21 Sep 2009
12 comentários

O Porto como os Tripeiros – Post Coletivo

Dicas de Viagens, Porto, Portugal

O fim de semana no Porto foi uma delicia, e logicamente nao decepcionou! O Aaron ficou a-pai-xo-na-do pela cidade e como ele mesmo nao parou de repetir “overwhelmed!” com a cidade (e a comida!), e bateu seus proprios recordes (e meus tambem!) de fotos-por-segundo em um unico fm de semana.

A conclusao do fim de semana foi que o dia que ficarmos milionarios, vamos comprar alguns dos casaraoes da Ribeira e reformar tudo! E no caminho de volta pro Aeroporto ele ficou tentando me convencer que daqui a uns anos, em vez de morarmos no Brasil por uns anos, deveriamos tambem passar uns anos em Portugal (twist my arm!)! Hahahahahaha! E por fim, ficou incorformado de que demorei 4 anos a leva-lo pra conhecer Portugal!!

Pra mim, foi otimo voltar depois de tantos anos e ver a cidade com olhos de turista, e enxergar pela primeira vez o Porto com olhos de “extrangeiro” e achar tudo muito, muito mais charmoso e bonito.

Porem o problema de “voltar pra casa” e ir passear numa cidade onde vc se sente confortavel e conhecedora, eh acabar ignorando as caracteristicas turisticas, e as coisas imperdiveis da cidade. Por saber qual rua subir pra chegar na Praca da batalha, acabar ignorando as ruelas com igrejas pequenas cobertas de azulejos. Por saber qual a rota mais rapida pra chegar na Ribeira, ignorar as cenas das senhoras vestidas de preto estendendo lencois brancos na janela. E assim por diante.

E as dicas do post abaixo foram imprencidiveis, pois em vez de ficar perambulando pela cidade pra cima e pra baixo, como faria normalemnte (e estava planejando em fazer de novo), as dicas da Raquel, Lidia, Barbara, Susana e Bebli me lembraram de prestar atencao nos pequenos detalhes, e me apaixonar de novo pelo Porto!

Nao eh atoa que os Tripeiros sao muito mais gente boa que os Alfacinhas!!!!

(Traducao para leitores Brasileiros: “Tripeiros” – pessoas nascidas na regiao do Porto. “Alfacinhas” – pessoas nascidas na regiao de Lisboa. E rola uma disputa digna de Rio X Sao Paulo!)

Entao aqui estao as dicas dos comentarios, que ficaram tao boas, que merecem virar post!

Dicas da Raquel:

– Livraria Lello & Irmão (Clérigos)
– Restaurante: “A Marina” (Ribeira)
– Bar: Armazém do chá (Baixa) (http://twitter.com/armazemdocha)

E apesar de McDonald’s ter em todo o lado, vão ao da Av.Aliados (Antigo Café Imperial, pelo menos para tirar umas belas fotos.

E se gostarem, não se esqueçam de uma bela francesinha!

Dicas da Lids:

Depois de um passeio no Palácio de Cristal, tomar um Porto no Solar do Vinho do Porto é muito relaxante e óptimo para ver o por-do sol. (Só abre depois das 16h)

http://www.ivp.pt/pagina.asp?idioma=0&codPag=168&codSeccao=5&

As melhores e mais famosas francesinhas da cidade são na Rua do Campo Alegre, no Capa Negra. http://www.capanegra.com/index.php

Um restaurante bem na baixa do Porto é o Abadia, bem típico português e com comida óptima e preços razoáveis.
http://www.lifecooler.com/portugal/restaurantes/RestauranteAbadiadoPorto

A baixa do Porto tem melhorado muito a nível de diversão noturna e tem muitos barzinhos charmosos. Na rua Galeria Paris, bem junto dos Clérigos e da Livraria Lello, tem muitas opções de bares. A zona no final de semana é muito movimentada, por isso se não qiserem muita confusão é melhor evitarem ou chegarem mais cedo.

Um passeio no museu de Serralves e nos jardins adjacentes também é obrigatório para quem visita o Porto. Um chá, ou uma refeição leve no restaurante/ café do museu também é uma boa opcção.

Só mais uma dica: Os cafés da cidade o Majestic (Rua Santa Catarina) e o Guarani (Avenida dos Aliados) são dois dos mais antigos e bonitos. NO Guarani sexta e sábado à noite tem apresentação de fados e outros tipos de música. É muito turistico mas mesmo assim é bem válido tanto para uma refeição como para tomar um vinho ou um chá.

Dicas da Barbara:

Dica 1: Aproveita o sábado ou domingo pra ir no Museu de Serralves dar uma volta pelos seus jardins lindissimos e almoçar no restaurante que eles têm no museu, eu sou apaixonada pela comida, é tipo buffet, custa relativamente barato (16€) mas como entrada, prato principal e sobremesas (não imaginas como as sobremesas lá são boas). Sério, vale muito a pena!!! Fica na Boa Vista, é um pouco longe, se tiveres de carro é simples, senão o sightseeing chega lá! Outra forma é pegares o metro, descer na casa da música e pegar um táxi.

Dica 2:chegas naestação de sao bento e perguntas onde fica o Funicular dos Guindais, é um elevador de vidro que vai da sé do Porto (mais ou menos) e desce pra ribeira, a vista é linda

Dica 3: Tem um restaurante na Ribeira do Porto chamado Chez Lapin, fica perto do cubo e é conhecido, a vista é maravilhosa com o douro e a ribeira de gaia ao fundo e a comida delícia!

Dica 4: Gosto muito da cave Croft, eles são muito gente fina, nao se paga pra entrar e eles nao te fazem pressao alguma pra comprar alguma coisa. Sempre levo as visitas lá

Dica 5: Lugar legal pra sair a noite e tomar uns copos: Rua de Galeria de Paris, Fica ao pé da torre dos clérigos, uma rua cheia de bares bons, recomendo o Bar Galerias de Paris, Finos a 1,50€ e muuuuuuuuito bom jantar!
 

Dica da Susana:

O tabuleiro superior da ponte D. Luis a pé…melhor vista da cidade é impossivel!

Dicas da Bebli:

Um site muito bom é o http://oportocool.wordpress.com/. Tem reviews dos sítios, nalguns casos informa de preços esperados, e indica as moradas. Até dá para organizar por zonas, tipos de actividades, etc. De qualquer modo, no maps.google.com actualmente já se conseguem encontrar quase todas as “coisas” do Porto, por isso não deve ter problemas nessa parte.

Vou dar algumas dicas de coisas essenciais (provavelmente já conhece, mas dado que é a 1a vez do Aaron, acho que nunca é demais repetir!). Tentei organizar por zonas (e pode encontrar mais infos aqui http://www.portoturismo.pt/index.php?m=3&s=2&tipo=1):

– Sé Catedral (cuidado com as ruas estreitas abaixo da Sé… Não aconselho lá muito andar lá sozinho…);
– Igreja dos Grilos.

RIBEIRA e CAIS DE GAIA:
– Palácio da Bolsa (http://www.palaciodabolsa.pt/);
– Casa do Infante (da última vez que visitei não tinha assim grande coisa… Sugiro só visitar por fora);
– Igreja de S. Francisco (talha dourada LINDA);
– Ribeira (praça do cubo tem umas esplanadas e restaurantes);
– Cais de gaia: muitos restaurantes (alguns de preço um bocadinho alto, mas com uma vista excelente do Porto todo iluminado);
– Caves do vinho do Porto: dá para se fazer visitas com guia que explicam o processo todo necessário à produção do vinho, e no final há sempre uma pequena degustação;

BAIXA + ALIADOS + CORDOARIA:
– Museu Soares dos Reis (entrada grátis aos domingos);
– Igreja do Carmo;
– fazer um lanchinho da padaria/confeitaria Ribeiro (graaaaaaaaaaande variedade de doces!): Julgo que a rua se chama R. José Falcão. Mas é muito fácil de encontrar. Quem estiver na Praça Gomes Teixeira (com a fonte dos “leões”) em vez de descer no sentido da torre dos clérigos, vira para a rua do hospital privado dos clérigos, que tem um larguinho com um pequeno jardim, e é logo à esquerda (uma confeitaria pequenina sempre cheia de gente!);
– Livraria Lello (http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Porto.VR/vilas.cidades/Porto/a5_lello.html);
– Saída à noite: bares das galerias Paris, Breyner 85 (rua do Breyner nº 85), café Guarani (Avenida dos Aliados);
– Torre dos Clérigos (vista muito gira do topo);
– Avenida dos Aliados (muitos edifícios Arte Nova) até Rua de Santa Catarina (rua de lojas) -> Capela das Almas (por fora é linda cheia de azulejos);
– Estação de comboios de São Bento (azulejos LINDOS);

BOAVISTA:
– Casa da Música;
– Monumento à Guerra Peninsular (é uma coluna bonita, na rotunda mesmo em frente à Casa da Música);
– Descer a avenida de autocarro para ver umas casa bonitas;

FOZ:
– Museu de Serralves (entrada grátis aos domingos): exposições de arte moderna, café/casa de chá muito agradável para um lanchinho;
– muitos restaurantes e cafés com vista para o mar na marginal;

O Palácio da Bolsa vale MUITO a pena visitar por dentro! O salão Árabe é lindo!!!

E dos jardins do Pavilhão Rosa Mota (ainda conhecido como Palácio de Cristal) consegue-se ter uma boa vista sobre o rio, óptima para fotografias (o Aaron de certeza que vai gostar!): http://www.flickr.com/photos/ivogomes/60018504/
http://www.flickr.com/photos/guida-medlam/3735485831/
http://www.flickr.com/photos/rickymor/3604168164/
http://www.flickr.com/photos/postas/3273373443/

Depois eu volto com meus relatos e (inumeras) fotos e conto oque foi e oque nao foi possivel de fazer em apenas 2 dias!

 

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. Bebli - 21/09/09 - 10h59

    “Nao eh atoa que os Tripeiros sao muito mais gente boa que os Alfacinhas!!!!” —–> ADOREI! ;)

    Ainda bem que adoraram (especialmente o Aaron) o fim-de-semana! Estou super curiosa por ver as fotos!

    Responder
  2. Perdida pelo mundo - 21/09/09 - 13h05

    Ainda bem que foi um óptimo final de semana e que o Aaron gostou de conhecer.

    Sabes que me dei conta disso mesmo, desde que estou Cabo Verde. Eu nunca vi o Porto como turista, eu fazia as minhas coisas, o meu dia-a-dia, e dei-me conta que não tenho fotos de turista. Esse é um dos meus próximos objectivos, passear e fotografar no Porto.

    Nao eh atoa que os Tripeiros sao muito mais gente boa que os Alfacinhas!!!! (Mexeste com meu bairrismo ADOREI)

    bJ

    Responder
  3. g. - 21/09/09 - 20h10

    nunca fui ateh Porto, mas se vc tah dizendo que a galera é gente boa eu acredito…
    em lisboa, apesar de ser linda, eu NAO tenho a MÍNIMA vontade de voltar por causa do povo. infelizmente……

    Responder
  4. Maariah - 21/09/09 - 20h22

    Oh, aqui está uma Tuga que não teve oportunidade de dar dicas. Mas a verdade é que não conseguia dar nem metade das dicas que te deram. Aliás vou também aproveitar estas dicas para fazer um passeio diferente da próxima vez que for ao Porto. E estou curiosa pelas fotos.

    Ass: Uma tuga que não é nem alfacinha nem tripeira.

    Responder
  5. Catarina - 21/09/09 - 21h53

    Dri, fico muito feliz que vocês tenham gostado da minha cidade..

    Chegaram a provar francesinha?

    Segundo se conta que na altura da conquista de Ceuta, no Norte de África, em 1415, O Infante D. Henrique mandou preparar 27 navios na cidade do Porto. Era uma aventura que requeria muita coragem, mas também muitos homens e mantimentos. A população da cidade colaborou activamente oferecendo toda a carne que tinha ao seu dispor… Restaram as tripas dos animais…ficando assim a alcunha de Tripeiros e uma receita à moda do Porto!( Tripas à moda do Porto)

    De uma Tripeira de alma e coração!

    Responder
  6. Barbara Silva - 22/09/09 - 19h19

    ÊÊÊ
    Que ótimo que se divertiram, aproveitaram e que teu marido adorou a cidade. Eu também adoro e já estou cheia de saudades do Porto :)
    Curiosa pra ver as fotos!
    beijinhos

    Responder
  7. Te - 10/10/09 - 07h33

    Oi Dri adorei o post do Porto,mas pega leva com os alfacinhas, tem muita gente boa em Lisboa…eu? eu sou laurentina…e o Aaron tb vai gostar muito de Lisboa,ela tem uma luminosadade que o Porto não tem,sorry…eu adoro o Porto mas Lisboa è luminosa, vocês são “fotografos” sejam voc^s os juizes

    Responder
  8. Lu Aguiar - 25/10/09 - 20h22

    Olá Dri, gostaria de dicas de hospedagem no Porto. Muito legal seu blog, em especial as dicas sobre Portugal. Estarei no Porto em Janeiro… Um abraço, Lu

    Responder
  9. Marcelo - 09/07/13 - 23h00

    OLá Dri, gostaria de uma orientação eu tenho uma parada no Porto de 7 horas, você acha que da ´para conhecer algo? o que indicaria?

    obrigado

    Marcelo

    Responder
  10. Elizabeth - 22/10/14 - 02h06

    Oi, Dri, gostaria de dicas para hospedagem no Porto no período 27/12 a 01/01. Nada sofisticado. Algo com fácil acesso a transporte.
    Com meus agradecimentos,

    Elizabeth
    Brasilia

    Responder
  11. Maria Amalia Sommer - 04/01/15 - 16h52

    Nem lembro como descobri esse blog, mas com certeza o melhor de todos, adoro as informaçoes e o modo que vc coloca tudo!!!! PARABENS Adriana!

    Responder
  12. Bruna - 01/02/17 - 03h41

    Olá, Adriana!
    Adorei suas dicas sobre Porto.
    Em março, eu e meu marido vamos fazer uma viagem a Portugal, mas será muito curta e no nosso cronograma sobrou apenas 1 dia e meio para conhecer Porto.
    Chegaremos a Porto na manhã do dia 19/03, e no dia seguinte já teremos que estar no aeroporto de Porto, embarcando às 20:30h, de volta ao Rio de Janeiro.
    Resumindo, teremos um domingo e metade de uma segunda-feira para aproveitar a cidade de Porto, no inverno.
    Você saberia dizer se algum ponto turístico não funciona às segundas-feiras?
    Tem alguma dica para que eu aproveite essa curta visita da melhor maneira possível nessa época do ano?
    Um abraço e obrigada.

    Responder