21 Oct 2009
27 comentários

Cracovia

Cracóvia, Dicas de Viagens, Polonia

Pode soar estranho pra muita gente, mas a Polonia é um dos paises mais visitados da Europa, e esse numero só tende a aumentar cada vez mais graças aos novos voos low cost que ligam suas principais cidades as maiores capitais da Europa. Além disso, geograficamente falando, a Polonia é cercada de paises e culturas diferentes por todos os lados, e querendo ou não, muita gente tem que passar por ali.


Pra mim, conhecer a Polonia era uma vontade antiga: por um lado pela memória das aulas de história, ver com meus proprios olhos as marcas de uma das paginas mais assombrosas da historia da humanidade. E por outro entender melhor uma cultura tao diferente, mas tao fascinante e que ao mesmo tempo me soa tão familiar, pois oque não falta em Londres são Poloneses!

Ao memso tempo auqe sabia muito pouco, a medida que fui me interessando e pesquisando sobre o pais, mais descobri oque quanto já conhecia – algumas palavras, os costume,s as comidas tipicas e as consequencias do passado.


A Cracóvia é a antiga capital do pais, e até hoje usufrui do titulo de cidade mais bonita do pais, algumas das Igrejas mais detalhadas e trabalhadas do continente, o centro historico Patrimonio da Unesco, a maior praça medieval da Europa… um castelo lindo, ruas de contos de fadas, e a vergonha e o peso de hospedar em sua vizinhança o maior campo de concentração do mundo, relelmbrando as marcas de uma dos paises mais massacrados no seculo 20.

Nossa viagem foi um tanto quanto mal planejada… Outubro definitivamente nao é a melhor época para visitar a Polonia… O tempo estava horrivel, frio, uma neve lamaçenta, chuvisco chata… Por um lado, o pesadelo de todo turista, mas por outro confesso que deu um charme e uma dramatização extra a cidade.

Achei a Polonia exatamente como eu imaginava, e apesar dos dedos contantementes congelados e os pés por vezes molhados, uma Polonia ensolarada não teria tido o memso efeito em mim.

Nosso primeiro dia na cidade foi todo concentrado no centro historico da cidade, que tambem é o principal ponto de referncia, a praça Rynek Glówny, com um mercado no centro e a catedral Mariacki e suas torres gemeas (porem diferentes!) num canto.

A catedral é a principal atração, com sua arquitetura barroca, contruida no seculo 14 e famosa por suas torres gemeas desiguais e pelo impressionante (e gigante) altar.

Existem varias lendas diferentes sobre as torres da catedral, inclusive a lenda de que elas foram contruidas por dois irmãos que tentavam competir pelo poder da Polonia, mas na verdade elas tinham uma função mais pratica: da torre mais alta acreditava-se que era possivel enxergar todo o pais, enquanto que na torre mais baixa um trompetista anunciava todos os dias, i inicio e o fim do dia, e assim visitantes nao eram pegos desprevinidos dentro dos limites da cidade em horarios nao permitidos. Outra lenda é a do trompetista assassinado pelo ex´rcito Mongol, quando eles tentaram invadir a cidade. Em honra a essa batalha, todos os dias o som do trompete pode ser ouvido na torre da igreja.

Uma coisa que achei bem legal na Cracóvia é que se vc quiser tirar fotos dentro das igrejas e monumentos, voce pode, basta pagar “extra” pelo ticket que te dá esse direito! Nós, obviamente pagamos por essa opção e valeu cada centavo dos 2 Euros extras que pagamos…

Ao entrar na catedral nao esqueça e olha pra cima e admirar a nave absolutamente decorada, pintada de azul com estrelas douradas. As paredes idem… os vitrais coloridos, as colunas esculpidas…

Bem em frente a catedral, no centro da praça esta o merdao central que infelizmente estará fechando e parcialmente coberto sob renovações até 2010… E bem do outro lado, a Torre do Relogio da prefeitura… bem, a unica torre que sobrou da antiga prefeitura da cidade.

Seguindo pela Rua Florianska, que é uma das principais ruas comerciais da cidade, se chega até a torre/portao Florianska, que é 1 das unicas 4 torres que sobraram do antigo muro medieval, e que também era a entrada principal, usada pela realeza Poloca marcando o inicio da “Rota Real” da cidade, conectando seus 3 pontos principais: Florianska, a praça e o Castelo.

O castelo Wawel é na verdade um complexo de predios reais, incluindo os apartamento da familia real, as estruturas do antigo castelo e a Catedral Wawel, que até hoje é considerada a principal estrutura religiosa do pais.

Nao pudemos visitar a Catedral por dentro pois estava acontecendo um casamento (aliais, quase todas as Igrejas estavam celebrando casamentos no sabado a tarde!), mas aproveitamos pra passar bastante tempo visitando os apartamentos do castelo com suas exposicões de tapeçaria Flamenga (Holandesa), as joias da Coroa, e a artilharia com armas dos seculos 3 ao seculo 18 d.c.

Antes de viajar, um amigo Polones me deu a dica de onde tirar as melhores fotos do castelo: na ponte Most Debnicki, que ficava bem do lado do nosso hotel!

Ao longo da “rota real” fomos parando e entrando em todas as Igrejas que passamos e fiquei impressionada com o catolicismo fervoroso dos Poloneses, e em especial de seu orgulho pelo Papo João Paulo II, que é Polones natural de um vilarejo nos areedores de Cracóvia e passou grande parte de sua vida na cidade. Seu nome, fotos, pinturas, estatuas e esculturas estao em todos os lugares. As igrejas bem conservadas e todas as missas lotadas de familias bem vestidas.

Mais fotos da Cracóvia, AQUI

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
27 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
27 comentários
  1. cadu1981 - 21/10/09 - 16h46

    Hello. Por acaso ja estive na Polonia, em Wroclaw, uma das maiores cidades, muito gira e tudo. Estive varias vezes pois a minha namorada era de lá…
    Por acaso a primeira vez que fui foi no verão, e foi lindo… sol, as esplanadas, as muidas com roupas reduzidas, e isso é o que faz o turismo aumentar.. beijos

    Responder
  2. Perdida pelo mundo - 21/10/09 - 22h24

    Eu já tinha visto fotos de amigos que estiveram em Cracóvia, mas no Verão e achei lindo, mas gosto muito mais do charme do tempo cinzento,embora para fazer turismo não seja dos maais agradáveis, rende fotos maravilhosas.
    Sei lá porquê, mas eu gosto de ver uma Europa taciturna.

    * Agora totalmente fora do assunto, mas tinha que dizer. Que pele maravilhosa que tu tens!!! Tu dizes que não colocas base e nem precisas. Tinhas alguma coisa na pele neste dia?
    Essa segunda foto (de baixo pra cima) deixou-me cheia de inveja.

    Responder
  3. CarlaZ - 21/10/09 - 23h10

    Nossa! Gostei bem mais do que esperava! Pelo seu relato parece ser bem legal mesmo.
    Please continue fazendo essas viagens e contando tudo pra gente!!!

    Responder
  4. CarlaZ - 22/10/09 - 00h32

    Agora que vi o restante das fotos (ok não vi todas tá…) gostei ainda mais…sinto que preciso viajar mais hehehe
    Ah…muito bom vcs terem esquecido de tirar o adesivinho das fotos…assim conseguiram tirar mais fotos da cidade com um charme especial.

    Responder
  5. mkksl353 - 22/10/09 - 07h52

    oi Adriana

    leio sempre seus posts! caramba co viaja hein!!! mas faz mto bem. são as pérolas de viver ai; aqui p a gente fazer uma por ano, tem-se q economizar e planejar mto. gosto mto de suas fotos mas gostaria q desse preços, de passagens , nome e preços de hotéis, restauranres, custo de vida etc.

    desde já agradeço

    Responder
  6. mkksl353 - 22/10/09 - 07h52

    oi Adriana

    leio sempre seus posts! caramba co viaja hein!!! mas faz mto bem. são as pérolas de viver ai; aqui p a gente fazer uma por ano, tem-se q economizar e planejar mto. gosto mto de suas fotos mas gostaria q desse preços, de passagens , nome e preços de hotéis, restauranres, custo de vida etc.

    desde já agradeço

    Responder
  7. Adriana - 22/10/09 - 09h22

    Oi Raquel! Obrigada pelos elogios!
    Voce tem um bom olho! hahahah! Nesse dia eu usei a base mineral que tinha falado antes… menina viciei!! Fica tao perfeitamente natural, e dura horrores!!! Essa foto jah foi bem no fim do dia, depois de passar o dia inteiro andando pra cima e pra baixo no vento e na chuva, dormindo no aviao as 6 da manha etc… e mais de 12 horas depois ainda estava “fresca” assim!
    Aprovadissimo!

    Responder
  8. Liz - 22/10/09 - 15h39

    Adorei as fotos da viagem, sempre acompanho seu blog. Aí me surgiu uma dúvida…vocês já visitaram algum campo de concentração?
    Beijos

    Responder
  9. Tati - 22/10/09 - 17h24

    Oi Adriana
    que lugar lindo e a igreja maravilhosa tbem , deve valer cada minuto .parabéns pelas fotos lindas!Beijos

    Responder
  10. Perdida pelo mundo - 22/10/09 - 17h32

    Por essa não esperava. Juro que pensei que ou não tinhas nada ou então seria a base da benefit.
    Agora estou convencida de vez, minha próxima compra base mineral.

    Responder
  11. Diana - 22/10/09 - 21h24

    Amei suas fotos! e que pele linda mesmo!

    vou para Londres agora no fim de novembro e amei seu chapeu e casaco, onde posso encontrar destes em Londres?

    bjos

    Responder
  12. Diana - 23/10/09 - 01h06

    Olá!

    gostaria de uma ajuda sua.
    vou chegar em Londres pelo Eurostar vindo de Paris e vou ficar no Ibis earls court, 47 Lillie Rd, Earls Court, Hammersmith and Fulham.
    Como vamos com 2 malas grandes, qual melhor maneira para ir da estação ao hotel?
    taxi é muito caro?

    E na volta, iremos pelo Heathrow, qual melhor maneira de ir partindo do hotel?

    Para fazer os passeios nos locais bem centrais da cidade, partindo desse hotel é muito longe? há metro perto?
    pelo que vi o mais perto é o tube West Brompton.

    obrigada!

    Responder
  13. Rachel - 14/04/10 - 02h03

    Oi Dri!

    Estou indo para a Cracóvia agora em maio.
    Você pode me dar dicas de lugares para comer? Vi no seu album umas fotos bem apetitosas…
    Ah, e onde ficam as lojinhas de souvenires? (Vi fotos delas no seu album também)

    Rachel

    Responder
  14. Rachel - 14/04/10 - 02h26

    Oi Dri!
    Estou indo para a Cracóvia agora em maio.
    Gostaria de saber de lugares para comer – vi fotos apetitosas no seu album – e onde ficam as lojinhas de souvenires.
    Quando você foi, qual era a temperatura? Vi no weather.com que agora em maio varia entre 7 e 20 graus. Estou na maior dúvida de que tipo de roupa levar.
    Vi os comentários a respeito da sua base. Qual é mesmo?

    Rachel

    Responder
    • Adriana - 14/04/10 - 10h07

      OI Rachel,

      As lojas de souvenirs estao em todas as esquinas! Nao tem como errar!
      Quanto a restaurantes, nao me lembro de ter ido a nunhum especifico, e na verdade acabamos jantando uma das noites no proprio hotel, que foi uma delicia! (ficamos hospedados no Sheraton).

      Responder
  15. Rachel - 15/04/10 - 05h33

    Oi Adriana!
    Só para saber o nome da sua base mineral que tantas pessoas comentaram… Realmente, sua pele está ótima!

    Rachel

    Responder
  16. Patricia A. - 02/02/11 - 18h26

    Dri,
    vc poderia me dizer quantos dias voce passou na Cracovia com a viagem aos campus…sexta a domingo? 3 dias inteiros? e o hotel vc pode dar uma ajudinha?
    abracos

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 18h28

      Apenas 2 dias inteiros, se sexta a noite a domingo. Kracovia (cidade) é bem pequena e nao tem tanta coisa pra fazer assim nao… acho que dois dias seria até demais.
      E para os campus de concentração foi mais um dia inteiro. Deus me livre passar mais de 1 dia vendo aquilo. O lugar mais deprimente e triste que já fui na vida.

      Responder
  17. Patricia A. - 02/02/11 - 19h54

    Eu tambem tenho horror a filmes de terror, guerra ou muito triste, morro de chorar, mas sinto uma necessidade de conhecer mais sobre o que foi todo aquele horror, como vcs, morando na Europa acho triste sim, mas uma parte da historia (horrorosa) que deve ser vista….mas sera que aguento!??? e o hotel ? se lembrar me passa, ok ?! abraçao obrigada DE NOVO !

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 20h02

      Consegue sim! Claro!
      É horrivel, mas é o tipo de coisa que todo ser humano deveria ver de perto, pra que NUNCA mais os mesmos horrores sejam cometidos!

      Ah! O hotel que ficamos em Cracovia foi o Sheraton.

      Responder
  18. Thainá - 22/07/12 - 15h12

    Olá Dri, tudo bem? Irei para Cracóvia em agosto e gostaria de saber se você recomenda algum restaurante bom e barato na praça central.

    Obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 22/07/12 - 16h16

      Não tenho… Nos pegamos um tempo muito ruim e com muita chuva, então acabamos jantando no restaurante do hotel onde nos hospedamos (o Sheraton Krakow).

      Responder
  19. […] verdade eh que a praca Zamkowy eh bem parecida com Cracovia, mas ela eh apenas a entrada para o resto da cidade […]

    Responder
  20. Marco - 03/01/15 - 14h24

    Ola Dri!
    Voce acha que da pra fazer Cracovia e aquele tour pelos campos de concentracao em 1 final de semana? Acha que devo gastar mais do que 1 dia, por exemplo, em Cracovia? Estou pensando em pegar o 1o feriado de maio para visitar o local e tentar passar em Varsovia tambem, pegando 2 dias de ferias (teria nesse caso 5 dias pra vistar tudo). Muito puxado?

    Muito obrigado,

    Marco

    Responder
    • Adriana Miller - 03/01/15 - 15h59

      Acho que dá sim, bem tranquilo. Diria que Cracóvia precisa de 2 dias e os campos de concentração só dá pra fazer de excursnao, que duram o dia todo mesmo – então pelo menos 3 dias inteiros. Aí é uma questão de ver horários de voos e tals e se você ainda quer ver mais alguma outra coisa/cidade/museus etc que demandem mais tempo (eu fiquei só na cidade antiga mesmo e nada mais, e um dia inteiro nos campos de concentração).

      Responder
  21. MARCO ANTONIO - 14/07/19 - 23h00

    Adriana, irei para a Polonia em setmbro/2019 agora. Vocês utilizaram Guia? Para todos os passeios? Muito obrigado

    Responder