11 Aug 2009
28 comentários

Viajar de onibus pela Europa

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Viagens pela Espanha, Viagens pelo UK

Eu jah falei sobre viagens de onibus por aqui, mas nunca foi uma coisa assim “dedicada” a essa maneira ingrata e mal entendida de viajar… Porem se vc tem tempo de sobra e dinheiro de menos, viajar de onibus eh sua melhor opcao! E apesar de que sempre que se fale sobre viagens na Europa os blogs e guias de viagem se dediquem a dar dicas de passagens de trens e cia aereas de Low cost, viajar de onibus pelo continente eh super facil e super barato.

Esse fim de semana por exemplo fomos para o norte da Inglaterra para um casamento. Eu adoro viajar de trem, mas a passagem de trem, que durava apenas 2,5 horas, custava quase 100 libras (ida e volta, por pessoa). 100 libras eh MUITA coisa, considerando o mar de opcoes que existem em termos de viagens internacionais semi de graca rolando pela Europa (por isso tambem que a maioria dos Ingleses – e nos! –  sempre viajam pra fora da ilha). E entao me bateu uma luz e resolvi olhar passagens de onibus! E nao eh que consegui passagens de ultima hora com a MegaBus (que jah falei AQUI) por 23 Libras (ida e volta!!!). Gente, serio… 1/4 do preco da viagem de trem!

Logicamente demora bem mais (1 hr a mais), pegamos engarrafamento sexta a noite e tal, mas ainda assim valeu a pena, e com a economia pagamos o hotel e o jantar de sexta!

Entao resolvi escrever um post dedicado a esta forma de viagem tao mal vista e mal compreendida (incrivel como as pessoas se impressionaram e me sacanearam na sexta quando disse que ia viagar de onibus!). Vou falar um pouco sobre oque sei sobre viagens de onibus pela Europa toda (internacional) e sobre a Inglaterra e Espanha.

Europa:

Algumas linhas/empresas de onibus teem redes de viagem internacional e cobrem o continente inteiro. As viagens sao longas, mas bem baratinhas. Logicamente muitas vezes uma viagem internacional de onibus (ou trem) nao compensa pois vc pode acabar conseguindo uma mega promocao de aviao que nao soh vai sair bem mais barato, como ainda vai demorar 1/10 do tempo de viagem!

Mas muitas outras vezes, eu vejo por ai viagens de onibus a preco de banana, vc passa a noite num onibus e puff! Acorda do outro lado do continente! Que compensariam, por exemplo, uma passagen de aviao comprada de ultima hora.

Mas o legal mesmo sao as possibilidades de comprar passes de onibus que funcionam como o EuroPass (de trem) tradicional: ou seja, vc paga X por um periodo Y de tempo de validade do seu bilhete, e pode viajar por varios paises/regioes etc pre determinadas.

A mais famosa eh a EuroLines que cobre a Europa toda, com mais de 500 cidades em sua lista de destinos! Eles vendem passagens avulsas, diurnas, noturnas, que vao de uma cidade a outra (dentro do mesmo pais) ou de um pais a outro. Mas o mais legal sao os EuroLines Pass que funciona exatamente igual ao passe de trem, porem eh infinitamente mais barato, e super flexivel.


Voce pode comprar o passe de 15 dias ou de 30 dias, e escolher seu roteiro entre 41 cidades internacionais, e nao precisa reservar nem planejar com muita antecedencia (oque sempre eh um problema pra mochileiros): uma vez reservada sua primeira viagem, o passe comeca a correr, e dai pra frente vc faz oque quiser. Muda de ideias, de roteiro, troca e reserva em cima da hora. E o melhor eh que os precos variam entre 150 Euros a 400 Euros, dependendo da temporada, duracao da viagem e sua idade.


Serio, pra quem vai viajar com calma, tempo e sem dinheiro na Europa, essa eh a melhor opcao. E diria ateh que mesmo se vc tiver dinheiro pra pegar um aviao aqui ou acolah, nao caia em tentacao e viaje de onibus, pois eh super legal!

Nao tem limite de peso de bagagem, nao tem limite de liquidos, nao tem estresse de seguranca de aeroporto, e vc ainda vai aprender muito sobre o povo local, e admirar a paisagem desse continente maravilhoso!

Nao sei se existem outras opcoes de cias de onibus com propostas similares pela Europa, mas se alguem souber de outras dicas, deixe nos comentarios!

Inglaterra / Reino Unido:

Na Inglaterra e por todo UK a cia mais conhecida e com maiores opcoes de destinos e horarios eh a National Express que tem uma malha de destinos que cobrem todos os paises das ilhas (incluindo travessias de ferry entre as Irlandas) e ainda incluim algumas opcoes “urganas” como traslado entre os aeroportos, etc.


O Servico deles eh nacional, e fazem parceria com a EuroLines nos trajetos internacionais pela Europa, e as viagens comecam a partir de 15 libras, com opcoes a literalmente, centenas de cidades pelo Reino.

A outra otima dica eh o MegaBus que jah comentei aqui no blog outras vezes. A malha de destinos deles nao eh tao variada e extensa, mas pode ter certza que eles serao, disparados, os mais baratos! Pensa numa versao RyanAir sobre rodas! Se planejar bem e com antecedencia voce consegue comprar passagens pelo pais todo pagando apenas 1 Libra!!! Os onibus sao limpos, novos e confortaveis… E mesmo comprando de ultima hora, os precos ainda podem acabar saindo 1/5 doque vc pagaria pra viajar de tem ou aviao! Eu jah fiz varias viagens com eles e recomendo!


Espanha:

Quando eu morei na Espanha, tive a grande sorte de conhecer praticamente o pais todo! Porem na verdade raramente viajei de aviao ou trem, pois assim como na Inglaterra os precos sao BEM mais altos!

A Espanha tem estradas otimas, e apesar de relativamente grande (para padroes Europa), como eu morava em Madrid, que fica bem no centrao da penisula, em questao de horas (ou uma viagem noturna) vc esta no outro canto do pais!

Na epoca eu verificava os horarios e precos pela internet, no site rumbo.es (que eh um buscador de viagens) ia pra estacao depois do trabalho e comprava o bilhete lah mesmo, mas andei dando uma olhada no site, e esta todo diferente e nao consegui descobrir se eles ainda buscam viagens de onibus ou nao… Era bom porque dava pra procurar entre todas as cias, horarios, precos etc.

Porem voce ainda pode ver diretamente nos sites da Avanza Bus ou na Alsa que tambem faz parte da familia National Express/Eurolines. Ambas viajam pelo pais quase todo e os precos variam de acordo com o horario de partida e a distancai entre os destinos.

Porem, a Espanha eh considerado uma dos paises Europeus com uma das melhores malhas rodoviarias, e com centenas de opcoes de cias que cobrem regios diferentes. Uma boa opcao para uma busca comparativa eh o site Movelia que funciona como qualquer outro buscador, porem dedicado exclusivamente aos onibus. Lah vc tem infomacoes sobre precos, duracao, conexoes, empresas, etc.

No geral, os onibus sao super confortaveis, pontuais e seguros.

Imagino eu que todos os outros paises da Europa tem cias de onibus e programas de viagem muito pareceidos, mas como nunca morei em outros paises (Portugal nao vale pois era nova e nao viajava sozinha…) nao conheco os servicos a fundo pra conseguir fazer boas recomendacoes, mas para os leitores(as) vizinhos continentais, deixem suas opinioes e dicas sobre viagens de onibus locais em seus paises!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
28 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
28 comentários
  1. Karine - 11/08/09 - 18h53

    Ótimas dicas de ônibus. :)

    Tem uma empresa chamada Bus About que é como o Oz Experience da Australia. É um ônibus hop on – hop off Vc escolhe o roteiro e vai no ritmo que quiser. http://www.busabout.com/

    Responder
  2. Andreza Mattos - 11/08/09 - 19h55

    Querida Adriana, sao dicas como essa que fazem da nossa viagem um sucesso. Confesso que desde que descobri que a Europa seria o meu destino na lua de mel que eu nao paro de acessar o seu blog. Voltamos de la com a sensacao que fizemos o melhor que pudiamos e muitas coisas foram dicas suas que usamos. Eu estou fazendo um blog tambem inspirada em vc, mas confesso que tenho muito o que aprender contigo, pois nao tenho o conhecimento que vc tem. Se quiser acessar o meu blog, fica o meu endereco ai como sugestao: http://www.aasmattos.blogspot.com

    Ah…nós fomos para Veneza, Londres, Amsterdam e Paris

    Responder
    • Solange Lima - 27/12/12 - 12h41

      Se alguem que utilizou o eurolinepass puder me dar uma dica de como funciona ficaria muito agradecida.

      Responder
  3. CarlaZ - 11/08/09 - 23h34

    Dri,
    adorei esse post…sabe que nunca tinha lido muito sobre ônibus na Europa não…acho que tinha mesmo um bloqueio…e é sempre bom ter mais uma opção.
    beijos

    Responder
  4. Diana - 12/08/09 - 00h22

    Adriana,

    Já fiz varias viagens pela Eurolines… foram todas super bem sucedidas. Foi uma super dica mesmo.
    E a diferença de preço é gritante mesmo.
    E claro que de trem é mto mais confortavel e charmoso, como vc disse, mas ir de bus, pode ser realmente uma ótima pedida!!!

    Beijos, Diana.

    Responder
  5. RoCosta - 12/08/09 - 00h44

    Como sempre dicas bacanas!
    Beijão!

    Responder
  6. Lucia - 12/08/09 - 02h33

    Nem me fale sobre insatifacao no trabalho, Dri, me sinto assim todo santo dia e nao vejo a hora de sair de la!!! Mas… so depende de mim comecar logo meu negocio. Alias, ja comecei e so falta finalizar algumas coisas e colocar tudo no ar. Nao vejo a hora!!! Hang in there! At least you love what you do, right? bjos

    Responder
  7. Lucia - 12/08/09 - 02h34

    Nem me fale sobre insatifacao no trabalho, Dri, me sinto assim todo santo dia e nao vejo a hora de sair de la!!! Mas… so depende de mim comecar logo meu negocio. Alias, ja comecei e so falta finalizar algumas coisas e colocar tudo no ar. Nao vejo a hora!!! Hang in there! At least you love what you do, right? bjos

    Responder
  8. Renata Assis - 12/08/09 - 11h46

    mas te sacanearam porque falou que ia de onibus???
    credo….
    eu tambem adoro viajar de onibus pelas redondezas… alem de mais barato, o visual eh melhor tambem… pode-se conhecer mais…
    bjos.

    Responder
  9. Renata Assis - 12/08/09 - 11h46

    mas te sacanearam porque falou que ia de onibus???
    credo….
    eu tambem adoro viajar de onibus pelas redondezas… alem de mais barato, o visual eh melhor tambem… pode-se conhecer mais…
    bjos.

    Responder
  10. Camila - 12/08/09 - 16h36

    Dri!
    Com certeza é bem legal viajar de onibus. Qdo fui pra Londres, nós fomos a Edinburgh de ônibus…que trajeto lindo! Paisagens perfeitas! Se não me engano foi pela National Express, serviço ótimo, onibus confortável, pontuais (o q não era de se esperar outra coisa… afinal são britânicos né?! rs)
    Super recomendo!
    Beijos

    Responder
  11. S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L! Já morei na Espanha também (fiz mestrado e doutorado lá) e conheci boa parte de país “en autobús”. Também em Portugal fiz uma viagem de ônibus e achei tudo fantástico e muuuito mais econômico que o trem. Pela Andaluzia percorri toda aquela rota Sevilla, Córdoba, Málaga, Cádiz, Ronda de ônibus regionais e de DIA, porque as paisagens eram lindas com enooormes campos de girasóis, pueblos de casas blancas… ai, que saudade! Bjs!

    Responder
  12. Claudia Acourt - 12/08/09 - 21h05

    Nao cheguei a considerar esta possibilidade mas vou pesquisar. Sempre coloco na cabeça que trem é mais barato e nao considero as demais opções.
    Grazie mille.

    Responder
  13. Rosa Mônica - 12/08/09 - 21h27

    Oi Dri passei p/ dizer oi, as vezes ñ dá tempo de comentar, mas venho sempre aqui, adoro vc e o blog.
    Qto. ao post passado que td tá o OOOO, tem dias q/ tenho essa sensação, e é horrível!!!
    Bjos

    Responder
  14. Ana - 17/08/09 - 14h54

    Oi, Dri! Eu já viajei de ônibus por aí e realmente é muito mais barato. Só tinha uns poréns, que não sei se ainda se aplicam, já que minhas viagens foram a 6 anos atrás! :0

    1. A poltrona não reclinava. Fui de Manchester para Edinburgh e Manchester para Londres, que são viagens relativamente longas, então não dava para descansar direito

    2. Não tinha aquele apoio de braço para separar uma poltrona da outra! Se houvesse uma pessoa bem espaçosa do lado, com certeza ela adentraria na área da minha poltrona! Além do óbvio que era o desconforto de não ter onde por um braço… :P

    Mas fora esses inconvenientes, o preço era realmente fantástico!
    Beijos
    Ana

    Responder
  15. natan soares - 26/02/10 - 15h14

    Adorei suas dicas e fico muito grato….. viajo prá Paris e outros lugares dia 17/03/10 Gostaria de saber se teve contato com musicos e se ve possibilidades nos bares e ruas pela europa, musica brasileira… se tiver conhecimento dá um toque…. e albergues é legal??… existe muito roubo, gente extranha, violencia??? de qualquer fora, muito obrigado!!!! sua forma de explicar é muito legal… abraços!!!

    Responder
  16. mauro - 31/05/10 - 17h43

    Olá Adriana.
    Eu achei o site da Eurolines meio confuso e gostaria que voce me ajudasse a esclarecer algumas coisas:
    Depois de comprar o EuroPass como faço para comprar o ticket ? É via Intenet ? Ou tem que ir na estação ? Precisa imprimir ?
    Viajo em julho . Na alta temporada é mais dificil a reserva?

    Obrigado e parabens pelo blog

    Responder
    • Adriana - 31/05/10 - 18h16

      Oi Mauro,
      Infelizmente nao poderei te ajudar.
      Nunca viajei de Eurolines e não sei exatamente como funciona.

      Responder
  17. Erica - 16/07/10 - 14h38

    Oi!

    As experiências que tive com onibus na Europa (Eurolines) foram positivas, e as grandes vantagens foram custo, segurança e praticidade.
    Mas quero reforçar o que foi citado por Ana: as poltronas não são confortáveis, não reclinam e não há apoio para o braço.
    É ainda mais complicado encontrar uma posição confortavel pra quem viaja no corredor. Um travesseirinho de viagem ajuda.

    Pra sentar próximo à janela é preciso ser rápido: os assentos não são numerados – pelo menos nas vezes em que viajei (2006).

    So de curiosidade…
    Em uma das viagens de ônibus fui de Londres a Amsterdã e cruzar o canal da mancha foi bem estranho!
    Eu, ao lado de um estranho, dentro de um ônibus que entrou em um vagão enorme que corria dentro de um tunel debaixo do oceano. rsrs

    Não sei se os trens que passam pelo Eurotúnel dão muitas instruções ao passageiros, mas no onibus há várias recomendações. E durante todo o trajeto que cruza o canal da mancha nada de se levantar, nada de fotos, nada de nada!

    São uns 40 minutos dando umas tremidinhas leves e constantes (e eu pensava “minha mãe vai detestar saber disso!”), mas eu sabia que estava segura e virou historia pra contar.

    Responder
  18. […] já escrevi posta sobre como viajar de trem, de onibus e de barco pela Inglaterra e Europa, e sempre considerei alugar carro por aqui uma das piores […]

    Responder
  19. Ynajara - 13/04/12 - 20h04

    Olá!
    Gostaria de saber, se alguém já utilizou o transporte rodoviário de Madrid/Barcelona com a empresa Alsa? Se poderiam me ajudar na escolha! O Preço é muito atrativo, porém não quero viajar num ônibus “caindo aos pedaços”!Que acredito que não seja!Obrigada

    Responder
  20. Solange Lima - 27/12/12 - 12h32

    OI Adriana,
    Li umas dicas no seu site e gostaria muito de saber informações sobe o eurolinepass. Estarei desembarcando em Frankfurt no dia 14 de maio de 2013 e não consegui entender no site deles para comprar a passagem se eu preciso indicar todas as cidades e paises que deswejo ir ou se eu colocar o primeiro destino está tudo certo. Vamos ficar 30 dias e também não tenho certeza quantas cidades ou paises dá para fazer neste período. Você também teria alguma indicação de roteiro pela eurolines? Temos interesse especificos em algumas cidades como Paris e Madrid e gostariamos também de conhecer alguns castelos na alemanha. Agradeço qualquer ajuda pois somos marinheiros de primeira viagem. Grata

    Responder
    • Adriana Miller - 28/12/12 - 13h38

      Ok Solange, infelizmente não sei esses detalhes pois nunca viajei internacionalmente com os passes da Eurolines. Mas as regras mudam o tempo todo, então melhor você entrar em contato direto com eles e tentar entender orquestra é preciso fazer para comprar/reservar passagens, as rotas e roteiros e tal.

      Responder
  21. MaClau & Guiga - 11/05/13 - 16h03

    Estamos pensando em comprar passagens do Megabus de amsterdam – londres e bruxelas – amsterdam, podemos mesmo confiar!?
    Nunca tínhamos ovidi falar. Mas seu blog nos deixou um pouco mais confortáveis com a decisão!
    Aguardamos seu comentário.

    Muito obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 12/05/13 - 15h53

      Eu nunca viajei de Megabus internacionalmente, mas pra viajar pelo Reno UNido eles são otimos!

      Responder
  22. […] A maneira mais facil, econômica e rápida de viajar entre os países do Báltico é de ônibus. […]

    Responder
  23. […] Vi essa dica no blog da Dri Everywhere. […]

    Responder
  24. Seiji - 27/08/14 - 22h26

    Gostaria de saber se exite viagem noturnocom onibus leito de barcelona a Madri ida e volta.

    Responder