primeiras impressoes realmente ficam, e muito!

E depois dizem que eh bom ser homem e nao ter que se preocupar com essas coisas! Jah pensou perder toda essa diversao?!?!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Larissa - 05/08/09 - 12h18

    Oi, Dri…
    Puxa, que coincidência você ter comentado isso bem no dia que estou indo fzer uma entrevista. Aqui no meu trabalho, podemos usar roupa bem casual (claro que isso não inclui saia jeans curtinha, mas tênis é liberado). Enfim, eu venho todo dia bem desencanada, de jeans e uma blusinha… e hj que vou fazer essa entrevista na hora do almoço fiquei meio assim de dar muito na cara pro meu atual chefe, rs!
    Ah! Adorei as fotos de Praga… morro de vontade de conhecer!

    Responder
  2. Quezia - 05/08/09 - 12h48

    Oi Adriana,

    Eu ja tenho tantos net-vicios, e voce me introduz mais um?! Adorei o Polyvore, depois de uns 45 minutos brincando, precisei me dar uma bronca e voltar a trabalhar!

    Quanto a questao das roupas, voce esta certissima o que vale e o bom senso. Lembro uma vez que entrevistei uma menina que veio de calca branca e a calcinha de outra cor – foi dificil manter o serio durante a entrevista.

    Eu tambem tenho a maior preguica de me arrumar de manha, ate descobrir as camisas da Hawes and Curtis – slim fitted! O preco e otimo e qualidade idem – passo um monte no final de semana e pronto e so vestir de manha. Ah, e tambem calcas da Reiss que da um update legal nas camisas, mas so compro nas promocoes!!!

    bjs,
    Quezia

    Responder
  3. Lucia - 05/08/09 - 12h52

    Olha, eu trabalho num departamento lidando com clientes pelo telefone. E ja que nao temos esse contato cara a cara, e a compania estipula um “business casual”, as pessoas take this to the extreme. Ja vi gente de jeans e blusa T-shirt esfarrapada, gente de chinelo de dedo (isso pra mim eh ridiculo, chinelo eh sinonimo de praia, nao trabalho), roupa justa e curta, etc… Nao sei como nao falam nada, mas eh um avacalhamento so!

    Mesmo eu tendo que acordar as 5am e nao sendo uma morning person, peloamordedeus, eu me visto decente e bonitinha! Posso as vezes ate usar um jeans ou algo mais simples, mas meu top e meus sapatos complementam o jeans, o deixando bem arrumadinho. Mas… cada um com a sua, ne?

    bjos

    Responder
  4. Fer - 05/08/09 - 13h15

    Ameeei o post com as idéias de roupa!!
    E amei a dica do site!!
    Vou anotar as peças chaves :o)

    bjs

    Responder
  5. PatriciaUk - 05/08/09 - 14h23

    eu nao trabalho fora mas gosto de me vestir bem mas detesto ir comprar roupa!! Por causa dessa moda de vai e vem e infelizmente hj em dia eu me limito a Karen Millen e Ted Baker, ja que eu estaciono o carro praticamente na porta do departamento feminino no house of fraser e essas sao a primeiras marcas… Kkkk

    Responder
  6. Bia - 05/08/09 - 16h25

    Dri, adorei essa dica!
    Pra gente que como eu, está saindo de um look mais adolescente da faculdade e entrando no mercado de trabalho adulto, esse site é ótimo!

    bjos

    Responder
  7. Monica - 06/08/09 - 07h25

    Meu trabalho é bem descontraido e exigem roupas bem confortaveis, mas eu amo esse estilo classico e arrumado! Não sei se iria curtir me vestir assim todos os dias, mas de vez em quando acho lindo!

    O Polyvore é ótimo mesmo, de vez em quando dou uma passda lá quando falta inspiração.

    Beijos!

    Responder
  8. Filipe - 11/08/09 - 16h06

    Dri,
    Eu tenho 30 anos, mas infelizmente já estou ficando careca. Tenho pensado por isso assumir de vez a minha calvície e raspar completamente a cabeça. O meu medo tem sido justamente como é que isso vai ser visto no local de trabalho, até porque eu trabalho na direção financeira e tenho contato direto com a administração dos bancos, etc.
    Como profissional de RH, qual a sua opinião acerca disso? Já agora como mulher também?
    Desde já obrigado.

    Responder
  9. Carla Michele - 13/08/09 - 17h13

    Oi Adriana,

    Comecei a ler o seu blog mês passado e já coloquei em “favoritos”…parabéns, é tudo mto explicativo, de bom gosto e útil!
    ameiii o 5º look, acho que o jeans fica bem mesmo que para uma entrevista pois, os acessórios que vc colocou está ajudando demais.

    sou loooouca por viagens, já tive o prazer de conhecer a europa e cada vez mais vou me apaixonanda, suas fotos da Noruega me fizeram voltar no tempo e sentir novamente a emoção que foi conhecer esse país.

    parabéns.

    Beijo.

    Responder
  10. leticia - 18/08/09 - 01h25

    putz, já tinha visto esse site em um milhao de lugares mas nunca tinha parado pra prestar atençao, adorei a sua dica de usar como ferramenta na hora de escolher o que vestir pra trabalhar.

    Responder
  11. Marianee - 13/09/10 - 22h17

    Oieee , entao eu vo começar a trabalharr emm lojaa e não sei como me apresentarr na entrevista
    que roupaa devo vestirr ??????

    Responder