22 Nov 2009
20 comentários

Roteiro de Viagem Barcelona

Barcelona, Dicas de Viagens, Espanha, Roteiros de Viagem, Viagens pela Espanha

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha, e muito orgulhosa de ser a capital da Catalunya, uma das privincias Espanholas.

Eles se consideram um “povo” separado do resto dos Espanhois, e lutam a todo custa para manter suas proprias tradições, e principalmente sua lingua, Catalão que parece uma mistura esquisita de Espanhol, Frances e Portugues (e as vezes até Italiano, porque não).

Das cidades Espanholas, Barcelona eh sem duvida alguma a mais turistica: repleta de monumentos, parques, a praia, a arquitetura, a culinaria, etc. Atrações que poderiam encher dias e dias e dias de viagem.

Eu pessoalmente nunca passei mais do que 3 ou 4 dias na cidade, e sempre saior de lah achando que ainda falta muita coisa pra poder afirmar que conheço bem a cidade.

E alem de ter muitas “atrações” Barcelona ainda é uma cidade bem espalhada, e portando, ao contrario de muitas outras capitais Europeias, não tem seu centro historico/turistico todo concentrado na mesma parte, oque tambem dificulta a vida dos turistas. Mas nao chega a ser nada assim foro do comum, porem eh preciso levar em consideracao que invariavelmente voce terá que pegar onibus e/ou metro e/ou taxi algumas vezes durante o dia.

Pra começar o reoteiro, o principal ponto de referencia da cidade é a Plaza Catalunya, que é a principal praça da cidade, e é dali que começa a avenida Las Ramblas – provavelmente a rua mais conhecida da cidade e que corta o centro antigo Cuitat Vella até chegar no Porto, de cara com o Mediterraneo.

A avenida, que tem cerca de 2km de cumprimento, com um enorme calcadão no meio onde uma inifnidade de artistas de ruas (e ladrões, trombadinhas, e falcatruas em geral. Fique de olho nas bolsas!). Do lado esquerdo (de quem desce em direcão ao porto) fica tambem o Bairro Gotico (Barri Gótic), que é o bairro mais antigo de Barcelona, onde hoje em dia tem uitas de suas ruas fehcadas apenas para pedestres, lotado de lojinhas, bares de tapas, restaurantes, e pubs. Uma boa entrada para o Bairro Gotico eh a Praça Real (Plaça Reial, que lembra bastante a Plaza Mayor em Madrid), rodeada de restaurantes, hoteis, albergues e bares. Na mesma região fica tambem a catedral de Barcelona.

No final da Las Ramblas voce chega na Praça Colon, com o monumento a Cristovão Colombo (se nao me engano, durante o verao turistas podem subir ateeeeee lah em cima!).

No Porto de Barcelona, começa a Rambla de Mar que é o “calcadão” de Barcelona, passando pelo Port Veil que hoje em dia eh repleto de iates e barcos para todos os gostos e tamanhos. Uma outra opção legal eh cruzar a “ponte” e ir no Acquarium e no shoppingzinho da Marina, com mais algumas dezenas de opções de bares e restaurantes e lojinhas.

Seguindo pela orla, se chega a principal praia urbana da cidade, a Barceloneta, que já parece ser uma cidade completamente diferente, com um clima de cidade de ferias o ano todo!

Andando, andando andando na orla da Barceloneta, esta o Porto Olimpico, com sua gigantesca baleia dourada! Chegando lah, adivinhem? Mais muitas opcoes de bares e restaurantes (os restaurantes sao uma boa opção pos praia, mas os bares sao meio suspeitos…).

Um outro roteiro totalmente diferente pela cidade eh seguindo os passos de Gaudi, o grande arquiteto Catalão e o principal responsavel por fazer de Barcelona a cidade que é hoje!

Sua obra mais famosa é a Sagrada Familia (Temple Expiatori de la Sagrada Familia), que apesar de ter sido iniciada em 1882, ainda esta quase que totalmente inacabada! Já ouvi algumas historias de que com a tecnologia de hoje em dia, a data estimada de conclusão é alguma coisa louca, tipo 2090! MAs realmente o projeto é bem ambicioso, e quando concluida será a maior Igreja da Europa! Apenas 8 de suas 18 torres já estao de pé, que simbolizarão os 12 apóstlos, os 4 evangelhos, Maria e Jesus (a mais alta).

De lá, por metro ou onibus, se chega facilmente no Park Guell, outra grande obra de Gaudi.

O Park Guell é um lugar sensacional, que o tempo todo voce não sabe se esta no dezenho animado de João e Maria ou numa viagem de acido! Não há uma unica linha reta, e todos os cantos teem muitos mozaicos de azulejos coloridos, e curvas e formas estranhas.

Descendo em Direção ao Bairro Gracia estão outras das principais obras de arte de Gaudi, na luxuosa Passeig de Grácia – uma outra avenida recheada de opções de lojas (com opções para todos os bolsos, de H&M e Blanco a YSL e Hermes), hoteis, bares e restaurantes.

Ao caminhar pelo Passeig de Gracia não perca a arquitetura maravilhosa dos predios dos doisa lados da avenida! Ali fica a Casa Batló, que é um predio onde na verdade Gauí apenas “reformou” o exterior, adicionando mosaicos, janelas, varandas e mais uma vez muitas curvas – mas o predio em si já estava construido, e era um predio de apartamentos residencias – e hoje em dia é um museu aberto a visitação.

Ainda na mesma avenida esta a La Pedrera, que não chega a ser tão “louca” e impressionante quanto a Batlo, mas igualmente imperdivel. O predio tambem é aberto a visitação, mas sua principal atração é o terraço com suas esculturas e labirintos art-noveau.

Uma outra parte da cidade completamente oposta, mas que tambem vale a visita eh o morro Montjuic, com museus, parques e o Parque das Olimpidas de 1992. Voce pode chegar lah em cima de onibus, ou então se aventurar e pegar o bondinho no Porto Velho até lá em cima! Lá de cima o Castell de Montjuic oferece as melhores vistas da cidade!

Ainda seria preciso listas muitas coisas sobre Barcelona e mais uma inifnidade de lugares pra ir, mas como disse, Barcelona não é exatamente uma cidade de facil navegação (distancias, subidas, descidas, ruas estreitas e placas em Catalão!) e acho que as sugestões acima estao de bom tamanho para uma viajem de fim de semana, ou para uma programação de uns 3 ou 4 dias – contando que vc vai gastar muito tempo entrando e saindo dos museus, predios, igrejas, e mais tempo ainda comendo e bebendo nas milhares de opçøes da ciadade!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
20 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
20 comentários
  1. Ana - 23/11/09 - 11h36

    Oi ! Achei de muito mal gosto teu comentario no twitter sobre “as vezes tenho vontade desenhar a resposta”. Se as pessoas perguntam e porque voce deu abertura para isso !!!!

    Responder
    • Adriana - 23/11/09 - 17h14

      Oi Ana,
      Concordo, e por isso mesmo SEMPRE respondo todas as perguntas, comentarios e e-mails.
      Porem nao sou blogueira full time, e as vezes cansa dar a mesma resposta 1.357.986 vezes, sendo que a resposta, muitas vezes, esta no proprio corpo do post!
      Infelizmente muita gente tem preguica de se dar ao trabalho de ler oque eu jah escrevi antes de fazer uma pergunta qualquer.

      Responder
  2. André Maricato - 23/11/09 - 11h54

    Bom post! Para 3 ou 4 dias já tem muito para ver.
    Não sei como está agora, mas entrar na Sagrada Família tinha muito pouco interesse, para além de ser caro.
    O melhor é mesmo ir quando o tempo estiver quente. Se estiver farto de monumentos pode sempre fugir para a praia :)

    Responder
  3. Lu Francesa - 23/11/09 - 18h46

    Oi Adriana, estava eu autorizando novos membros da minha comunidade Brasileiros na França qdo me deparo com um perfil com fotos suas:

    http://www.orkut.com/Main#Profile?uid=14465294067445045005

    Esse povo….q horror!

    Bjos,Lu.

    Responder
    • Adriana - 23/11/09 - 20h28

      OI Lu, obrigado pelo toque.
      Jah deixei um scrap pra ela…!!

      Responder
  4. Dany (USA) - 23/11/09 - 22h03

    Afff…eh cada um q aparece hein?ahaha…esse povo alem de tudo eh malcriado!!!ahaha
    Enfim, passei aqui pra dizer que amei o post, e q deu pra matar um pouquinho da saudade de Barcelona!!!
    Qd eu fui com meu marido(na epoca ainda era namorado…) ficamos pouco tempo na cidade, e por isso optamos por comprar aquele “passe” do tour de onibus,pq ele te da opcoes de varias rotas, alem de vc ter um audio guide no mesmo.Alem disso foi bom pra gente ter uma nocao de tudo q tinha pra gente ver, entao nos programamos onde iriamos parar, para ver os lugares que nos chamaram mais atencao.
    Essa dica de ter cuidado em Barcelona eh muito importante, pois foi o unico lugar da Europa onde eu e meu marido quase fomos furtados.Bem ali perto de Las Ramblas mesmo…mas mesmo assim morro de vontade de voltar e ficar mais tempo.Qd fomos a Sagrada Familia estava em obras, portanto fechada, o q foi uma pena…Ah, e eu achei imperdivel aquele Mercado que tem por la..(esqueci totalmente o nome…), mas da pra ver bem a variedade de coisas que eles vendem, achei super legal.
    Ai acho que vou parar por aqui ,ja escrevi demais…ahaha
    Bjos Dany.

    Responder
  5. Márcio - 24/11/09 - 01h06

    Adriana,

    Quanto ao episódio do perfil falso, o ideal é clicar na opção “reportar abuso” na própria página de fotos. O pessoal do orkut costuma agir rapidamente.

    Quanto ao post, deu saudades de Barcelona – ótimo relato… “pena” que não é blogueira em tempo ideal :)

    Responder
  6. Laurinha/Tati brow - 24/11/09 - 14h23

    Eu nao sou de deixar comentario, ainda mais coloborando com pessoas sem nocao, mas eh muita cara de pau deixar um recado reclamando sobre a atitude da Dri de dizer que ” as vezes tem vontade de desenhar a resposta”.
    Nao conheco praticamente ng q tenha tanto saco e paciencia para responder tantas perguntas, que sim, muitas vezes ja foram respondidas e ainda ser sempre tao bacana e simpatica!
    Acho que nao devemos esquecer que a Dri faz o blog e responde aos e-mails com a maior boa vontade e enche o saco ver/ler/ouvir a mesma pergunta 10000 vezes por simples preguica alheia.

    Responder
  7. Cassia Perlingeiro - 24/11/09 - 15h12

    Eu tbém nao sou de deixar comentários, mas sou fã do DriEveryWhere há muuuuuito tempo.
    Queria te dar os parabéns pelo post, pelas fotos maravilhosas e mais uma vez pelo excelente blog. Eu sei da sua dedicação, paciência, boa vontade, entrega… por isso tbém fiquei chateada com o comentário lá de cima. Sou totalmente solidária a você!!!
    No mais, matei as saudades de Barcelona nas suas palavras e vendo as fotos belíssimas que você postou!
    PARABÉNS!!!!

    Responder
  8. Beta - 24/11/09 - 20h05

    Adorei o post! E com certeza vou aproveitar as dicas! Já vi bastante foto da cidade (inclusive fazendo pesquisa para roteiro) e não tinha associado a história de João e Maria! A-D-O-R-E-I! Parece mesmo! rs
    bjs

    Responder
  9. Fabiana - 22/06/10 - 20h33

    Oi, moro na Inglaterra tem 2 anos, e estou me preparando para ferias em agosto, isso inclui Barcelona, e seus cometarios e sugestoes foram bem interessantes, obrigada!

    Responder
  10. Daniela - 26/03/11 - 22h53

    Adriana, vou te amolar outra vez, ja que Londres ficou para as proximas ferias! Estou olhando hotel em Barcelona e estou meio perdida. Me falaram que hotel perto das ramblas é fria porque soa velhos. Achei um, Hotel Torre Catalunya, pertissimo da estaçao SANTS. É uma boa localizaçao? Vale a pena, ou melhor ficar nas ramblas mesmo???

    Responder
    • Adriana - 27/03/11 - 19h04

      Eu acho essas coisas taaaaaao relativas!
      Realmente os hotéis nas Ramblas provavelmente serão mais antiguinhos, mas a localização eh o pico! Em termos turísticos não tem lugar melhor pra ficar.
      E sinceramente vc provavlemente vai ficar muito pouco no hotel em Barcelona, então melhor ficar num hotel mais velinho com ótima localização do que ter que ficar dependendo de taxi, transporte publico…
      Eu recomendaria Las Ramblas!

      Responder
  11. Daniela - 29/03/11 - 00h54

    Muito obrigada! Ramblas! Ja esta reservado! E parabéns pelo blog, adoooro e leio sempre. Nao viajo tanto quanto voce, mas a vontade de viajar é tao grande quanto! Muito merecido o comentário do Viaje na Viagem!

    Responder
  12. marta - 16/10/11 - 13h47

    Olá Dri, muito lindas as suas fotos! Estive lá em 2010 e gostei muito. Como sugestão de passeio eu colocaria os 2 teleféricos que fomos num dia azul que nem esse das suas fotos. E também a parte nova da cidade, com os prédios modernos e revitalizados. Achei gozado porque tenho fotos de ângulos idênticos a algumas fotos suas, heheheehh
    Bjos

    Responder
  13. […] infraestrutura turistica fasntastica e para os mais guerreiros até mesmo cidades como Valencia e Barcelona seriam otimas opções de “extensão” da viagem para mais uns 2 dias. Postado […]

    Responder
  14. […] LINK 34. @dicaseturismo | barcelona walks | LINK 35. @drimiller | roteiro de viagem: barcelona | LINK 36. @drimiller | fim de semana em barcelona | LINK 37. @drisetti | top 10 barcelona: os melhores […]

    Responder
  15. Roberto BTZ - 30/04/15 - 19h46

    4 dias em Barcelona em pleno inverno de janeiro. O que orienta?

    Responder
  16. Vê Melo - 20/07/16 - 20h51

    Dri, vou para um congresso em Madri em setembro e aproveitar e passar três dias em Barcelona. Vim aqui e encontrei esse post antigo. Como sempre suas dicas muito certeiras! Bjos

    Responder
  17. Vê Melo - 20/07/16 - 20h55

    Dri, vou para um congresso em Madri em setembro e aproveitar e passar três dias em Barcelona. Vim aqui e encontrei esse post antigo. Como sempre suas dicas muito certeiras! Bjos

    Responder