26
Jan
2010
Roteiro de viagem Roma e Vaticano
Escrito por Adriana Miller

Ha uns meses tras a regiao central da Italia foi atingida por um terremoto, e os telejornais nao paravam de repetir o quao perigoso um terremoto desse (mesmo em pequena escala) era na Italia  nao soh pelos perigos obvios de um terremoto, mas tambem pela possivel destruicao historica. Assistimos um debate na TV entre um historiador e um geologista analisando as chances (altas) de Roma ser vitima de um terremoto devastador nas priximas decadas e imediatamente o Aaron se desesperou: “Oh my god! Eu nao conheco Roma!”.

Porque? Bem, porque ele odeia planejar viagens, e apesar de repetir ha anos qu queria conhecer Roma, ele nao movia um dedo, e eu (que adoro lanejar viagens) dou preferencia a viajar para lugares que ainda nao conheco. E entao fui deixando pra lá, até que uns meses tras achei umas passagens da EasyJet por 40 libras (ida e volta, incluindo taxas!) para um fim de semana em Roma! Ok? Ok! Marquei tudo e apenas tinhamos que esperar ansiosamente Janeiro e torcer para que nada destruisse Roma! Haha!

Um fim de semana definitivamente nao é suficiente pra conhecer a cidade, seja voce uma aficionado por historia como eu ou nao, mas Roma é sem duvidas uma das cidades que mais tem coisas pra ver no mundo!

E mesmo que voce mal saiba quem foi Cesar, oque fez Mussolini ou Michelangelo, é impossivel atravessar a rua em Roma sem dar de cara com um monumento, um predio historico ou alguma coisa simplesmente fenomenal (e sem duvidas, muito antiga!!).

Mas digamos que entre as centenas de coisas que tem pra fazer em Roma, a cidade definitivamente tem um Top 10 de atracoes imperdiveis, e por causa do layout de constroi-destroi e constroi por cima da historia Romana é super facil de se andar pela cidade, e focando nas coisas “principais” dá ver a cidade todinha (e até repetir!) em um par de dias!

Como as nossas “48 horas” em Roma começou num sabado de manha, entao preferimos começar o tour pelo Vaticano, para evitar a confusao da missa de Domingo (o proverbio “ir a Roma e nao ver o Papa” nao funciona muito bem pra mim…).

O Vaticano por si soh, pode virar uma viagem independente, pois apesar de ser o menor Estado do mundo (0,44 Km2!!!) é rechado com algumas das obras de arte mais preciosas do mundo e guarda (esconde?!) alguns dos maiores segredos do mndo ocidental… Para os fans de arte e historia sacra o Vaticano é o paraiso na terra (sem querer fazer trocadilhos em vão), pois alem da maior e princiapl igreja do mundo, é tambem a casa do Museu e Biblioteca do Vaticano.

Mas para o turista lugar-comum, como eu e voce (!) eu diria que uma manha dá pra ver bem os pontos principais do Vaticano. Só cuidado com a epoca do ano que voce for… no verão a cidade fica lotada e a fila pra entrar na Basilica de Sao Pedro dah voltas e voltas no quarteirao, oque por si só pode acabar ocupando toda sua manha… Alem disso, no verao, cuidado com pernas e ombros de fora!

Com fila ou sem fila, a Basilica di San Pietro é imperdivel e vale a pena a espera! A Basilica foi construida, parcialmente, com projeto de Michelangelo, e a praça em frente é obra de Bernini. Por dentro o tamanho é descomunal, um enorme espaço aberto e arejado… com uma sensação de paz enorme. E recheado de obras de arte e historia por todos os lados. Logo na entrada, ao lado direito de quem entra esta a escultura “La Pieta”, esculpida por Michelangelo aos 25 anos… A cupula tambem é aberta a visitação, por um preço extra e o porão tamebm aberto a visitação, que alem de mostrar a estrutura original da antiga Igreja e varios achados arqueologicos, é onde fica tambem a Tombei dei Papi, onde estao as tumbas de todos os antigos papas “modernos” (muitos outros estao dentro da Basilica), inlcuindo a recen contruida tumba de Joao Paulo II (na ultima vez que fui a Roma, em Janeiro de 2006, ele tinha acabo de morrer e a seção onde hoje esta seu tumulo ainda estava sendo construida).

La Pieta, de Michelangelo

De lá emendamos diratemente com o Museu do Vaticano (cuja entrada é pela lateral do muro, e demorou muito pra descobrir isso…), mas como o tempo era curto fomos direto em direção a Capela Sistina.

Porem, pra quem tem um pouquinho de tempo a mais (ou mais algumas “horas” no dia – como fomos em pleno inverno, o dia cabava bem cedo, por volta das 4 da tarde!), vale a pena passar algumas horinhas dentro do museu e passear por pelo menos algumas da areas mais populares do museu, como o Musei di Antichitá, que contem o maior numero de obras classicas do mundo, o Musei Egizio, com inumeras peças Egipcias “conficadas” pelas missoes e expansoes Cruzadas da Igreja Catolica, e alguns dos apartamentos Papais, como por exemplo a Stanze di Rafaello, que era o apartamento privado do Papa Julio II e foi todo decorado por Rafaello.

Mas a principal atração do museu é memso a Capela Sistina, que construida em 1473 é até hoje uma das areas mais importantes do complexo do Vaticano, sendo a capela escolhida para sediar o Conclave Papal, onde os Papas sao eleitos.

Lá dentro fotos sao expressamente proibidas e é TAO lotado, mais TAO lotado que voce mal consegue ver direito… mas vale a pena… é impressionante imaginar como todos aqueles paineis foram pintados a mao, oque eles significam para o mundo e quanta coisa aquela sparedes já presenciaram…

Na saida do museu, Seguimos diretamente a Via della Conciliazione até chegar na Piazza Adriana, onde fica o Castello Sant’Angelo, fortaleza construida pelo Imperador Adriano (em 138 d.c.!!!!), servindo como fortaleza Papal, prisao e palacio alem de até hoje servir como forte das joias Papais e do Vaticano.

Adoro essa plaquinha, e todas as outras espalhadas por Roma com o MEU nome! :-)

Alem do castelo ser uma atração por si só, a ponte Dei Angeli é impressionante, com 12 Anjos de marmore delineando a ponte e crizando o rio Tevere.

Cruzando a ponte para o lado leste da cidade, se torna praticamente impossivel nao dar de cara com algum monumento!

Seguimos nos perdendo pelas ruazinhas de Roma até chegarmos na Piazza Navona, composta nao apenas de inumeros cafes, restaurantes e artistas de rua, mas 3 lindas fontes construidas por Bernini e seus alunos. A central, e principal, é a Fontana dei Fiumi, e representam os 4 grandes rios do mundo: Ganges (Asia), Nilo (Africa), Danubio (Europa) e Prata (Americas). Em cada uma das pontas da praça estao as fontes Del Nettuno e Del Moro. (a fonte central estava coberta para reforma esse fim de semana, entao essas fotos sao antigonas!)

De lá o dia já estava escurecendo, entao fomos direto em direção ao Pantheon. O Pentheon é considerada a mais antiga Igreja do mundo, pois na verdade foi construida em 27 a.c. como um templo pagão a todos os Deuses. Apenas em 609 d.c. o Papa Bonifacio IV converteuo templo a uma igreja catolica dedicada a Virgem Maria, e onde foram sepultados varias personagens ilustres da historia Italiana. A Igreja é tao imponente e diferente que nao tem como nao ficar de queixo caido. O espaço circular, a maior porta de bonze do mundo e culunas, que apesar de enoooormes, foram esculpidas a partir de pedaços unicos de pedra. E a cupula, que é tao alta que parece ter apenas um buraquinho… mas na verdad a abertura central tem 9 metros de diametro!! Mas e quando chove?!? O centro do chao de marmore é levemente “curvado” bem embaixo da cupula e disfarçadamente nos desenhos do marmore do chao estao pequenos buracos que ajudam a drenar a agua!

Nesse ponto do dia, já estava escuro, mas mesmo assim seguimos em direçnao a Fontana de Trevi, que na minha opiniao é um dos lugares mais bonitos e romanticos de Roma!

O unico problema é qu na verdade a cidade cresceu de uma tal maneira em volta da praça, que acabou nao sobrando espaço nenhum pros turistas! Consequencia: a praça em frente a Fontana esta sempre, constantemente lotada de gente, e é quase impossivel comseguir uma boa foto…

Aproveitamos pra catar um restaurante pelas ruazinhas daz redondezas e entramos no primeiro lugar que achamos que nao tinha paineis de neon, num uma pizza de plastico na calçada nem um italiano irritante te tendando convencer a entrar!

Acabamos achando o L’Archetto, onde comi uma das melhores pastas que já provei na vida! No final veio a “boa” surpresa: jantar para dois, incluindo bruschetta de entrada, primo piato, vinho espumante, sobremesa e coperto (taxa de couvert cobrada na Italia como “taxa” para sentar nos restaurantes) saiu por 35 Euros! Se tivessemos ido alguns quarteiroes mais a frente, teriamos pagao, facil, pelo menos o dobro desse preço!

O dia seguinte começou cedo! Acordamos com a missao de chegar no Coliseu ANTES de sua abertura, pois a unica exigencia do Aaron para o fim de semana era conseguir entrar no Coliseu, coisa que eu nunca tinha feito, pois a fila era sempre descomunal!

Estavamos hospedados perto da estação de Termini (mais detalhes no fim do post) entao fomos andando até o Coliseu e aproveitamos para conhecer a Igreja Santa Maria Maggiore.

Mas conseguimos atingir nosso objetivo, e quando chegamos no Coliseu, 10 minutos depois da abertura das portas (as 9 da manha!) nao pegamos fila, e o melhor, o inteior estava praticamente vazio! otimo pra tirar fotos!

Depois de algumas horas lá dentro (enrrolando bastante e tirando muita foto, porque na verdade as ruinas estao em pessimo estado e nao dá pra ver ou fazer muita coisa lah dentro), seguimos em direção ao Forum Romano, que um dia já foi o centro do Imperio Romano!

Começando pelo Arco de Constantino e seguindo pela Via dei Foro Imperiali até entrar na area arqueologica do Forum. Eu sou suspeita pra falar, pois na verdade nao gosto do Forum Romano. Na verdade eu chego a sentir uma certa raiva e uma frustracao generalizada com o estado de conservação do forum. Tudo bem que hoje em dia já esta bem melhor doque estava ha 4 anos atras, mas mesmo assim, fico um pouco chateada com o descaso do local.

Eu sei que sao milhares de anos (literalmente) de construcoes e destruicoes, guerras, terremotos e afins, mas hoje em dia a area do forum mais parece uma area de deposito de pedaços de pedras e restos de colunas… Nao que eu queria (ou espere!) que alguem tente reconstruir alguma coisa, mas ainda assim acho que falta informacao e instrução sobre oque é oque, onde era oque. E pra mim, que adoro historia, é desesperante ver aquilo tudo jogado e abandonado por lá…

MAs seguindo em frente…. Do Forum fomos direto pra cima do Campidoglio, prça construida/desenhada por Michelangelo, cercado de palacios e museus nos 3 lados da Piazza, com 2 leoes Egipicos na base da escada, tambem esculpidos pro Michelangelo e uma estatua de Brinze de Marco Aurelio no centro (Seculo 2).

Descendo as escadarias do Campidoglio chegamos na Piazza Venezia e o predio-monumento Vittorio Emanuelle II, aparentemente odiado pela maioria dos Romanos.

mas na verdade essa praça é uma otima referencai turistica, e um otimo ponto de partida para roteiros pela cidade, pois ali se encontram algumas das ruas e avenidas mais importantes da cidade, como a Via dei Foro Imperiali, a Via del Corso, Via Quattro Novembre. O MOnumento foi construido pra comemorar a unificação da Italia e já foi casa oficial do Mussolini.

De fizemos o roteiro obvio pela Via del Corso, que é uma das principais ruas de Roma, e voltamos a Fontana de Trevi e Pantheon, para rever os monumentos e tirar fotos com a luz do dia (ambos ficam a alguns quarteiros da Via del Corso, nas ruazinhas laterais), mas logo seguimos nosso roteiro em direção a Piazza di Spagna, no final da Via Condotti, que é sem duvidas a rua de compras mais cara da cidade!

A Escadria da Santissima Trindade dos Montes, conhecida como escadaria Espanhola, com seus degraus disputados a tapa, e onde é o melhor lugar para descansar os pes depois de um roteiro ultra-expresso por Roma!

Nada que um Gelatto di Nocciola nao resolva…

- Detalhes Praticos:

Tanto a EasyJet quanto a Ryanair viajam de Londres a Roma, que tem dois aeroportos: O Fiumicino é o principal, e o Ciampino é ligeiramente afastado da cidade.

A Easyjet voa para os dois, mas a Ryanair viaja via Ciampino, entao leve em consideração o tempo de viagem entre o aeroporto e a cidade.

Já o Aeroporto Fiumicino é conectado a cidade por onubus e trem, com uma estcao praticamente dentro do aeroporto que em meia hora chega na estacao Termini, que é bem no centrao de Roma e perto de tudo.

Nos ficamos hospedados no albergue/pensao Scott House, a 1 quarteirao e meio da estacao! Location, location, location!

Pela bagatela de 38 Euros (com preçinho promocional pela Booking.com) ficamos numa quarto bem razoavel, com banheiro no quarto, cafe da manha e internet wi-fi gratis! (e ar condicionado no verao)

Algumas pessoas podem achar que a localizacao nao é das melhores, por ser na vizinhanca da estacao de trem, mas sinceramente nao tivemos problema nenhum. É bom ficar esperto e nao dar bobeira pros pick-pockets da cidade (nao só na estacao de trem, mas em Roma como um todo!), mas estar a poucos passos da estação de trem e poder chegar andando a todas as atrações turisticas da cidade nao tem preço!

Mais fotos de Roma AQUI.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias: Italia, Roma, Roteiros de Viagem, Viagens pela Italia
78

78 Comentários em:
"Roteiro de viagem Roma e Vaticano"

  1. Giancarla - 26/01/2010

    Gelado de Nocciola… ai jesus!! Quando fomos a Roma ficamos num B&B na Via dei Serpenti, com vista para o Coliseu e com uma Gelateria ma-ra-vi-lho-sa em frente!
    Quero ir outra vez!!!

  2. José Luiz - 26/01/2010

    Quando fui a Roma usei o aeroporto de Ciampino e não achei tão demorado pra chegar até ele (acho que levou pouco mais de meia hora)… lembro que peguei um ônibus que saia ao lado da Estação Termini e pagamos um preço beeem menor comparado com o trem que fazia o trajeto Fiumicino-Termini….

    E quanto a esse sentimento de abandono das ruínas romanas, eu compartilho dessa mesma opinião… não é porque são ruínas que deve ser deixado tudo as moscas…

    Ah, e tb concordo sobre a Fontana di Trevi ser um local incrível da cidade mas que falta espaço e sobra gente para se apreciá-la melhor (e tirar boas fotos tb!!!)

  3. Karina - 26/01/2010

    Dri,
    Adorei o post! Vou para Roma em Maio, e estou planejando o que fazer de basicão pra primeira vez. Ainda não reservei hotel, estou achando tudo mais caro que França, acho que vou deixar pra reservar algo de última hora, tipo 1 mês antes, pra ver se consigo pegar promoções. Vc acha muito arriscado?
    Bjos

    • Adriana - 26/01/2010

      Oi Karina,
      Eu sempre reservo hoteis com mais ou menos 1 mes de antecedencia e nunca tive problemas… o unico risco é voce acabar ficando sem opcoes baratas de ultima hora, ou caso tenha um hotel ou area preferida. (principalmente se for alta temporada).
      Se voce for pra alguem lugar onde a oferta de hoteis é pequena e os preços sao altos (Paris, por exemplo) é melhor reservar o quanto antes!
      Por exemplo, estou planejando uma viagem pra SAntarini, na Grecia, mas as opcoes de hoteis sao tao limitadas e tao caras, que já fiz reserva numa baratinho que achei, só por via das duvidas! (ainda nem tenho a passagem!)
      As reservas pela Booking.com só sao pagas na hora do check in, entao caso o hotel tenha alguma promocao de ultima hora, voce podera se beneficiar.

  4. Lia Lopes - 26/01/2010

    Quero muito ir pra Italia agora!!!

  5. Dany(USA) - 26/01/2010

    Driii,,otimo post!Mto bom pra relembrar Roma,que saudade!!!
    Acho que eu e meu marido temos as mesmas fotos…ehehe..ate dos guardinhas do Vaticano!!!A Fontana di Trevi, foi aquela loucura mesmo…dificiiilimo de conseguir uma boa foto..mas mesmo assim nao dispensei jogar uma moedinha..hehehe
    Eu lembro bem, que enquanto esperava a fila pra entrar no Vaticano, fiquei admirada com o teto,belissimo, e tirei varias fotos, dos tetos, dos mosaicos nas paredes.Eh realmente impressionante a suntuosidade daquele lugar.
    Vc subiu as escadas ate a cupula?Nossa…aquele caminho sem volta eh quase uma pegadinha pros desavisados ne?Mas a vista la de cima eh a maior recompensa, sem duvida!!!
    Qd saimos de la, praticamente obriguei o marido a tomar um gelatto, afinal…estava na Italia ne?(detalhe: fomos num MEGA INVERNO…mas mesmo assim valeu ter provado o autentico gellato italiano)
    Enfim, amei o post, parabens pelas fotos!Boa maneira de matar um pouquinho da saudade !
    bjos Dany.

  6. Luisa - 26/01/2010

    Dri, vc conseguiu pegar o Museu do Vaticano vazio daquele jeito?!
    Quando eu fui, aquilo parecia saida de estadio de futebol depois de final de campeonato. Jurei nunca mais voltar! :)
    Bjs

    • Adriana - 26/01/2010

      Sim, vazio!
      Por isso aceitei entrar no museu pela primeira vez… todas as outras vezes que fui ao Vaticano, a fila do museu estava quilometrica…
      Apesar do frio, viajar na baixa temporada tem suas vantagens…

  7. carol mello - 26/01/2010

    OI, Dri!!! Não tem nada a ver com o post, nao fique brava rs, mas como estamos orfas do beauty por favor, qual o nome e marca deste seu batom maravilhoso coral ou vermelho???
    beijinhos obrigada.
    ah deixei um coment desespero la tambem rs.

  8. Manuela - 26/01/2010

    Oi Dri! Adorei o post e realmente Roma é maravilhosa, qdo fui bobiei de ir pro Coliseum mais tarde e não consegui entrar de tanta gente!
    Enquanto lia esse post, vi aqui na janelinha do lado vc falando no twitter que ia preparar um roteiro para demitir alguém e lembrei de um filme bem legal e exatamente sobre isso que vi no fds, acho que vc vai gostar é bem dentro dessa realidade das empresas de rh que sao contratadas para demitir a galera , o título em ingles se nao me engano é up in the air (amor sem escalas em portugues), com o george clooney! beijosss

  9. Manuela - 26/01/2010

    Nossa… escrevi um comment e sumiu…
    Vou tentar resumi-lo…Amei o post sobre Roma a cidade é linda, mas me dei mal no Coliseum pois bobiei e cheguei tarde la e nao consegui entrar:(
    Dri enquanto lia esse post vi no quadradinho do lado suas atualizações recentes no twitter e vi vc dizer algo sobre orientar alguém pra demitir alguma pessoa… E lembrei de um filme mara que vi esse fds e acho q vc vai gostar pq super se encaixa nessas coisas de rh… Chama “Amor sem Escalas” com o george clooney, se nao me engano em ingles o titulo é “Up in the Air”! Beijosssssssssssssssssss

  10. Fernanda - 26/01/2010

    Oi Adriana, adorei o roteiro para Roma! Eu queria só dar duas dicas, que você provavelmente sabe, mas pode ajudar alguém.
    Para evitar as filas intermináveis do Museu do Vaticano, você pode comprar os ingressos pela internet (pelo mesmo preço e com hora marcada): http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/index.html
    Aí é só imprimir o comprovante e entregar o papel para o moço que fica lá na entrada. Poupa um bom tempo!
    Para o Coliseu, você pode fazer duas coisas: ou atravessa toda a fila e vai para o guichê perto das catracas e comprar o guia com áudio. O preço aumenta um pouco, mas você entra mais rapidamente no Coliseu.E outra é que como o ingresso para o Coliseu dá direito a visitar os Foruns Romanos e vice-versa, você pode ir a bilheteria do Fórum, comprar o ingresso e passar direto na catraca do Coliseu. Depois dá para visitar o Fórum com tranquilidade.
    Abraços, Fernanda

  11. Claudia Acourt - 26/01/2010

    Ai que saudades de Roma e, lendo o seu post, tenho certeza que volto la este ano. Quando ao abandono, sou completamente de acordo. Certa vez ouvi uma pessoa dizendo que Roma era um montueiro de pedras. Na hora eu fique revoltada com “tamanha falta de cultura”. Ai, fui conhecer a cidade e fiquei agoniada por nao saber o que era o que. Por um bom tempo procurei o local onde Cesar havia sido cremado e, mais tarde, foi construido um tempo. Entao entendi o que o “falta de cultura” disse. Ao menos uma placa dizendo o que foi tal monumento, tal coluna, tal via. Mas nao tem nada. Da raiva, tanta cultura debaixo do meu nariz e eu perdida.
    .
    Ei, tem outra visita programada para a Italia?
    .
    Abç

    • Adriana - 26/01/2010

      Oi Claudia!
      Sim, em Marco vamos pra Toscana: Pisa e Florenca que o Aaron nao conhece e que nao voltei mais desde que morei lah em 2004 por um tempinho.

  12. Clara - 26/01/2010

    Oie Adriana, conheci seu blog atraves do blog da Hilda e desde entao sempre dou uma olhadinha aqui para saber as dicas de viagem, Essse Blog e cultural de mais :) muitoo bom.
    Moro em Londres, e sempre to de olho no site da easy jet para pegar uma promocao, mas e muito dificil, eu quero saber se tem algum segredo para achar voos taoooooooo barato assim como esse de Roma. Conta ai pleaseee xxx

    • Adriana - 26/01/2010

      Oi Clara,
      Segredo nao tem nao… mas eu olho os sites de viagem semanalmente, e sempre subscrevo aos newsletters, entao sempre que tem promocoes, eu fico sabendo primeiro e tenho mais changes de conseguir boas tarifas.
      Alem disso, sempre marco minhas passagens com MUITA antecedencia… essa passagem pra Roma eu comprei em Agosto do ano passado! originalmente queriamos ir em Outubro, mas a passagem custava uma media de 150 libras. Entao fiz uma busca com “data flexivel” e vi que o fm de semana mais barato ere esse em janeiro, quase 6 meses depois!!
      E jah estou tensa que ainda nao reservei as passagens pra Julho e agosto! :-)

  13. Claudia Acourt - 26/01/2010

    Adriana, somente para registro, fiz um post sobre Il Giorno della Memoria e sitei Auschwitz. Peguei uma foto na net mas é horrivel. Posso usar uma de suas fotos? Dou creditos na foto. Ah, alias, fiz um link para os poucos que me leem (pai, mae, irmao e cachorrinha) possam ler o post que vc fez.
    Aguardo a resposta.

    ABç

    • Adriana - 26/01/2010

      Oi Claudia, pode, claro!
      Obrigada pelo link :-)

  14. bruna - 26/01/2010

    sabe que passei os meses de novembro e dezembro programando a viagem dos meus pais pra paris e roma e ia falar exatamente o que a fernanda falou.

    só que no site do vaticano ao comprar o ingresso online tem uma taxa de 4,00 euros, que diga-se de passagem nao é nada comparado com o stress, fila gigante e frio nessa época (ele foram passar ano novo).

    me falaram que foi super tranquilo e fácil de achar o lugar pra entrar com a compra online.
    =)

  15. bruna - 26/01/2010

    esqueci de falar..

    sabe que lendo esse seu post,me desesperei tbm… com o seu marido.. hehehe
    eu tbm não conheço romaaaa!!!
    =)

  16. bruna - 26/01/2010

    esqueci de falar..

    sabe que lendo esse seu post,me desesperei tbm… (como seu marido) hehehe
    eu tbm não conheço romaaaa!!!
    =)

  17. Adriana/blush27 - 26/01/2010

    Maravilhoso o post! Quando eu for visitar Roma vou pegar muitas dicas!

    Bjão!

  18. Isabel O., Portugal - 26/01/2010

    Ó Adriana tenho mesmo pena de nunca poder tirar uns dias de férias em época baixa. Como sou professora ando sempre no meio das multidões, a pagar imenso e a estar em filas.
    Já tenho lido os seus outros roteiros e, apesar da nossa diferença de idades e nacionalidade, revejo-me imenso em si – pelo entusiasmo, pelo sorriso nas fotografias, pelo marido ao lado a tirar fotgrafias com o bracinho esticado com o monumento atrás.
    Acho que ia gostar de a conhecer e nos íamos rir imenso, o que é sempre um bom sinal.
    Muitas felicidades e continuação de boas viagens.

  19. Hilda Knee - 26/01/2010

    Dri,
    Amei as dicas de Roma!!! Da vontade de ir para la dja! rs
    Roma esta nos planos de 2010, mas para o segundo-semestre.
    Bjs

  20. Tiago - 26/01/2010

    Caramba Dri as fotos desse post tão animais!
    Só uma historinha… um amigo meu pegou o vôo Londres – Roma pela easyjet e, em Roma, não verificaram os passageiros retirando as malas dos carrosséis.
    Consequência: bagagem roubada! Bagagem extraviada até vai, é normal… mas roubada é muita irreponsabilidade da empresa!

    • Adriana - 26/01/2010

      Oi Tiago,
      Na verdade nenhum aeroporto da Europa verifica ticket de mala de passageiros.
      Na verdade, o unico lugar que já vi isso acontecer foi no Brasil mesmo.
      Na verdade em alguns aeroportos do EUA, a parte onde ficam os carrosseis de bagagem é totalmente aberto ao publico – uma vez, quando saimos da area de embarque, a mae do Aaron ja estava nos esperando com nossas bagagens!

      Entao, se sua mala, vc deveria ter feito uma ocorrencia, para que seu seguro de viagem cubra os gastos.

  21. myiska - 26/01/2010

    Adriana – mto bom o post e (co.sempre)ótimas fotos. dá pena ver mmo a falta de conservação dos monumentos e . .falta de chamada p a história q está em tudo. tb senti o mmo diante do Forum . tenho um sobrinho q estará indo em começo de março(pela 1 vez) e estou enviando todo o post p ele e esposa. irão c certeza ao restaurante indicado. vc está mto bonita (co sempre) e c o marido formam um belo casal. continue nos dando boas dicas e citar os preços é bem util . Florença (q vc já conhece) a meu ver, é um museu a céu aberto. showv de Arte, História etc. boa sorte!

  22. Karina - 26/01/2010

    Dri,
    Estou meio traumatizada com reservas de hotéis. Fui muito ingênua, e não li ou entendi o sistema do site priceline, entrei achando que ia só testar e dar um lance, mas qdo vi já tinha reservado nosso hotel em florença pra maio tbm!!! Ainda bem que florença é pequena e tudo fica meio perto, peguei um 4*, mas não confio muito na categoria do hotel feita pelos sites. Fica perto da estação de trem. Mas enfim, justo eu, que tenho pesquisado um monte sobre hotéis e tals, pra ver se conseguia tarifas menores pra época, “errei” por não lido tudo com calma!!! Enfim, foi um aprendizado. Nossa viagem, começará por roma, depois florença, bordeaux e termina em paris. De hotel, só falta roma, que vou deixar pra reservar mais em cima, e ver se pego aquelas tarifas de promoção de última hora. Vi que vc vai a florença em abril, será um mês antes da gente! Que cidades pretende fazer ao redor? Eu tenho muita vontade de ir a siena, montalcimo e se possível fazer um bate e volta a cinque terre. Mas o problema que serão somente 3 dias inteiros em florença, não sei se vai dar tempo. Bom, espero que qdo vc voltar de lá, eu consiga pegar algumas dicas da região.
    Beijão

    • Adriana - 26/01/2010

      Oi Karina,
      Em Março faremos apenas Pisa e Florença, pois tambem soh teremos 3 dias, e nao dah tempo pra fazer todas essas coisas…
      Alem disso, na epoca que morei na Italia eu fiz toooodas essas viagens… Agora vai ser mais só pro Aaron conhecer a regiao mesmo. Ele queria ir a Pisa (que nao ocupa mais de uma manha….) e eu queria muito voltar a Florença depois de 6 anos!

  23. Karina - 26/01/2010

    ops! vc vai em março!
    E uma pergunta, o booking, cobra alguma taxa em caso de desistência da reserva? Bjo

  24. Ciça - 26/01/2010

    Drizinha do céu, da terra, ar e mar… eu já tinha vindo aqui??? Pq nao voltei??? Estou simplesmente encantada com tuas fotos, roteiros, dicas… mana, vais para meus favoritos de viagem AGORA.

    Parabéns pl belissimo blog e obrigada por dividir com a gente suas experiencias!

  25. Tatiana - 26/01/2010

    Oi Dri, eu não conhecia esse site booking.com. Entrei e achei muito legal, então queria saber se você sempre usa, se é seguro mesmo… Eu vi que tem que digitar os dados do cartão,mas eles só cobram na hora do check out. É isso mesmo? Fiquei preocupada caso tenha que cancelar por alguma razão.
    Desculpe as mil perguntas!! hehe :)

    • Adriana - 26/01/2010

      Oi Tatiana,
      Eu SEMPRE faco minhas reservas pelo Booking.com, justamente pq ele nao combram nada na hora. mas pedem o seu cartao de credito, pois se vc fizer uma reserva e nao aparecer no dia, ele cobram uma taxa (igual a 1 diaria).
      Nunca tive problemas nenhum com esse site, eh super facil de usar, tem uma inifnidade de hoteis, pensoes, albergues etc, com muitas fotos, feedback e resenhas de hospedes, mapa, instrucoes de como achar o hotel e etc.
      A unica vez que eles cobraram o quarto antes de viagem, a pagina do Albergue tinha um aviso enorme de que a diaria deveria ser paga no ato da reserva, entao elo menos nao leve sustos.
      Super recomendo esse site, super seguro e confiavel.

      • Mariana - 26/01/2010

        Oi Adriana tudo bem?
        Você poderia me informar se as lojas da Via Del Corso como a Zara abrem aos domingos?
        Eu estou indo pra lá em Janriro…
        Obrigada.

        • Adriana Miller - 26/01/2010

          Isso vc tem que verificar no site deles. Cada loja tem seu horário.

  26. Camila Lopes - 26/01/2010

    Dri,
    Que belo passeio!
    Também adoraria ter uma plaquinha com meu nome. rs
    Em junho estou por ai, vou passar 45 dias em Londres. (AMO!!!)

    Beijos

  27. Quezia - 26/01/2010

    Adoro Roma, o Brett me pediu em casamento la na Trevi Fountain, com direito a quase 2000 pessoas de testemunhas! E muita gente querendo vender rosas para gente depois….

  28. juliana - 26/01/2010

    Gente, que casal amis lindo! Cheguei aqui pelo blog da Anathalia e estou adorando ver essas andanças pelo mundo. Um dia já fui assim… Agora temos um baby e estamos programando a nossa viagem pra Disney! :)

  29. Priscila - 26/01/2010

    Adriana
    Estou planejando uma viagem para europa pro ano q vem, e gostaria de saber sobre viajar de trem pela europa.
    To pensando começar em lisboa, madri, roma, veneza, florença, pisa, paris e londres.
    quais destes trechos podem ser feitos de trem?
    Obrigada

    • Adriana - 26/01/2010

      OI Priscila,
      na verdade todos esses trechos podem ser feitos de trem, porem alguns deles iriam demorar muito tempo!
      A melhor opcao eh fazer as viagens “regionais” de trem e as demais de aviao, para economizar seu tempo!
      Entao minha sugestao seria:
      - Lisboa – Madrid: Trem ou onibus (demora umas 6 horas acho)
      - Roma – Veneza – Florenca – Pisa: todas de trem entre elas (cada techo vai demorar uma media de 1 a 2 horas de viagem)
      - Paris – Londres: tambem pode ser feito de trem, pelo Eurostar (demorar umas 2 horas)

      Jah o deslocamento entre Madrid – Roma – Paris (ou basicamente entre uma “regiao” e outra” a melhor opcao seria um voo low cost.
      De aviao vc economiza nao soh seu tempo de viagem (e faz em 2 horas uma viagem que duraria 12 horas de trem!) mas tambem seu dinheiro pois esses trechos sao bem comuns e portanto tem otimos precos – jah de trem, por serem viagens longas, a passagem sairia carissima!

      E para todas essas viagens nao aconselho os passes de trem tipo Interail ou Europass, pois sao muito restritivos e vai acabar saindo mais caro doque pagar cada uma dessas viagens separadas (alem de te dar mais flexibilidade de datas e horarios).

  30. Priscila - 26/01/2010

    Obrigada pelas dicas.. tava totalmente perdida jah…
    Bom viagem pra Dubai…nossa cada lugar q vc vai vc fala de um jeito q eu fico curiosa pra ver tb…

  31. Ricardo - 26/01/2010

    Adriana, achei otimo seu post, era exatamente o que estava procurando, pois estou indo com minha esposa agora no final de Março e não tinha ideia de por onde começar nossas visitas, sei o que temos que visitar, mas faltava um direcionamento. acho que irei seguir exatamente o que voce fez nesta viagem, desculpe por ser “imitador”..rsrs. vou chegar a Roma dia 28 de Março no fim do dia, vou sair dia 31 a tarde e vamos para Paris, depois volto ao Brasil dia 05 de Abril a noite. já foi para Paris? tambem estou procurando um roteiro de 4 dias e meio para Paris, tem um roteiro bom assim de lá?
    abraços a voce e ao seu marido
    Ricardo

    • Adriana - 26/01/2010

      OI Ricardo, tem sim!
      Se vc clicar no link da categoria “Roteiros de viagem” ou “França” vai achar um roteiro bem parecido sobre paris. O meu roteiro de Paris foi “formulado” para um fim de semana, mas pode facilmente ser feita em 3 dias.
      Espero que goste!

  32. Cristina - 26/01/2010

    Olá
    Adriana
    Adorei o seu roteiro de Roma, estou programando minha ida para lá em Outubro você poderia me dar algumas dicas?
    Por exemplo quantos dias, qual melhor localização para me hospedar. grata Cristina São Paulo.

    • Adriana - 26/01/2010

      OI Cristina! Voce vai adorar Roma – as dicas já estao todas no post e na categoria “Roma” na lateral direita do blog!

  33. Renata - 26/01/2010

    Adri, qual a melhor época para ir para a Itália, que não seja estação TÃO alta (rs) mas que também os dias sejam longos e não muito quentes? Beijos.

    P.S. estou planejando minha viagem para a itália, mas completamente viciada em tuuuudo que você escreve por aqui.

    • Adriana - 26/01/2010

      Minha epoca preferida é em Maio e Setembro – sao justamente os meses pre e pos alta temporada, mas que as cidades ainda estao relativamente vazias, nao esta fazendo muito calor nem frio demais, os dias sao longos e é a epoca que a Europa fica cheia de boas promocoes de viagens!

  34. Juliana P. Galvao - 26/01/2010

    Oi!!!

    Eu de novo… Tava lendo num blog que as ruas muito próximas a entrada da estação Termine são muito frequentadas por mendigos, estrangeiros clandestinos, etc., por isso é necessário tomar cuidado, principalmente a noite.

    O que você acha? Como estou indo sozinha, e não conheço nada por lá, fiquei com um certo receio, principalmente para andar a noite, apesar da localização ser muito boa.

    Você teria uma outra sugestão de albergue que seja em conta e que seja perto do centro histórico? Ainda mais porque estou indo sozinha e não terei com quem rachar os custos de hospedagem.

    Outra coisa, como é a segurança dentros dos albergues? Posso deixar máquina fotográfica, laptop, etc., no quarto? No período de Outubro escurece cedo em Roma?

    Abs,

    Juliana

  35. Paula Regina - 26/01/2010

    Cara Adriana, parabéns pelo Blog muito bem feito e com dicas preciosas a qualquer viajante que deseje uma viagem bacana.

    Suas dicas, posts e comentários nos fazem querer rumar no momento ao local.

    Obrigada.

    ps: suas “máquinas de fotografia” são de matar de inveja qualquer mortalzinho. Show!!! :OD

  36. SONIA - 26/01/2010

    Adriana, parabéns pelo Blog. Adorei seu roteiro para Roma, porem preciso de uma orientação.Estou indo para Roma em Janeiro e terei somente um dia para passeio, quremos ir pela manha no coliseu e ja comprei a entrada para o Vaticano as 14:30hs.V.acha que da tempo? Do coliseu ao Vaticano quanto tempo leva? da tempo de entrtar na igreja S.Pedro? desculpe-me tantas perguntas mas Roma é apaixonante.

    beijos

    • Adriana - 26/01/2010

      Dar tempo eu até acho que da, mas bem apertado. Na pior das hipoteses vc pode pegar um taxi ou comprar um outro ingresso pro Vaticano, ja que em Janeiro nada fica lotado. Mas nao saberia te dizer quanto tempo leva de um lugar a outro.

  37. Yago - 26/01/2010

    Olha, vou ser sincero, eu adorei as fotos, ficaram muito boas mesmo, mas o que está chamando a atenção mesmo é você. Sério, o Aaron que me desculpe, mas você é muito linda.

    Deixando os elogios de lado, qual a sua câmera?

    bjos
    .-= Yago´s last blog ..O iogurte cagalhão =-.

    • Adriana - 26/01/2010

      HAHAAHAHA
      Muito obrigada!
      Minha camera é uma Sony HX1

  38. Emily - 26/01/2010

    Ola, Adriana, Adorei seu blog, mais gostarias de dicas do que levar na bagagem??
    Estou indo para Italia de Norte a Sul(começando em Veneza até FLorença, Napoli, Roma, Capri, Sarrento…etc) vou ficar 15dias, que dicas de roupas levar?? estarei embarcando agora em janeiro/2011. Aguardo um retorno, Agradecidissma…Emily

    • Adriana - 26/01/2010

      Oi Emily, tem uns 3 ou 4 posts sobre como se vestir em viagens e sugestões de looks. De uma olhada na pagina sobre “dicas de viagem”.

  39. Emily - 26/01/2010

    Oie, Adriana, eu aqui novamente, já viu né, VIAJANTE de 1º viagem, 15dias, o que levar,assim 5calcas jeans, varias legins e meias grossas, umas 5blusas gola alta(+quente)tipo lãzinha, e 10 blusinhas de algodao(manga curta/regata) e uma mega hiper super casacão(que será levado na mão), e no pé um scarpin, 01 bota de couro, 2tenis? é o suficiente??/aii duvida cruel..

  40. Fabio - 26/01/2010

    Oi Adriana, pelo que vi vc conhece bem Roma rs…
    Foi 4 vezes para lá, gostaria de saber se em março é frio?
    Lá é realmente perigoso como dizem, muitos batedores de carteiras?
    Ficarei em Roma 6 dias, o que vc indicaria como transporte, melhores passeios e mais barato rs?
    Uma curiosidade gigantesca rs, o que os romanos servem de café da manhã, em hotéis? Em Londres me surpeendi com o café britânico no hotél rs
    Vc acha que compensa comprar o Roma pass?
    Será que em Roma em março é muito cheia? Conseguiria usar um tri-pé para titar fotos de casal?
    Desculpe-me pelas inumeras perguntas, vc é “exper” em viagens rs, vi que Roma vc teria muitas, dicas para compartilhar rs.
    um abraço

    • Adriana - 26/01/2010

      Bem, vamos por partes:
      - Marco nao eh frio, mas depende de onde vc eh, pode ser mais frio doque vc esta acostumado. Melhor verificar sites especializados em metereologia
      - Sim, eh perigoso, como muitas cidades grandes pelo mundo. Nao chega a ser no mesmo nivel que Rio e SP por exemplo, mas eh bom nao marcar bobeira. Fique de olho nos batedores de carteira, pedintes e ciganos. E soh nao bobear que vc nao tera problema algum.
      - A melhor meio de transporte em Roma sao seus pes. Mas a cidade tb tem uma boa rede de transporte publico como metro ou onibus.
      - Eu nunca usei o Roma pass entao nao sei. No geral acho que esses passes sao meio engana trouxa e nunca uso.
      - Marco eh baixa temporada, mas Roma eh uma das cidades mais turisticas do mundo, entao sempre estare cheia. Provavelmente nao estara lotada, mas cheia a cidade sempre esta.
      - O cafe da manha vai depender do hotel que vc ficar, oque prefere comer e afins. No geral os italianos bebem alguma variedade de cafe com “pastries”, tipo croissants, pain au chocolat, pao com queijo, etc. Nada muito diferente doque se come no Brasil ou em outras partes da Europa.

  41. rosita - 26/01/2010

    olá…..adorei sua pagina, estou indo para italia agora fim de março, quero ver a Feira de design em Milão, se puder me dar umas dicas de hoteis em conta agradeceria…vou sózinha….to achando meio loucura mas vou encarar.

  42. Josi - 26/01/2010

    Oi Adriana, em Roma vc saberia indicar lojas BBB? :-)
    Para comprar roupas e cosméticos?
    Queria muito comprar alguma coisa lá, mas, estou sem nenhuma informação sobre, bons lugares, com preços atrativos :-)
    A Sephora italiana, vc sabe se é boa?
    Já vi que a amazon italiana, não tem nada, comparando com uk :-)
    Obrigado desde já

    • Adriana - 26/01/2010

      OI Josi,

      Em Roma voce vai encontrar as mesmas lojas que vemos por toda Europa – algumas bem baratinhas, outras de preco medio, e outras bem cara… ai depende de voce e do seu bolso!
      Um bom endereco onde vc acha tudo eh a rua “Corso Como” que fica perto da Piazza de Espagna, mas na verdade as lojas “fasta fashion” (Zara, Mango, H&M, etc) estao em tudo quanto eh canto. Vc nao tera dificuldade em encontra-las.
      Eu nao fui na Sephora Italiana (nem sei se existe, pra falar a verdade), mas imagino que seja boa, pra padrao Europeu (que eh bem menos abastecida e com menos variedade de marcas que as versoes Americanas).

      • Juliana P. Galvão - 26/01/2010

        Dri,
        O peço dessas lojas (Zara, Mango, etc.) costumam variar de cidade para cidade?
        Ou são meio que fixados???
        Bjs

        • Adriana - 26/01/2010

          Variar até varia, mas no geral snao bem padronizados. E como os estoques rodam muito rapido, a diferença de preço não é tanta que a ponto de valer a pena pra ver se em outra cidade vai ser mais barto, pois provavelmente vc nao vai mais achar aquele mesmo artigo.

  43. Andréa - 26/01/2010

    Adriana,
    Estou realmente encantada com seu espaço. Obrigada pelas dicas, as melhores que encontrei até agora. Já estive em Roma, mas faz tanto tempo… quero ir de novo nas Catacumbas de São Calixto e Santa Cecília na Via Apia, que achei muito interessantes, e não sei mais como chegar lá. Me lembro que peguei um ônibus… ahhh…nem sei onde!!!
    Alguém sabe?
    Um abraço

  44. RFBP - 26/01/2010

    Em primeiro lugar, muitos parabéns pelo blog, pela escrita e pela forma “descomplexada” e extremamente cavitante como fazes os teus posts. Via twitter vi esta recordação e não resisti a partilhar a minha galeria de fotos de Roma que, é verdade, tem ainda assim algumas fotos da Capela Sistina :) http://www.flickr.com/photos/rfbp/sets/72157622870375716/detail/ Enjoy e Parabéns! ;)

  45. Fernanda - 26/01/2010

    Olá Adriana, tudo bem?
    Estou indo para Itália especialmente Roma… Vaticano e gostei muito de seu roteiro, será que teria jeito de você enviar por email ou alguma coisa assim.

    Acredito que facilitaria muito com suas dicas.
    Abraços,

    Fernanda

    • Adriana - 26/01/2010

      OI Fernanda,
      no fim do post tem uma app que te permite enviar um e-mail diretamente pra qualquer endreço que vc queria.

  46. Fatima - 26/01/2010

    Oi Adriana
    Adorei seu post. Parabéns. Estou pretendendo ir em Março para a Itália. É frio? Tem muita gente, como no verão?
    bjs

  47. Marcos Garel - 26/01/2010

    Ola Dri.. tudo bem?
    Estou em Roma e fomos no restaurante LArchetto, conforme sua recomendacao…realmente eh maravilhosooo… muito bommm! Adoramos…

    Bjooo e obrigadooo pelas dicas…nos ajuda muito em nossas viagens…

  48. BiVanzi - 26/01/2010

    Dri, acabei de voltar de Roma e tenho q vir aqui agradecer pela dica do Restaurante L`Archetto. Muuuito bom! Só tive um pequeno problema, fomos a ele no 1o dia e não consegui conhecer mais nenhum outro restaurante da cidade. Voltamos a ele os 3 dias que estivemos em Roma!! Baci Bi Vanzi

    • Adriana Miller - 26/01/2010

      Serio?!?!
      Nossa, acho que eels sao o restaurante mais comentado aqui no blog! Vou comecar a cobrar comissao! :-)
      Mas realmente foi um achado e uma dica que merece ser espalhada!

  49. [...] visitamos lugares como Roma, Egito ou Angkor Wat, saimos impressionados de como construcoes sobrevivem o teste do tempo, ainda [...]

  50. Marcela da Paz - 26/01/2010

    Muito bom seu blog. Você e seu esposo formam um lindo casal. Viajo para Roma amanhã à noite. Ia ao Vaticano primeiro para o Angelus (ao contrário de vcs. quem vai a roma vê o papa rsrsrs) e depois ao coliseu. ainda bem que encontrei vcs. Chegarei ao coliseu por volta das 8h para esperar abrir às 9h, sairei de lá por volta das 10h30m e vou ao Angelus. Será corrido. Mas só ficarei 3 dias em roma e o único dia que o museu estará aberto será em 24 de dezembro. Vou sozinha, estou morrendo de medo, mas…Obrigada.

  51. Anny - 26/01/2010

    Cara Adriana, acompanho muito seu blog, já peguei várias dicas!!
    Estou indo pra Roma e vou ficar 5 dias. Por onde vc sugere começar a visita ao Vaticano?

  52. Lara - 26/01/2010

    Dri, várias fotos não abrem.
    Como faço para visualizar tudo?
    Estou me baseando nas tuas dicas para montar o meu tour por Roma.
    Help me!

  53. Alexandra Ferreira - 26/01/2010

    Adriana :) Este post está um espetáculo ! Vou daqui a uma semana para Itália e a minha última cidade a visitar será Roma :) obrigada pelas informações e dicas :) (Isabella é uma menina linda!!!!!!)

  54. Priscilla - 26/01/2010

    Dri,

    você sabe qual site é confiavel para comprar ingressos para o Coliseu e o Foro Romano?

    beijos e obrigada.

  55. André Luis - 26/01/2010

    Eu consegui a façanha de visitar Fontana Di Trevi, a Basílica de São Pedro e o Coliseu em 18hs devido a conexão que párava em Roma antes de seguir para Malta.
    Detalhe: cheguei na Fontana as 6h da manhã só tinha eu + 1 casal de asiáticos e alguns comerciantes abastecendo suas lojinhas :D