15 Sep 2009
86 comentários

S.A.L. – Como se vestir no Inverno de Londres/Europeu

Dicas (Praticas!) de Viagem, Fazendo as Malas, S.A.L.

A Aninha me mandou o seguinte e-mail hoje, que por acaso eh uma grande duvida de varios leitores/leitoras que passam por aqui e me mandam e-mails:

Eu estou indo pra Londres agora em outubro, vou fazer intercâmbio e vou ficar 6 meses ai… o problema é que eu não sei que tipo de roupa levar, não tenho a minima noção do que se veste no inverno ai, já que no inverno do Brasil (RJ, que é onde eu moro) o inverno é razoavelmente quente. Então, você poderia me dar umas dicas de o que levar ??

E você acha que é mais fácil (e barato) comprar as coisas aqui ou ai em Londres ?

Bem, pra comecar pelo principio, vamos deixar claro que o inverno de Londres nao tem nada a ver com o inverno carioca. Mas nem de longe. Eu me atreveria ateh a dizer que nem sequer o verao Londrino se compara com o inverno Carioca…!

As dicas que vou dar a seguir valem nao apenas pro inverno na Inglaterra, mas para todo centro/norte da Europa, seja voce apenas um turista por alguns dias, ou caso vc esteja vindo de mala e cuia!

Vou comecar pelo conselho simples e facil: NUNCA compre roupas de inverno no Brasil. NUNCA compre sapatos de inverno no Brasil. NUNCA compre acessorios de inverno no Brasil. A nao ser que sejam de marcas internacionais, vendidos como importados em lojas espcializadas.

Mas mesmo assim, meu conselho seria nao compre nada no Brasil, pois o preco que vao te cobrar por um meia, vc provavelmente consegue comprar um sobretudo por aqui! (ando muito revoltada com os precos no Brasil! prontofalei!).

Mesmo em lojas como aquelas “lojas de inverno” que se dizem especializadas em roupa para frio nao sao as melhores opcoes.

Aqui as roupas de inverno sao (proporcionalmente) super baratas e de otima qualidade, e mais importante, feitas para o frio real daqui. A roupa que vc usa no inverno de SP, Porto Algre, Friburgo ou Buenos Aires nao eh o mesmo do frio que faz aqui. Ainda que Londres tenha uma temperatura bem “moderada”, considerando sua latitude, ainda assim, eh outro esquema!

Eu jah dei algumas dicas de como fazer as malas, e que coisas trazer se vc vem pra fazer turismo, e essas dicas ainda sao validas, pois o principio eh o mesmo. Nesse caso (morar Vs passear) a diferenca serah na quantidade de pecas e variedades que vc vai trazer, mas mesmo assim eu acho que uma mala pra viajar por 1 mes seria bem parecida com uma mala pra morar 6 meses, uma vez que invariavelmente vc poderah lavar roupas inumeras vezes, entao nao precisa trazer a casa toda!

Minha lista essencial seria (sem discriminar quantidades, pois isso varia de pessoa pra pessoa)

– Camisetas (t-shirt ou regartas) de algodao

– Camisetas de algodao de manga comprida

– Blusas de la/fleece/malha (que nao seja sintetica) de gola role

– Pullover/Sweater de la, ou misturas de algodao/la (mais uma vez evite os sinteticos)

– Calca(s) jeans

– Leggings e/ou meia calca grossa (pra usar por baixo do jeans ou com saias/vestidos)

– Meias de lah ou algodao de cano alto (para proteger sua pele das botas) e grossas

– Bota/sapato de couro com solado impermeavel e confortavel (de preferencia de borracha, pra vc nao deslizar nas ruas congeladas)

– Bota de cano alto (de preferencia sem salto) para proteger suas canelas do vento

– Uma jaqueta de plumas (plumas por dentro, nao por fora, por favor!)

– Um sobretudo de lah, com forro (muito importante ser forrado!)

– Luva (de preferencia daquelas mais grossinhas, com forro)

– Cachecois

– Gorro, chapeu (que cubra as orelhas) ou ear muffs (aqueles protetores de orelhas)

– Roupas intimas

– Qualquer outra coisa de uso pessoal (shampoo, cremes, perfumes, etc, etc, se bem que aqui eh tudo bem mais barato)

– Remedios: isso eh muito importante, pois o sistema de saudae na Inglaterra eh bem problematico e diferente do Brasil. Se vc eh hipocondriaca(o), ou tem que tomar remedios com certa frequencia, traga suas receitas medicas e um belo estoque de tudo! A maioria dos remedios aqui sao controladissimos e requerem receita medica para compra.

Como falei no post sobre fazer as malas, pra mim o segredo para “sobreviver” o inverno eh saber se vestir. Como dizem por aqui, “nao existe tempo ruim, oque eh existe eh roupa errada!”, e realmente esse eh o segredo para conseguir viver melhor ou pior durante essa estacao tenebrosa!

E oque quero dizer com isso nem tem muito a ver com a marca/preco/qualidade das roupas e sim como usa-las!

Dois exemplos de casacos/jaquetas de plumas – uma versao curta (acima) e outra longa (abaixo)

No meu caso, oque dah certo sao as camadas! Nao soh um otimo casaco (cheio de forros e plumas e tal) por cima de tudo, mas principalmente se vestir por camadas: eu comeco com um regata ou t-shirt de algodao fininha. Por cima uma camiseta de manga comprida de algodao. Depois uma blusa de gola role ou um pullover por cima (e se estiver muito frio mesmo, uso os dois, um por cima do outro!).

Nessa foto dah pra ver bem as “camadas”: gola role preta, pullover de la mostarda, colete de fleece, jaqueta de plumas por cima (essa jaqueta eh otima, pois “fecha” na gola e entao cobre bem o pescoco).

O segredo pra guardar o calor dentro da sua roupa e perto do seu corpo sao justamente essas camadas de “ar” entre uma peca e outra. Sem falar que caso vc entre na sala de aula/escritorio/metro/trem/restaurante o aquecedor vai estar a todo vapor e vc vai morrer de calor, entao eh bom se vestir em camadas, e vc vai tirando aos poucos, oque precisar tirar.

Sobretudo de la com forro (acima e abaixo) – na foto abaixo, tambem dah pra ver algumas das “camadas” de roupa

Na parte de baixo eh mais complicado, pois caso vc use uma meia calca, mais um legging, mais uma meia de lah, mais a calca jeans por cima, jah nao eh tao facil se livrar das camadas… Entao eu soh uso essas coisas todas quando sei que vou ficar na rua o dia todo (quando estou viajado, por exemplo). Mas no dia a dia, oque faz a diferenca MESMO eh uma boa meia, grossa e de cano bem alto, e um bom sapato (prefiro as botas). Se seu peh esta quentinho, o resto fica tranquilo.

O principal em uma boa bota pra mim eh a sola, que tem que ser de borracha, e de preferencia mais grossinha, pra separar a sola dos seus pes do chao frio/molhado/congelado. E bem vedada/impermeavel porque se entrar umidade, jah era! Humidade eh a inimiga do conforto no frio, e como estamos falando de Londres (e todo norte da Europa) a chuva e umidade sao constantes!

Montagem completa

Close na minha super-ultra bota de neve! Em Londres gracas a deus, NUNCA precisei usar… O frio aqui nao eh tao extremo! As botas do dia a dia sao como a foto abaixo: couro, cano alto, solado de borracha


Uma bota de cano alto pra mim tambem eh essencial, pois nao tem nada pior doque aquele ventinho congelado que sobe pela calca jeans!! Assim, a bota vai quase ateh o joelho, enquanto que o sobretudo, desce quase ateh o joelho, protegendo suas pernas por inteiro! Adoro as botas Ugg! Por mais que sejam realmente horrorosas, sao super confortaveis e ultra quentinhas!
Mas alem disso tudo, os acessorios sao tao essenciais quanto!

Quanto faz frio, qualquer minima brisa faz com que seu corpo inteiro se sinta congelado, entao vc tem que se vedar e fechar toda e qualquer passagem de ar frio!

Luva bem forrada (os dedos congelam na velocidade da luz!) e um cachecol bem comprido e grosso! Atencao, aqueles cachecois fininhos que se usam no Brasil sao totalmente inuteis! O cachecol tem que ser grosso e largo (como por exemplo as pashminas que sao retangulares), para que vc possa enrolar bem em volta do pescoco (quanto o frio aperta de verdade, quelas voltinhas arrumadinhas e nada sao a mesma coisa) pra nao deixar o frio entrar!

E por fim, o gorro/chapeu! Ateh pouco tempo atras eu nao sabia disso, mas a cabeca eh a parte do corpo que mais perde calor (e mais rapido) entao nao adianta muito se cobrir dos pes ao pescoco e esquecer da cabeca (principalmente para os homens que nao tem muito cabelo, ou cabelo curto). As vezes, um chapeu estiloso pode ateh parecer bem mais bonito, mas se nao for grossinho e confortavel, nao vai ser muito util (jah passei por isso varias vezes…).

Chapeu! Chapeu! Chapeu! E cachecol! Cachecol! Cachecol! O importante eh deixar o pescoco, orelhas e cabeca cobertos.

Ah! E claro, por fim, nao podemos esquecer do guarda chuva!!

Muito se engana quem acha que Londres chove o tempo todo, torrencialemente! Na verdade chove muito pouco por aqui. O problema eh mesmo a tal da garoa. O tempo eh incompreensivel e em Londres vc precisa carregar oculos de sol e guarda chuva todo dia, o dia todo! O chuvisco chato eh constante, num “chove nao molha” literal!

Na maioria das vezes eu nao me preocupo a sequer abrir o guarda chuva, jah que estou coberta dos pes a cabeca mesmo, entao sei que nao vou me molhar! mas caso a chuva aperte, saco o mini-guarda chuva da bolsa e pronto! Problema resolvido!

Quanto a lugares/lojas pra comprar as roupas de inverno em Londres, oque nao falatam sao opcoes, pra todos os bolsos! Uma opcao bem boa na relacao custo/beneficio eh a Zara, que sempre tem uns casacos otimos e quentinhos por precos bem camaradas, ou entao a Mango. Opcoes mais baratas estao em lojas como a Primark, New LookNext. E para opcoes mais caras, o ceu eh o limite!

Para precinhos mais + ou -, de uma olhada em lojas como H&M e TopShop (mais carinhas, porem com pessima qualidade, apesar da fama inexplicavel!).

Se vc resolveu seguir meus conselhos e vai deixar pra comprar suas roupas de inverno quando chegar em Londres, vah direto pra regiao de Oxford Street/Regent Street no centro de Londres (se bem que essas lojas estao espalhadas pelo pais TODO). Nessas duas ruas, essas lojas que mencionei estao praticamente uma ao lado da outra!

De resto use o bom senso! Soh vc sabe quantas calcas jeans vc vai querer/preferir usar, quantas camisetas de algodao vai precisar (vc eh mais no estilo fresco e soh usa as roupas uma vez – pq provavelmente nao eh vc quem lava – ou lava roupa todo dia?), quantas meias, cuecas, calcinhas, etc.

Esse eh um guia bem basico, e tentei colocar fotos de alguns “looks invernais” pra vcs terem uma ideia do frio vs roupa usada, e todo e qualquer complemento vai muito de pessoa pra pessoa!

Quantas bolsas vc quer (ou pode) trazer? Nao vive sem cintos? Eh viciada em aneis e brincos? Nao vive sem salto e vai arriscar uns saltoes?

Isso soh quem pode decidir eh voce mesmo(a), depende do seu estilo, necessidades e espaco na mala!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
86 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
86 comentários
  1. Tati - 15/09/09 - 23h49

    Dri,

    aqui no Brasil costumo comprar alguns casacos na Zara e dão conta do recado!!
    Reparei que você disse para evitar as malhas sintéticas..pq???Meu tio tem alergia, mas nao seria unicamente por isso..rs
    Ah, quando tá muito muito frio voce vai trabalhar como???Porque pode ser até meio ignorante mas que sapato voce usa com a roupa mais social sem morrer de frio???(pq no caminho nao tem calefação…hahaha)E ainda tem isso, de chegar no trabalho e tirar as camadas

    Responder
  2. Tati - 15/09/09 - 23h51

    Queria eu morar nesse frio, melhor do que derreter aqui!!rs
    beijs

    Responder
  3. Bruna - 16/09/09 - 08h55

    Oi Dri,

    Concordo plenamente com o seu post! Porém tem duas coisas eu trouxe do Brasil quando mudei pra Hamburgo e foram e sao muito úteis: uma luva de couro um pouco maior que as que normalmente uso e meias fio 40 e 80. Aqui os termometros batem -8 graus no inverno, entao se vc tiver uma luva pra aquecer a mao e por cima uma luva de couro pra quebrar aquela sensacao gélida ou te protejer da garoa, vc nao vai passar frio!

    Aqui eu quis aumentar o estoque de meias fio 40/80 iguais as do Brasil e acredite, nunca econtrei! E elas sao ótimas pra usar por baixo da calca jeans… É exatamente o que vc falou, chegando no escritório, os aquecedores vao estar ligados, entao se vc tiver uma meia, uma calca social ou jeans e uma blusinha meia manda ou manga curta, vc passa o dia todo numa boa :)

    Responder
  4. Claudia Acourt - 16/09/09 - 08h59

    Ariana,

    Adoro as suas dicas. Faça delas as minhas palavras. Sempre digo a mesma coisa para o pessoal que vem para a Italia mas, nao sei por que raios d’agua, as pessoas acham que nao vao encontrar o que querem aqui. No final, fazem trazem aquela mala enorme e inutil.
    Ah, uma outra coisa que è legal ressaltar, a calça jeans do Brasil congela aqui na Europa. Para esquentar as pernas eu encontrei, nas feirinhas, umas meias de la que sao usadas por pescadores. Foram perfeitas.
    .
    Fazendo coro: que absudo de preços sao aqueles praticados no Brasil? Fiquei besta ao saber que bolsas de plastico estao sendo vendidas por 200 reais, acredita?
    .
    Bjos

    Responder
  5. Adriana - 16/09/09 - 09h15

    OI Tati!
    A Zara no Brasil eh uma otima opcao pra comprar roupas de inverno, jah que o material e a qualidade eh a mesma aqui e ai.
    A unica diferenca eh o preco. A Zara do Brasil eh carissima, enquanto que aqui eh uma loja “comum”. Jah vi vendendo no Brasil um sobretudo por 600 Reais que aqui custou 70 libras! Ou seja, comprar no Brasil sai 3 vezes mais caro!
    E alem disso, as opcoes nunca sao as mesmas, infelizmente.

    Quanto aos sinteticos, a nao ser que sejam sinteticos “technologicos” (tipo Gore-Tex por exemplo, ou os sinteticos especificos para esportes de inverno), ou os sinteticos que vao por “fora” de tudo (por exemplo o casacao de plumas), eles acabam tendo o efeito inverso: te esquentam quando faz calor, e te esfriam quando faz frio.
    O corpo nao respira direito e acumula humidade, oque faz com que aumente a sensacao de frio perto do corpo.
    Por isso nas camadas mais proximas a pela eh muito importante usar roupas de fibra naturais ou sinteticos especificos, que absorvem a humidade do corpo e afastam da pele, te mantendo sempre seca e quentinha!

    Para trabalhar o conceito ainda eh o mesmo!
    A diferenca eh que em vez de usar a bota por baixo da calca jeans, eu uso por baixo da calca social, ou com saia (hj mesmo fiz isso, pois esta meio friozinho e estava chovendo quando sai de casa).
    A bota eh de couro, com um solado de borracha levemente “anabela”, e como a calca social por cima, nem parece que estou de bota, pois soh a aprece a ponta, de couro.

    Normalmente nao sou muito chegada em usar saltos no dia a dia mesmo, acho muito desconfortavel. Mas oque vejo muito por aqui, eh que as mulheres carregam seus saltos na bolsa.
    Ou seja, saem de casa todas “montadas” pro frio, e assim que chegam no escritorio, retiram todas as camadas, ficando apenas com a primeira camada, que geralmente eh uma blusa social/camisa/casaquinho, etc mais arrumadinha (eu faco a mesma coisa), e tiram as botas/tenis/Uggs e colocam seus escarpins pra passar o dia passeando pelos corredores quentinhos do escritorio!

    Responder
  6. Adriana - 16/09/09 - 09h21

    OI Bruna!
    Vc jah procurou meias na H&M?
    Por incrivel que pareca lah foi a unica loja que consegui achar meia calca de fio grosso 40/70 fios por aqui por um preco rasoavel.
    Sempre compro por lah, e acho todas otmas! Tem ateh umas opcoes de meia calca de la grossa mesmo – eu pessoalmente nao gosto pq me pinicam demais, mas sempre vejo as meninas daqui usando muito no inverno com saias e tal.
    Outra loja por aqui que vende meias super grossas eh a M&S (Marks & Spencer) que nao sei se tem ai em Hamburgo… mas as meias na M&S costumam ser mais caras, entao como meia calca eh uma coisa meio descartavel no inverno, prefiro as baratinhas da H&M.

    Responder
  7. PatriciaUk - 16/09/09 - 09h37

    Gostei do post – como eu ando muito, um outro item esenssial para mim, eh o casaco a prova da agua!!! rsrsrs No Brasil nao da para comprar nada, nem roupa de crianca!! Sabe que uma calca jeans da diesel la custa R$1.000??

    Responder
  8. Quezia - 16/09/09 - 10h26

    Adriana – bem legal o post, me lembrou de mudar o guarda-roupa, roupas de verao (pero no mucho) para cima do armario e as de inverno para baixo.

    Ate que enfim alguem falou da qualidade da TopShop, parece roupa descartavel!!!

    Quando cheguei aqui em Londres, um truque bem legal que meu marido me ensinou e tirar o casaco toda vez que entrar em algum lugar, mesmo quando voce quer ficar um pouco mais de casaco porque esta taaaooo quentinho. Se nao tirar o casaco, quando voltar para a rua a temperatura vai parecer 10 vezes mais baixa!

    Estou procurando uma bota de cano alto, sem salto e de couro para ser minha melhor amiga neste inverno, se alguem tiver alguma dica me avisa.

    Quezia

    Responder
  9. Adriana - 16/09/09 - 10h31

    OI Quezia,
    Eu faco a mesma coisa! As vezes eh uma tortura, pois o corpo peeeede pra ficar mais quentinho, mas o efeito depois eh bem pior! Alem disso, se por acaso vc comecar a suar, jah era! O frio depois vai ser mil vezes pior!

    Pois eh menina, ODEIO a Top Shop!! Nao acreditei quando li que a Daslu em Sao Paulo esta vendendo roupas da TopShop, e os precos sao RI-DI-CU-LOS!!! Tipo 800 rais por uma saia que aqui custa 50 libras (que concenhamos, 50 libras numa sia da TS eh um absurdo de caro, consideranto a qualidade das pecas e dos tecidos…).

    Tambem estou a caca de uma bota nova! Quero uma bota que seja meio estilo “montaria”…
    Acho que a Aldo eh uma otima opcao custo-beneficio, a LK Bennet ou o Kurt Geiger sao otimas marcas, mas um pouco mais caras…

    Responder
  10. Tatiana - 16/09/09 - 11h02

    Oo Dri.
    Sempre fui mega fã da Zara aqui no Brasil e acho que nunca venho trabalhar sem uma peça deles… Acho que tem coisas mais caras sim, mas ainda tem coisas super em conta.
    Só que de uns tempos p/ cá reparei que a qualidade caiu bastante… Blusinhas de linha/lãzinha p/ trabalhar não estão durando nada! Lavo umas 2, 3 vezes e já fica com cara de velha e olha que peço sempre para lavarem à mão…
    Você tem percebido isso aí também?
    Mas nem é só na Zara, viu? Acho que aqui a qualidade caiu mesmo em todas as lojas. É um tal de comprar roupa e encolher, esgarçar, perder o colorido…

    Responder
  11. Juci - 16/09/09 - 14h20

    Dri parabens pelo empenho do post. Menina isso eh que eh blogueira dedicada aos seu leitores! Uhlala!
    Bjsss

    Responder
  12. Lucia - 16/09/09 - 14h30

    Ai, nem me fala que o frio ja esta chegando novamente… Eu me visto assim tb pra sair, mas como voce mesma disse, por aqui, se nao for precisar ficar na rua o dia todo, pode se usar algo mais ou menos mais leve.

    Esse ultimo inverno foi brutal e nao tivemos verao esse ano. Estou temendo o inverno que vai chegar daqui a pouco. Como queria hibernar durante esse tempo e trabalhar de casa! rs

    bjos

    Responder
  13. Tanylle - 16/09/09 - 15h44

    Oi Dri,

    Tenho que concordar discordando de vc!! risos
    Quando morei em Dublin, fazia isso de vestir em camadas como vc faz. Nossa que lugar com um vento frio, lembro que o vento fazia eu parar de andar, ou fazer eu fazer muita força pra continuar andando…quando visitei Londres, antes ate de morar em Dublin, lembrava exatamente disso, um vento que doia a alma!!!

    Quando cheguei aqui em Montreal, morria de medo do frio…se ja passava frio na Europa com 0 e -3 imagina a -30 graus. Meu grande trunfo foi comprar um casaco longo( um pouco abaixo do joelho) de penas de ganso que foi minha salvaçao. Colocava uma camada, tipo uma blusa fina de manga comprida e o casaco e saia a -20 numa boa!! Na verdade me deslocava na rua..nao ficava horas a fio exposta, mais qnd fazia isso, colocava uma blusa de la por cima e so usava luva qnd realmente sabia que iria precisar colocar as maos pra fora do bolso do casaco!!! E nao custou caro nao, foram 180 dolares canadense!!

    Entao, acho que o casaco pode fazer toda difença…mais tenho que considerar tb o vento que faz por ai!!

    Adorei o post, e seus looks sao uma inspiracao pra essa baiana aqui aprendendo a se vestir no frio!

    Bjos

    Responder
  14. Beta - 16/09/09 - 18h46

    Oi Adriana,
    queria sua ajuda, no fim do ano (dezembro) vou para Barcelona de férias, por ser uma cidade “baixa” muita gente já me disse que é muito frio e outras pessoas me dizem que é “o frio do inverno de SP” – sendo que eu moro no Rio. Confuso né? Eu ia deixar essa pergunta para daqui há alguns meses… mas já que o tema do post é esse.. me ajuda? Vi no climatempo que a temperatura média é de 10 a 13 graus C. Mas ainda assim fico sem saber se é necessário levar sobretudo, luvas, lã… roupa de frio MESMO. O que vc acha? Bjs obrigada!

    Responder
  15. Maariah - 16/09/09 - 21h02

    Gostei de ler, como a Juci comentou “isso é que é dedicação” aos leitores. E nós gostamos, claro.

    Estás a vir para Portugal, não é? Bom passeio.

    Responder
  16. perdidinha... - 16/09/09 - 21h25

    oi adriana!
    venho constantemente visitar seu blog!
    além de gostar muito da forma como vc escreve e das dicas que vc dá, adoro a cidade que vc mora!rs…
    muito boas as dicas sobre inverno, gostei muito…
    mas vc pode me responder uma coisa?
    pretendo passar o mês de outubro do ano que vem aí… outubro normalmente faz muito frio por essas bandas???
    beijocasssssssssssssss e aguardo sua resposta.

    Responder
  17. Rebeca - 17/09/09 - 04h02

    Ahhhhhhhhhhh winter is coming :-/

    ja ta na hora de tirar os casacos do storage…ugh

    mais pois eh esse post e verdade pura.
    quando vou ao braza, acho super funny as pessoas morrreenndddoo de frio no inverno do rio, e eu de boa, achanu o maior calor! kkkk

    o inverno de New Jersey nao deve ser tao frio como o de londres, simplismente pq esse clima “chuvoso” sempre abaixa a temperatura, neh? mais o big problem aqui e o vento. OHhhh coisa chata e o vento de NJ…e quando venta, parece que a temperatura e bem mais baixa….

    bem, that was my complain about the upcoming weather lol…..looks like your gearing up for london winter, and here i am gearing up for NJ winter….I miss my tropical country lolllllll

    Responder
  18. Adriana - 17/09/09 - 08h46

    OI Tanylle,
    POis eh, concordo com vc tambem!
    Eh impressionante como ha frios E frios…
    O maior problema do frio aqui em Londres eh a humidade, e o chuvisco constante, que contribui ainda mais pra aumentar o desconforto da situacao…
    Eu moro pertinho do Tamisa, e a ventania chega a “uivar” nas janelas! Um horror! E ai tem que se proteger super bem sim, porque mesmo que a temperatura nao seja tao extrema (como ai em Montreal!) basta um ventinho entrar pelo pescoco que jah era! Congela ate a alma!

    Responder
  19. Adriana - 17/09/09 - 08h52

    OI Beta,
    Pessoalmente eu nunca morei em barcelona, e tanpouco fui a cdade durante o inverno, entao nao posso fazer afirmacoes…
    Mas pelo que me lembro das “comparacoes” entre Madrid/Barcelona eh que BCN, por estar na beira do mar, venta bem mais e eh mais humida em comparacao com Madrid.
    Eu imagino que Barcelona seja mais ou menos como Londres, porem com sol!
    Nao esqueca que Barcelona esta pertinho dos Pirineus, e esta bem no norte do pais, entao eh mais fria que outras cidades.

    Madrid eh uma cidade de altitude, oque faz com que seja MUITO frio no inverno, mas ao memso tempo eh super seca, oque torna o frio mais “confortavel”…

    Mas mesmo assim se prepara pro frio, pois mesmo nos dias de tempo bom e “menos” frio, ainda acho que BCN faz bem mais frio que no Rio/SP.

    Alem disso, dezembro costuma ser o mes auge do frio, e como vc vai estar chegando diretamente do auge do verao carioca, o choque termico serah enorme e vc vai sentir bem mais frio do que se estivesse morando lah, e dando alguns meses pro seu corpo se “acostumar” com a temperatura caindo.

    Responder
  20. Adriana - 17/09/09 - 08h57

    Perdidinha…
    Outubro nao costuma ser um mes de muito frio nao, com temperaturas na casa dos 15 graus.
    Mas em se tratando de Londres, nunca se sabe!
    UM dia pode estar 15 graus, no dia seguinte 5 graus!

    Nao eh necessario usar super casacoes nem sobretudos, mas em compensacao eh um mes que chove praticamente todo dia o dia todo, pois eh bem no auge do inverno que por aqui eh sempre, SEMPRE cinzento e feio… alem disso, eh tambem o primeiro mez em que comeca a escurecer mesmo muito cedo, e a cidade fica toda meio bandonada e escura.

    Eu acho que sou meio estranha e adoro esse clima de “inverno escuro” de Londres, mas ao mesmo tempo eh super frustrante…

    Responder
  21. marcelao - 17/09/09 - 13h24

    comprar roupa no brasil eh furada, aqui eh tudo mais baratinho. tem a primark com suas roupas descartaveis mas q servem por um tempinho.
    madrid era foda no inverno e acho q aqui vai ser pior ainda.
    dx pra comprar roupas aqui, conselho meu…
    abs
    tempo aqui eh doido, sempre rola uma chuva fininha….
    um dia ta frio, o outro ta calor, coisa doida….

    Responder
  22. Luana - 17/09/09 - 13h40

    Oi Dri.
    Adoro seu Blog, fiquei viciada nele à uns dois meses quando decidi me mudar da frança para a Inglaterra.

    Bom adorei esse post e queria acrescentar umas coisinhas baseada na minha realidade:

    Quando eu vim morar aqui cheguei no final de agosto achando que ainda iria aproveitar o finalzinho do verao frances, e por ignorancia e falta de experiencia, trouxe roupixas do verao brasileiro!!kkkkk , roupas essas q nunca usei!! nem no recente e passageiro verao que fez este ano.

    Entao se eu tivesse q refazer minhas malas neste momento, nao traria nenhuma roupa de calor, nada,nadinha!!

    Em contra partida traria muitas calcinhas, pois acho aq calcinhas europeias horrorosasss!!!

    Traria uns 3 alicates de cuticula( Mundial)gente eu nao encontrei amolador aqui… e até q vc volte para o Brasil para amola-los vc precisa de um estoque basico e muitos remedios!!

    Pq aqui olha essa historia de auto medicaçao nao existe! Aqui na Inglaterra nao sei o q eles dao para a dor, mais na frança eles so te receitam doliprana, que pra mim nao faz diferença!!!

    Entao so para constar tirando sutias de todas as formas e estilos que vc so encontra no Brasil!!

    Todo o resto tem aqui!Nao vale a pena comprar no Brasil e carregar mala pesada.

    bjkas

    Responder
  23. Bruna - 17/09/09 - 15h00

    Oi Adriana,

    Brigadao pela dica! Eu sou tao desligada (e tao sem nocao) que eu já comprei algumas pecas de lingerie na H&M e nunca parei pra prestar a atencao nas meias!! Sempre fui atrás nas lojas de departamento como a Karstadt e a Kaufhof (nao sei se vc conhece, mas sao mais ou menos como a M&S daí) e as meias de la grossa tb me pinicam muito.

    Agora mudando de alho pra bugalho: eu pedi autorizacao na comunidade do orkut pq achei que o SAL tinha acabado por aqui… Eu tenho duas dúvidas, entao vou perguntar por aqui mesmo, ok?

    Abusando da blogueira 1)
    Quao absolutamente horrivel é o transporte pra Stansed? Na minha “vasta” experiência Londrina eu desci em Gatwick 3 vezes, e achei o transporte pra Londres bem tranquilo. Mas surprise surprise! German Wings agora voa pra Stansed :(
    O meu medo nao é na sexta a noite qdo eu chego (to pensando em comprar passagem pela net do easy bus até Baker street) mas na madrugada de domingo pra segunda, qdo eu vou embora. Entao, repensando na sua experiência, vc acha que vale a pena eu sair de Londres no domingo a noite e dormir num hotel nos arredores do aeroporto?

    Abusando da blogueira 2)
    é a primeira vez do meu namorado aí, vc conhece algum restaurante romantico sem ser chichifufuzinho que a gente possa comemorar o niver de namoro? Algo descolado porém bonitinho? Um bar talvez?

    Danke schön :)

    Responder
  24. Bia - 17/09/09 - 17h09

    Oi Dri!

    Quando sai do Brasil a primeira vez que não fosse para a Disney no verão americano, foi quando fui pra Nova Zelandia. Lá não é nem tão frio, na ilha norte, nem nevava, mas passei o maior frio da minha vida, pq vinha de Salvador-BA, onde não existe nenhum um pingo de interno! Depois dessa experiência, prometi a mim mesma que nunca mais ia passar frio na vida, e ia aprender a me preparar e viver bem com o inverno. Hoje moro na Suiça, e lido super tranquilo com o frio, e poderia até dizer que gosto do inverno, reclamo, mas gosto do friozinho!

    bjs

    Responder
  25. Fê viaggio mondo - 17/09/09 - 18h51

    Uau Dry, quanta elegância!!

    Adorei seu estilo inverno!! Quando eu crescer, quero ser chique assim também! rs

    Nossa, será que vou congelar no Báltico no início de outubro?? As temperaturas vão estar entre 5 e 15 graus, mas o meu medo é o vento…. fica aquela sensação térmica mais baixa ainda! Tô levando um sobretudo de couro, que não é muito comprido nem muito quente, mas por baixo dele vou fazer as camadas todas!

    Depois te conto se minha estratégia teve sucesso como a sua! ;)

    Bjos!

    Responder
  26. Adriana - 18/09/09 - 09h31

    Bruna:

    Suas perguntas vao virar post! Aguarde!
    Mas soh pra esclarecer… oque exatamente eh “chichifufuzinho”??? hahahahahahaha

    Responder
  27. Adriana - 18/09/09 - 09h34

    Oi Fe!
    Pois eh… acho que vc vai congelar sim… hehehhe
    Quando fui agora em Agosto as temperaturas medias durante o dia (no sol) estavam na casa dos 15 graus, e vesti: regata de algodao, gola role de la/algodao mix, cachecol e jaqueta de couro.
    Quando batia um vento era um horror!
    Apesar de 10/15 graus sao ser taaaao frio assim, como as cidades ficam todas na beira do Baltico, venta muito e eh muito humido, entao eh aquele frio impiedoso que entre nos ossos! hahahaha

    Responder
  28. perdidinha... - 20/09/09 - 15h25

    Obrigada pelas dicas Adriana!!!
    estão devidamente anotadas… e pelo visto vou sentir frio, sim!!!!rs…
    beijocassssssssssssssss.

    Responder
  29. Ilka - 23/09/09 - 20h39

    Adriana,

    Amei suas dicas, até o momento não havia encontrado nada tão esclarecedor.

    Viajo para Bruxelas em janeiro e devo ficar até abril, estava totalmente perdida em relação a roupas e sapatos e seu post ajudou muito.

    Obrigada

    Responder
  30. Paty - 29/09/09 - 11h55

    Dri,

    Parabéns pelo site!!! Ele é tudo de bom… Ajuda demais a gente, “marinheiros de primeira viagem” hahahahaha….

    Tenhu uma pergunta, vou dia 01/01 de Paris para Chamonix… Onde compro roupa adequada pra uma estação de ski???

    Obrigada!! Bjim!

    Responder
  31. Silezia - 13/10/09 - 03h59

    Oi Dri
    Estive lendo as suas dicas e por sinal muito boas. Estou indo a Londres e Paris no final de novembro e ficarei por ai ate 10 de dezembro, nesse periodo, como e o frio? Ja ta inverno mesmo ja frio frio? Estarei comecando a fazer as malas e gostaria de levar o agasalho certinho, eu crio que nao precisarei comprar ai nao porque moro em Nova York e o frio aqui nao e tao diferente dai nao, o que nao sei e quando o frio ai comeca pra valer. Outra coisa, dai estarei indo a Paris, sera que la seria o mesmo clima, posso usar o mesmo tipo de roupa?
    Obrigada e grande abraco.

    Responder
  32. Valéria - 20/10/09 - 18h59

    Caraca! Adorei seu blog e finalmente, quase nos 46 minutos da prorrogação rsrs, encontrei um site com dicas de verdade e ainda fotos de vestimentas. Adorei mesmo. Ainda estou lendo os comentários, pois tbm são importantes. Estou indo para Londres dia 3 de dezembro e fico até 16 de janeiro, então frio neh? Sei que minhas primeiras horas por aí serão inesquecíveis hehehe, mas já vi que de nada adianta eu comprar roupa aqui e nem sapato. Ainda mas pra mim que moro próximo a linha do equador, moro em Manaus, e não sei o que é frio. Vou sofrer :(
    Bom.. valeu mesmo, já está nos meus favoritos. :)

    Responder
  33. Raquel - 23/10/09 - 21h46

    Oi Adri!
    Acompanho seu site desde a época do seu casamento, mas nunca tinha comentado.
    Esse post foi perfeito para mim. Estou indo pra Europa em Dezembro.
    Parabéns pelo blog!

    Bjos!

    Responder
  34. Roberta Murta - 28/10/09 - 16h16

    Olá!
    Parabéns pelo blog.
    Estive em Paris no ano passado em novembro pela primeira vez. Agora estou voltando em dezembro, para férias de 20 dias e como sei que o frio é pesado, ando pesquisando dicas ….. H&M e Zara em Paris concordo plenamente… preços ótimos e qualidade muito boa… queria saber sobre botas????? onde encontro em Paris com bons preços????

    Mais uma vez. Parabéns! O blog é fantastatic!!!

    Responder
  35. Marina - 08/11/09 - 11h20

    Dri,
    Marina de novo hahaha
    Nao sei se vc le comentario de posts antigos, mas ontem minha mae desesperadamente me perguntou e queria saber em de-ta-lhes o que ela tinha que trazer. E dei como resposta esse post, muito mais util e experiente do que eu!

    Responder
  36. Oi Dri,

    To indo passar reveillon em Paris e depois vou dar uma esticadinha pela Alemanha e Holanda. Suas dicas foram preciosas! #adorei

    Beijos!
    .-= Nathalia T. | Coisas que Amamos´s last blog ..Tá na cabeça! =-.

    Responder
  37. Maria - 04/10/10 - 22h51

    Oi, Dri. Adorei as dicas, mas tô com uma dúvida cruel: dá pra se virar só com o trench coat de lã? Em janeiro vou passar 28 dias na Europa, Londres-Paris-Madrid-Lisboa, só que viajando de low cost (mas comprei o direito a 20kg despachados), então já viu: mala bem básica mesmo. Será que vou morrer de frio? Obrigadão!

    Responder
    • Adriana - 05/10/10 - 08h46

      Melhor nao, e isso depende de onde vc vai na Europa. O Continente eh enorme e as temperaturas varias demais! As temperaturas em Janeiro de Londres e Lisboa nem se compraram… em Lisboa um trench de la vai ser mais que suficiente, ja em Londres nao…
      Mas se seu trench for bom, de la bem gross, e forro termico, e vc usar muitas camdas por baixo, vc nao tera muito problemas…. (janeiro eh sem duvidas o mes mais frio na Europa).

      Responder
  38. Maria - 05/10/10 - 19h43

    Valeu, Dri. Então vou comprar um trench aí em Londres mesmo!

    Responder
  39. Andrisa - 24/11/10 - 18h09

    Eu queria saber sobre botas e sapatos… Você já postou alguma coisa sobre esse assunto? Que indicações você tem? Quais marcas? Compro aqui em Curitiba ou compro em Londres. Chego dia 31 de dezembro a tarde.

    Muito obrigada mesmo

    Andrisa Arruda

    Responder
  40. Juliana - 05/12/10 - 20h17

    Oi Adriana,

    Eu estou morando aqui na Inglaterra com meu marido desde setembro, quando viemos fazer mestrado. Agora com a chegada do frio estou totalmente sem saber o que compro para me proteger… qual tipo de casaco é mais indicado e onde consigo um casaco bem bom. minha idéia é comprar um único casaco curinga, já que voltaremos para o Brasil no próximo ano… O que voce sugere? Em que loja devo procurar? Além disso, não entendi bem quando você fala de casaco de lã com forro… que forro? O forro fininho normal que vem? Ou um forro especial? Casaco de lã é a minha preferência.
    A propósito, suas dicas sempre me ajudam muito! Obrigada! :)

    Responder
    • Adriana - 05/12/10 - 22h40

      Oi Juliana,
      Casaco de la é o sobretudo normal, mas é sempre bom conferir se eles são feitos de la mesmo (pelo menos 60% Wool, a grande maioria é composto basicamente de polyester, que não esquenta nada), e quanto ao forro eu sempre prefiro os que tem forro grosso, e não só aquele cetin fininho por dentro – a zara tem uns otimos, de 60-80% de la e com forro duplo (cetin for fora e uma flanela por dentro).
      Minha loja preferido é mesmo a Zara, todos os casacos de frio que já tive são de lá, os preços são bons (casacos do mesmo nivel em outras lojas custariam no minimo o dobro), duram bastante, e sao bem curingas.
      Compra um bom casaco preto e pronto! Vai ser curingão o inverno todo e se estende ate a primavera (já que faz frio até lá pra junho).

      Responder
  41. Como se vestir no inverno II - 11/12/10 - 13h58

    […] de inverno e as perguntas sobre oque vestir numa viagem a Europa comecam a aparecer por aqui. E nao eh a primeira vez que escrevo dando dicas de cómo se vestir adequadamente para o inverno Europeu, mas sempre ficam as […]

    Responder
  42. Lilian - 23/12/10 - 03h59

    Oi! Amei suas dicas! Procurei em bastante sites, mas só vc foi detalhista ao extremo! Estou indo pra Londres terça 28/12/2010!
    Q venha o Friu!

    Responder
  43. Ana Claudia - 01/01/11 - 18h29

    Olá, adorei as dicas. Em fevereiro 2011, vou a um casamento aí. Estou com muitas duvidas. O que vestir? Nosso amigo brasileiro vai casar com alema e eles moram (trbalham aí).O casamento será num castelo naquele esquema dia todo.Serei madrinha. Vc pode me ajudar? Obrigado.

    Responder
  44. Camila - 04/01/11 - 17h05

    Adriana, estou há dias procurando dicas de roupas e casacos e tudo relacionado ao inverno londrino.
    Vou ficar 5 meses em Londres, estudando na Regent’s school, uma universidade que fica dentro do Regent’s Park, chego dia 04 de Fevereiro.

    Me dá uma dica, please, pq o seu estilo é bem parecido com o meu e eu não sou extremamente fresca mas sou vaidosa como você…
    O pessoal aí usa aquelas capas cumpridas, tipo até a canela, igual a essa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164066891-jaqueta-casaco-trench-coat-burberry-com-cinto-maravilhoso-_JM ????
    Minha mae tem uma mae não sei se vale a pena levar pelo tamanho ou se levo as mais curtas que eu tenho…

    A mulherada usa?? É chique ou é cafona?? Vc acha exagero??

    Gostaria de saber se no meu lugar quantos sobretudos você levaria (casaco comprido de lã até o meio da coxa)… considerando que eu leve a capa… pois tenho um preto e um beje, e acho que juntando nas camadas ficariam quentinhos.. mas também não quero levar peso extra e nem deixar de comprar nada que eu acabe gostando por lá…

    E bota? Vc acha que uma só tipo a sua preta de couro, estilo montaria é o suficiente? Levo uma de salto (até que bem confortável) caso eu queira sair a noite??

    Como a mulherada se veste dentro dos pubs?? Muito chiques?? Roupas meio verãozinho?? (dizem q dentro desses ambientes fica mto mto quente)… gostaria de saber essas coissinhas para não errar feio na mala que vou levar…

    Muito obrigada desde já pela atenção que você teve ao escrever este post e ao responder cada um dos seus leitores.

    Beijos!!!!

    Responder
    • Adriana - 04/01/11 - 18h06

      OI Camila,

      Nao consegui abrir o link que voce mandou, mas ja adianto que trazer um trench coat (capa) para usar em Fevereiro eh um desperdicio de espaco na mala, pois esses casacos nao esquentam nada. Eu tambem tenho um, mas que uso exclusivamente entre Abril/Junho e Setembro/Novembro. Mas geralmente faz bastante frio ate meados de Junho, entao soh dah pra encarar Trench coat no finalzinho do verao.
      Se fosse vc eu concentraria nas roupas de frio mesmo. 1 sobretudo de la (com forro!!) preto eh curinga e vc nao vai precisar d emais nada. O mesmo vale pra bota de couro – basta uma boa bota de couro preta, com um bom solado de borracha e vc nao precisa de mais nada.

      Pra sair pa pubs eh esculhambacao total! Pub eh que nem boteco, entao vc pode sair da sala de aula (jeans, camiseta, tenis/bota) e ir direto pro pub.
      As mulherada em Londres eh bem perua, mas elas deixam os visus “plumas e paetes” para festancas (tipo nessa epoca agora de fim de ano) ou para night clubs mais animados. NO dia a dia, no pub nosso de cada dia, eh a roupa do trabalho ou da aula mesmo.
      Nao se desespere por causa disso!
      E se por acaso vc chegar aqui e achar que fez a mala toda errada, oque nao faltam sao lojas bem legais (pra todos os bolsos) com opcoes pra todos os gostos!

      Responder
  45. Clara - 02/06/11 - 18h50

    Oi Adriana,
    Adorei o post e achei muito esclarecedor,de fato as roupas de frio aqui do Brasil não esquentão mesmo.
    Gostaria de esclarecer só uma coisa,eu estou indo para ny em janeiro, e queria saber se essas meias calças de lã e fio 80/70/150 esquentão.
    Beijos!

    Responder
    • Adriana - 03/06/11 - 09h28

      NO frio de NY em Janeiro essas meias e nada sao a mesma coisa.
      A unica coisa que esquenta mesmo sao calcas de tecido grosso (jeans ou veludo e tals) com meia de la por baixo.
      Se voce fizer questao de usar saia, entao uma meia de fio 80 ajuda, mas voce vai passar muito frio mesmo assim.

      Responder
  46. Larissa - 10/06/11 - 01h56

    Oi! Maravilhoso seu blog, adorei!!!
    Vou passar 5 semana em Londres em janeiro a partir do dia 6, moro em uma cidade super quente e já estou preocupada com o frio…
    Vc diz pra nao comprar nda por aqui, mas tava pensando se voce poderia me dar umas dicas praticas pra aguentar uma semana de frio londrino até consegui comprar roupas por lá senao vou morrer já na primeira semana !! Rsss

    obrigadaa!!
    bjos!!

    Responder
    • Adriana - 10/06/11 - 10h20

      Muitas camadas de roupa uma por cima da outra!
      Mas Janeiro eh sem duvidas o mes mais frio do ano, e vc nao vai aguentar 1 semana inteira sem roupas apropriadas pro frio que faz aqui. Meu conselho eh que vc se programe pra comprar roupas e sapatos de frio logo no dia (ou dia seguinte) que chegar, porque realmente voce nao vai conseguir fazer nada fora de casa em Janeiro…

      Responder
      • Larissa - 05/07/11 - 02h42

        Anotado!!!
        e lojas indicadas marcadas no mapa!!! Rsrs

        obrigada!!
        seu blog é uma delícia de ler!!
        Abraço!

        Responder
  47. Juliana - 20/08/11 - 01h16

    Oi!
    Parabéns pelo blog! Vou para Manchester em dezembro e ficarei até janeiro para estudar. Nesse meio tempo farei um mochilão, mas ainda não montei meu roteiro. Estava cheia de dúvidas, mas você me esclareceu a maioria! Restaram, então, as seguintes: 1)Tenho uma bota de montaria preta de couro com solado de couro, levo? 2)E tênis, que tipo se usa? Levo daqui ou compro aí? Afinal, preciso levar ao menos 1 calçado e o tênis é bem interessante para a viagem, né?
    Obrigada!
    Beijo!

    Responder
    • Adriana Miller - 21/08/11 - 08h08

      Em Manchester chove bastante, principalmente nessa epoca do ano, ainda mais com frio (= muito gelo no chão), então sua bota com sola de coura vai ficar sempre molhada por dentro, e corre o risco de voce cair/escorregar no gelo.
      A melhor opção pra frio/chuva é sempre usar botas com solado de borracha e material ipermeavel.
      E quanto a tenis, só traga o seu se você pretende ir a academia ou correr no parque…
      O tenis até pode parecer uma opção confortavel, mas não esquenta seu pé no frio (já que eles são feitos pra esporte, pra deixar o pé “respirar”) alé se quase sempre serem feitos de material sintetico não ipermeavel, ou seja, na primeira chuvinha você vai ficar com os pé encharcados e congelados.
      Deixe o tenis e a bota de montaria em casa… A não ser que você queria andar a cavalo ou correr na esteira :-)

      NO inverno no norte da Inglaterra você vai precisar de um bom sapato/bota de inverno (que não tem nada a ver com o preço) feito com os materiais certos.

      Responder
  48. Adriana F. - 08/09/11 - 16h43

    Olá, Dri :)

    Descobri o seu blog há algum tempo quando andava a pesquisar sobre Londres, visto que pretendo ir lá em Março de 2011, mesmo no finalzinho do mês, mas não sei o que esperar…
    Vivo em Portugal, sou friorenta e por essas alturas cá ainda o tempo dá uma resfriada :/
    Gostaria de saber como está o tempo por esses lados nessa altura do ano, por favor :)

    E gostaria de perguntar de que marca são e onde comprou as botas que usa na 5ª e 6º foto, pois achei-as liiiindas!
    Aguardo uma resposta!

    Beijos no coração :)

    Responder
    • Adriana Miller - 09/09/11 - 12h21

      Essa bota é da Timberland, mas aqui em LOndres (principalmente em Março) não faz frio pra isso tudo nao. NUnca as usei em LOndres…
      São botas para super frio e neve, e em Março deve fazer no minimo uns 5 a 10 graus (positivos) de frio, e uma boa bota de couro com solado de borracha já é mais que suficiente.

      Responder
  49. Gabi N. - 09/09/11 - 14h54

    Oi Dri! Vou praí em Dezembro e queria comprar uma bota preta com solado de borracha, achei aquela tua Broome da UGG perfeita, mas pelo que andei pesquisando, saiu de linha :(

    Tens alguma marca/loja pra indicar? Ou algum outro modelo parecido que você estivesse de olho antes de comprar a Broome?

    Obrigada desde já!

    Responder
    • Adriana Miller - 13/09/11 - 10h52

      Serio?! Que pena! A Broome eh OTIMA!

      Oque nao faltam aqui em LOndres sao boas marcas de botas, variando da Zara (tenho botas de la que sao otimas e duram bastante) a Kurt Geiger, LK Bennett, Aldo, Clark… E claro, ainda que nao tenha mais o modelo Broome, a UGG com certeza tera outros modelos bonitos e confortaveis.
      Pro inverno as botas UGG sao a melhor coisa de existe!

      Responder
  50. Gabi N. - 13/09/11 - 15h22

    Muito obrigada, Dri! :)
    Melhor já ir com uns nomes e talvez até modelos em mente pra não ficar perdida entre tantas opções (e também não perder muito tempo das férias com compras né, haha)

    Responder
  51. […] nao sabem exatamente como se vestir. Ou pior, sabem com se vestir (que eu ja dei umas dicas aqui e aqui) mas se deram conta que as roupas made in Brasil nao vao dar conta do […]

    Responder
  52. laís andrade - 20/11/11 - 11h13

    muito boas as dicas vão me ajudar muito!!!

    Responder
  53. Fladja - 09/01/12 - 04h10

    Estou indo dia 23 a Londres, ficarei somente um mês. Mas, tenho que comprar pelo menos uma roupa de frio aqui pra nao congelar ao descer do avião, onde compro_#carodemaisaqui
    Moro em Natal…bjs

    Responder
  54. Fladja - 09/01/12 - 04h15

    Amei este espaço, era o que estava procurando. E que tipo de bolsa levar? Ou deixo pra comprar quando chegar?

    Responder
    • Adriana Miller - 16/01/12 - 10h11

      Qualquer bolsa que seja mais confortavel pra voce carregar suas cosias durante o dia todo.

      Responder
  55. Carolina - 17/03/12 - 03h33

    Olá,
    Estou adorabdo ler o seu blog! Vou passar 10 dias em Londres no final de maio, depois Paris. Achei que já ia estar quentinho, tô começando a ficar com medo. Sou carioca, sinto frio até em dia chuvoso no verão! Eu não tenho absolutamente nenhuma roupa de inverno, casaco, nada. Vou com meus filhos, de 2 e 5 anos.
    As perguntas são: dá pra deixar pra comprar tudo aí? Oque devo comprar aqui? Gordo também é feliz em londres? Acha roupa? Pq no Brasil…que tristeza. E criança? Onde compro roupas pra elas por aí? Dei uma olhada no site da Zara, não achei casacos grossos…
    Muito obrigada pelo socorro!

    Responder
  56. luz do sol - 11/04/12 - 01h06

    Olá Adriana, percebi que vc é craque em dicas de comose vestir no inverno. Estou indo para Auckland em junho e to totlmente perdida sem saber o que vestir: levo casacos?, compro lá??, que tipo de bota? O que usar a noite?? Tem calefação no interior dos locais??
    obrigada e aguardo

    Responder
    • Adriana Miller - 11/04/12 - 04h51

      Sim para todas as respostas!
      E tem outros dois posts sobre roupas de frio tambem! :-)

      Responder
  57. ana maria nascimento - 22/04/12 - 20h34

    Adorei as dicas,achei-as práticas e objetivas. obrigada.

    Responder
  58. - 17/07/12 - 03h30

    Como leitora assídua do blog, não pude deixar de comentar que li esse post num blog http://www.viagemeviagens.com/2012/suica-como-se-vestir-no-inverno/
    e achei uma cópia descarada do seu post. Pode ser só impressão, mas as expressões utilizadas por ela e a inversão fajuta das suas frases me fazem crer que ela se inspirou e muito no seu post antes de escrever. Odeio intrigas (hehehehe) mas acho feio alguém que utiliza o “ponto de vista” de outra pessoa e o adota como seu sem referenciar o autor.Enfim, seu blog é maravilhoso é muito inspirador!
    =)

    Responder
  59. Marcel - 07/09/12 - 05h24

    Que liiiiiiinnnnnnnnddddddaaaaaaaa vc eh! Parabens

    Responder
  60. Isabela - 26/09/12 - 20h22

    Oi Dri, tudo bem?
    Estou morando em Madrid e ficarei aqui até final de janeiro. Essa semana o tempo já começou a esfriar e as chuvas chegaram! Por isso comecei a pensar nas coisas que tenho que comprar! Lendo esse artigo, permaneci com duas dúvidas.
    A primeira é em relação as botas. Tenho pouco espaço na mala quando voltar e não quero colocar dinheiro em uma peça que não usarei no Brasil. Entretanto não quero passar frio de jeito nenhum. As botas de neve (UGGS) foram as primeiras que risquei da lista, mas tenho duvida se devo comprar uma galocha ou bota normal(bonita que posso usar no Brasil). Gostaria também de saber se você sabe alguma loja em que posso comprar a um bom custo benefício!
    A segunda dúvida está mais para uma dica! Tenho casacos de inverno que comprei em outras temporadas aqui na Europa, então tenho com o que me agasalhar. Porém quero aproveitar que estou aqui para comprar alguns articulos que podem ser usados no verão brasileiro como jaquetas de couro! Estive em várias lojas, Bershka, stradivarius, H&M, Pull and Bear… Todas oferecem diferentes modelos, em geral bonitos, e com alguma discrepancia de preços. A H&M eu sei que não é de boa qualidade e quero comprar jaquetas boas, quem durem um pouco mais tempo! Você tem alguma indicação de loja?
    Beijos e muito obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 27/09/12 - 15h30

      Oi Isabela,

      Da uma olhada no post que fiz sobre compras de roupas de inverno em LOndres – as lojas são basicamnete as mesmas na Europa toda, e você poderá aplicar todas as dicas em Madrid tambem! :-)

      Responder
  61. nagila - 06/10/12 - 02h08

    Olá Adriana, estou indo para Inglaterra e gosto muito de secador. Moro em Belém e aqui a voltagem é 110. Qual o seu conselho…Eu comprou um adaptador? e Onde ? ou compro um secador aí.
    Desde já obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 06/10/12 - 06h46

      Compre um secador bi-volt, próprio pra viagem.
      A voltagem na Europa é 220, portando destruiria seu secador em segundos.

      Responder
  62. nagila - 06/10/12 - 12h59

    Muito Obrigada..Seu blog é interessante…De tão Longe (Belém-Pará) tive informações preciosas..Viva o google!

    Responder
  63. Nagila - 18/10/12 - 21h35

    Adriana já estou na InglAterra e irei para EScocia no final de semana. Vi que lá fará muito frio para mim. Onde posso comprar um casaco bom forrado com pena de ganso. Os da primark são verdadeiros? E os da zara? Desde já muito obrigada

    Responder
  64. Eloá - 24/04/13 - 18h34

    oi Adriana, tudo bom? você já esteve em Londres no final de agosto/início de setembro? vou pra lá nessa época e estou em dúvida sobre que roupas levar. Obrigada, Eloá

    Responder
    • Adriana Miller - 03/05/13 - 11h24

      Eu moro em Londres a 8 anos.

      Responder
  65. Eloá - 17/05/13 - 13h10

    e? rsrs…..me desculpe Adriana, vi seu site por acaso e não li seu perfil antes, apenas fui direto ao ponto: dicas de Londres, que por sinal está sendo bastante útil pra mim. E como vou pela primeira vez a Londres, fiquei com dúvidas em relação ao vestuário.

    Responder
  66. priscilas - 30/07/13 - 14h41

    NOssa boa dica, vou pra Bruxelas em novembro com certeza o tempo deve está muito friooo nessa época.

    Responder
  67. […] – Como arrumar a mala para uma viagem no frio: edição crianças e bebês [Dri Everywhere] – Como se vestir no inverno de Londres / Europeu [Dri Everywhere] – Como se vestir no inverno II [Dri Everywhere] – Como se vestir no outono e […]

    Responder
  68. Mamute da Oficina de Inverno - 28/10/14 - 19h37

    Olá Dri e leitores, as dicas estão congeladamente excelentes. Para os brasileiros, apresento a melhor loja-iglu virtual, onde sou consultor de como se vestir no frio: http://www.oficinadeinverno.com.br
    Tenho certeza que irão adorar nossos produtos!!! Se precisarem de algo, estou à disposição.
    Abraços quentinhos e com carinho :*

    Responder
  69. Ligia - 23/11/14 - 13h16

    Olá Dri, belo site. Parabéns. Pelo que vc diz neste post nao adianta comprar camisetas na DECATHLON daquelas que eles chamam primeira pele, certo? E que eles dizem ser a segunda pele qie é com elastano, o que vc acha? Vc saberia me indicar onde em Madrid eu poderia procurar esse tipo de coisa e inclusove botas apropriadas? Chego lá dia 01 de janeiro com tudo fechado. Preciso me virar para esse primeiro dia aqui no Brasil mesmo. Outra coisa, na Andaluzi nao preciso de tanta coisa, né? Muito obrgada.

    Responder
  70. Rosalba Fernandes - 03/03/15 - 00h10

    Olá, Adriana.
    Moro no Nordeste, e gostaria muito de conhecer Londres, mas nunca enfrentei baixas temperaturas, fora as roupas, quais os hotéis que são acessíveis e como trocar a moeda?

    Responder
  71. AlineMoller - 25/09/16 - 12h44

    MELHOR POST EVER
    Vou pr Londres agora em outubro e estava completamente alienada com a questão do frio… não sei o que pensei mas estava em outra realidade, rs Levando algumas peças de roupas de frio minhas daqui e comprando apenas peças mais pesadas para o meu bebê.
    Obrigada pelas dicas!

    Responder