25 Nov 2009
18 comentários

O passo a passo de fazer as malas

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Fazendo as Malas, Pittsburgh, USA

Fazer as malas nunca é uma terefa fácil.

Por sorte, com a prática a coisa vai ficando mais simplista, e voce simplesmente vai se dando conta de que na verdade não precisa de 5 opções de roupa por dia, caso, por acaso alguma cosia aconteça.

Eu tive apenas alguns minutos pra fazer a mala da viagem, que apesar de relativamente simples, pois seriam apenas 5 dias de viagem, tambem é relativamente complicado, pois teremos varios eventos, festinhas e pessoas pra visitar, contrar etc.

Pra mim, o primeiro passo, sempre é me programar. Memso que não tenha mais que 20 minutos pra de fato jogar tudo na mala, eu já começo a meplanejar varios dias antes: preciso saber quais eventos acontecerão, grau (ou ausencia) de formalidade, transportes (dá pra suar salto, ou apenas flats? Vou andar muito na rua? Preciso levar guarda chuva, casacão, etc?) e por fim a tempratura. Voce até pode se programar com antecedencia de semanas ou meses pra saber se naquela epoca do ano a cidade tal vai estar no vernao ou no inverno, mas só uns dias antes mesmo dá pra ter uma ideia exata da temperatura, se vai chover ou nao, etc.

Entåo com essas informações na mão começo a pensar nas possibilidades de combinações e peças.

Uma muda de roupa por dia, ou vou ter tempo de voltar em casa/hotel, tomar banho, me trocar etc?

Dá pra otimizar acessorios (tipo usar o mesmo sapato ou bolsa em varias ocasiões/dias)?

As roupas/acessorios combinam entre si? (para poder fazer varias combinações diferentes sem precisar de 47 blusas)

Então como por exemplo a viagem desse fim de semana para os EUA, eu sei exatamente como vai estar o clima/temperatura, os eventos e atividades (Almoço/Jantar arrumadinho quinta e sexta e hoooooras batendo perna no shopping no sabado. Voos longos quarta e domingo), e minha mala ficou mais ou menos assim:

Modelitos arrumados em montinhos por dia/evento de uso.

Mais todos os adicionais:

– Bolsinha com calcinhas, meias, etc (uso uma de algodaão da Mr. Cat que uso até hoje!)

– Necessaire com cosmeticos full size (que não podem nem chegar perto da bagagem de mão!), mais necessaire com maquiagens, mais bolsinha com bijoux, joias, acessorios etc.

– Adicionais (camiseta extra caso o frio aperte, meia calça extra, etc

– Secador de cabelo de viagem com adpatador de tomada universal

– carregadores e cabos em geral (telefone, iPod, camera fotografica, etc

– Sapatos (a bota, que ocupa mais espaço, viaja no meu pé, outros 2 pares mais arrumadinhos vao no fundo da mala.

Entao no final da arrumação, minha mala fica assim:

Completamente vazia e pesando miseros 10 kilos. O espaço que sobrou, e os outros 13 kilos que tenho direito foram ocupados com presentes e encomendas da familia, e na volta tambem virnao ocupados!

Portando, moral da historia: se arrumar ou se vestir bem durante uma viagem nao esta nem um pouco relacionado com a quantidade de peças ou de “opções” de modelitos voce leva, e sim o quanto se planeja!

Se fosse uma viagem de até uns 3 ou 4 dias (ou se nnao soubesse que tenho muitra tralha pra levar pros outros mesmo!) eu faria essa mesma viagem, tranquilamente com uma mala de mão.

Para viagens mais curtas de fim de semana, feriados etc eu nunca levo mais que um par de peças que se combinam e complementam e assim nunca tenho que despachar bagagem!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
18 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
18 comentários
  1. Debora - 25/11/09 - 10h41

    Adriana estou chocada! Como parece simples pra você, fazer as malas. Eu simplesmente odeio fazer e desfzer malas. Gasto horas. Minha vontade é dobrar o guarda-roupas e levar tudo, só pra não ter que ficar pensando e escolhendo o que eu vou vestir. Carrego uma mala gigantesca para passar um fim de semana fora. Sempre fico naquela e se eu precisar… e se aparecer algum evento não planejado, e se… Tenho que aprender com você. As dicas foram otimas! Boa Viagem! Beijos..

    Responder
  2. Ana Claudia - 25/11/09 - 11h51

    Excelente post de utilidade pública! Rs! Penso que um dos maiores micos de viagem é justamente o excesso de bagagem, principalmente se for pra Europa, onde se viaja mto de trem, sem contar as escadas nas estações de metrô.

    Responder
  3. Melissa - 25/11/09 - 13h15

    Oi Adriana! Descobri seu blog através da Comu Casar é Fácil e estou adorando!!!! Suas dicas são muito bacanas!!! Eu vivo na ponte aérea e esse tópico sobre fazer as malas será bastante útil. Parabéns pelo blog!!!
    Bjos

    Responder
  4. mi - 25/11/09 - 14h58

    Bom, tu sabe q eu compartilho total do teu método. A anos q só uso minha mala de mão pra passar 1-2 semana(s) no Brasil ou 10 dias na Europa hehehehehe Tenho OJERIZA de despachar bagagem hahahahahahaha Have fun in the US of A :-)

    Responder
  5. Fati - 25/11/09 - 18h26

    Olá Adriana,

    Quero urgentemente aprender a arrumar malas de viagem. Sou como a Debora, levo meu guarda roupa inteiro. E os sapatos? Nossa, levo muitos… E como tenho filho pequeno, levo o dobro de coisas para ele, morro de medo de faltar algo. Meu marido é básico. Também, nessa alturas já não tem mais espaço para mais nada… Quanta neura, né? MAs lendo seu post, acho que tudo é questão de organização. Essa é a palavra-chave! Preciso disso!
    Beijo,
    Fati

    Responder
  6. Anathalia - 25/11/09 - 18h27

    Pra mim fazer malas também não é tão simples quanto pra você… Mas vai ver que é o que você falou mesmo, com a prática vai ficando melhor. Mas eu sempre levo coisa demais e me arrependo…

    Responder
  7. Tati - 25/11/09 - 18h59

    Eu tbm sou super prática, Dri!
    E fazer as malas já dá todo gostinho da viagem…
    MOnto avaliando as ocasiões e,claro, combinando tudo entre si pra facilitar as coisas, levando lenços e acessórios para variar bastante!
    Tb sempre viajo com bota (quando vou para o frio,né!rs) mas o saaaco é ficar tira/põe bota!
    Beijos e boa viagem!

    Responder
  8. Pri - 25/11/09 - 19h47

    Nossa, eu estou sofrendo já para preparar a minha mala de três meses em Londres. Aliás, eu acabo preparando ela mentalmente todos os dias rsrsr Mas as suas dicas estão me ajudando bastante, valeu!!! :)

    Responder
  9. Adriana/blush27 - 25/11/09 - 21h29

    Nossa! Como você é prática! Consegue levar pouca coisa, mesmo indo para um lugar que vai estar frio! Coisa boa!

    Bjos!

    Responder
  10. Karina - 05/02/10 - 17h21

    Dri,
    Estou pesquisando malas pra minha viagem de 17 dias pra europa. Não sei o que é melhor, as duras ou “semi duras”. Qual a tua opnião? Sei que eles jogam a mala sem dó, e talvez as duras podem danificar mais. Pior que nas lojas ouvi falar que a samsonite deixou o Brasil, agora só com importação. Pensei em viajar com uma velha e comprar aí, será que os preços são melhores? Obrigada desde já. Beijão

    Responder
    • Adriana - 05/02/10 - 22h51

      OI Karina,

      Bem mala aqui pode ser barata se for uma mala baratinha e vagabundinha… se vc quer mesmo uma Samsonite, de tamanho medio custara pelo menos umas 200 libras – nao sei quanto custaria no Brasil (provavelmente bem mais que isso ateh!!), que eu acho bem cara. Afinal mala eh mala, vai ser jogada de um lado pro outro mesmo e tal.

      Eu pessoalmente prefiro mil vezes as malas duras – duram mais, sao mais resistentes, sujam menosm cabem mais coisa dentro e nao danifica tanto o “recheio” da mala (mesmo quando sao jogadas e sacolejadas de um canto pro outro…).

      Responder
  11. Dea - 08/06/10 - 23h40

    Menina hehehehehehehe eu passo mais de 2 dias c tudo espalhado na cama, no quarto inteiro, escolhendo e geralmente faltando 30 minutos para o final do prazo – chegar ao aeroporto p fazer check-in e entrar no free s. – com ameaças de perder o vôo, ocorreu isso comigo na volta de moscow…Depois de 2 anos e mais =/ Tinha uma vida lá neh, então imagina, p perder tudo, deu uma dor tãão grande =( Mais cnosegui! Embora você de verdade deixou uma forma muy prática de como arrumar a mala. :D

    ===> adpatador de tomada universal <=== Fundamental!
    .-= Dea´s last blog ..Sabe o que me faz ficar aqui? =-.

    Responder
  12. […] “Passo a passo de fazer malas“, “Fazendo as malas“, “Bagagem de mão” e “Salvação na mala de mão” – By Dri Miller do blog Dri Everyehere. […]

    Responder
  13. Aldeneide Paiva - 07/04/11 - 05h46

    Menina, eu nem sei te dizer da satisfação de encontrar esse teu blog…eh uma verdadeira utilidade pública pra mim…odeio arrumar malas de viagem, sempre levo um milhão de coisas q n uso e ainda esqueço o q n deveria…com essas dicas acho q posso fazer as pazes com a mala… aleluuuuuuia! vc eh um anjo em minha vida a partir de hj! mto boa sorte no seu blog, q eh o máximo! bjim

    Responder
  14. […] ja ate falei sobre isso outras vezes (e aqui, aqui e aqui), outras viagens e outras mochilas/malas, mas cada nova viagem tras um desafio […]

    Responder
  15. leticia - 24/10/12 - 17h59

    eu gosto muito de arrumar minhas malas so que o plobema é que eu passos hooorrraas e horas na frente do guarda roupa e eu acho vc muito esperta eu nunca ia oensar nisso muito obrigada pela dica!

    Responder
  16. Edna - 05/11/12 - 11h55

    Oi Dri nao vou falar de malas por que só viajei para São Paulo,mas para falar do natal americano que lindo,e o que é aquela árvore.Parabéns a sua família.Ah você foi no broklin?
    bjs

    Responder
  17. Edna - 05/11/12 - 11h56

    Oi Dri nao vou falar de malas por que só viajei para São Paulo,mas para falar do natal americano que lindo,e o que é aquela árvore.Parabéns a sua família.Ah vpcê foi no broklin?
    bjs

    Responder