13 Jan 2010
12 comentários

Roteiro de viagem no Chile

Andes, Chile, Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Roteiros de Viagem, Santiago, Valparaiso & Vina del Mar, Vinhedos

Como disse nos posts anteriores, o Chile eh o tipo de lugar que dah vontade de passar varias semanas viajando, tamanha quantidade de coisas legais pra ver e fazer, diversidade geografica, geologica e cultural.

Opcoes que variam do deserto mais seco do mundo ao frio do Polo Sul na Patagonia Chilena. Da heranca cultural deixada pelos Espanhois em Santiago a cultura nativa das “tribos” Incas e Mapocho. Dos esportes radicais nos slopes de ski, ao puro dolce fa niente com uma taca de vinho na mao.

Mas isso nao quer dizer que soh dah pra aprovetar o Chile caso voce tenha muito tempo disponivel nas maos pra conseguir conhecer ab-so-lu-ta-men-te tudo de cabo a rabo. Na verdade, pra quem esta no Brasil, o Chile eh a opcao perfeita de viagem facil, diferente e legal, podendo ser encaixada em qualquer feriado prolongado.

O meu roteiro jah foi detalhado nos posts anteriores, mas resumidamente fizemos o seguinte:

Rio – SP – Santiago: Saindo do Rio as 6 da manha com a TAM, e chegando em Santiago ao 12. Parece longe, afinal sao 6 horas de viagem entre conexoes, troca de aviao etc. Mas como os voos saem bem cedo, na verdade chegar em Sanatiago ao meio dia ainda eh um grande lucro. mais ou menos como sair do Rio (ou qualquer outra capital) no voo das 9 e chegar em Salvador (ou qualquer outra capital – inclusive Buenos Aires) as 11 e pouco. Ou seja, o seu dia “livre” para passear nao muda muinto…

Mas enfim, com uma tarde, ou um dia inteiro em Santiago jah dah pra ver bastante coisa, como sugeri nesse post aqui. Na verdade nos tivemos 2 tardes e 4 noites em Santiago (saimos pra jantar 1 noite, e as outras 3 capotamos no hotel), e deu pra fazer tudo que queriamos, sem pressa e correria… Caso vc esteja com pressa e afim de correria, 1 ou 2 dias esta de bom tamanho, como a Claudia sugere nesse post aqui.

Nos outros dias fizemos algumas viagens day-trip pelos arredores de Santiago, toda bem bate e volta, mas que poderiam facilmente durar varios dias, caso vc queria fazer um tour mais a fundo pela regiao dos vinhedos ou esquiar, por exemplo.

Em 1 dia eh facil facil percorrer uns 2 ou 3 vinhedos por perto de Santiago (usando agencia ou alugando um carro). Nos fomos na Concha Y Toro (vale do Maipo) e na San Esteban (Vale do Aconcagua), em 2 manhas separadas, e a Fe Costa sugere outras viniculas nos arredores de Santiago nesse post aqui.

Outra sugestao de passeio bate e volta eh Valparaiso e Vina del Mar, ambas pertinho de Santiago, e sao uma boa mostra de praia do Pacifico (agua gelaaaaada!), e boa pedida pra quem quer um pouco mais de badalacao – caso vc vah pra lah na alta temporada de verao (se sua viagem for no inverno, concentre seu tempo em outras regioes do pais).

Porem, seja inverno ou verao nao deixe de fazer uma viagem a Cordilheira dos Andes! Se for inverno vale a pena passar varios dias por lah, em qualquer um dos inumeros resorts e se arriscar nos slopes. Nos arredores de Santiago existem varios, e quase todos os resorts providenciam transporte diretamente de Santiago. Os mais conhecidos por perto da capital sao Valle Nevado (como fez o Breno), Chillan e Portillo.

Mas mesmo pra quem vai fora da temporada de neve, nao perca o passeio! Mesmo se sua esticada pro Chile for rapidinha, dah pra encaixar alguma cidade dos Andes com um vinhedo, por exemplo (que foi exatamente oque fizemos: Vinhedo San Esteban de manha e Portillo de tarde).

Outra otima opcao pra quem vai pro Chile com mais tempo (entre 1 semana e 10 dias, por exemplo) eh subir pro deserto do Atacama como fez a Pri e o Vini. Nessa serie de posts aqui, eles contam como foi o passeio no deserto, que agencia usaram, a experienci de chegar ateh lah e afins.

E essa eh a ideia desse “roteiro”. Uma sugestao de viagem rapidinha saindo do Brasil (jah que um dos comentarios mais comuns aqui no blog em relacao as minhas viagens rapidinhas eh “pena que aqui no Brasil nao dah pra fazer essas cosias…”), que dah pra ser encaixada num feriado prolongado (que no Brasil tem muitos!), pagar usando milhas e com custos gerais (hospedagem, alimentacao, passeios, taxi, etc) bem mais baratos que no Brasil. Ou entao como sugestao de ferias um pouco mais prolongada, aproveitando varios dias no deserto ou esquiando nos Andes (otima sugestao pras meninas que veem parar aqui no Blog procurando opcoes de roteiros de viagem de Lua de Mel).

As agencias utilizadas e os detalhes de cada lugar/passeio estao nos posts linkados.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. viviane martins - 15/01/10 - 03h20

    esse eh o meu proximo destino na america do sul,
    vou esse ano, adorei as dicas vou arquivar… e os precos no Brasil hein!?
    To passada com a sua mae… ela eh bem jovem neh!? linda
    bj

    Responder
  2. Karla - 06/10/10 - 16h38

    Oi Adriana, estou pensando em ir e ficar 4 dias no Chile. Estive pesquisando os locais, mas gostaria de tua opiniao. Quais os melhores locais, a forma de locomoção e o tempo para cada um:

    Vina Del Mar/Val Paraiso e Calle de Casablanca – 1 dia, fostes de ônibus ?
    Passeio Panoramico a Cordilheira dos Andes (Farellones/El Colorado/Valle Nevado) – 1 dia. Você foi de van, mas não lembra, é isso ?
    Vinhedos (Concha y Toro) – meio dia.
    Este último li que fizestes com uma empresa.

    Estou pensando em ir em março/2011, carnaval com minha mãe, mas já estou pesquisando. É frio ?

    Obrigada e no aguardo
    Karla

    Responder
    • Adriana - 06/10/10 - 17h04

      OI Karla,

      O Chile fica no mesmo hemisferio que o Brasil, entao em Marco estara em plano verao e calor.
      Para Vina del Mar, como vc pode ver nos posts sobre a cidade, nos fomos com uma empresa (o nome e link esta no post), e quanto a Cordilheira eu nao fui pra Farellones/El Colorado/Valle Nevado e sim para Portillo, tambem com uma empresa (nome e link no post). E Concha y Toro e San Esteban tb fiz com empresas de turismo (nomes e links nos posts)

      Responder
  3. Paula - 18/01/11 - 22h11

    Dri,
    Vc ficou em qual hotel? Vc recomenda?
    Bj e parabéns pelo site!!

    Responder
    • Adriana - 19/01/11 - 08h44

      Eu fiquei no Sheraton (acho que mencionei em algum post…) e definitivamente recomendo!
      O hotel eh lindo, o servico otimo, super bem localizado, e os passeios que fizemos foram organizados diretamente na agencia de viagens que fica no saguao do hotel.

      Responder
      • Paula - 19/01/11 - 10h59

        Humm… legal, mas o preço dele está bem além do que pretendo gastar!
        De qualquer forma, muito obrigada!
        Vou seguir as suas dicas e espero que seja uma viagem bem gostosa!!
        Bj

        Responder
        • Adriana - 19/01/11 - 11h40

          Pois eh, na epoca nos escolhemos o Sheraton pois consegui um desconto atraves de uma amiga que trabalha para a rede, e como meus pais estavam viajando com a gente, eles preferiram ficar num hotel melhorzinho…

          Responder
  4. Natália - 01/04/11 - 23h49

    Olá, Adriana!
    Que TUDO seu blog!
    Encontrei por acaso, procurando alguns roteiros de viagem!

    Me identifiquei muito, por que também estou morando fora, estou em Mendoza-AR fazendo intercâmbio pela faculdade e tenho muita vontade de viajar e conhecer vários lugares. Estou arriscando fazer um blog também o http://bauruporempanadas.blogspot.com/
    Mas, [longe de você que já deu a volta no mundo!], só falo um pouco da vida aqui com los hermanos hehehhehe
    Se tiver um tempinho dê uma passada lá!
    Tenho como roteiro Santiago e Valparaiso, para ir em Maio. É beem perto aqui de Mendoza.

    Ah, também curti seu outro blog. Sabia que Natura tem aqui na Argentina? (além de Peru, ESpanha..) Foi uma surpresa boa pra mim, pq uso muita coisa da Natura.

    Bom, é isso!

    Besos, saludos!

    Responder
  5. Val - 19/11/11 - 21h43

    Quero ir de carro de São Paulo para Uruguai, Argentina e Chile. Quantos dias seriam necessários? Que roteiros vocês indicam?

    Responder
  6. Erly dos Anjos - 20/07/12 - 17h04

    Gostei muito de seu roteiro e estamos começando a planejar a viagem para este setembro. Algumas outras dicas? Erly

    Responder
  7. Juliana - 27/02/13 - 13h16

    Oi, Dri!
    Mais uma vez passando para agradecer suas dicas preciosas! Nossa viagem a santiago foi muito bacana e devo também às suas dicas, sempre especialíssimas! Aproveitei para indicar seu blog lá no meu… se quiser dar uma olhada:
    http://blogsealguemperguntar.blogspot.com.br/2013/02/santiago-do-chile.html
    Beijos,
    Juliana

    Responder
  8. Fabrícia - 13/03/15 - 01h26

    Olá! Parabéns pelo post! Excelente! Só uma dúvida: Vou com o meu marido na semana santa (03/04/2015 a 13/04/2015). Santiago e Atacama. Onde (em que passeios) poderemos ver neve nessa época, você sabe? Obrigada! Fabrícia

    Responder