01 Sep 2009
22 comentários

Tallinn – Estonia

Dicas de Viagens, Estonia

A Estonia eh um pais bem pequeno, no nordeste da Europa, espremido entre a Latvia e a Russia, de “frente” pra Finlandia e banhada pelo mar Baltico. Eh o menor pais do grupo dos Balticos, que desde sua entrada na Comunidade Europeia em 2004, e a fazer parte da rota de voos baratos da EasyJet (1 ou 2 anos atras), sua capital, Tallinn, comecou a aparecer no mapa do turismo mundial!

Como boa apaixonada por historia que sou, amo viajar por paises do leste Europeu, que tem uma historia tao fascinante e ainda desconhecida; sao paises ainda tentando descobrir sua identidade “livre” tentando resgatar suas raizes e cultura.


E a Estonia nao eh diferente. Apesar de serem considerados os mais “ocidentais” entre os paises Balticos, devido a sua conexao com a Finlandia e o passado de colonizacao e servidao Alemão, a Estonia ainda é recheada de marcas Sovieticas. A regiao foi dominada pelos Alemaes entre o seculo 14 e o seculo 20, quando entao passou a ser dominado pelos Russos. A grande maioria da polulacao eram servos feudais, e nao tinham direitos de cidadao, nem de ir e vir de seu proprio pais. A escravidao foi abolida no seculo 19, porem apos sua integracao a URSS em 1940, mais de 70.000 Estonianos foram mortos ou enviados como escravos a campos de concentracao/trabalho na Siberia durante a decada de 40. Apenas em 1991 a Estonia declarou sua independencia da URSS, obtendo liberdade incondicional a todos seus cidadaos e identidade como pais livre.

Tallinn, a capital, em particular sempre foi o ponto estrategico do Baltico, sendo o canal de comunicacao da Europa do Norte e Escandinavia com Sao Petersburgo e Siberia, por ter uma posicao estrategica no Baltico, e nao ser tao protegida por ilhas como a Finlandia.

A cidade antiga ainda tem a mesma estrutura desde sua contrucao no seculo 14, cercada por uma muralha que eh considerada a mais bem prezervada muralha medieval da Europa, e eles morrem de orgulho de sua cultura “medieval”!


Tudo que eh turistico esta ali, dentro dos 2,5 km da muralha, que fica convenientemente localizada do lado no porto, e numa posicao estrategica, em cima do morro de Toompea.

Se localizar pela cidade eh facilimo: tudo giram em torno da Raekoja Plats, que é a praca central, onde fica a prefeitura, que é a unica contrucao Gotica da Europa do Norte.

A principal atracao da cidade é a Igreja Russa Ortodoxa Alexander Nevsky, que foi contruida pra ser imponente, nos moldes da Sao Basilico em Moscow e extremamente trabalhada. A catedral foi construida apenas no seculo 19, exatamente em frente ao antifo castelo de Tallin, como uma maneira de impor respeito pelos Russos. Infelizmente o castelo nao eh aberto a visitacoes, jah que hoje em dia eh ali que funciona o Parlamente Estoniano, e sua estrutura foi totalmente modificada, restando apenas uma das torres ainda visiveis.

Ao ler um guia de viagens sobre Tallin a primeira impressao que temos eh que nao tem nada pra fazer por lah. Mas Tallinn eh o tipo de cidade onde o charme nao esta em um ou outro cartao postal, e sim na cidade em si.

Seguindo a muralha de ponta a ponta, se perdendo nas ruelas estreitas de chao de pedra, reparando nos detalhes das portas, os sinais das lojas, as galerias medievais, e as Igrejas luteranas entre casas caindo aos pedacos.

No meio da tarde, caiu um temporal!! Daqueles que mesmo com guarda guva nao dá pra fazer nada! Entao sentamos na varabda de um cafe, pedimos umas cidras de maça e lá ficamos, vendo o tempo passar.

No fim da tarde resolvemos rumar para o lado oposto da cidade, onde fica o monasterio de Santa Catarina, com seus tuneis de pedra maciça e tumulos.

A noite assumimos o cansaco da viagem que tinha comecado as 2:30 da manha (pra conseguir chegar no aeroporto a tempo do voo das 6:30 da manha!) e nos refugiamos do tempo chove nao molha num dos restaurantes mais famosos da cidade, o Olde Hansa, que se diz 100% medieval!

Lá dentro nao existe nenhuma eletricidade (nem no banheiro!), o menu traz comidas tipicas do Baltico do seculo 15 (muitas carnes de “caça” e grãos), cerveja e cidra artezanal, pão de grãos, luz de velas, garçons e garçonetes vestidos a carater e tocando estrumentos medievais, e assim que v entra, a primeira coisa que te perguntam eh se vc trouxe sua propria faca, ou se precisa emprestar uma faca da casa! Ok, Ok que pode ser um pouco cheese, mas como a cidade toda é submersa nessa onda de “medieval”, e a parada eh super bem feita vc se sente mesmo viajando no tempo!

Mais fotos de Tallin AQUI
As fotso do Aaron estao AQUI

Adriana Miller
22 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
22 comentários
  1. Francélli - 01/09/09 - 19h51

    Adorei!
    Antes de ler aqui no teu blog, nem sabia que a Estônia existia! Agora já to querendo ir pra la, hehe.
    Na expectativa por mais posts…

    Beijo!

    Responder
  2. Lucia - 01/09/09 - 22h57

    Lugar fantastico, eu AMO qualquer coisa medieval, esse restaurante eh o maximo. Ja adicionei a minha lista de lugares pra conhecer. bjos

    Responder
  3. Ana - 02/09/09 - 02h34

    E eu não posso acreditar que morei 4 anos aí do lado e nunca visitei Tallin… what a shame!

    Responder
  4. Perdida pelo mundo - 02/09/09 - 10h43

    Se me indicassem esses países para visitar acho que ia ficar meio sem saber o que teria para ver e fazer lá, mas não é que agora aguças-te e muuuito a minha curiosidade!!!
    Pena que Portugal ainda é bem pobrezinho em voos low cost.

    Agora vais me matar, mas vou confessar que essas duas fotos a preto e branco, quando olhei achei que fossem tiradas pelo Aaron, pois como sei que ele tem máquina xpto e aquela coisa toda pela fotografia, mas não é que vi que são tuas!
    Sempre nos habituaste a fotos maravilhosas e muito bem conseguidas, mas dessa vez não posso deixar de te dar os parabéns, essas fotos são lindíssimas e de uma grande sensibilidade, não consigo tirar os olhos delas.
    LINDAS!

    Responder
  5. Adriana - 02/09/09 - 11h05

    OI Raquel!
    Muito obrigada!

    Engracado vc mencionar isso dos voos low cost saindo de Portugal, porque reparei quantos Portugueses e Italianos estavam passeando por lah! E ateh comentei com o Aaron que a Ryanair deve ter inaugurado algum voo novo entre Portugal e Italia e a Estonia! Hahahahaha

    Responder
  6. Angela - 02/09/09 - 13h36

    As fotos estão lindas, como sempre !! E vc super elegante…AMO seu blog..

    Responder
  7. Fê viaggio mondo - 03/09/09 - 19h16

    Oi Dri!!!

    Menina, vc já voltou?? Achei que ia só nas próximas semanas!! É bom que vc me dá as dicas quentinhas de lá!! Estou indo dia 27 de setembro e vou fazer Helsink, Tallin, Riga e Vilnius. Me diz uma coisa, é fácil e barato ir de Tallin para Helsink por ferry ou barca?? Outra coisa, vc acha que 2 dias e 1/2 em Tallinn é muito tempo?? Eu posso destinar este 1/2 dia para Riga, que talvez seja mais interessante… O que me diz? Help me! :)

    Suas fotos estão lindas, de tanto de Tallin quanto de Helsink! Principalmente a da poça de água refletindo a fachada… sensacional! Coisa de artista!! :)

    Beijos!!

    Responder
  8. Adriana - 03/09/09 - 21h35

    OI Fe!!
    Acho que acabe respondendo suas duvidas no post acima!
    Eh super facil, e relativamente barato ir de Helsinki pra Tallinn, o barco eh OTIMO, tem bastante horarios (soh tem que conferir se final de setembro jah eh considerado “baixa temporada” por aqui os horarios ficam mais restritos) e o preco eh relativamente ok: pagamos 30 e pouco euros pela viagem, que durou 2,5 horas.
    Recomendo comprar a passagem de barco com antecedencia, pricipalmente se for fim de semana ou horario de rush… nos deixamos pra ultima hora e algumas opcoes jah estavam esgotadas!

    Responder
  9. Marcos - 03/09/09 - 21h54

    Olá, vou para Tallin semana que vem e não tenho a menor idéia do que fazer ou ver. Como pode me ajudar
    abraços,
    Marcos

    Responder
  10. Adriana - 03/09/09 - 22h14

    OI Marcos,
    Acho que esse proprio post jah eh sua resposta, certo?

    Responder
  11. Paula Carvalho - 04/03/11 - 19h37

    Olá, adorei os posts sobre Tallin, me ajudaram a decidir ir para lá. Estou com vontade de ir ao Olde Hansa, e me disseram que é bom reservar, pois a procura é muito grande. Também ouvi dizer que é muito caro, mas não consegui descobrir o quanto muito caro seria. Você lembra mais ou menos quanto se gasta para jantar lá?
    Também adorei a dica de hospedagem!
    Bjs,
    Paula

    Responder
  12. Paula Carvalho - 09/03/11 - 02h33

    Oi Dri, vi que os preços estão na página do restaurante. Na ansiedade de montar o roteiro, passou batido. Bjs, Paula

    Responder
  13. Vanderson - 13/05/11 - 19h21

    Oi Adriana, Valeu pelas dicas que você publicou aqui no seu blog.

    Hoje eu fui lá, partindo de Helsinki via Linda Lines. Nossa, o barco balança muito, a viagem foi sofrida, com enjôo. Na volta, voltamos no silja lines que é bem maior e não balança, como a “lancha” do Linda Lines.

    Então fica a dica, quem não está acostumado com o “balanço do navio”, melhor opção é pegar um navio maior, tipo cruseiro. :-)

    Abraço e mais uma vez obrigado pelas dicas.

    Responder
  14. […] nós fomos a Tallin, acabamos descobrindo por acaso um restaurante medieval super legal, que foi sem duvida um dos pontos altos da viagem a Estônia, e que vários amigos e leitores já […]

    Responder
  15. […] não dá negar que Riga realmente é uma cidade linda! Assim como Vilnius e Tallin, a cidade foi totalmente reconstruida na decada de 90, mas sua essência medieval foi mantida e sem […]

    Responder
  16. Juliana P. Galvao - 24/03/12 - 16h06

    Dri,
    Tallin entrou para nosso roteiro. Vamos fazer um bate e volta (pela Tallink Silja) e ficaremos na cidade por cerca de 8 horas. É necessario fazer reserva para ir ao restaurante medieva???

    Responder
    • Adriana Miller - 25/03/12 - 12h32

      Acho que não, nós não fizemos, e meio que achamos o restaurante por acaso.

      Responder
  17. […] varias outras cidades do Leste Europeu tem uma Catedral Ortodoxa pra chamar de sua (por exemplo em Tallin, em Helsinque, Sofia e Bucareste, para citar algumas), mas nenhuma delas eh tao colorida e […]

    Responder
  18. Anna - 24/07/12 - 20h01

    Parabéns! Adorei o seu relato sobre a Estônia, estarei indo por lá agora em setembro. Tenho foto de vários outros países e cidades, se precisar de alguma dica, basta me solicitar. Já estive em mais de 25 países e cidades perdi a conta :-).
    abcs, Anna

    Responder
  19. […] feia, com aqueles predios do bloco comunista de puro concreto (uma coisa assim meio Budapeste-meets-Tallin em versão pobrinha), sem atrativos turisticos e com ruas cheias de pedintes, cigamos e cachorros […]

    Responder
  20. Fatima - 31/05/16 - 14h09

    Oi Adriana
    Linda viagem. Sei que o post é antigo mas, eu gostaria de saber se esses quando a gente compra a passagem nesses “barquinhos” pode-se escolher cabine ou cadeira e se lugar para malas é como nos trens.
    bjs e obrigada
    Fatima

    Responder