03 Sep 2009
17 comentários

Tallinn – Helsinki: na pratica!

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Estonia, Europa, Finlandia

A viagem nao foi das mais convencionais, e tao pouco foi facil de planejar toda logistica envolvida para que desse certo, mas foi uma experiencia tao legal e diferente, que valeu a pena!

O ideal seria nao ter feito uma viagem tao corrida, mas sinceramente, caso tivessemos mais 1 ou 2 dias em cada cidade, ficariamos um pouco sem ter oque fazer…. Entao o feriado prolongado foi a medida perfeita pra viagem-dobradinha do Baltico!

Engracado a quantidade de gente que me perguntou espantado “mas como faz?!” pra organizar uma viagem dessas… Facil, facil nao eh, mas tambem nao eh dificl! Basta o Google e ser beeeeem enxirida!

Os voos foram mais faceis, pois a Easyjet voa para Tallin e Helsinki a precos razoaveis (saindo de Londres apenas). Os horarios nao sao dos melhores, mas como tinhamos (relativamente) tempo, deu pra conciliar os voos de ida e volta (essa viagem seria impraticavel em apenas um fim de semana).

Compramos um voo apenas de ida para Tallinn, e outro voo apenas de volta de Helsinki. Tah, mas e ai?

Basta olhar no mapa pra ver como as duas cidades sao proximas, e comecei a catar uma maneira de viajar de um lugar pro outro, sem gastar muito tempo, nem dinheiro. A solucao, barco!

Varias empresas fazem esse trajeto, as principais sao: Tallink e Viking Line. O servico eh basicamente o mesmo, e oque muda eh a disponibilidade de horario. Entao como queriamos ter bastante tempo pra passar o dia em Helsinki, decidimos pela Viking Line, que tinha uns horarios que se encaixavem melhor.

O ferry funciona o ano todo, porem no inverno a viagem demora mais (pois tem que quebrar o gelo no mar) e os horarios sao mais restritos; entao nao sei se essa viagem seria viavel durante o inverno…

E o melhor! Como o Mar Baltico eh bastante inospito boa parte do ano, os barcos que fazem sua travessia nao podem ser meros “barquinhos” (eu achei que seria uma cosia meio ‘Barca Rio-Niteroi’!), e sao basicamente mini cruzeiros! Quando entramos, jah morremos de raiva que iriamos passar apenas 2.5 horas! Queriamos passar a semana toda!

Apesar de nao ser tao luxuoso e gigantesco quanto um cruzeiro de verdade, ainda assim o ‘ferry’ tem 7 andares, uns 4 restaurantes, 2 bares e dicoteca, free shop, sun deck, etc. E quando comecamos a andar pelo navio procurando nossos lugares, nos demos conta de que apesar de ter comprado a opcao mais barata (30 Euros) em vez de poltronas (como viajei entre a Italia e a Grecia) tinhamos nossa propria cabine! Com duas caminhas, televisao de plasma, e banheiro!

Uma pena que eu estava TAO cansada por ter dormido muito mal em Tallinn, e acabei nao usufruindo muito durante a viagem, mas tomamos um super cafe da manha num dos restaurantes, tiramos muitas fotos, demos algumas voltinhas e dormi, super confortavel o resto da viagem inteira!

Tallin eh um cidade super barata, ficamos hospedados num albergue/pensao super bem localizado, exatamente entre o porto e a cidade antiga, numa pracinha super moderna e cheia de restaurantes, por menos de 30 Euros, num quarto duplo enoooorme (sem TV, mas com banheiro!).

Jah Helsinki, apesar de nao ser tao cara quantos os demais paise escandinavos, ainda assim foi bem mais cara. Ficamos num hotel 3 estrelas pertinho da estacao de trem, a umas 3 quadras da Catedral de Helsinki e 10 minutos andando do porto (localizacao perfeita!) por 65 Euros (achei meio caro, mas incluia cafa da manha, e tinha uma boa infraestrutura, inclusive piscina e sauna tipicamente Finlandesa!).

P.S. Estou preparando outro post mais generico sobre viagens de barco na Europa

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
17 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
17 comentários
  1. Renata Assis - 03/09/09 - 22h24

    hummm…
    adorei a ideia de passar uma semana dentro de um barco desses!!!
    hahahaha
    linda viagem!!! parabens pelas fotos! como sempre otimas!
    beijo!

    Responder
  2. leticia - 04/09/09 - 02h37

    putz, olha essa “balsa” hahahah IGUALZINHO aquela que levava a gente de iguape pra ilha comprida! hahahahaha

    Responder
  3. Tô anotando tudinho… em breve quero ir para lá! Bjs!

    Responder
  4. Alessandra - 04/09/09 - 05h48

    adorei o post.. tenho uma amiga q fez esse trajeto no ano passado, mas sinceramente nunca me interessei
    em saber mais sobre a viagem e tal, atè q vi suas fotos! Engraçado, porque estava me perguntando como foi a travessia e sobre as companhias que fazem este trajeto. Seu post-resposta matou minha curiosidade, obrigada =)
    ps. os ferries na italia sao uma facada.. eu ainda quero visitar a corsega e a sardenha, e quando eu for è quase certo que escolha a poltrona mesmo!!

    Responder
  5. Claudia Liechavicius - 04/09/09 - 12h22

    Adorei seu blog. Estaou indo em duas semanas para Copenhague e talvez dê uma escapada até a Finlândia. Já pude ter algumas idéias.
    Voltei de Berlim e fiz um post bacana sobre a cidade http://www.viajarpelomundo.com Dá uma olhada. Vou também para Londres em outubro e já vou ler suas dicas.
    Bj
    Claudia

    Responder
  6. Perdida pelo mundo - 04/09/09 - 13h21

    Ia mesmo te perguntar pela parte do alojamento, como sempre óptimas dicas!Mas que preço é esse dessa pensão? Entrei no site deles, é absurdamente barato! Qualquer dia tenho que lá ir, já vi que vai sair uma viagem bem baratinha.

    Estou numa dúvida cruel! Estou pensar em marcar uma viagem para Dezembro de 3 ou 4 noites (via Ryanair) e não sei se devo ou não fazer reserva de mala porão. Tu consegues levar só mala de cabine para esse número de noites e para roupas de inverno?

    Responder
  7. Fê viaggio mondo - 04/09/09 - 19h01

    Oi Dry!!

    Agora entendí o porque de não ter encontrado um único site que falasse da travessia para Helsink em ferrys ou barcas!! Eu pensava que ia encontrar um milhão de barcos, de diversos tamanhos, como lá no Eminonu de Istambul… ledo engano, né?!

    Mas e aí, vc acha que dá para ir e voltar no mesmo dia? Vou conferir agora os horários e as cabines… somos 4 pessoas!

    Beijos!!

    Responder
  8. Marcia Cristina - 04/09/09 - 19h38

    Adorei seu Blog, apesar que para mim viajar dentro do meu estado já é dificil, quem dirá para outro país, por isso gosto de ver os lugares através de suas lentes.
    Beijos e otimas viagens.
    Para me conhecer melhor entra na minha pagina.

    Responder
  9. CarlaZ - 24/09/09 - 22h49

    Essa viagem ficou bem legal mesmo! Bem diferenre e com preço bom! Delícia!

    Responder
  10. - 28/03/11 - 09h44

    Dri, desculpe comentar em post antigo, mas acabei de conhecer teu blog pelo Riq e estou aqui devorando os posts da sua viagem para a Estônia e Finlandia. Moro em Paris e estou planejando uma viagem para esses paises, e Lituania também, mas com uma dificuldade a mais: um rapazinho de 2 anos!

    Beijos!

    Responder
    • Adriana - 28/03/11 - 10h50

      Que bom! Seja bem vinda!

      Responder
  11. Camila Navarro - 17/04/11 - 18h33

    Acho que você teve sorte com esse hotel em Helsinki. Consultei agora e o preço já dobrou. Por 65 euros eu mal estou encontrando albergues… :(

    Responder
  12. […] E se você quiser esticar sua viagem do Baltico até a Finlandia, a melhor opção é cruzar o golfo entre Tallin e Helsinki de barco – mais dicas aqui. […]

    Responder
  13. Maria angela - 09/03/15 - 01h23

    Ola, leio sempre seus comentarios e gosto mto.
    Preciso de ajuda!!!por uma promocao,eu e meu marido compramos passagem p a Europa de 27/09 a 10/10 e pensamos em conhecer paises nordicos. O q vc acha da epoca??? Vale conhecer Kopenhagen, ,Estocolmo, oslo???aceito suas sugestoes,please.
    Obrigada,desde ja,
    Maria angela

    Responder
    • Adriana Miller - 12/03/15 - 14h57

      Outono eh uma epoca boa, pois as temperaturas ainda nao sao muito frias e os dias ainda nao sao muito escuros. mas claro, na Escandinavia e norte da Europa em geral, sempre temos o risco de pegar tempo feio e muita chuva (mas acho uma boa opcao de destino! Adoro a escandinavia!)

      Responder
  14. Maria medeiros - 25/11/15 - 20h09

    Dri, eu não consigo ver o nome do albergue em tallinn. Vc poderia me dize, põe gentileza? Em Helsinki eu consegui o Cumulus por 65euris. O que vc ficou está mais caro. Acredito q a localização não seja tão perfeita como seu. No entanto, não acredito q và ter empecilho p conhecer a cidade. Obrigado

    Responder
  15. Simone - 12/07/16 - 18h06

    Oi Adriana. Adorei os seus posts. Pretendo viajar para dois, dos três países descritos entre parênteses (Estônia – Letônia – Lituânia).
    Pelo que percebi, você já esteve neles. Qual deles eu deveria excluir, ou seja, qual destes três possui a capital menos interessante?
    Infelizmente não disponho de tempo disponível para visitar os três.
    Desde já, agradeço imensamente a sua atenção e colaboração.
    Simone Vergueiro

    Responder