02 Sep 2009
4 comentários

Finlandia

Dicas de Viagens, Europa, Finlandia

Apesar de ser considerada o “primo pobre” da Escandinavia, a Finlandia eh um pais cheio de personalidade. Comecando por sua lingua, que nao tem nada a ver com os demais Escandinavos (originaria da “tribo” Finno-Ungra, lingua parente da Hungria); a geografia quase totalmente plana e repleta de lagos naturais (estima-se que a Finlandia tem mais de 100.000 lagos); a historia conturbada, e maior area habitada acima do Circulo Polar artico, e segundo eles eh lah na Laponia que Papai Noel mora (Inclusive existe uma cidade interiamente dedicada ao natal e a famila Noel!)!

As vezes pode parecer um pouco retundante falar sobre a historia “conturbada” de uma determinado pais na Europa, mas acho que a grande maioria dos leitores desse blog, nunca teve que passar por situacoes de guerra, destruicao e morte tao reais, e que durem por tantos e tantos seculos, como aconteceu com a maioria dos paises Europeus, principalmente os do Leste.

Com a Finlandia nao foi diferente. Apesar de nao ter uma historia tao sangrenta quando seus primos Balticos e Slavos, a Finlandia eh um dos poucos paises Indo-Europeus que tinha uma populacao “nativa” original, os Lapaos (ou Samis), que habitavam essa parte congelada do planeta. Na verdade essa populacao ainda existe, mas hoje em dia estao confinados as cidades do Circulo Polar Artico, no norte da Finlandia, e sao marginalizados pela Sociedade ocidentalizada e escandinava da Finlandia moderna.

Os Lapaos perderem seu territorio com a chegada dos Finno-Ungros, uma faccao do Imperio que um dia veio a ser Austro-Ungaro e dominou boa parte da Europa do Leste. Em sua historia mais recente, a Finlandia passou alguns seculos sob dominio Sueco, depois passou pelas maos dos Russos, e apenas no seculo 19 se tornou um pais livre e independente.

Hoje em dia os Finlandeses se orgulham de ter um dos paises mais limpos, seguros e bem organizados do mundo, com altissimos indices de educacao e saude, e um polo de tecnologia e pesquisa mundial (Alou, Nokia!).

Porem, turisticamente falando, a Finlandia pode ser vista por dois angulos: tem muita coisa diferente pra ser explorada (Historia, natureza, esportes radicais, Aurora Boreal, sol da meia noite, Papai Noel, design, etc) se vc tiver tempo em abundancia, ou nao tem muita coisa pra fazer, caso seu tempo foi escasso e dinheiro limitado.

A ideia de ir pra Finlandia surgiu em Janeiro, quando um casal de amigos casou e foi passar sua lua de mel no norte do pais, com direito a nadar em lagos congelados (agua a MENOS 30 graus!), passeios em trenoh de neve puxados por Huskies Siberianos, sauna, Aurora Boreal, etc. As fotos e as historias foram sensacionais, porem um viagem desse porte, demanda muito tempo (no minimo 10 dias) e dinheiro (pois tudo tem que ser individualizado e organizado por agencias locais). E nos nao tinhamos nenhum dos dois!

Entao resolvemos nos contentar com Helsinki, uma pequena amostra da vida e cultura Finlandesa, numa cdade bem compacta e colorida, cheia de cantos a serem explorados!

Ainda temos planos de voltar ao pais e conhecer um pouco desse lado congelado que torna o pais tao unico!!

Chegar em Helsinki foi legal, pois ha exatos 4 anos atras, quando resolvi me mudar pra Londres, tomei essa decisao porque minha primeira opcao tinha furado! Na verdade quando terminei minha pos na Espanha, e comecei a tentar organizar um estagio em algum outro pais, uma das opcoes que surgiu, e a que mais me atraiu, foi justamente a Finlandia! Nao me perguntem porque, mas na epoca tudo me pareceu tao diferente, tao inedito, tao original, que fiquei apaixonada!

Mas como dizem por ai, ha males que vem pra bem, e apesar da decepcao que tive quando a documentacao nao ficou pronta a tempo e tive que me “contentar” com Londres, hoje em dia vejo que na verdade foi a melhor coisa que me aconteceu na vida!

Entao foi super legal finalmente conhecer Helsinki e imaginar como minha vida seria diferente hoje em dia se meus planos mirabolantes tivessem dado certo!!!

(Ainda vou postar com mais calma sobre Helsinki, e dicas praticas sobre a viagem)

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
4 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
4 comentários
  1. rocosta - 02/09/09 - 14h19

    E fotos… vai ter fotos também?!
    Beijos!

    Responder
  2. Adriana - 02/09/09 - 14h31

    Sim! Sim!!
    Muitas fotos pode deixar!!!

    Responder
  3. Juliana P. Galvao - 06/12/11 - 18h04

    Dri,
    Eu e meu namorado vamos para a Escandinávia em Junho do ano que vem. E, além de Helsinki, ele quer conhecer a Laponia… Vc tem alguma dica ou algum link/blog, etc, que vc possa me recomendar a respeito desta cidade???

    Responder
    • Adriana Miller - 06/12/11 - 19h23

      Oi Juliana, a Laponia é o nome de toda região norte da Finlândia, acima do circulo polar Ártico.
      Eu tenho um casal de amigos que já fizeram um viagem por lá, mas foi durante o inverno, que é a alta temporada deles.
      Mas sempre a ouço falar da Laponia é através de agencias e pacotes, já que é uma região bem remota e dificl de viajar (talvez no vero seja mais fácil…).
      Mas não sei nas especifico não, nem conheço nenhum blog que fale sobre a região ou sobre alguma cidade especifica….

      Responder