07 Feb 2010
26 comentários

English Breakfast

Dia a dia, Dicas de Londres, Pub & Restaurantes, Pubs e Bares, Restaurantes, Tradicoes Inglesas, Vida na Inglaterra

Uma das experiencias imperdiveis de Londres é comer um Full English Breakfast. Pode parecer meio exagerado e até nojento pro paladar mais “leve” brasileiro, mas o English Breakfast é uma “refeição” bem boa e tipicamente Inglesa!

É bem comum ver pubs e bares que servem “all day breakfast” (cafe da manha servido o dia todo) entao pra quem nao consegue se acostumar com a ideia de comer ovos fritos, linguiça, feijao de lata e batata rosti de manha cedo, pode encarar o PF na hora do almoço por exemplo!

Nao existe muita explicação historica do porque dessa mistureba ser tipica Inglesa, mas se parármos pra pensar na historia da Ilha, nao seria nada esperto pra um Ingles do seculo 16 acordar antes do sol nascer pra ir trabalhar no frio e chuva no campo/fazendo no meio do inverno e comer apenas umas frutas e queijo branco, certo? Quem conhece um pouco da historia medieval Britanica sabe que as coisas por aui nao eram nada facil ha uns seculos atras, e comidas pesadas eram a unica soulcao de sobrevivencia.

Nao pode faltar o cha com leite!

O Full English Breakfast do Aaron

E minha opção vegetariana!

Porem hoje em dia, a tradicao permanece e os Ingleses gostam de comer um full breakfast principalmente no fim de semana e é um otimo cura ressaca! Entao nao é nada surpreendente ver que os pubs ficam quase tao cheios num domingo de manha/brunch quanto numa sexta feira happy hour!

O English Breakfast mais comum consiste de ovos, salsicha e/ou bacon (que nao é o mesmo que o Americano – o bacon Ingles é mais “carnudo” em vez de ser apenas gordura frita), hash brown (tipo uma batata rosti , feijao branco (de lata), champignon e tomates assados.

No meu caso, geralmente peço a opcao vegetariana ou continental, que é um pouco mais leve e nao tem carne de porco…

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
26 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
26 comentários
  1. José Luiz - Viver a Viagem - 07/02/10 - 16h41

    Meu Deus!! Só em olhar esse prato já fico com o estômago embrulhado…
    E ainda comer isso ao acordar? Jamais!! hahaha…

    P.S.: Isso foi apenas uma opinião pessoal!! Não sou um alienado que não enxerga que existem outras culturas (e paladares)… meu pai inclusive comia coisas “piores” quando era criança na Espanha…

    Responder
  2. Sonia - 07/02/10 - 16h51

    Adriana, estou ha 7 anos na Inglaterra e acredita que nunca tive coragem de comer este english breakfast. ja fui varias vezes com a intencao, mas na “hora h” nunca tenho vontade/apetite suficiente e acabo sempre por comer outra coisa. Em contrapartida, nunca digo que nao a um bom american breakfat com direito a muitas pancakes :)

    Responder
  3. Carla - 07/02/10 - 17h39

    Só de ver essas fotos já fiquei com o estomago embrulhado. HORRÍVEL isso!!!!
    Não sei como nos dias de hoje alguém tenha a coragem de digerir esse veneno,uma verdadeira bomba relógio para o colesterol, diabetes e a saúde de uma forma geral.
    É por isso que a maioria dos ingleses possuem aquela aparencia de pele feia, opaca,sem vida, também pudera,consumir feijão enlatado (e enlatados de uma forma geral)é o mesmo que pedir para morrer.

    Responder
    • Adriana - 07/02/10 - 19h28

      Oi Carla,
      Mas que reação mais extremista…!
      Culinaria e historia estao muito ligadas, e apesar de que hj em dia sabemos que um full breakfast nao é muito saudavel, isso faz parte da cultura Inglesa, e vou te dizer, é bem gostoso!
      Claro que nem eu (nem ninguem) como isso todo dia, mas é uma questao de se acostumar.
      Assim como no post anterior minha amiga chinesa acha super normal comer pé de galinha e todos os “ocidentais” ficamos horrorisados; e quando levei uns amigos no restaurante Brasileiro eles acharam feijoada a coisa mais horrivel do planeta, e comer coracao de galinha uma coisa medieval.
      Mas nem por isso deixram de provar e adorar!
      Quando vc vier pra Inglaterra nao deixe de provar um English Breakfast! Vc nao vai se arrepender!

      Responder
  4. Carol F - 07/02/10 - 17h45

    Adriana,
    Primeiramente, parabéns pelo blog!!! comecei a ler e não consegui parar mais! suas histórias são incríveis, as fotos, e um olhar muito especial sobre as coisas do dia-a-dia, encantador!
    Estou indo passar um ano em Londres, fazendo mestrado, e seu blog virou meu guia! acho que você devia começar a pensar em publicá-lo. de verdade.

    Boa sorte, muito sucesso!
    beijos,

    Responder
  5. Talluana - 07/02/10 - 22h45

    Adoro hummmmm

    Responder
  6. wilma - 08/02/10 - 02h42

    Interessante, e faz todo sentido, a explicação que você deu para essa primeira refeição tão reforçada, pra mim nem é difícil,pois, acordo com tanto apetite, só faltou um docinho, rsrsrs Mas não dá pra comer assim diariamente, só mesmo, quem sabe um dia, em Londres.

    Responder
    • Adriana - 08/02/10 - 08h43

      Pois é, o café da manha deles é reforçado e bem historico! Na INglaterra medieval, a maioria das pessoas (pebleus) só faziam 1 ou 2 refeicoes por dia, sendo a da manha a mais importante e reforçada, para aguentar o dia todo no campo morendo de frio em baixo de chuva. O “jantar” geralmente era apenas pao integral ou mingau de aveias com… cerveja quente! (ou ‘Ale’).

      Responder
  7. Patricia - 08/02/10 - 08h21

    “É por isso que a maioria dos ingleses possuem aquela aparencia de pele feia, opaca,sem vida, também pudera,consumir feijão enlatado (e enlatados de uma forma geral)é o mesmo que pedir para morrer.”

    Vergonha alheia MODE ON novamente…aff…

    Responder
  8. Fe - 08/02/10 - 09h02

    Sabe que ultimamente temos estado meio ‘in sync’ com os blogs?
    Acho que teve um ou dois posts que eu escrevi e depois vi que vc mencionou algo parecido em um post do mesmo período aqui ou no Beauty (não lembro).
    E agora sobre café da manhã! Tô com um draft pronto desde sexta sobre café da manhã na Bélgica (tava esperando pra tirar fotos no sábado) e olha um post sobre café da manhã inglês aqui!!!!!! :o)
    Pra mim café da manhã tem que ter pão e manteiga então é difícil comer o café da manhã típico daí. Mick, no entanto, AMA!
    Só acho engraçado que tanta gente condena o café da manhã daí por causa da gordura, mas ninguém condena o croissant francês, mesmo quando sabem da quantidade obcena que vai na massa.

    Responder
  9. Marcelo - 08/02/10 - 10h51

    Que delicia!!!
    Já provei e não vejo nada de nojento em um full english breakfast, alias muito pelo contrário só de ver essas fotos fiquei com água na boca.
    Mas gostos não se discutem, não é?

    Responder
  10. Patricia - Turomaquia - 08/02/10 - 12h20

    Oi,
    queria te perguntar em que local você tirou estas fotos do post, adorei o aspecto da comida. E eu adoro um super café-da-manhã e de vez em quando uma gordurinha é até saudável hehehe

    Responder
    • Adriana - 08/02/10 - 13h27

      Oi Patricia,
      Essas fotos foram tiradas num Pub na esquina da Tower Bridge Road ontem!
      Lembro o nome do Pub (acho que nunca nem reparei…), mas eh um pub bem basicao e simples mesmo…

      Responder
  11. julia - 08/02/10 - 13h49

    A única coisa no prato que me causa uma certa dúvida é o feijão. O resto parece bem gostoso: as torradas, os ovos, tomate, champignon. O que é aquele rolinho na parte de baixo do prato? não parece a batata rosti…
    Beijos

    Responder
    • Adriana - 08/02/10 - 14h35

      Oi Julia,
      Pra falar a verdade eu nao como o feijao nao. Nao sou muito chegada e acho bem sem graca… mas o resto eh bem gostoso!
      O “rolinho” na parte baixa do proto eh uma linguica vegetariana – deliciosa por sinal!

      Responder
  12. Marília Lucena - 08/02/10 - 23h58

    Eu encararia sim comer mas faria como vc, não comeria o feijão… pois feijão tem cara de almoço e não de café da manhã haauhauhuahuah…
    O que mais gostei foram os ovos, com a gema mole, amooooooooooooo
    beijoooos

    Responder
  13. Patricia - Turomaquia - 09/02/10 - 00h55

    Valeu! As fotos ficaram deliciosas!

    Responder
  14. Déborah G. - 24/06/10 - 03h06

    eu ia ter que levar pra comer em casa! como um pratao desse de manha ate de noite!

    Responder
  15. […] de peixe empanada servido cm batata frita). E a grandissima maioria dos Pubs tambem serva o tipico English Breakfast todas as […]

    Responder
  16. […] da manha + almoco, comum nos fins de semana) – eles gostam mesmo eh do bom e velho “English Breakfast” (que nao deixa de ter proporcoes de almoco, diga-se de passagem), e por isso mesmo eh […]

    Responder
  17. Fernanda - 10/12/12 - 16h42

    Olá Adriana! Primeiramente parabéns pelo blog!! Sempre acesso, principalmente antes de viajar.
    Gostaria da dica de um bom lugar em Londres para se tomar um English Breakfast.
    Obrigada.
    Bjos

    Responder
    • Adriana Miller - 10/12/12 - 22h09

      Qualquer pub :-)

      Responder
  18. Alice - 13/01/14 - 23h35

    Eu fiz um bate e volta da Holanda pra Londres. Na volta o ferry atrasou por causa de uma tempestade, como pedido de desculpas, foi servido um english breakfast a quem quisesse comer, eu adorei! Só não gostei muito do feijão, porque achei adocicado, mas comi assim mesmo rsrs

    Responder
  19. […] pratos típicos e tradicoes, e alguns deles sao levados super a serio! (ai de quem falar mal do Café da manha Ingles, ou desdenhar de seu cha da […]

    Responder
  20. Lulu - 01/11/14 - 15h54

    Estou indo para Londres essa semana. Estou amando suas dicas! Onde encontro essa opção vegetariana do English Breakfast?

    Responder
    • Adriana Miller - 01/11/14 - 17h41

      Qualquer lugar que sirva English Breakfast também terá uma opção vegetariana (que basicamente será sem bacon e sem linguiça).

      Responder